PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: FIEL À MISSA DOMINICAL

FIEL À MISSA DOMINICAL


07 de janeiro de 2021

EVANGELHO


Lc 4,14-22a

Naquele tempo, 14Jesus voltou para a Galileia, com a força do Espírito, e sua fama espalhou-se por toda a redondeza. 15Ele ensinava nas suas sinagogas e todos o elogiavam. 16E veio à cidade de Nazaré onde se tinha criado. Conforme seu costume, entrou na sinagoga no sábado, e levantou-se para fazer a leitura.
17Deram-lhe o livro do profeta Isaías. Abrindo o livro, Jesus achou a passagem em que está escrito: 18“O Espírito do Senhor está sobre mim, porque ele me consagrou com a unção para anunciar a Boa Nova aos pobres; enviou-me para proclamar a libertação aos cativos e aos cegos a recuperação da vista; para libertar os oprimidos 19e para proclamar um ano da graça do Senhor”.
20Depois fechou o livro, entregou-o ao ajudante, e sentou-se. Todos os que estavam na sinagoga tinham os olhos fixos nele. 21Então começou a dizer-lhes: “Hoje se cumpriu esta passagem da Escritura que acabastes de ouvir”. 22aTodos davam testemunho a seu respeito, admirados com as palavras cheias de encanto que saíam da sua boca.

MEDITAÇÃO


Conforme seu costume, Jesus entrou na sinagoga, no sábado, e levantou-se para fazer a leitura (Lc 4, 16)

O evangelho dá notícia que Jesus ensinava nas sinagogas da Galileia e era muito elogiado pelo povo. A Galileia é a região onde estava o povoado de Nazaré, onde morava sua família, onde ele tinha se criado. E é na Sinagoga de Nazaré que ele está, no evangelho de hoje.

Temos, neste evangelho, uma cena de uma celebração matinal na sinagoga de Nazaré. Jesus está presente, faz a leitura e está pregando. O livro santo é um rolo do profeta Isaías. E Jesus encontra e lê uma passagem que se refere à sua missão. A primeira reação das pessoas é de admiração pelas palavras de Jesus. Depois, a atitude da comunidade foi de rejeição, infelizmente.

Bom, está escrito que “conforme seu costume, Jesus entrou na Sinagoga, no sábado, e levantou-se para fazer a leitura”. Prestemos atenção a essa observação: “conforme seu costume”. Era, então, uma prática habitual sua, um costume, ir à sinagoga aos sábados, participar da celebração. Vindo a esse mundo, nascendo no seio do povo judeu, o nosso Jesus aprendeu com os seus pais e sua família a participar com assiduidade do ritmo religioso do seu povo. Só havia um Templo, para oferecimento de sacrifícios e esse era em Jerusalém. Para lá os fieis se dirigiam em peregrinação em três festas durante o ano, sobretudo na festa da páscoa. Nas cidades e povoados maiores, havia as sinagogas, casas de culto onde os judeus se reuniam, sobretudo para ouvir os textos sagrados, cantarem hinos e fazerem suas orações. Como você sabe, o dia santo do povo judeu é o sábado, como recordação da criação do mundo, o dia em que Deus contemplou sua obra e viu que tudo estava bem feito.

E eu estou chamando a atenção de vocês para essa observação do evangelista: “Conforme seu costume, Jesus entrou na sinagoga, no sábado, e levantou-se para fazer a leitura”. Vemos um jovem comprometido com a sua comunidade de fé, fiel às tradições religiosas do seu povo. E, mesmo sendo o filho de Deus, está integrado numa prática religiosa concreta, valorizando e participando das celebrações de sua comunidade. Claro, nós não somos judeus, embora conservemos os seus livros sagrados do Antigo Testamento. Nós cristãos, guardamos o domingo, por causa da ressurreição de Jesus que foi nesse dia, mas conservamos o mesmo ritmo de celebrações semanais em nossas igrejas.

