PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: TESTEMUNHAS DA OBRA REDENTORA

TESTEMUNHAS DA OBRA REDENTORA


01 de fevereiro de 2021

MEDITAÇÃO

Mc 5,1-20

Naquele tempo, 1Jesus e seus discípulos chegaram à outra margem do mar, na região dos gerasenos. 2Logo que saiu da barca, um homem possuído por um espírito impuro, saindo de um cemitério, foi a seu encontro. 3Esse homem morava no meio dos túmulos e ninguém conseguia amarrá-lo, nem mesmo com correntes. 4Muitas vezes tinha sido amarrado com algemas e correntes, mas ele arrebentava as correntes e quebrava as algemas. E ninguém era capaz de dominá-lo. 5Dia e noite ele vagava entre os túmulos e pelos montes, gritando e ferindo-se com pedras. 6Vendo Jesus de longe, o endemoninhado correu, caiu de joelhos diante dele 7e gritou bem alto: “Que tens a ver comigo, Jesus, Filho do Deus altíssimo? Eu te conjuro por Deus, não me atormentes!” 8Com efeito, Jesus lhe dizia: “Espírito impuro, sai desse homem!” 9Então Jesus perguntou: “Qual é o teu nome?” O homem respondeu: “Meu nome é ‘Legião’, porque somos muitos”. 10E pedia com insistência para que Jesus não o expulsasse da região. 11Havia aí perto uma grande manada de porcos, pastando na montanha. 12O espírito impuro suplicou, então: “Manda-nos para os porcos, para que entremos neles”. 13Jesus permitiu. Os espíritos impuros saíram do homem e entraram nos porcos. E toda a manada — mais ou menos uns dois mil porcos — atirou-se monte abaixo para dentro do mar, onde se afogou. 14Os homens que guardavam os porcos saíram correndo e espalharam a notícia na cidade e nos campos. E as pessoas foram ver o que havia acontecido. 15Elas foram até Jesus e viram o endemoninhado sentado, vestido e no seu perfeito juízo, aquele mesmo que antes estava possuído por Legião. E ficaram com medo. 16Os que tinham presenciado o fato explicaram-lhes o que havia acontecido com o endemoninhado e com os porcos. 17Então começaram a pedir que Jesus fosse embora da região deles. 18Enquanto Jesus entrava de novo na barca, o homem que tinha sido endemoninhado pediu-lhe que o deixasse ficar com ele. 19Jesus, porém, não permitiu. Entretanto, lhe disse: “Vai para casa, para junto dos teus e anuncia-lhes tudo o que o Senhor, em sua misericórdia, fez por ti”. 20E o homem foi embora e começou a pregar na Decápole tudo o que Jesus tinha feito por ele. E todos ficavam admirados.

MEDITAÇÃO


Vai para casa, para junto dos teus e anuncia-lhes tudo o que o Senhor fez por ti, em sua misericórdia (Mc 5, 19)

Eu vou tentar lhe explicar essa história dos porcos que se afogaram no mar. Uma manada de porcos se perdeu. A economia daquelas famílias ficou arruinada. Resultado: o povo daquela região mandou Jesus embora. 

E o que tinha acontecido? Jesus chegou a uma região já fora do seu país, uma região de pagãos. Era do outro lado do mar da Galileia. Jesus e os discípulos chegaram lá de barco. Veio ao encontro deles um homem possuído por um espírito impuro, que vivia no cemitério apavorando o povo do lugar. Ele se incomodou com a presença de Jesus. E Jesus deu ordens para que saísse daquele homem. Na verdade, eram muitos demônios e se chamavam Legião e pediram para entrar nos porcos. Havia muitos porcos por ali. Jesus libertou o homem e os porcos desceram de ladeira abaixo e se jogaram no mar. O povo do lugar não gostou do resultado e expulsou Jesus de suas terras.

Jesus está numa região de pagãos, logo tem porco por ali, na imaginação do povo da Bíblia. Você lembra que os hebreus não comiam porco e não criavam porco de jeito nenhum. Porco, para eles, era um sinal de coisa ruim, de gente que vivia longe da fé no Deus vivo. Era símbolo dos pagãos, uma fonte de impureza. Lembra a parábola do filho pródigo? O jovem judeu que terminou no fundo do poço, empregou-se como cuidador de porcos. Foi a máxima humilhação.

Mais do que uma história, a narração quer mostrar o significado da ação libertadora de Jesus também fora do povo de Deus. Para isso, os dados da narração podem ter ficado um tanto inflacionados. Quem conta um conto, sempre aumenta um ponto. Nessa narração de São Marcos, a manada de porcos tinha mais ou menos uns dois mil porcos. A quantidade de porcos e o tanto de demônios – Legião – são elementos para sublinhar como o estrangeiro está possuído pelo mal, na mentalidade dos hebreus e dos seguidores de Jesus.

