PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: OS SINAIS DE DEUS

OS SINAIS DE DEUS


15 de fevereiro de 2021


EVANGELHO



Mc 8,11-13

Naquele tempo, 11os fariseus vieram e começaram a discutir com Jesus. E, para pô-lo à prova, pediam-lhe um sinal do céu. 12Mas Jesus deu um suspiro profundo e disse: “Por que esta gente pede um sinal? Em verdade vos digo, a esta gente não será dado nenhum sinal”. 13E, deixando-os, Jesus entrou de novo na barca e se dirigiu para a outra margem.

MEDITAÇÃO


Por que esta gente pede um sinal? Em verdade lhes digo, a esta gente não será dado nenhum sinal (Mc 8, 12)

Os fariseus fizeram muita raiva a Jesus. Puxa vida! Eles, os mais praticantes da lei de Moisés, foram os que mais lhe criaram problema. Naquele dia, eles vieram e começaram a discutir com Jesus. Jesus gostava de dialogar com as pessoas. O diálogo é sempre útil para quem quer, de verdade, partilhar seus pontos de vista e se enriquecer com a verdade dos outros. Eles, por fim, queriam uma prova, um sinal do céu. Queriam que Jesus mostrasse algo poderoso, algo forte, convincente, que tirasse todas as suas dúvidas. Dúvidas sobre os seus ensinamentos, dúvidas sobre sua identidade.

Naquela altura da discussão, Jesus desistiu. Eles queriam um sinal do céu. Deus não gosta de agir dessa forma. Não pretende convencer com poderosos sinais, com manifestações extraordinárias de poder e autoridade. Isso está fora da lógica da encarnação. A lógica da vinda de Jesus foi a encarnação do Verbo. O Deus onipotente fez-se pequeno, humano. E desceu mais ainda na escala da grandeza, fez-se servo obediente. É o que nos diz o apóstolo Paulo na carta aos Filipenses. Então, os fariseus não contem com um sinal do céu para convencê-los.

Um sinal do céu: isto é para quem abre o coração para a ação de Deus, para quem crê. Nos milagres de Jesus, muitas vezes ele diz: “A tua fé te salvou”. A fé é essa abertura do coração humano para o amor de Deus, para a ação dele. Sem a fé, sem o coração aberto para Deus, impedimos a sua obra em nós. Em Nazaré, Jesus não pode fazer muitos milagres, porque o povo de lá não tinha fé. Deus faz maravilhas, sim, na vida de quem crê. A Virgem Maria reconheceu: “O Senhor fez em mim maravilhas”. E Izabel tinha lhe dito: “Bem-aventurada a que acreditou”. Deus faz maravilhas, sim, na vida de quem crê.

Os fariseus queriam um sinal do céu, um milagre retumbante. Só assim, pensavam eles, acreditariam em Jesus. Como tanta gente que você conhece, eles estavam se movendo na lógica do poder, da força. Julgavam que acreditariam presenciando um milagre espantoso. Mas, eles já tinham presenciado tanta coisa maravilhosa operada por Jesus. Mesmo diante de um outro poderoso sinal, eles levantariam novas suspeitas, arrumariam novas desculpas… Nessa lógica do poder, Deus se imporia com sua grandeza acachapante. A lógica da encarnação do Verbo é outra. No menino perseguido de Belém, está o próprio Deus, a pessoa do Filho. No sofredor, no humilhado, nos desvalorizados da sociedade, você encontra e alimenta, veste, visita, defende o próprio Filho de Deus. Crer não é o resultado de um impactante milagre. Crer é um ato livre, amoroso em resposta à manifestação de Deus na encarnação do Verbo. Os sinais de Deus e do seu amor estão por toda parte, em nossa vida, no cotidiano de nossa existência, bem pertinho da gente. Milagres? Claro, para quem o acolheu na fé.

