PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: NÃO DEIXE NINGUÉM SUFOCAR A SEMENTE

NÃO DEIXE NINGUÉM SUFOCAR A SEMENTE


27 de janeiro de 2021

EVANGELHO


Mc 4,1-20

Naquele tempo, 1Jesus começou a ensinar de novo às margens do mar da Galileia. Uma multidão muito grande se reuniu em volta dele, de modo que Jesus entrou numa barca e se sentou, enquanto a multidão permanecia junto às margens, na praia.
2Jesus ensinava-lhes muitas coisas em parábolas. E, em seu ensinamento, dizia-lhes: 3“Escutai! O semeador saiu a semear. 4Enquanto semeava, uma parte da semente caiu à beira do caminho; vieram os pássaros e a comeram. 5Outra parte caiu em terreno pedregoso, onde não havia muita terra; brotou logo, porque a terra não era profunda, 6mas, quando saiu o sol, ela foi queimada; e, como não tinha raiz, secou. 7Outra parte caiu no meio dos espinhos; os espinhos cresceram, a sufocaram, e ela não deu fruto.
8Outra parte caiu em terra boa e deu fruto, que foi crescendo e aumentando, chegando a render trinta, sessenta e até cem por um”. 9E Jesus dizia: “Quem tem ouvidos para ouvir, ouça”. 10Quando ficou sozinho, os que estavam com ele, junto com os Doze, perguntaram sobre as parábolas. 11Jesus lhes disse: “A vós, foi dado o mistério do Reino de Deus; para os que estão fora, tudo acontece em parábolas, 12para que olhem mas não enxerguem, escutem mas não compreendam, para que não se convertam e não sejam perdoados”.
13E lhes disse: “Vós não compreendeis esta parábola? Então, como compreendereis todas as outras parábolas? 14O semeador semeia a Palavra. 15Os que estão à beira do caminho são aqueles nos quais a Palavra foi semeada; logo que a escutam, chega Satanás e tira a Palavra que neles foi semeada. 16Do mesmo modo, os que receberam a semente em terreno pedregoso, são aqueles que ouvem a Palavra e logo a recebem com alegria, 17mas não têm raiz em si mesmos, são inconstantes; quando chega uma tribulação ou perseguição, por causa da Palavra, logo desistem.
18Outros recebem a semente entre os espinhos: são aqueles que ouvem a Palavra; 19mas quando surgem as preocupações do mundo, a ilusão da riqueza e todos os outros desejos, sufocam a Palavra, e ela não produz fruto. 20Por fim, aqueles que recebem a semente em terreno bom são os que ouvem a Palavra, a recebem e dão fruto; um dá trinta, outro sessenta e outro cem por um”.

MEDITAÇÃO


Outra parte da semente caiu no meio dos espinhos (Mc 4, 7).

Aquele povo todo estava ouvindo Jesus. Ele, na barca, sentado. Era nessa posição que os mestres ensinavam. O povo à beira mar, ouvindo. E Jesus contando a parábola dos terrenos. O semeador saiu semeando a sua semente. E ela caiu em quatro terrenos diferentes. Quatro, claro, para falar de todos os terrenos que recebem a semente. Quatro é um número de totalidade. Uma parte caiu à beira do caminho. Outra, num terreno pedregoso. Outra, no meio de espinhos. E o quarto terreno foi uma terra boa.

Uma história como essa, todo mundo ali podia entender. Grande parte dos seus ouvintes eram agricultores. E plantar era com eles. Será que eles entendiam o significado da parábola? Com certeza, alguma coisa, entendiam. Mas, depois, conversando entre eles, certamente vinham muitas ideias. E parábola é assim. Não tem um único significado. Não é um enunciado de uma verdade arrumadinha. É uma chave para o entendimento de uma alguma coisa que está acontecendo.

E o que está acontecendo? Bem, a pregação do evangelho. Ontem e hoje, a palavra está sendo semeada. E as pessoas, como você, recebem a palavra em situações diferentes. Umas como um terreno à beira do caminho. Outras, como um terreno pedregoso. Alguém como um terreno de espinhos. Por sorte, tem também quem a receba como um terreno bom. Só aí vai prosperar a palavra semeada.

Podemos imaginar essa parte do terreno de espinhos. Que plantas estariam nesse terreno? Pensa aí: Cactos, cardos, maliça, esporão, unha de gato... bom, já tem bastante. Coitada da semente que cair num terreno desse! Não vai pra frente. Pode até nascer e crescer, mesmo fraquinha, mas será sufocada pelos espinhos. Não dá fruto nenhum.

