PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: ESTENDE A MÃO!

ESTENDE A MÃO!


20 de janeiro de 2021

EVANGELHO


Mc 3,1-6

Naquele tempo, 1Jesus entrou de novo na sinagoga. Havia ali um homem com a mão seca. 2Alguns o observavam para ver se haveria de curar em dia de sábado, para poderem acusá-lo. 3Jesus disse ao homem da mão seca: “Levanta-te e fica aqui no meio!” 4E perguntou-lhes: “É permitido no sábado fazer o bem ou fazer o mal? Salvar uma vida ou deixá-la morrer?” Mas eles nada disseram.
5Jesus, então, olhou ao seu redor, cheio de ira e tristeza, porque eram duros de coração; e disse ao homem: “Estende a mão”. Ele a estendeu e a mão ficou curada.
6Ao saírem, os fariseus com os partidários de Herodes, imediatamente tramaram, contra Jesus, a maneira como haveriam de matá-lo.

MEDITAÇÃO


Jesus lhe disse: ‘Estende a mão’. Ele a estendeu e a mão ficou curada (Mc 3, 5)

Olhe bem pra suas mãos. Olhou? Agora, me responda: O que as mãos representam? Mais uma chance. Olhe bem pra suas mãos... Olhou? E se suas mãos fossem defeituosas, haveria algum problema? Veja se você concorda comigo: As mãos representam a nossa capacidade de trabalhar, de ganhar o pão de cada dia. Claro, elas representam mais do que isso. Mas, com as mãos defeituosas vai ficar muito difícil você construir uma casa, fazer uma limpeza, digitar um texto, dirigir um carro, fazer o almoço... está vendo? As mãos têm a ver com o trabalho.

Se isso é verdade hoje, mais ainda no tempo do povo da Bíblia. O povo trabalhava no campo, na lavoura ou nas criações de gado ou ovelhas, na pesca, no artesanato... Com um defeito nas mãos, a pessoa estava impossibilitada de ganhar o pão de cada dia.

Bom, até aqui estamos de acordo. Então, vou lhe fazer outra pergunta: você já percebeu que a lei do sábado, no tempo de Jesus, tinha a ver com o trabalho? Na Bíblia, duas tradições sublinham o valor do sábado, no Antigo Testamento. No Livro do Êxodo, o sábado tem a ver com o descanso de Deus, e portanto, com a dignidade do trabalhador. No Livro do Deuteronômio, o sábado tem a ver com a saída da escravidão do Egito. Guardar o sábado é manter viva a memória da liberdade conquistada contra o regime do Faraó. A dignidade do trabalhador que é dono do sua capacidade de produção e pára para descansar e celebrar os frutos do seu trabalho; e a liberdade de um povo que nunca mais quer cair na escravidão e é dono de sua terra e de sua história. Esse é o sentido do sábado, no Antigo Testamento. Claro, que isso tem um sentido religioso. Só um povo senhor do seu trabalho e de sua história pode render glórias a Deus com a sua vida. Então, o sábado tem a ver com o trabalho.

E já que estamos nos entendendo, vamos ver o texto de hoje. Jesus está na sinagoga de Cafarnaum. É um dia de sábado, claro, dia do culto. E lá ele encontra um homem com a mão seca. Muita gente está de olho nele pra ver se ele vai curar no sábado. Curar é uma forma de trabalho. Para eles, isso não podia. Jesus fez uma pergunta incômoda. Ninguém respondeu. Ele perguntou se sábado era para fazer o bem ou fazer o mal? Ele sentiu a dureza do coração deles e ficou triste e aborrecido. E curou o homem da mão seca. Até aqui, tudo tranquilo. Agora, vamos prestar bem atenção no que ele disse àquele pobre homem.