Guardando a mensagem

Os fariseus queriam um sinal do céu para acreditar em Jesus. Olha o comentário do Mestre: “por que essa gente quer um sinal? A essa gente não será dado nenhum sinal”. E foi embora. A lógica de Deus é a encarnação do Verbo. Jesus veio nos salvar assumindo nossa condição humana, inclusive nossa morte. Os sinais de Deus estão por toda parte, no cotidiano de nossa existência. Coisas maravilhosas, graças, milagres continuam a acontecer... na vida de quem crê. A fé é a porta aberta para a ação maravilhosa de Deus. Então, não fique esperando uma impactante manifestação de Deus para passar a viver intensamente o seguimento de Jesus. A proclamação da Palavra (que vem de Deus, na fraqueza dos evangelizadores) pede uma resposta de sua parte. Sua resposta é a fé. A fé é a aposta do amor que acolhe o Senhor na Gruta de Belém ou na Cruz do Calvário. Entendeu? Deus se manifestou em nossa fraqueza. Que coisa maravilhosa!

Por que esta gente pede um sinal? Em verdade lhes digo, a esta gente não será dado nenhum sinal (Mc 8, 12)

Acolhendo a mensagem

Senhor Jesus,
A tua encarnação – que é a lógica de Deus – está na contramão de nossa cultura. Admiramos e nos dobramos à visão do palácio, não do casebre; da catedral, não da capela; do doutor, não do gari. Tu assumiste a nossa condição humana, e abaixando-te ainda mais, te fizeste servo e servidor de todos. No mais humilde, te manifestas com maior eloquência. No mais sofrido, falas com mais vigor. No oratório humilde, resplende ainda mais a tua glória. Ensina-nos a tua lógica, Senhor. Liberta-nos da lógica do poder e da grandeza. Seja bendito o teu santo, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a palavra

No seu caderno de anotações (o seu caderno espiritual), faça uma lista dos sinais de Deus em sua vida.

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

18 comentários:

  1. Por gentileza, o link dessa música linda, obrigada.

    ResponderExcluir
  2. Os sinais de Deus estão por toda parte,no coutidiano da nossa existência.

    ResponderExcluir
  3. Amém!Louvado seja Deus por todos os milagres que acontecem todos os dias na minha vida e na vida da minha família!E são incontáveis! Imagine quantos para todos que crêem!!!! Bom dia Padre João! Deus ilumine, abençoe e santifique imensamente sua missão, seu Sacerdócio !🌹

    ResponderExcluir
  4. Salve Maria Bom Dia Padre João Carlos...Que á Paz do Senhor esteja em Nossos Corações...Os Sinais de Deus está em toda as Partes de Nossas Vidas....para o Senhor Só GRATIDÃO 🙏

    ResponderExcluir
  5. Amém padre João Carlos bom dia obrigada pelas suas palavras tão lindas. os sinais de Deus está no meu dia adia , no meu acordar , no meu deitar na minha saúde em tudo na minha vida.

    ResponderExcluir
  6. Bom dia Padre João Carlos. Que a paz do PRÍNCIPE DA PAZ desça sobre nós e nos conceda um dia cheio da graça e do amor de DEUS.
    Senhor Jesus, no oratório humilde, resplende ainda mais a tua glória. Ensina-nos a tua lógica. Liberta-nos da lógica do poder e da grandeza.
    Padre João Carlos, desejo-lhe uma semana tranquila e abençoada com Fé, paz e sabedoria. Fique com Deus.

    ResponderExcluir
  7. Bom dia Padre João Carlos. suas bênçãos e obrigado pelas palavras recebidas e cantadas. Estaremos em Oração para o Amor na Fé e que Jesus nos ilumine em todas as coisas que façamos com Amor. Salve Maria 🙏

    ResponderExcluir
  8. Abençoada seja mais esta semana na vida do sr. em sua missão padre João Carlos, sempre guiado pela sabedoria de DEUS, nos ensinando, nos orientando, e nos explicando a palavra de DEUS; em minha Fé, mesmo estando as vezes dispersa, JESUS vem todos dias fazer grandes milagres em minha vida, obrigada por todos os dias o sr. nos explicar a palavra de DEUS. PAZ e BEM.