Guardando a mensagem

Nós seguidores de Jesus estamos sempre aprendendo com ele sobre como nos conduzir nessa vida, como agradar a Deus, como viver em fraternidade com os nossos semelhantes. O bom seguidor de Jesus o imita também na fidelidade com que ele participava na celebração semanal de sua comunidade, na sinagoga de Nazaré. À sua imitação, procuramos ser fieis à celebração dominical. Nessa sagrada reunião semanal, ouvimos a Palavra de Deus e celebramos a Ceia do Senhor. Isso tem que ser um hábito na vida de cada um de nós, um compromisso semanal. Sem esse ritmo, nossa vida cristã se alimenta vaga e ocasionalmente. O resultado é uma vida espiritual fraca, apagada e desligada do ritmo litúrgico da Igreja. Precisamos aprender com Jesus. Ele não faltava, aos sábados, à celebração de sua comunidade. E veja que ele não apenas era um fiel presente, mas um fiel participante. Assumia tarefas na celebração. É o que lemos hoje: ele levantou-se para fazer a leitura bíblica e depois explicou a palavra, como era costume os leigos fazerem nas sinagogas. A nossa tem que ser também uma participação ativa: ouvindo, rezando, cantando, oferecendo, comungando.

Conforme seu costume, Jesus entrou na sinagoga, no sábado, e levantou-se para fazer a leitura (Lc 4, 16)

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
Vendo o modo com que habitualmente frequentavas a sinagoga, no dia santo dos judeus, aprendemos a ter um grande amor pela comunidade e pela igreja que frequentamos. Queremos aprender contigo, Senhor, esse compromisso com a celebração semanal, com a audição da palavra de Deus, com a oração em comunidade. Nossa mãe Igreja tem nos ensinado que é assim que santificamos o dia do Senhor, o dia da tua e nossa ressurreição. Ajuda-nos, Senhor, a vencer a preguiça, a acomodação e sempre dar prioridade ao encontro comunitário dominical acima de qualquer opção de lazer ou de descanso. Ensina-nos, Senhor, a amar a santa palavra de Deus e a respeitar e querer bem aos nossos ministros. Que no Livro da Vida, possa ficar escrito sobre cada um de nós: “Conforme o seu costume, esse filho de Deus (ou essa filha) estava na Igreja todo domingo e participava ativamente, inclusive com tarefas na liturgia”. O teu exemplo e a tua graça, Senhor, nisto nos sustentem. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a palavra

Bom, hoje ainda é quinta-feira. Mas, você pode ir logo se programando. No final de semana, reserve sempre o melhor horário para a Santa Missa. Para Deus, o seu melhor. Faça como Jesus.

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

21 comentários:

  1. Boa noite padre joão carlos "Amém".

    ResponderExcluir
  2. Bom dia padre João Carlos a sua benção que o espírito santo faça morada no coração de cada

    ResponderExcluir
  3. Salve Maria Bom Dia Padre João Carlos Á sua Bênção...Que a Paz do Senhor esteja em Nossos Corações... Só GRATIDÃO com o Senhor...🙏

    ResponderExcluir
  4. Bom dia Padre João Carlos. Que as bênçãos do DEUS Altíssimo estejam contigo neste momento dando-lhe força para enfrentar cada dia com amor e determinação as dificuldades da vida...Desejo que Deus acima de tudo abençoe sua missão evangelizadora servindo a Deus e ao próximo...
    Senhor Jesus, o teu exemplo e a tua graça nos sustenta. Padre João Carlos, fique com Deus.

    ResponderExcluir
  5. Amém padre João Carlos bom dia obrigada pelas suas palavras tão lindas. que Deus nosso senhor Jesus Cristo nos abençoe e livre nos de todo mal.

    ResponderExcluir
  6. Santidade é o lema do percurso trilhado pela iniciativa de Cristo Jesus,uma vida pautada na disciplina cada dia ele se dedica em um ambiente, inclusive tempos de oração aos sábados,observar que não é diferente sempre respeita as tradições implantado suas ideias a partir de um grupo já existente.No decorrer das colocações de Cristo só têm espaço para o bem,esse pôr sua vez pode ser manifestando através da oração continua intecedendo pensamentos positivos agradávens em locais de silêncio.Na sinagoga,nas mantanhas entre outros.Que pedágogia sábia!Que tal darmos continuidade?

