20210107

A HISTÓRIA DO LEPROSO



08 de janeiro de 2021

EVANGELHO


Lc 5,12-16

12Aconteceu que Jesus estava numa cidade, e havia aí um homem leproso. Vendo Jesus, o homem caiu a seus pés, e pediu: “Senhor, se queres, tu tens o poder de me purificar”. 13Jesus estendeu a mão, tocou nele, e disse: “Eu quero, fica purificado”. E, imediatamente, a lepra o deixou. 14E Jesus recomendou-lhe: “Não digas nada a ninguém. Vai mostrar-te ao sacerdote e oferece pela purificação o prescrito por Moisés como prova de tua cura”.
15Não obstante, sua fama ia crescendo, e numerosas multidões acorriam para ouvi-lo e serem curadas de suas enfermidades. 16Ele, porém, se retirava para lugares solitários e se entregava à oração. —

MEDITAÇÃO


Jesus estendeu a mão, tocou nele, e disse: “Eu quero, fica purificado” (Lc 5, 13)

Podemos olhar a história do leproso de muitos pontos de vista. Hoje, eu quero convidar você a pensar que você é o leproso da história do Evangelho. Então, você é o leproso dessa história, combinado? Então, vamos lá. O leproso se aproxima de Jesus, se ajoelha aos seus pés e pede para ser purificado. Três gestos simbólicos importantes: aproximar-se, ajoelhar-se e implorar o favor de Deus. Muita gente quer uma graça, mas não se aproxima de Deus, não se ajoelha e não pede o que precisa como deve. Vou me explicar.

Você aproximou-se de Jesus. Aproximar-se é buscar Deus. Buscar Deus é procurar encontrá-lo na oração, na meditação, na escuta de sua palavra. Lê-se assim no livro do Deuteronômio: “Quando então buscares o Senhor teu Deus, o encontrarás, se o buscares de todo o teu coração e com toda a tua alma” (Dt 4, 29). Então, sua primeira atitude, como o leproso, foi aproximar-se. Vou lhe dizer uma coisa. Foi muita coragem de sua parte, porque, por causa de sua doença, não lhe era permitido aproximar-se de pessoas sadias como você fez. Você passou por cima dessa norma social, você ultrapassou a faixa amarela e foi ao encontro de Jesus. Sim, é verdade, Jesus vinha passando com a multidão. Na verdade, é ele que vem ao seu encontro. Mas, é preciso a gente se aproximar, vencendo as barreiras que pretendem impedir esse encontro.

Você aproximou-se e ajoelhou-se diante de Jesus. Em todas as religiões, ajoelhar-se é um ato de adoração, de profunda reverência. Ajoelhar-se, prostrar-se é o reconhecimento da grandeza de Deus presente em Jesus, é um reconhecimento de sua divindade. Buscar Deus não para que Deus faça a nossa vontade, mas que a vontade de Deus se cumpra em nossa vida. Maria expressou esse sentimento ao dizer: “Eis aqui a serva do Senhor. Faça-se em mim segundo a tua palavra”. Ajoelhar-se é um gesto de adoração, de humildade, de reconhecimento da grandeza de Deus e da disposição de estar a seu serviço.

Você aproximou-se, ajoelhou-se e fez um pedido a Jesus: “Senhor, se queres, tu tens o poder de me purificar”. Foi um pedido feito num contexto de quem se aproximou, de quem o está buscando; de quem se ajoelhou, isto é de quem presta ao Senhor um culto de adoração, reconhecendo-o seu Senhor. E o seu pedido foi humilde, “se queres”, se for da tua vontade. É, muita gente pede coisas importantes a Deus, mas não o busca para andar em seus caminhos, nem é um adorador desse Deus fiel que vem ao nosso encontro. Você pediu bem. E Jesus atendeu você. Ele estendeu a mão, tocou em você e disse: “Eu quero, fica purificado”. E, no mesmo instante, você ficou livre da lepra.

Guardando a mensagem

Jesus vinha com a multidão. Deus toma sempre a dianteira, dá sempre o primeiro passo. E você, superando as barreiras que o mundo criou para nos manter à distância de Deus, aproximou-se de Jesus. Com espírito de fé e de adoração, reconhecendo em Jesus o salvador que o Pai nos enviou, pediu-lhe uma coisa importante. Mas, pediu que se realizasse, antes de tudo, a vontade dele em sua vida. Lições importantes que aprendemos com o leproso do evangelho: aproximar-se, ajoelhar-se e pedir com humildade e espírito de obediência.

Jesus estendeu a mão, tocou nele, e disse: “Eu quero, fica purificado” (Lc 5, 13)

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
O leproso somos nós. A lepra é um sinal de nossa condição de pecadores. E é do pecado que nos purificas com tua vinda e com o teu amor. Dá-nos, Senhor, a graça de não esquecermos que a ti e à tua cruz devemos a vida nova e a comunhão que temos com Deus nosso Pai. Que em todas as nossas necessidades, nós nos aproximemos de ti com espírito de fé, e peçamos o teu favor, desejosos de realizar, antes de tudo, a vontade de Deus. Seja o teu santo nome bendito, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a palavra

No seu caderno espiritual, lembrando que você é o leproso, a leprosa, escreva uma breve oração a Jesus.