Olha o que Jesus explicou: “Outros recebem a semente entre os espinhos: são aqueles que ouvem a Palavra; mas quando surgem as preocupações do mundo, a ilusão da riqueza e todos os outros desejos, sufocam a Palavra, e ela não produz fruto”. Então, esses espinhos têm nome: preocupações do mundo, ilusão da riqueza, outros desejos. O que poderiam ser preocupações do mundo? Bom, eu fico pensando na vaidade, na ostentação, na ditadura da opinião formulada pela mídia... E o que seria ilusão da riqueza? Aqui é mais fácil: a ganância, o apego ao dinheiro, a tentação do luxo, a discriminação dos pobres... E os outros desejos? É o que não falta. Na primeira carta de São João tem uma passagem que pode nos ajudar: “Porque tudo o que há no mundo - a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida - não procede do Pai, mas do mundo” (1 Jo 2 16).

Guardando a mensagem

A palavra é como a semente que o agricultor espalha pelos terrenos. A parte que caiu no terreno cheio de espinhos não deu fruto nenhum. A plantinha até cresceu, mas foi sufocada pelos espinhos. Espinhos pode ser o modo de pensar do mundo (que privilegia a aparência, que nos estimula à vaidade e ao orgulho, ...). Espinhos pode ser também a ilusão da riqueza (o apego aos bens materiais, o desprezo pelos humildes, a ganância). Espinhos são também desejos que fujam do nosso controle (na sexualidade desregrada, na dependência do álcool, por exemplo). O que você pode fazer para receber melhor a semente da palavra de Deus, no caso de seu terreno estar cheio de espinhos? Vou lhe dar algumas sugestões: Limpe o terreno. Dê importância à semente e a proteja dos espinhos. Deixe que a semente, a palavra, reoriente a sua vida. Dê ao Reino de Deus o primeiro lugar. Não deixe ninguém sufocar essa semente. Ela está destinada a dar muitos frutos.

Outra parte da semente caiu no meio dos espinhos (Mc 4, 7).

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
No meu terreno, tem uns espinhozinhos, não vou negar. Mas, sei que a tua própria palavra é uma força para me ajudar a removê-los. Conto com a tua graça. Quero que a tua palavra, que recebo cada dia com grande alegria, seja a luz a orientar a minha vida. Dá-me, Senhor, a paciência do agricultor que prepara o terreno, rega a plantinha, limpa o mato e espera pacientemente que ela cresça e produza frutos. Que a tua palavra cresça, dia após dia, em minha vida e dela possas colher muitos frutos. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a palavra

Lendo o texto de hoje em sua Bíblia, escolha uma pequena frase e transcreva-a no seu caderno espiritual.

Amanhã, como todas as quintas-feiras, temos a Santa Missa dedicada a todos os que nos acompaham nos programas de rádio, na meditação, nas redes sociais. A celebração começa às 11 horas e você pode acompanhar pelo rádio ou pelas redes sociais. 

Pe. João Carlos Ribeiro sdb

14 comentários:

  1. Que terreno estamos sendo? Será que a semente têm uma boa qualidade?O que faço pra melharar o estado dos recursos naturais em que possuo? São tantas vezes em não sabemos a qualidade da vida.As vezes dizemos coisas bonitas,mas nossas ações não condizem com a realidade vivida.Ser Cristão aos olhos dá pedágogia Cristã aplicada pôr Jesus é está em constatimente em reflexão das fragilidades,impotência,árvore, terra tudo será lapidado em presença de Deus.Nunca tenhamos prepotência de se achar o máximo, sempre humildade vai dando forma,qualidade que com o tempo já faz parte da vida como algo natural.Hoje na Ciências já sabemos que até encima de pedra pode produzir terrenos de qualidade, então para Deus não há mais espaço humano que não possa ser melharado com às técnicas e aprimoramento tudo pode ser modificado, mesmo diante das dificuldades encontrar saida é a resposta dada aos olhos do evangelho Unido a ciência, portanto justifica que na atualidade perdemos tempo acumulado pensamentos ultrapassada é fugir da luz que é jesus.

    ResponderExcluir
  2. BOM DIA!! padre João Carlos, obrigada pela explicação que nos traz da Santa Palavra de DEUS, que eu possa ter a sabedoria de DEUS para plantar no coração das pessoas uma semente boa e que ela sempre de bons frutos.

    ResponderExcluir
  3. Bom dia Padre João Carlos e obrigado pelas palavras recebidas e cantadas e estaremos em Oração para o Amor na Fé e na Palavra e que possamos resistir as dificuldades da Vida e não deixar que sufoquem a Palavra recebida. Salve Maria 🙏

    ResponderExcluir
  4. José Lúcio27/1/21 07:54

    A parábola das sementes é uma das maiores riquezas espirituais contidas no NT e tão bem aqui explorada didaticamente pelo Padre João Carlos.

