PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: LUZ DE DEUS EM NOSSA VIDA

LUZ DE DEUS EM NOSSA VIDA



28 de Janeiro de 2021


EVANGELHO



Mc 4,21-25

Naquele tempo, Jesus disse à multidão: 21“Quem é que traz uma lâmpada para colocá-la debaixo de um caixote, ou debaixo da cama? Ao contrário, não a põe num candeeiro? 22Assim, tudo o que está escondido deverá tornar-se manifesto, e tudo o que está em segredo deverá ser descoberto. 23Se alguém tem ouvidos para ouvir, ouça”. 24Jesus dizia ainda: “Prestai atenção no que ouvis: com a mesma medida com que medirdes, também vós sereis medidos; e vos será dado ainda mais. 25Ao que tem alguma coisa, será dado ainda mais; do que não tem, será tirado até mesmo o que ele tem”.


MEDITAÇÃO

Quem é que traz uma lâmpada para colocá-la debaixo de um caixote ou debaixo da cama? (Mc 4, 21).

Gente nova não pode imaginar um tempo em que não havia luz elétrica. Nesse tempo, o candeeiro era uma peça muito importante de uma casa. E andando para trás mais um pouco, nem luz elétrica, nem baterias, pilhas, nem gás butano. E recuando no tempo ainda mais, nem fósforo havia. Eita! Chegamos no tempo de Jesus.

No tempo de Jesus, as casas eram um pouco escuras, com poucas janelas. O que eles chamavam de lâmpada era uma tigelinha de barro com um bico com um pavio de algodão ou de linho. Dentro da lâmpada - a tigelinha de barro -, se colocava azeite. O povo mesmo produzia o azeite de oliva. A lâmpada era colocada numa prateleira que estava na parede, num lugar mais alto, ou mesmo numa lamparina que estivesse pendurada. Com aquele pavio, a lâmpada podia ficar acesa o dia todo, sem gastar muito. E ficava acesa para iluminar a casa que era meio escura e para acender o fogo na hora de cozinhar. Só para lembrar, não havia fósforo. Tinham que manter a luz acesa mesmo. Uma das tarefas da dona de casa era manter a lâmpada acesa.

O evangelho de hoje fala da lâmpada (de azeite, claro). “Quem é que traz uma lâmpada para colocá-la debaixo de um caixote ou debaixo da cama? Ao contrário, não a põe num candeeiro?” Isso quer dizer: uma luz é para ser colocada num lugar em que possa iluminar. Nós somos luz para iluminar, não podemos nos esconder, nos omitir. O que aprendemos com Jesus é uma luz para iluminar a nossa casa. O que temos a dizer com nossas palavras ou com nosso comportamento é uma luz para iluminar a vida dos outros.

Jesus nos disse que somos uma lamparina no lugar alto da casa. Em nós, a sua graça e o seu amor resplendem, nos fazendo luz para os outros, luz de Deus para a vida dos outros. Outros podem encontrar sentido para suas vidas, à luz do nosso testemunho. Minha família não vai ficar na escuridão, porque a luz de Deus que preenche a minha vida pode iluminá-la como uma lamparina pendurada no teto ou como uma lâmpada na prateleirinha da parede, no candeeiro. Por nossas boas obras que testemunham o amor de Deus pelos seus filhos, muita gente pode encontrá-lo e bendizê-lo.

Na verdade, você não é luz porque é um exemplo de vida, uma pessoa sem defeitos, um anjo de criatura. Não, você torna-se uma luz para o mundo, porque Deus enche de luz a sua vida. É isso que você testemunha, é disso que você fala, é esse brilho que está em seu sorriso e em suas obras: a luz de Deus que inunda a sua vida.

Então, não se esconda. Não se camufle. Hoje, mostre a sua cara. Fale, sorria, aconselhe, testemunhe. Seja hoje um canal da luz de Deus para a vida de sua família, de seus amigos, dos que hoje encontrarem você.

Guardando a mensagem

O Senhor, com a sua graça e com sua palavra, enche nossa vida de luz. Somos chamados a difundir essa luz para iluminar os ambientes humanos em que vivemos: nossa casa, nossa vizinhança, nosso local de trabalho. Seus ensinamentos, as verdades que proclamou, ditos ontem e hoje em ambientes reservados, precisam ser proclamados e difundidos abertamente. Ele é a luz do mundo. Nós, iluminados por ele, temos a vocação de lâmpada acesa no lugar alto da sala. Estamos aí para iluminar a vida dos outros.

Quem é que traz uma lâmpada para colocá-la debaixo de um caixote ou debaixo da cama? (Mc 4, 21).

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
Tu que és a luz do mundo, nos disseste para ser luz para os outros. Nós reconhecemos, não temos luz própria. Nós recebemos a tua luz e é com ela que procuramos iluminar nossa casa, nossos ambientes de trabalho, de convivência, de lazer. É muito bonita a imagem da luz do candeeiro dentro de casa, que falaste no evangelho. Mesmo durante o dia, ela precisa ser mantida acesa. E é isso que precisa acontecer: não podemos deixar a tua luz em nós se apagar. Bem que São Paulo disse que não deixássemos o fogo do Espírito se extinguir. Ajuda-nos, Senhor, a manter a luz acesa em nós e onde vivemos e atuamos. A oração, a tua Palavra, a fé hão de ser o azeite que não faltará em nossa lâmpada. Nossa vida, nosso testemunho, nossas palavras hão de refletir a tua luz para que todos, ao nosso redor, vivam iluminados pelo amor de Deus. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém. 