    ResponderExcluir
  7. Uma quinta feira iluminada e abençoada para todos. Obrigada pela meditação, BOM DIA!!!.

    ResponderExcluir
  8. Bom dia, jesus abençoe a todos nós neste dia, amém

    ResponderExcluir
  9. Bom dia PADRE JOÃO CARLOS a sua benção.

    SENHOR JESUS dainos
    forças para que nuns nos afastamos do Senhor e que nas missas dominicais estejamos sempre participando, rezando, cantando, louvando.
    Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre amém.

    ResponderExcluir
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  11. Bom dia Jesus abençoe todos!!!

    ResponderExcluir
  12. Bom dia Padre João Carlos e obrigado pelas palavras explicadas e cantadas. Estaremos em Oração para o Amor na Palavra e continuemos com o Espírito Santo que recebemos no Batismo para nos Fortalecer. Salve Maria, Mãe de Jesus e Nossa Mãe.🙏

    ResponderExcluir
  13. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  14. Bom dia padre João Carlos que o dia de hoje seja abençoado e iluminado com sua maravilhosa celebração que papai do céu te proteja sempre e nossa senhora auxiliadora envolve o senhor no seu caminho.
    Padre João Carlos quando eu vou a missa eu não vou de qualquer jeito eu me preparo vou com muita alegria no coração.
    Padre me emocionei quando eu escutei a meditação essa música eu amo de paixão.🙌👏👏😇🌟🌟🌹
    Ir a igreja, é um compromisso de importância em nossa experiência de fé, crescer na graça e conhecimento de nosso senhor salvador Jesus Cristo.
    Deus quer você seja igreja, pois é onde a família de Deus se encontra com o propósito de adora ló,e refletir sobre os valores e o que é mais importante para nossas vidas.
    🙌🐑🌹👏💕

    ResponderExcluir
  15. Bendito seja seu nome agora e para sempre AMÉM!

    ResponderExcluir
  16. Temos que seguir os ensinamentos de Jesus, pois só ele que nos fortalece com palavras firmes para o nosso consolo. Que tenhamos como liçao vida. Aumentai a nossa Fé.

    ResponderExcluir
  17. Boa noite padre João Carlos obrigado pelo evangelho e a reflexão muito bom que Deus te abençoe e Jesus lhe proteja em seus trabalhos de evangelizar peço oração pra uma comadre que está doente eu sou madrinha de casamento também madrinha de 2 filhos dela precisa muito de oracao paz e bem amém 🙏🙏 fica com Deus

    ResponderExcluir
  18. Pai Santo Todo Poderoso, me ajude testemunhar a verdade e a fé. Me ajude fugir das grandes confusões. Me ajude rezar santamente. Me ajude avançar sem medo. Me ajude rezar muito, diante da cruz. Me ajude seguir o caminho da salvação. Me ajude ter um bom e santo arrependimento. Me ajude servi-Lo com fidelidade. Me ajude viver da melhor forma possível. Me ajude com a VOSSA bênção e a VOSSA paz. Isso eu LHE peço pela intercessão de Nossa Senhora Rainha da Paz. Amém.

    ResponderExcluir
  19. Pai todo poderoso que ensinaste o caminho do bem, possamos está sempre presente em tudo que nos ensinou Quero ser fiel a vós, pois tudo que temos é atraves do teu amor sempre presente em cada um de nós.

    ResponderExcluir
  20. Não estou recebendo a meditação da palavra do Senhor.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Você também é discípulo(a) dele?

   29 de março de 2024    Sexta-feira da Paixão do Senhor.      Evangelho.   Jo 18,1–19,42 (Confira o texto no final da Meditação)   Medita...

POSTAGENS MAIS VISTAS