    ResponderExcluir
  5. Amém padre João Carlos bom dia obrigada pelas suas palavras tão lindas. que nós podemos semear bem para que dê bons frutos.

    ResponderExcluir
  6. Bom dia Padre João Carlos.
    Acolha a semente da palavra de DEUS no seu coração. Dá-me, Senhor, a paciência do agricultor que prepara o terreno Bom e espera com paciência que ela cresça e produza frutos... Que a tua palavra, Senhor, cresça, dia após dia, em minha vida e dela possa colher muitos frutos.
    Um dia muito abençoado por DEUS para Padre João Carlos e todos da AMA.
    Ester de Campinas São Paulo.

    ResponderExcluir
  7. como e bom ler a palavra Deus e as explicações . estou amado . me ajuda muito na minha caminhada. 🙏🥰

    ResponderExcluir
  8. Que possamos ser frutos bons, proveniente da palavra de Deus, sem os seus ensinamentos na obediência das palavras não somos nada. Temos que ser frutos bons dedicados ,de amor, simplicidade, humildade, caridosos , respeitando aos nossos irmãos para podermos colher frutos bons provenientes da palavra do Senhor.

    ResponderExcluir
  9. Boa tarde padre João Carlos uma tarde abençoada e iluminada que papai do céu te proteja sempre e nossa senhora auxiliadora envolve o senhor no seu caminho.
    Padre João Carlos hoje escutei a música que eu amo de paixão,na rádio tempo de paz eu
    gritei minha música,me desculpem mais ela é minha.
    🙌😇🌟🌟🌹👏👏
    Para semear em terrenos fértil
    faça oração para descobrir qual o terreno melhor, que dá o melhor frutos,e o ensinamento no caminho que você deve seguir, aconselho escutar mais a palavra de Deus, precisa incluir e estará no caminho certo.🙌👏🐑🌹💕

    ResponderExcluir
  10. Louvado seja o senhor Jesus Cristo de Nazaré AMÉM Seja bendito seu Santo nome agora e para sempre AMÉM!

    ResponderExcluir
  11. Padre João Carlos bom dia, eu tenho à Santa Blibia e muito pouco poço ler por causa dá minha visão que é muito pouca. Mais felizmente estudei um colégio católico de Canindé onde à religião católica da Santa Blibia era uma matéria graças a Deus eu conheço todos os Santos Evangelhos e continuo à ouvi-los todos os dias pelos meios de comunicação, faço minhas orações todos os dias também assisto à Santa Missa pela TV Aparecida e também rádio Dom Bosco reso o Santo terso com osnr o mais entrego nas mãos de Jesus miserícordioso e Nossa Senhora do Carmo que ele sabe mais da minha vida do que eu mesmo. Peço suas orações a Jesus pela minha saúde. Que Jesus e Maria estejam sempre em seu caminho lhe cobrindo.com o seu manto maternal. Sou de Fortaleza. SOCORRO MARTINS

    ResponderExcluir
  12. Boa noite padre João Carlos a sua benção obrigada pela palavra

    ResponderExcluir
  13. Senhor, eu LHE agradeço por todas as pessoas que rezam essa oração. No entanto, me ajude ser um bom cristão. Me ajude celebrar o culto com dignidade. Me ajude alcançar a perfeição definitiva. Me ajude ser iluminado pelo Espírito Santo. Me ajude cumprir as VOSSAS leis. Me ajude perdoando os meus pecados e as minhas iniquidades. Me ajude ensinar com sabedoria e humildade. Me ajude ser uma terra boa que produza muitos frutos. Me ajude na minha conversão. Me ajude vencer as tribulações, as perseguições, as preocupações e a ilusão da riqueza. Isso eu LHE peço pela intercessão de Jesus Cristo, VOSSO querido filho e meu amado SALVADOR. Amém.

    ResponderExcluir
  14. Boa noite padre João Carlos agradeço muito por suas palavras maravilhosas que os agricultores espalhem a s sementes em tarra boas para colher as palavras de Deus abençoa padre que jesus e divino espírito santo lhe ilumine sempre e lhe ajude nos seus trabalhos paz e bem

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Se pedirdes em meu nome....

  03 de maio de 2023   Festa de São Felipe e São Tiago, apóstolos.    Evangelho   Jo 14,6-14 Naquele tempo, Jesus disse a Tomé: 6“Eu sou o C...

POSTAGENS MAIS VISTAS