BLOG DO PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO: Jesus é o pastor que nos conduz.

Jesus é o pastor que nos conduz.



  05 de fevereiro de 2026.   

Memória de Santa Águeda, virgem e mártir


   Evangelho.   


Mc 6,7-13

Naquele tempo, 7Jesus chamou os doze e começou a enviá-los dois a dois, dando-lhes poder sobre os espíritos impuros. 8Recomendou-lhes que não levassem nada para o caminho, a não ser um cajado; nem pão, nem sacola, nem dinheiro na cintura.
9Mandou que andassem de sandálias e que não levassem duas túnicas. 10E Jesus disse ainda: “Quando entrardes numa casa, ficai ali até vossa partida. 11Se em algum lugar não vos receberem, nem quiserem vos escutar, quando sairdes, sacudi a poeira dos pés, como testemunho contra eles!” 12Então os doze partiram e pregaram que todos se convertessem. 13Expulsavam muitos demônios e curavam numerosos doentes, ungindo-os com óleo.

   Meditação.  


Recomendou-lhes que não levassem nada para o caminho, a não ser um cajado (Mc 6, 8).

Jesus está enviando os doze em missão. Só isso, já vale uma meditação. Toda a Igreja é missionária. Bom, Jesus está enviando os doze e lhes faz algumas recomendações, sobretudo que eles partam em missão, em grande despojamento. Não levem pão, nem sacola, nem dinheiro. Só com a túnica do corpo, sandálias nos pés e um cajado. Um cajado. Por que deviam levar um cajado?

Cada evangelista, mesmo narrando a mesma cena, deixa seu toque especial. Cada pessoa, mesmo contando a mesma história, marca sua diferença num detalhe, não é assim? O evangelista Marcos diz que Jesus mandou levar um cajado. Mateus e Lucas dão outros pormenores, e incluem o cajado na lista do que Jesus disse que não levasse. E agora? Agora, é ver qual é o sentido desse cajado na história.

Bom, vamos deixar o evangelho de Marcos de molho e vamos para o livro dos Salmos. O Salmo 23, que você conhece bem, diz assim: “O Senhor é o meu pastor, nada me falta. Em verdes pastagens, me faz repousar... Ainda que eu caminhe por vale tenebroso nenhum mal temerei, pois estás junto a mim. Teu bastão e teu cajado me deixam tranquilo”. Viu que entrou o cajado nessa oração? O Senhor é o meu pastor. Deus é o nosso pastor. Nós somos as ovelhas do seu rebanho. Ele nos conduz para boas pastagens e para águas correntes. E mesmo que você esteja numa situação muito difícil, como é ele que o(a) conduz, você não tem o que temer. O bastão e o cajado dele são a sua segurança, a nossa segurança. Bom, bastão e cajado são a mesma coisa. É a vara com uma haste arredondada que o pastor tem sempre na mão. E por que o cajado de Deus, nosso pastor, é a sua segurança?

Bom, aí eu preciso lhe dizer para que servia o cajado ou bastão, na mão do pastor. Você não tem ideia como a profissão de pastor era trabalhosa, no tempo da Bíblia! O pastor tinha que levar as ovelhas, todo dia, para pastar, num lugar que tivesse também água, coisa difícil naquela terra seca (grande parte da Palestina) e complicada, se encontrasse pela frente um roçado, uma plantação. E você pode imaginar, ovelha é bicho obediente, mas em grande número, é um quebra-cabeça pra manter o rebanho junto ou no caminho certo. Aí o cajado é importante para tanger ou conter ovelhas afoitas. Já tem uma haste arredondada própria para segurar as ovelhas que estiverem se afastando, por exemplo. E mais, no campo havia muitas feras doidas pra comer uma ovelha gordinha: lobos, ienas, leões... Aí o cajado era a arma para enfrentar as feras e defender as ovelhas. E, de noite, tinha-se que ficar vigilante... não faltava ladrão querendo carregar as ovelhas. Aí o cajado era a arma do pastor. Ele partia com tudo pra cima do ladrão e o bandido saía todo machucado. Os pastores eram quase sempre jovens, fortes e briguentos. Ninguém se metesse com eles, não. Percebeu? Eram três os usos do cajado: organizar a marcha das ovelhas, afugentar as feras do campo e lutar contra os assaltantes.

