PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: AMOR À IGREJA

AMOR À IGREJA


22 de Fevereiro de 2021

EVANGELHO


Mt 16,13-19

Naquele tempo, 13Jesus foi à região de Cesaréia de Filipe e ali perguntou aos seus discípulos: “Quem dizem os homens ser o Filho do Homem?” 14Eles responderam: “Alguns dizem que é João Batista; outros que é Elias; outros ainda, que é Jeremias ou algum dos profetas”. 15Então Jesus lhes perguntou: “E vós, quem dizeis que eu sou?” 16Simão Pedro respondeu: “Tu és o Messias, o Filho do Deus vivo”.
17Respondendo, Jesus lhe disse: “Feliz és tu, Simão, filho de Jonas, porque não foi um ser humano que te revelou isso, mas o meu Pai que está no céu. 18Por isso eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra construirei a minha Igreja, e o poder do inferno nunca poderá vencê-la. 19Eu te darei as chaves do Reino dos Céus: tudo o que tu ligares na terra será ligado nos céus; tudo o que tu desligares na terra será desligado nos céus”.

MEDITAÇÃO

Sobre esta pedra construirei a minha Igreja (Mt 16, 18)

Hoje, festejamos a Cátedra de São Pedro.

Bem no início do cristianismo, foram se formando comunidades por todo o império romano. Havia uma florescente comunidade em Roma também. Naquele tempo, as comunidades se reuniam nas casas. Na carta de Paulo aos romanos se fala de um casal que reunia a comunidade em sua casa: Áquila e Prisca (Rm 16). O apóstolo Pedro, estando em Roma, participava das reuniões da comunidade, pregava, celebrava na casa deste casal, a casa da comunidade. Havia, ali, uma cadeira reservada ao apóstolo Pedro. Mesmo que ele não estivesse presente, todos, ao ver aquela cadeira, se recordavam dele. Sentado nela, ele ensinava aos irmãos a fé em Cristo. Esta cadeira, hoje muito enfeitada, está em um dos altares da Basílica de São Pedro, no Vaticano. É a Cátedra de São Pedro. Cátedra é a cadeira de quem ensina, a cadeira do mestre. Olhando para a cadeira de Pedro, lembramos o seu ministério de ensinar e testemunhar a fé em Cristo Jesus.

É oportuno recordar, hoje, o que o Concílio Vaticano II escreveu na Constituição Lumen Gentium: “Jesus Cristo, pastor eterno, edificou a Igreja tendo enviado os Apóstolos como Ele fora enviado pelo Pai; e quis que os sucessores deles, os Bispos, fossem pastores na Sua Igreja até o fim dos tempos. Mas, para que o mesmo episcopado fosse uno e indiviso, colocou o bem-aventurado Pedro à frente dos outros Apóstolos e nele instituiu o princípio e fundamento perpétuo e visível da unidade de fé e comunhão” (37). A festa da Cátedra de Pedro celebra esse ministério de unidade de fé e comunhão do apóstolo Pedro.

No evangelho de hoje, Jesus fez uma pergunta muita séria aos discípulos: ‘E vocês, o que dizem que eu sou?’ Simão Pedro respondeu em nome do grupo: “Tu és o Messias, o Filho do Deus vivo”. Jesus o elogiou: ‘foi o Pai que te disse isso. Feliz és tu!’ Quem é o Filho, só o Pai sabe e aquele a quem o Pai o revela.

O que Pedro disse resume a fé de todos os que encontraram Jesus e acolheram sua Palavra. Jesus é o enviado de Deus, o prometido a Israel, o Messias. Mais: esse enviado, o Messias, é o Filho do Deus vivo. É uma confissão de fé na divindade de Jesus, ele é Deus com o seu Pai. Jesus ficou muito satisfeito com essa resposta. É nessa fé que ele edifica a comunidade que dá continuidade ao seu ministério nesse mundo. “Sobre esta Pedra, construirei a minha Igreja. E o poder do inferno nunca poderá vencê-la”. A fé confessada por Pedro é a pedra sobre a qual Jesus edifica a Igreja. A pedra é também a pessoa de Pedro, o discípulo que confessou a fé em Jesus-Messias-filho de Deus.

