PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: A APRESENTAÇÃO DO SENHOR

A APRESENTAÇÃO DO SENHOR


02 de Fevereiro de 2021

EVANGELHO


Lc 2,22-32

22Quando se completaram os dias para a purificação da mãe e do filho, conforme a Lei de Moisés, Maria e José levaram Jesus a Jerusalém, a fim de apresentá-lo ao Senhor. 23Conforme está escrito na Lei do Senhor: “Todo primogênito do sexo masculino deve ser consagrado ao Senhor”. 24Foram também oferecer o sacrifício um par de rolas ou dois pombinhos – como está ordenado na Lei do Senhor. 25Em Jerusalém, havia um homem chamado Simeão, o qual era justo e piedoso, e esperava a consolação do povo de Israel. O Espírito Santo estava com ele 26e lhe havia anunciado que não morreria antes de ver o Messias que vem do Senhor. 27Movido pelo Espírito, Simeão veio ao Templo. Quando os pais trouxeram o menino Jesus para cumprir o que a Lei ordenava, 28Simeão tomou o menino nos braços e bendisse a Deus: 29“Agora, Senhor, conforme a tua promessa, podes deixar teu servo partir em paz; 30porque meus olhos viram a tua salvação, 31que preparaste diante de todos os povos: 32luz para iluminar as nações e glória do teu povo Israel”.

MEDITAÇÃO

O pai e a mãe de Jesus estavam admirados com o que diziam a respeito dele (Lc 2, 33)

E, hoje, nós celebramos a Apresentação do Senhor. Esta é uma festa que vem dos primeiros séculos do cristianismo, celebrada quarenta dias depois do natal. Ela nos recorda a revelação sobre Jesus, quando seus pais o levam ao Templo, para cumprir o que manda a Lei de Moisés: a purificação da mãe e o resgate do primogênito. 

Como o parto envolve sangue, o tempo de purificação da mãe (no caso de um filho homem) era de quarenta dias. Depois disso, ela oferecia um sacrifício no Templo (um cordeiro de um ano ou, sendo pobre, um par de rolinhas ou de pombas). Está tudo bem explicado no Livro do Levítico (Lv 12). Todo primeiro filho, dos humanos ou dos animais, pertencia a Deus. Os primogênitos dos animais eram sacrificados no Templo, como oferta ao Senhor. Os primogênitos dos humanos eram resgatados, substituídos pelo sacrifício de um animal. Tudo explicado no Livro do Êxodo (Ex 13). 

O que temos? Um jovem casal, chegando ao grande Templo, em Jerusalém, com sua criança nos braços, em cumprimento das leis do seu povo. Tudo como outros tantos casais, agradecendo a bênção de terem gerado um filho varão e cumprindo os ritos que a tradição de sua fé mandava. Como tantos, o cansaço da viagem, a alegria de estar chegando à casa do seu Deus, o encontro com parentes e conhecidos, todos felizes pela bênção de um primogênito. Nesta cena, vemos algo da encarnação, como disse São Paulo: “Deus enviou o seu filho, nascido de uma mulher, sujeito à Lei” (Gl 4). Nós o vemos na normalidade da vida, no ritmo normal da existência humana de vinte séculos atrás. Um Deus encarnado. 

Mas, o véu da normalidade encobre uma realidade maravilhosa. Aquele menininho frágil é o prometido de Deus, anunciado pelos profetas. Seus pais - não parece - têm uma história pessoal de colaboração com Deus. A encarnação na história passa por eles: são sua família, estarão ao seu lado no seu desenvolvimento humano, no seu crescimento espiritual, na sua inserção na história do povo eleito. Ele não é só o primogênito de José, ele é o primogênito de Deus. 

Essa verdade profunda escondida sob o véu da normalidade, do habitual, da simplicidade do jovem casal é revelada por dois idosos profetas, como que representando toda a história daquele povo com Deus e sua tradição profética. Simeão, movido pelo Espírito Santo, toma a criança nos braços e revela: ‘Ele é salvação que Deus mandou, luz para iluminar o mundo todo, a glória do seu povo santo’. Simeão abençoa o pai e a mãe do menino e revela que Maria terá parte nas dores do filho: “Uma espada te transpassará a alma”. E Ana, idosa profetiza que vivia no Templo, começa a louvar a Deus e a falar do menino a quem estava passando por ali. 