A primeira coisa que o texto está anunciando é que a ação salvadora de Jesus vai além do povo de Israel, atravessa as suas fronteiras e chega ao estrangeiro, aos pagãos. A segunda coisa é que a ação de Jesus que liberta o homem de todas as amarras e opressões não é bem recebida por todo mundo. Uma sociedade má reage contra Jesus, expulsa-o. Por exemplo, libertar pessoas das drogas. Os narcotraficantes ficam furiosos, é uma ameaça à sua economia. Libertar pessoas do analfabetismo político, tem gente que desaprova, porque se beneficia da desinformação das pessoas. Denunciar a prostituição de meninas e meninos: a rede que se beneficia desse tipo de exploração reage, fica no prejuízo. Apoiar a luta do povo sem teto ou sem terra, motivo de suspeita por parte de quem se faz de surdo à gritante desigualdade social do país. É o que está dito no texto de hoje. A população pagã daquela região viu-se prejudicada no triste fim da manada de porcos. Preferia que os demônios continuassem oprimindo aquele homem que morava no cemitério, que continuassem mandando naquela terra. ‘Educadamente’, pediram para Jesus se retirar de suas terras.

A terceira lição do texto de hoje é maravilhosa. Aquele homem liberto tornou-se um discípulo, uma testemunha do amor de Deus em sua região. Ele começou a pregar na Decápole, em toda aquela região pagã, sobre o que Jesus tinha feito por ele.

Guardando a mensagem

Jesus foi a uma região pagã e ali encontrou um homem possuído pelo demônio. Ele o libertou. Os espíritos maus se apossaram dos porcos e a manada se jogou no mar e se afogou. A ida de Jesus àquela região estrangeira demonstra o seu compromisso missionário com todos, não somente com o seu povo. Para o povo hebreu, porco era uma marca das regiões pagãs, consideradas impuras. Contando esse fato sobre a ida de Jesus a uma terra estrangeira, era natural que aparecesse porco na história. É claro que essa não é uma narração jornalística. O sentido é o que importa. Os pormenores podem não ser exatos. A reação das pessoas daquele lugar à ação de Jesus é a reação ao bem que se faz. Quem faz o bem, quase sempre encontra resistência. E a atitude do homem liberto é uma grande lição para nós. Ele tornou-se uma testemunha viva da obra redentora de Jesus, na sua própria região.

Vai para casa, para junto dos teus e anuncia-lhes tudo o que o Senhor fez por ti, em sua misericórdia (Mc 5, 19).

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
Nós nos entristecemos quando procuramos fazer o bem e encontramos má vontade, resistência, oposição. Foi assim naquela região pagã que visitaste. Fizeste o bem, libertando aquele homem possuído pelo mal e liberando a estrada para o povo passar sem medo. Mas, o povo, invocando prejuízos na economia, acabou te afastando dali. Essa desculpa da economia, do dinheiro, do administrativo é motivo para muita gente resistir à tua Palavra, esquivar-se da conversão e da mudança de vida. Concede-nos, Senhor, acolher a tua santa Palavra com abertura de coração e espírito de obediência. E não desistir, quando trabalhando pelo bem dos outros, encontrarmos incompreensão, oposição, perseguição. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a palavra

Você foi libertado(a) por Jesus de muita coisa, especialmente do pecado que afastava você de Deus e dos seus semelhantes. Hoje, fale com alguém do que Jesus tem feito por você.

Amanhã, 02 de fevereiro, Festa da Apresentação do Senhor e Dia Mundial da Vida Consagrada, a Igreja no Brasil vai celebrar um Dia de Oração diante da pandemia do Covid-19. Estejamos em sintonia.

Posso lhe dar um conselho? Leia a Meditação. Você vai entender melhor a mensagem. É só seguir o link que lhe enviei.

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

19 comentários:

  1. Bom dia! A partir do momento que permiti a ação libertadora de Deus na minha vida, tudo mudou para melhor. A alegria e paz domina minha família, apesar das dificuldades! Obrigada Senhor por sua infinita misericórdia!

    ResponderExcluir
  2. Amém padre João Carlos bom dia obrigada pelas suas palavras tão lindas. Que Deus abençoe a todos nós

    ResponderExcluir
  3. Jesus o tempo todo tem feito muito na minha vida! Obrigada Jesus por tudo

    ResponderExcluir
  4. Por todos q lutam pela justiça e proteção ao menos favorecidos.
    Para q os porcos sejam expulsos do poder de Manaus,e os justos sejam protegidos.

    ResponderExcluir
  5. Na sua reflexão,o senhor nos leva a realidade que,infelizmente,vivemos em nosso Brasil,com esse presidente que faz parte da "legião"citada no evangelho. Obrigada e que Deus continue lhe iluminando!