Voltemos ao Salmo 23: “O Senhor é o meu pastor, nada me falta. Em verdes pastagens, me faz repousar.... Ainda que eu caminhe por vale tenebroso nenhum mal temerei, pois estás junto a mim. Teu bastão e teu cajado me deixam tranquilo”. Deus defende você. Ele enfrenta o lobo ou o ladrão e não permite que lhe façam mal. O seu cajado é a sua segurança. Deus toma a sua defesa. Ele cuida de você. Jesus disse, no evangelho de João: “Eu sou o bom pastor. O mercenário, quando o lobo ataca, corre e larga as ovelhas. Eu dou a vida pelas minhas ovelhas”.




Guardando a mensagem

Jesus enviou os doze em missão. A recomendação foi que não levassem nada, a não ser um cajado. Cajado é coisa de pastor. O pastor é Jesus. Os doze participam da missão de Jesus, de cuidar do rebanho. O cajado representa a responsabilidade do pastor de cuidar das ovelhas (com o cajado, ele tange as mais lentas e segura as mais apressadas). Mas representa também o zelo que eles devem ter na defesa do rebanho (com o cajado, o pastor afugenta as feras do mato e enfrenta os larápios). Os doze são, então, os pastores do rebanho de Deus, nossos líderes religiosos. É por isso que os nossos bispos têm um báculo, imitando o cajado dos pastores. O báculo representa a responsabilidade que eles receberam de cuidar do povo de Deus como bons pastores e de defendê-lo de todas as ameaças (heresias, ideologias totalitárias, divisões, etc.).

Recomendou-lhes que não levassem nada para o caminho, a não ser um cajado (Mc 6, 8).

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
está dito no evangelho de hoje, que os doze partiram e fizeram três coisas: pregaram que todos se convertessem, expulsaram muitos demônios e curaram numerosos doentes. Realmente, tinham mesmo que levar o cajado, assim começaram a entender que são pastores do teu povo: organizam o rebanho, expulsam o mal e derrotam as doenças. Senhor, nós te bendizemos porque somos ovelhas do teu rebanho. E te pedimos que, com o teu Santo Espírito, sustentes os teus ministros em sua missão de ensino, de pastoreio e de santificação do rebanho. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a palavra

Reze, hoje, pelo padre de sua comunidade. Faça uma prece pelo seu bispo, também.

Comunicando

Como todas as quintas-feiras, hoje, temos a Santa Missa em que rezamos por você e por suas intenções. Você pode nos acompanhar pelo rádio ou pelo Youtube, no Canal Padre João Carlos.

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb




23 comentários:

  1. Anônimo5/2/26 05:12

    Bom dia padre a sua bença

    ResponderExcluir
  2. Anônimo5/2/26 05:53

    Bom dia padre João Carlos eu todo dia compartilho sua oração com 350 pessoas eles fica muinto grato eu acho lindo como o senhor explica a palavra do dia ki Deus te proteja e de sua saúde eu tenho um tio monsenhor e um filho padre e ums freira meus avós doava igreja

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo5/2/26 07:53

      Poderia compartilhar comigo tbem? As vezes eu esqueço de acessar o blog

      Excluir
  3. Bom dia, sua benção padre João Carlos.

    ResponderExcluir
  4. Anônimo5/2/26 06:38

    Andréa Mello 05/02 leio todos dia essas mensagens,muito bom começar o dia ouvindo a palavra de DEUS ela é muito esclarecedora, muito obrigada.

    ResponderExcluir
  5. Anônimo5/2/26 06:39

    Bom dia padre João Carlos a sua bênção reso por padre João padre Eduardo e padre .Jairo e pelo o bispo Dom Zanone Amém 🙏🌻

    ResponderExcluir
  6. Anônimo5/2/26 06:44

    Bom diaa!! Glória à vós, senhor 🙏🕊
    Gratidão.

    ResponderExcluir
  7. Anônimo5/2/26 07:01

    Intenções da missa da missa de 05/02/2026

    Pela saúde de Valdir Goulart, Anabelle Lima e Alexandre Nespoli.

    Pelas vítimas das: catástrofes, tragédias, desgraças, guerras, desempregos, fome, miséria e todos os tipos de violência. Pela saúde, alívio e cura de: todos os doentes, acamados, encadeirados, desenganados, encarcerados, hospitalizados, que estão nas UTIs, idosos, bebês, crianças, adolescentes, jovens, adultos, pela cura dos que estão com: covid-19, dengue, chikunguia, zica vírus, varíola do macaco, febre amarela, febre maculosa, meningite, doenças infecto contagiosa, tumores que derivam para o câncer, pela cura de todos os tipos de vícios. Pelas famílias e pobres sem tetos.