Celebrando a Missa da Apresentação do Senhor e o Dia Mundial da Vida Consagrada, na Basílica de São Pedro, no ano passado, o Papa Francisco, explicou que a vida do cristão, como também a vida dos consagrados na vida religiosa, é também uma realidade marcada pela normalidade, pelo cotidiano, pela Lei. Mas, na verdade, a simples vida do cristão na sua família ou no seu trabalho ou dos consagrados na oração e no serviço, esconde uma grandeza infinita. Numa festa como esta, retiramos o véu e, com os olhos da fé, vemos a manifestação gloriosa do Senhor a quem amamos, a quem oramos, a quem servimos. 

Guardando a mensagem

Celebramos hoje a festa da Apresentação do Senhor. José e Maria e seu primogênito chegam ao Templo para cumprir a Lei de Moisés: a purificação da mãe e a consagração do primogênito. O mistério do filho de Deus, enviado como Messias e Salvador da humanidade, está escondido na normalidade, na simplicidade dos seus piedosos pais e na sua fragilidade de criança de braço. O evangelista nos leva, por um momento, a retirar o véu e descobrir a beleza e a grandeza da presença de Deus no meio do seu povo. Simeão e Ana, profetas idosos, representando a tradição da fé do povo eleito, reconhecem nele o Messias prometido e louvam o Senhor que está cumprindo suas promessas. A liturgia nos ajuda a celebrar essa revelação: ele é o Anjo da Aliança que está chegando no Templo, o Senhor da glória para o qual os portões se abrem, o sumo-sacerdote que expiará o pecado do povo. 

O pai e a mãe de Jesus estavam admirados com o que diziam a respeito dele (Lc 2, 33)

Rezando a palavra

Senhor Jesus, 
Escolheste a encarnação, como o jeito pelo qual o teu Filho se aproximou, fez-se um de nós, expiou nossa culpa por sua morte e, ressuscitado, nos conduz na história. Assim, consagraste o nosso dia-a-dia, o nosso cotidiano, como lugar de salvação. Um véu de normalidade cobre a nossa vida, mas, a verdade é mais profunda e luminosa: somos teus filhos, Jesus está conosco, somos o povo santo em páscoa. Só com a luz da fé, podemos perceber a glória de filhos e filhas que nos habita, pelo dom do teu Santo Espírito. Na vida dos consagrados, nossos irmãos e irmãs que vivem em comunidades nos conventos, nos mosteiros, nas casas religiosas ou vivem sua consagração em suas casas, na normalidade de sua vida de oração e serviço, já brilha a radicalidade de nossa fé, no seguimento a Cristo. Neles e nelas, todos suspiramos: “Só Deus nos basta”. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém. 

Vivendo a palavra

Peça, hoje, ao Senhor que chame e inspire muitos jovens para o seguimento de Jesus na vida consagrada. 

Para esta data de hoje, a CNBB convocou mais um Dia de Oração diante da presente pandemia. Estejamos em sintonia com toda a Igreja no Brasil que está vivendo este dia com o lema "Manter a luz da Esperança". 

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

17 comentários:

  1. Só Deus nos basta. Seja bendito o seu santo nome.

    ResponderExcluir
  2. Maravilhoso. Sinto a presença de Deus que me fortalece. Com Cristo e em Cristo Senhor. Amém

    ResponderExcluir
  3. Salve Maria Bom Dia Padre João Carlos...Que Deus nos Conduza Sempre com suas Palavras, e temos que Manter á Luz na Esperança de Nossas Vidas Amém..obg. Só GRATIDÃO 🙏

    ResponderExcluir
  4. Todos nós temos olhos atentos aos sinais na vida de Deus através da presença da ações prática de rituais, oferecer feitos de forma humilde,Maria e José mostra alegria contagiante entre as comunidade que as acolhe, como certeza o coração de seus pais sempre contido nos princípios da purificação.