Guardando a mensagem

Nos alicerces de nossa vida cristã, está essa confissão de fé: cremos em Jesus, o filho do Deus vivo, enviado pelo Pai para nossa salvação. Jesus edificou a sua Igreja sobre a rocha firme dessa fé confessada por Pedro (Catecismo da Igreja Católica 424). Hoje é um dia especial para renovarmos a confissão de fé em Jesus. Cremos em Cristo Jesus, e o seguimos como discípulos e discípulas. Somos chamados a colocar Cristo no centro de nossa vida. Ele é o nosso pastor, nosso guia. Cremos na Igreja que ele edificou sobre a fé de Pedro. Sejamos, cada vez mais, filhos amorosos e obedientes da Igreja.

Sobre esta pedra construirei a minha Igreja (Mt 16, 18)

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
Somos a tua Igreja fundada sobre a fé proclamada por Pedro. Dá a todos nós batizados nesta fé a graça da unidade. Abençoa os pastores que dirigem a tua Igreja, em continuidade histórica e doutrinária com os teus primeiros apóstolos, dando-lhes discernimento e sabedoria. Livra-nos de embarcar na atual onda de críticas e suspeitas contra nossos bispos e contra o Santo Padre. São forças reacionárias semeando desunião e divisão na tua Igreja. Abençoa o Papa Francisco e assiste-o com o teu Santo Espírito, nesta sagrada missão de conduzir todo o rebanho, na unidade da fé. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a palavra

Faça, hoje, uma prece especial pelo Santo Padre que preside, na caridade, a Igreja de Cristo. Ele está sempre nos pedindo que rezemos por ele. 

Neste sexto degrau da escadaria da Quaresma, o convite é AMAR A IGREJA. Está acompanhando os passos dados até agora? Partir com humildade, Seguir com Cristo, Jejuar para crescer, Vencer a acomodação, (ontem) Crer no Evangelho e hoje: Amar à Igreja. 

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

25 comentários:

  1. Hoje devemos ter a fé de Abraão, pois só assim podemos servir a Jesus, sendo apóstolos desta nova era.

    ResponderExcluir
  2. Sejamos, cada vez mais, filhos amorosos e obediente da Igreja.

    ResponderExcluir
  3. Amém! Bom dia Padre João 🌹Deus nos ajude a caminhar de mãos dadas com a Igreja que é una, Santa, católica, apostólica e romana, amando , respeitando e praticando suas orientações! É assim que seremos "ligados aos céus "! Sua benção com Saúde e Paz pra nossas famílias! ❤

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Senhor meu Deus hoje é o dia da semana da quaresma senhor senhor eu quero crescer sempre na tua palavra mentalmente amém amém

      Excluir
    2. Cada dia eu amo ainda mais meu JESUS Cristo redentor!

      Excluir
  4. Bom dia.gostaria muito receber o áudio de hj.obrigada

    ResponderExcluir
  5. Salve Maria Bom Dia Padre João Carlos.. Á sua Bênção.. Que Deus Continue te iluminando e abençoando Sempre 🙏 Só GRATIDÃO 🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
  6. Amém padre João Carlos bom dia obrigada pelas suas palavras tão lindas. que nós sejamos sempre obedientes a nosso senhor Jesus Cristo .

    ResponderExcluir
  7. Bom dia padre João Carlos suas palavras maravilhosas acalma a minha alma neste dia amém otimo
    inicio de semana para o senhor

    ResponderExcluir
  8. Bom dia padre João Carlos. Que belas palavras padre. Deus te ilumine e conceda Ruca sabedoria.
    Saudações a todos aqueles que professam a fé pronunciada por Pedro.