Vivendo a palavra

Hoje, faça um momento de oração pedindo ao Senhor que você possa fazer bem a tarefa que ele lhe deu: ser a lâmpada de azeite acesa e posta num lugar alto de sua casa, para iluminá-la.

Podendo, acompanhe a Santa Missa de hoje. Vamos iniciar às 11 horas, com transmissão pelo rádio e pelas redes sociais.

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

15 comentários:

  1. Amém Padre João! Que eu sinta a presença viva da luz de Cristo no meu ser pra que essa Luz ilumine os que estão no meu caminho!🌹

    ResponderExcluir
  2. BOM DIA padre João Carlos, sua bênção, obrigada por ser a LUZ de DEUS em nossas vidas, nos trazendo todos os dias a meditação tão bem explicada, para nossa compreensão, e que possamos compartilhar com outras pessoas, e também trazer a LUZ de DEUS para todos nossos irmãos. GRATIDÃO.

    ResponderExcluir
  3. Que sejamos sempre Luz por onde andamos um bom dia

    ResponderExcluir
  4. Bom dia Pe João Carlos! Que meditação maravilhosa. Toca no nosso coração. A reza da palavra foi simplesmente perfeit. Obrigada Padre. Deus te abençoe e te ilumine hoje e sempre. Amém.

    ResponderExcluir
  5. Amém padre que Deus abençoe e ilumine minhas filhas e netos e meu esposo amém 🙏🏿

    ResponderExcluir
  6. Amém padre João Carlos bom dia obrigada pelas suas palavras tão lindas. o senhor é uma luz em nossas vidas .Amém

    ResponderExcluir
  7. Bom dia Padre João Carlos. Confiando e agradecendo... É assim que devemos viver.
    Nossa vida, nosso testemunho, nossas palavras hão de refletir a tua luz para que todos, ao nosso redor, vivam iluminados pelo amor de DEUS.
    Senhor, com a sua graça e com sua palavra, enche nossa vida de luz...amém
    Um dia muito abençoado à Padre João Carlos e todos da AMA.
    Ester de Campinas São Paulo.

    ResponderExcluir
  8. Jesus Cristo é luz do conhecimento que estimula a todos serem trazidas ao projeto de claridade que precisamos fazer acontecer,olhando as atividades posta no status em Critério Cristã,o centro é a luz.Que luz é está pode ser vista como:paciência, bondade, amor, conhecimento, respeito... São luzes essências especialmente para nós ir ao encontro de Cristo.

    ResponderExcluir
  9. Senhor tende piedade de Eliane e Zezeca abranda a dor em seus corações. Gratidão pela melhora de Bruna. Amém

    ResponderExcluir
  10. Bom dia Padre João Carlos e obrigado pelas palavras recebidas e cantadas. Estaremos em Oração para o Amor na Palavra e na Luz de Jesus em nossas pequenas ações diárias. Salve Maria 🙏

    ResponderExcluir
  11. Nos somos aa luz do mundo. Iluminai Senhor para o caminho do bem, como também a minha familia , através das nossas orações,da nossa Paz , do nosso amor, carinho para todos aquelas pessoas aflitas, necessitadas por não ter Fé e confiança no Senhor. Dai-me coragem para superar Senhor as minhas perdas e ser forte diante das tuas palavras perfeitas ,para que a luz de vós me conceda alegria , paz , no meu interior.

    ResponderExcluir
  12. Abençoa senhor ilumina a fala de Gabrielly q fala pouco p idade dela,misericórdia senhor ,saúde e paz de toda minha família pelos doentes triste abatido cem teto endividados desempregado Anderson é Mariane Janine,gratidão por tudo senhor na minha vida ,eu creio em voz

    ResponderExcluir
  13. Bendito seja seu Santo nome agora e para sempre AMÉM

    ResponderExcluir

  14. Boa tarde padre João um final de tarde e um começo de noite
    abençoado e iluminado que papai do céu te proteja sempre e nossa senhora auxiliadora envolve o senhor no seu caminho 🙌😇🌟🌟🌟🌹
    Jesus si mesmo é a luz do mundo.
    A luz elimina a escuridão, torna tudo visível e nos permite ver o caminho e ser iluminado.
    Quem segue Jesus,nunca andará em trevas,mas terá a luz da vida.
    Que a luz de vocês brilhe diante das pessoas.
    👏🌞🌞🌞🌹👍💕

    ResponderExcluir
  15. Ó Senhor bom e clemente, eu LHE agradeço pela vida de São Tomás de Aquino. Entretanto, me conceda a graça de entrar no santuário eterno. Me conceda a graça de ter, o mais íntimo da minha alma e do meu corpo, purificado pelo preciosíssimo sangue de Jesus. Me conceda a graça de ter um coração sincero, com plena firmeza da fé e da esperança. Me conceda a graça de fazer boas obras. Me conceda a graça de nunca abandonar a Igreja Católica. Me conceda a graça de ser caridoso, transparente e misericordioso. Isso eu LHE peço pela intercessão de Jesus Cristo, VOSSO querido filho e meu amado REDENTOR. Amém.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Vocês também querem ir embora?

20 de abril de 2024 Sábado da 3ª Semana da Páscoa    Evangelho   Jo 6,60-69 Naquele tempo, 60muitos dos discípulos de Jesus, que o escutaram...

POSTAGENS MAIS VISTAS