    ResponderExcluir
  8. Glória a Vós Senhor!
    Como Jesus escolheu, preparou e ordenou os Apóstolos, na mesma forma se aceitarmos o chamado assumindo o nosso discipulado, faz de nós também discípulos formados e profetas ainda hoje, usando as mesmas palavras, ou seja, através dos ensinamentos deixados, escritos na Sagrada Escritura.
    Devemos evangelizar sendo obedientes e o mais simples possível, não nos preocupando com nada material, assumir que somos apenas instrumentos, canal de Graça e transmitir a Boa nova, sem querer nos mostrar, demonstrar status, grandeza alguma, temos sim que onde formos chamados levarmos a paz de Cristo, refletir a humildade o maior valor do cristão, e confiar sempre que usados como servos, falando em nome do Cristo Ressuscitado derrotaremos qualquer tipo de mau, ungindo e batizando os doentes no Poder do Espírito Santo, assim DEUS agirá no Seu tempo e da melhor forma possível para libertar, curar e salvar, pois só Ele é o Caminho a Verdade e a Vida,.

    ResponderExcluir
  9. Anônimo5/2/26 07:36

    Bom dia! Que Deus abençoe o nosso dia Amém 🙏🙌

    ResponderExcluir
  10. Hoje quem são os ladrões?
    Pensando 🤔🤔🤔.
    Daí qual instrumentos indica Cristo Deus vivo para estarmos no servi?
    Nada faltará aqueles mansos e humildes!
    1.Humanizar-se.
    2.Atuar na sutileza.
    3 O pensamentos, sim.
    Estamos diálogando sobre o Mestre da vida 🧬🧬🧬 plenamente humanos.
    Nada mudou cada um usa do que possui para lembrar.Serdes sútil.

    ResponderExcluir
  11. Anônimo5/2/26 08:07

    Bom dia, pe. João Carlos. Enfim, entendi literalmente o evangelho de hoje. Uma maravilha a meditação!! Florival, Montês Claros - MG

    ResponderExcluir
  12. Anônimo5/2/26 08:09

    Bom dia Pe João Carlos, sua benção, que Deus e nosso Senhor Jesus Cristo, nos abençoe e nos proteja e nos guarde de todo mal, com saúde paz felicidade fé esperança a mim e a minha família. Que assim seja. O senhor é meu pastor nada mim voltará. Amém 🙏🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
  13. CARMILTON JOSE BEZERRA5/2/26 08:35

    Bom dia!Glória a vós Senhor!Amém

    ResponderExcluir
  14. Anônimo5/2/26 09:01

    Bom dia padre, Deus nós abençoe a mim e meus filhos lucas e gabriel e toda a minha família, senhor que senhor dela semore meu pastor e se eu merecer que tenha um cajado na minha mão, obrigada senhor por tudo, amém

    ResponderExcluir
  15. Anônimo5/2/26 09:30

    Glória a vós senhor 🙌

    ResponderExcluir
  16. Anônimo5/2/26 10:33

    Deus ! Nos conforte.

    ResponderExcluir
  17. Anônimo5/2/26 10:37

    Bom dia padre João Carlos, eu sempre escuto o evangelho. Eu me apeguei muito a Jesus. Abraços para você

    ResponderExcluir
  18. Anônimo5/2/26 11:05

    Padre peço oração pela Conversão da minha Família, em especial pelo meu Neto Pablo Cauã e por todas as Famílias. Peço também pelo nosso Pároco Pe. Francisco Antônio, vigário Pe. Carlos Alberto os Diáconos nosso Bispo e todo Clero da nossa Diocese de ITAPIPOCA CEARÁ

    ResponderExcluir
  19. Anônimo5/2/26 16:39

    Pela paz nas famílias e no mundo inteiro! Pelos doentes e agonizantes deste dia e hora e pelas almas do purgatório e as mais esquecidas!

    ResponderExcluir
  20. Bom dia João, que Deus abençoe o seu programa.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

34º dia da Quaresma: Crer em Jesus que vence a morte.

    22 de março de 2026.     5º Domingo da Quaresma.     Evangelho.  Jo 11,3-7.17.20-27.33b-45 Naquele tempo, 3as irmãs de Lázaro mandaram ...

POSTAGENS MAIS VISTAS