Ele disse ao homem três coisas: ‘Levanta-te’ – ‘Fica aqui no meio’ – e ‘Estende a mão’. Essas palavrinhas fizeram toda a diferença. LEVANTA-TE! Você sabe, quando alguém se levanta assume uma posição, é um sinal de tomada de decisão. Ele estava sentado. Sentado é um sinal de passividade, de acomodação. Levantar-se é um sinal de desinstalação. De pé é a condição de Jesus ressuscitado. FICA AQUI NO MEIO! Pra que isso? Jesus podia tê-lo curado, sem tirá-lo do canto dele. Mas não, chamou-o para o meio. No centro da preocupação daquelas pessoas estava o sábado, a lei. Mas, no centro devia estar o homem necessitado. Que bela lição. ESTENDE A MÃO! Ele estendeu a mão e ela ficou curada. Se for a pessoa humana em sua necessidade a estar no centro de nossa preocupação, na religião (representada aqui pelo sábado na sinagoga) atua a força de Deus para devolver a dignidade da pessoa humana. O homem foi restabelecido na sua capacidade de trabalhar, de ganhar o pão de cada dia com as suas mãos.

Guardando a mensagem

A ação de Jesus nos ajuda a perceber que é necessário deslocar a preocupação com a instituição ou com a lei para a pessoa humana. A pessoa humana é que deve ser o centro das atenções na religião, na economia, na política, em tudo. Na religião cristã, experimentamos a força de Deus que levanta os oprimidos e sofredores, fazendo-os sujeitos de sua história (Levanta-te!), reconhecendo a prioridade de sua situação (Vem para o meio!) e revelando a sua dignidade de filho de Deus (Estende a mão!). Uma fé comprometida com as pessoas, com os humildes, com os que têm alguma deficiência, com os doentes... Assim, o nosso culto fica verdadeiro. E nosso Deus, mais satisfeito conosco.

Jesus lhe disse: ‘Estende a mão’. Ele a estendeu e a mão ficou curada (Mc 3, 5)

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
Não podemos entender como, depois de tudo o que fizeste, no final do culto na sinagoga, vários saíram se combinando para te eliminar. Essas pessoas colocavam a Lei no centro de sua vida social e religiosa e não aceitaram o teu ensinamento sobre colocar a pessoa humana no centro. Às vezes, em nossas família, nos esquecemos das pessoas e ficamos mais preocupados com a segurança dos bens que temos. E na escola, alguém se preocupa mais com o conteúdo a ser dado do que com os estudantes que estão aprendendo. E até na Igreja, corremos o risco de colocar no centro os ritos que executamos, nos esquecendo do povo que celebra. Obrigado, Senhor, por tuas lições. “O sábado foi feito para o homem, não o homem para o sábado”. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a palavra

Hoje, ao lavar as mãos, olhe bem para elas e tente lembrar a história do homem da mão seca. Aproveite e reze pelos desempregados; e para que eles estejam no centro de nossas preocupações na Igreja e na sociedade.

Sendo hoje o Dia de São Sebastião, vamos rezar o Terço Mariano das 18 horas, invocando-o em favor da proteção de nossas famílias, nesta pandemia. Acompanhe a récita do Terço pela Rádio Tempo de Paz. É bom já ter o aplicativo baixado no seu celular. 

Lembrando: amanhã, como todas as quintas-feiras, teremos a Santa Missa, às 11 horas, transmitida pelo rádio e pelas redes sociais (Youtube, Facebook, Rádio Tempo de Paz e rádios parceiras).

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

15 comentários:

  1. Amém padre João Carlos bom dia obrigada pelas suas palavras tão lindas. que Deus nosso senhor Jesus Cristo nos abençoe e livre nos de todo mal.

    ResponderExcluir
  2. Salve Maria Bom Dia Padre João Carlos.. Á sua Bênção.. Só GRATIDÃO..obg.por sua Palavras Maravilhosas me deixa ao amanhecer muito tranquila,que Deus te ilumine Sempre 🙏

    ResponderExcluir
  3. BOM DIA!!!padre João Carlos, DEUS o abençoe, agradeço todos os dias a explicação que o sr. nos traz da palavra d DEUS, fortalecendo cada dia a nossa FÉ em JESUS. PAZ e BEM.

    ResponderExcluir
  4. Bom dia, Padre João Carlos !