    ResponderExcluir
  5. Bom dia padre sua bença, meu Deus te agradeço meu pai por td em minha vida pele minha família, meus filhos netos e cada dia pais os entregos nas tuas mãos e pessoa pra que os coloquem nós caminhos do senhor obrigada meu Deus por tudo 🙏🙌

    ResponderExcluir
  6. Bom dia padre Joao Carlos.a sua bênção.Consagro a Ti Senhor as nossas vidas,a vida dos meus familiares nossas realidades.Tudo que somos e temos Senhor. Que Maria Santíssima no a cubra com no vosso manto sagrado.

    ResponderExcluir
  7. Padre sua bença, gostaria de receber todos os dias palavra de meditação por favor obrigado rozileide Cordeiro meu número do WhatsApp e 11 945561445 Deus abençoe 🙏🙌

    ResponderExcluir
  8. Bom dia Padre João Carlos, suas bênçãos e obrigado Sempre. Estaremos em Oração com os Mistérios Luminosos para o Amor no Caminho, Verdade e Vida e que possamos transmitir em todas as coisas que façamos com Amor. Salve Maria.🙏

    ResponderExcluir
  9. Amém padre João Carlos bom dia obrigada pelas suas palavras tão lindas. Que Jesus é Maria nos abençoe e livre nos de todo mal

    ResponderExcluir
  10. Padre João Carlos, abençoado seja o dia do sr. e dos seus. sua bênção e nossas preces daqui.

    ResponderExcluir
  11. OH GLÓRIAS Á TI SENHOR, TODA HONRA E LOUVOR Á TI. SEJA SEMPRE LOUVADO SENHOR..É AMADO.....

    ResponderExcluir
  12. Anônimo2/2/21 10:31

    Bom dia Padre João Carlos. Que o amor de DEUS e a chama da Fé e da esperança venha estar conosco, dando-nos força para enfrentar cada dia com amor e determinação as dificuldades da vida.
    Com os olhos da fé, vemos a manifestação gloriosa do Senhor a quem amamos, a quem oramos, a quem servimos.
    "Só Deus nos basta".
    À todos desejo um dia iluminado e abençoado por DEUS...
    Ester de Campinas São Paulo.

    ResponderExcluir
  13. O bons ensinamentos podemos ser consagrados com o que ouvimos a respeito de jesus como homem bom, fiel e que procurou sempre mosrar o caminho certo a seguir como fez.Quero ter um caminho de fé,amor e esperança na certeza de poder ter jesus em meu coraçao hoje e sempre para a minha salvação.

    ResponderExcluir
  14. Só Deus nos basta! Seja bendito seu Santo nome agora e para sempre AMÉM!!!

    ResponderExcluir
  15. Com mais um dia para Louvar e Bendizer o Senhor!

    ResponderExcluir
  16. Boa tarde padre João Carlos
    Que papai do céu cuide do senhor nesse caminho de consagração e nossa senhora auxiliadora envolve o senhor no seu caminho 🙌😇🌟🌟🌹
    Deus se dá a toda a humanidade para que todos tivessemos plena
    consciência do alcance do seu amor,o pai deu ao filho amar com um coração humano,ama a humanidade.
    Oferecendo ao pai como toda a oferta e renuncia, para a obra da redenção.🙌🌹🐑💕

    ResponderExcluir
  17. Boa noite padre João Carlos sua bênção peço oração pela saúde do padre Francisco da paróquia santa clara de jardim paulista cidade do paulista Nilza Maria do Carmo agradeço muito por suas palavras maravilhosas Deus abençoe e ilumine sempre amém 🙏🙏🙏

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Como podemos conhecer o caminho?

26 de abril de 2024    Sexta-feira na 4ª Semana da Páscoa       Evangelho.    Jo 14,1-6 Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 1“Não ...

POSTAGENS MAIS VISTAS