    ResponderExcluir
  9. Bom dia Padre João Carlos, obrigado pelas orações e meditações, que Jesus continue abençoando sua MISSÃO, ontem não participei dá Santa Missa, tava na MISSA, amo às homilias do Sr, sua benção Padre.🙌🙌

    ResponderExcluir
  10. Deus gosta do silêncio onde sempre queremos um sinal pôr sermos fraco, nossa condição humana sempre foi assim mesmo,fragilidades,incertezas, inseguranças tudo faz parte do processo evolutivo e Jesus esperimemtou das mazelas sociais conheceu que é natural o pedido de um sinal e fez a vontade dos humanos.

    ResponderExcluir
  11. Boa tarde padre João Carlos que o senhor tenha uma ótima semana iluminada é abençoada que papai do céu te proteja sempre e nossa senhora auxiliadora envolve o senhor no seu caminho.
    Padre João Carlos não tenha presas em fazer apresentação em
    multidão espere mais um pouco.
    Padre João Carlos o senhor não sabe como essa música tocar em mim, eu amo demais, quando ela começa a tocar eu digo é a minha música.👏👏👏🙌😇🌟🌟🌟
    Os que se aproximava de Jesus para pedir um sinal era uma geração perversa e má.
    São uns hipócritas, eles não ama a Deus e não deixa que
    os outros se aproxime de Jesus.
    Jesus era uma pessoa humilde,o salvador falava com autoridade e não admite esse tipo de gente.
    Acredite em Deus,tenha fé nele.
    Deus, proverá tudo.
    Abra o seu coração e deixe ele entrar.
    A vida fica muito vazia sem fé.
    Eu acredito que Deus tem uma resposta para cada pedido e situação na minha vida.
    Ele é o Deus do possível.
    Tudo posso naquele que me fortalece.🙌🐑🌹💕

    ResponderExcluir
  12. Padre João Carlos a sua benção Jesus está conosco o tempo todo

    ResponderExcluir
  13. Que o Senhor Jesus nos conceda as graças divinas para a remissão dos vossos pecados.Nos mostre o caminho da verdade para que os falsos profetas não duvides da palavra do Senhor.

    ResponderExcluir
  14. Boa tarde padre João Carlos estarei em oração pela recuperação do Arcibispo em particular na minha campanha do terço dom mês as 6 da tarde

    ResponderExcluir
  15. Ó Deus, que prometestes permanecer nos corações sinceros e retos, eu LHE agradeço pelo dom da vida. Contudo, me conceda a graça de fazer bons sacrifícios e boas ofertas. Me conceda a graça de evitar a cólera, o mal, a violência e todo tipo de pecado. Me conceda a graça de fazer somente o bem. Me conceda a graça de ter mais fé e confiança no meu SALVADOR. Isso eu LHE peço pela intercessão de Jesus Cristo, VOSSO querido filho e meu amado REDENTOR. Amém.

    ResponderExcluir
  16. Vários são os problemas que temos na nossa vida, mas sempre penso em Deus Pai Todo Poderoso e digo pra mim mesma: " Ele, esse Pai Todo Poderoso gosta de mim!" E agradeço!

    ResponderExcluir
  17. Boa noite padre João Carlos sua bênção Deus lhe ilumine sempre com o vangelho muito bem espricado jesus não mostra sinal temos que ter fé a acreditar na palavra de Deus boa semana para nós todos amém paz e bem
    Não

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Você também é discípulo(a) dele?

   29 de março de 2024    Sexta-feira da Paixão do Senhor.      Evangelho.   Jo 18,1–19,42 (Confira o texto no final da Meditação)   Medita...

POSTAGENS MAIS VISTAS