    ResponderExcluir
  6. Peço Oração pela minha família para que DEUS liberti meu esposo do álcool e peço que DEUS MIM der forças para enfrentar a luta do dia a dia e sempre te agradecendo SENHOR por tudo, obrigada por tuas palavras do dia eu te agradeço SENHOR JESUS CRISTO AMÉM 🙏

    ResponderExcluir
  7. Obrigada Senhor pelas palavras de Pe. João Carlos, que nos explica e exorta a viver as Palavras de Deus. Deus abençoe 🙌

    ResponderExcluir
  8. Bom dia Padre João Carlos. Que Deus as bênçãos do DEUS misericordioso caiam sobre todos nós e sobre nossas famílias. Senhor, dá-nos um coração puro, um coração mais confiante para que possamos acolher a tua Santa palavra com o coração aberto e espírito de obediência e não desistir, quando trabalhando pelo bem dos outros ...
    Apenas agradeço a Deus por tudo que Ele tem feito por nós. A gratidão nos faz mais fortes...
    Desejo que Deus acima de tudo conceda para padre João Carlos e todos da AMA uma semana muito abençoada. Fiquem com Deus.

    ResponderExcluir
  9. Bom dia Padre João Carlos e obrigado Sempre. Estaremos em Oração para o Amor em Jesus e que Ele nos abençoe com sua infinita Misericórdia e nos livre das irregularidades que existem no mundo. Salve Maria 🙏

    ResponderExcluir
  10. Que o nosso maravilhoso Deus possa derramar de bênçãos o estado Amazonas e o povo de Deus e nos liberta dessa pandemia em nome de Jesus. AMÉM 🙏🙏🙌🙌

    ResponderExcluir
  11. Bom dia!
    Padre João Carlos, obrigado pelas orações, temos um grupo repassamos todas as oracoes/meditação da palavra para o grupo.
    Obrigado como é bom ouvir e resar com o Sr.
    Padre, Deus nos deu esse caminho e vamos seguilo, hoje e sempre amém.
    Um forte abraço

    ResponderExcluir
  12. Obrigada padre João Carlos, por toda explicação que o sr. nos dá deste evangelho, estamos aqui sempre em preces por todos vocês ai. Santa Filomena esteja sempre acompanhando o sr. e seus familiares.

    ResponderExcluir
  13. Seja bendito seu Santo nome agora e para sempre AMÉM!!!

    ResponderExcluir
  14. Padre João Carlos a sua benção obrigada pelas palavras do Evangelho

    ResponderExcluir
  15. O poder de jesus é muito forte ,quando se ler os milagres que ele faz.expulsa das pessoas que estão possuidas pelo inimigo serão salvas ,e obedientes,ao Senhor; temos que sempre está ao seu serviço com os ensinamentos cristãos.

    ResponderExcluir
  16. Boa noite padre Joao Carlos que as bênçãos do céu sejam derramadas sobre o snr e todos que fazem parte de sua vida. Ouvi o áudio e também refleti o Santo evangelho, Jesus fêz o bem à todos quê necessitavam da misericórdia dele os mais pobres e sofredores. O demônio vive solto no mundo procurando uma fraqueza nossa na fé para nos atormentar, temos que sempre viver em oração a Jesus .com muita fé para que ele nos livre do maligno que quer nos destruir. Meu senhor Jesus livrai-me de todos os males que querem me derrotar. SOCORRO MARTINS

    ResponderExcluir
  17. Boa noite, padre meditação obgda

    ResponderExcluir
  18. Boa noite padre João Carlos agradeço muito peles meditação maravilhosa é muito importante lê a Bíblia e com as suas reflexões dobra mais a nossa fé o senhor e um anjo que caiu do céu jesus lhe cubra de bençãos seu bem bençãos paz e bem

    ResponderExcluir
  19. Ó Pai, Criador Onipotente e Deus misericordioso, eu LHE agradeço por todos os exorcimos que foram feitos a favor dos sofredores. Entretanto, me ensine viver com fé, o meu profetismo batismal. Me ensine praticar a justiça e a misericórdia. Me ensine servir os doentes. Me ensine vencer as provações e os sofrimentos. Me ensine ser VOSSO discípulo missionário. Me ensine adorá-Lo com sinceridade. Me ensine suplicar da melhor forma possível. Me ensine pregar com humildade e sabedoria. Isso eu LHE peço pela intercessão de Jesus Cristo, VOSSO querido filho e meu amado REDENTOR. Amém.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Como podemos conhecer o caminho?

26 de abril de 2024    Sexta-feira na 4ª Semana da Páscoa       Evangelho.    Jo 14,1-6 Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 1“Não ...

POSTAGENS MAIS VISTAS