    ResponderExcluir
  9. Bom dia Padre João Carlos. Que o Todo Poderoso te cubra de muitas graças e muita prosperidade...
    Sobre esta pedra construírei a minha Igreja ( Mt 16,18 ). Celebremos a unidade da Igreja de Cristo. Sejamos, cada vez mais, filhos amorosos e obedientes da Igreja que foi edificada sobre a fé de Pedro.
    JESUS, te peço que fortaleça a abençoe poderosamente o Papa Francisco para que eu possa continuar firme na sagrada missão de conduzir o seu rebanho na unidade da Fé. AMÉM.
    Abençoada semana com muita saúde e muita paz para Padre João Carlos e todos da AMA.

    ResponderExcluir
  10. É verdade que só têm acesso aos mistérios de Deus as pessoas mais humildes na fé aproxima do puro essa pôr sua vez está nas pessoas que se dedicam ao projeto de Deus.

    ResponderExcluir
  11. Obrigada, Pe João Carlos!
    Sua evangelização diária enriquece o meu espírito assim como, de todos que tem acesso às suas postagens. Que Deus te abençoe

    ResponderExcluir
  12. Muito obrigado Pe João Carlos por suas sábias palavras que o Espírito Santo de Deus,ilumine nossas mentes e abra os nossos corações, para acolher com fé e esperança a palavra de Deus!

    ResponderExcluir
  13. José Lúcio22/2/21 13:12

    Parabéns ao meu neto Pedro que completa 3 anos hoje exatamente na Cátedra de Pedro. Muita saúde e sabedoria para esse garoto lindo.

    ResponderExcluir
  14. Boa tarde Padre João Carlos, suas bênçãos e obrigado pelas palavras recebidas e cantadas e que Jesus abençoe Nosso Pontífice e a todos que transmitem seus Ensinamentos. Estaremos em Oração para o Amor na Palavra e que possamos nos unir em Igreja de Fé e Amor. Salve Maria 🙏

    ResponderExcluir
  15. Que fé similar a de Pedro faça parte do meu ser. E que minha vida seja guiada nos ensinamentos da nossa Igreja, hoje e sempre. Paz e Bem

    ResponderExcluir
  16. Bendito seja o seu Santo nome agora e para sempre agora e para sempre AMÉM JESUS.

    ResponderExcluir
  17. Boa tarde Padre, que o Senhor Deus te cubra de bênçãos divina e sua reflexão acalma meu coração, obrigado por fazer parte do meu dia, todos os dias....
    Deus te abençoe...

    ResponderExcluir
  18. Boa tarde padre João Carlos a sua benção que Jesus aumente a minha fé senhor tira esse medo tão grande de mim. Jesus abençoe todos os padres

    ResponderExcluir
  19. Obrigada padre João pela palavra

    ResponderExcluir
  20. Ó Meu Pai! Ó Pai Celeste! Eu LHE agradeço pela Solenidade da Cátedra de São Pedro. No entanto, me ensine ser pastor do VOSSO rebanho. Me ensine cuidar do VOSSO povo com um coração generoso. Me ensine ser um bom modelo de cristão. Me ensine ser VOSSO discípulo missionário. Me ensine rezar pelo Santo Padre. Me ensine ter fé e confiança no meu REDENTOR. Isso eu LHE peço pela intercessão de Jesus Cristo, VOSSO querido filho e meu amado SALVADOR. Amém.

    ResponderExcluir
  21. Dai-nos Senhor perserverança na Fé atraves do nosso pai celestial estarmos unidos em comunhão com Cristo atraves da Igreja pelo apóstolo Pedro.

    ResponderExcluir
  22. Boa noite padre João Carlos sua bênção Deus seja louvado obrigado padre por essas maravilhas o evangelho e sua bela reflexão que Deus proteja o papa e todos os sacerdotes e Jesus lhe ilumine sempre na sua caminhada com todos da sua família e da sua equipe paz e bem amém 🙏🙏🙏🙏

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

O lava-pés: o amor de Jesus por nós.

28 de março de 2024   Quinta-feira da Semana Santa.     Ceia do Senhor.      Evangelho.    Jo 13,1-15 1Era antes da festa da Páscoa. Jesus s...

POSTAGENS MAIS VISTAS