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

14 comentários:

  1. Boa noite padre joão carlos."Amém".

    ResponderExcluir
  2. Bom dia Pe João Carlos, nossa benção minha e da minha mãe, que Deus em sua infinita bondade nos dê paz e um ano cheio de realizações, obrigada por nos mandar meditações nos ensinando a ficar mais perto de Deus nosso senhor Jesus Cristo. Que Deus vos abençoe 🙏

    ResponderExcluir
  3. Salve Maria Bom Dia Padre João Carlos... Á sua Bênção..Que Deus na sua Infinita Misericórdia te Conceda muitas bençãos... Orações pela minha Irmã Teresinha está com Depressão..obg.por tudo🙏

    ResponderExcluir
  4. Gratidão todos os dias pelo sr. partilhar a palavra de DEUS conosco com tantos detalhes, pra que possamos compreendermos bem a mensagem. Abençoado dia para o sr. e seus familiares sob a proteção de Nossa Senhora de Fátima e Santa Filomena. BOM DIA!!!.

    ResponderExcluir
  5. Bom dia Padre João Carlos sua bênção,clamo a ti senhor e me ajoelho diante de vós em teus braço eu entrego a minha família, uma pessoa chamada Natália Batista Queiróz Lima e a Lorena, vós sabe de todas as coisas a ti senhor eu me entrego tbm clamo por restauração da minha família.

    ResponderExcluir
  6. Que não percamos a fé em querer a força da transformação social,onde o centro das nossas vidas sejam baseado nas curas operada pôr Jesus Cristo.

    ResponderExcluir
  7. Bom dia! Padre João Carlos que Deus na sua infinita bondade nos abençoe e proteja sempre. Amém

    ResponderExcluir
  8. Seja seu nome bendito hoje e sempre AMÉM!

    ResponderExcluir
  9. Bom dia Padre João Carlos. Agradeço a MEDITAÇÃO E a REFLEXÃO de hoje que nos proporciona muita paz e serenidade no coração...
    Senhor Jesus, dá-nos a graça de não esquecermos que a ti e à tua cruz devemos a vida nova e a comunhão que temos com Deus nosso Pai. Que em todas as nossas necessidades, nós nos aproximemos de Ti com espírito de fé, e peçamos o teu favor, desejosos de realizar, antes de tudo , a vontade de Deus.
    Senhor Jesus e nossa mãe Maria Santíssima, abençoa padre João Carlos e todos da AMA...Ester de Campinas São Paulo.

    ResponderExcluir
  10. Bom dia padre João Carlos que o senhor tenha um dia abençoado e iluminado que papai do céu te proteja sempre e nossa senhora auxiliadora envolve o senhor no seu caminho 🙌😇🌟🌟🌹
    Se vivemos, vivemos para o senhor,e se morremos, morremos para o senhor.
    Tudo é dele,por ele e para ele.
    Obrigada meu senhor por tua existência real na minha vida.
    🙌👏🐑🌹💕

    ResponderExcluir
  11. Bom dia Padre João Carlos e obrigado pelas palavras recebidas e cantadas. Estaremos em Oração para a Fé em Jesus Cristo e que seu Amor nos purifiquem e nos curem em todas as nossas fraquezas, fortalecendo-nos no seu Amor entre nós. Salve Maria, Mãe de Jesus e Nossa Mãe.🙏

    ResponderExcluir
  12. Boa noite padre João Carlos a sua benção o Evangelho de hoje é tocante Jesus cura a minha irmã.

    ResponderExcluir
  13. Boa noite padre João Carlos sua bênção obrigado por enviar essa maravilhas que nós ajudar muito a superar o tempo que estamos passando com essa pendemia temos que se ajoelhar e pedir a Deus para se livrar e está em oração como o leproso foi um gesto bonito diante a jesus gratidão, Deus abençoe esse padre maravilhoso
    João Carlos agradeço muito paz e bem

    ResponderExcluir
  14. Meu Senhor e meu Deus,que a Tua vontade prevaleça sempre em minha vida e como ex- aluna Salesiana peço a Nossa Senhora Auxiliadora para vir sempre em meu auxílio.Obrigada Meu Senhor e meu Deus pelo padre João Carlos nos ajudar a nos aproximar mais de Deus, o proteja e livra de qualquer maldade,amém!

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@hotmail.com ou o whatsapp 81 9.9964-4899.

Postagem em destaque

Vá e faça a mesma coisa

Eu já andava desconfiado que o bom samaritano do evangelho fosse Jesus. Agora, já não tenho mais dúvidas. Bom, Jesus contou a históri...