    Que saibamos colocar no centro de nossas vidas como prioridade, não apenas os nossos negócios financeiros mas principalmente a nossa meta de colaboração às pessoas carentes, para construção de um mundo melhor, mais humano e mais solidário.

    ResponderExcluir
  5. Bença Padre ! A cada dia que leio evangelho e a meditação, reflexão estou aprendendo muito obgda paz bem

    ResponderExcluir
  6. O papel de Cristo só foi um restruturar socialmente a todos sem exceção.

    ResponderExcluir
  7. Bom dia Padre João Carlos. Que Deus abençoe ricamente o seu dia e que o melhor de Deus aconteça em sua caminhada missionária. O bem pode ser feito todos os dias. Que nunca nos falte fé para acreditar e a esperança de dias melhores. Que o amor prevaleça sempre nossas vidas, em nossos corações SENHOR, abençoa padre João Carlos e todos da AMA...

    ResponderExcluir
  8. Bom dia Padre João Carlos e obrigado pelas palavras recebidas e cantadas. Estaremos em Oração para o Amor de Jesus e em todas as coisas que façamos com Amor. Salve Maria.🙏

    ResponderExcluir
  9. Bom dia Padre João Carlos e obrigado pelas palavras recebidas e cantadas. Estaremos em Oração para o Amor de Jesus e em todas as coisas que façamos com Amor. Salve Maria.🙏

    ResponderExcluir
  10. Bom dia padre João Carlos a sua benção que Jesus cure todos nós assim como ele curou o homem da mão seca que Jesus curi todos nós.

    ResponderExcluir
  11. Bom dia Pe João Carlos. Que a paz de Deus esteja sempre presente em nossos corações. Sua bênção. Como é bom começar o dia com tão preciosas orações e ensinamentos sobre a palavra de Deus que nos guia em direção ao Divino Pai Eterno. Deus seja sempre louvado.

    ResponderExcluir
  12. Como Deus disse, o homem foi feito para o sábado e não o sabado para o homem, tudo quer dizer que devemos está sempre a seviço das nossas obrigações, pois representa o dia da semana que poderemos trabalhar de todas as formas, independente de qq circunstâncias.Os ensinamentos de de Deus é a força do nosso viver.

    ResponderExcluir
  13. Meu Senhor e meu Deus, eu LHE agradeço pela vida de São Sebastião. Entretanto, me ajude com a VOSSA benção. Me ajude ser um bom dizimista. Me ajude ser um construtor da paz. Me ajude ser um bom cristão. Me ajude ser virtuoso. Me ajude com a saúde do corpo e da alma. Me ajude fazer somente o bem. Me ajude ter um bom coração. Me ajude vencer o sofrimento. Isso eu LHE peço pela intercessão de Jesus Cristo, VOSSO querido filho e meu amado SALVADOR. Amém.

    ResponderExcluir
  14. Boa noite padre João Carlos que o senhor tenha uma ótima noite abençoada e iluminada que papai do céu te proteja sempre e nossa senhora auxiliadora envolve o senhor no seu caminho.
    Padre João Carlos minha mãos é tão importante como o ar que eu respiro,sem elas seria uma vida sem vida.🙌😇🌟🌟🌹
    Somos privilegiado dignidade de sermos filho de Deus.
    E Jesus colocar as pessoas humana no centro,e ser um pessoa mais importante que tudo.🙌🐑🌹👏💕

    ResponderExcluir
  15. Boa noite padre João Carlos sua bênção hoje o dia de São Sebastião se meu marido fosse vivo estaria completando 43 anos de casado mas ele está com deus era um homem bom e caridoso ele tinha entrado no terço dos homens na igreja San clara de jardim paulista padre que o divino espírito santo lhe abençoe muito Jesus curou o homem da mão seca no dia de sabsáb porque ele é misericordioso o trabalhador não poderia sustentar sua família com a mão seca pore a humanidade não penca no outro pessoas um benção p a comadre Cleide que si encontram na úteis paz e bem

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Vocês também querem ir embora?

20 de abril de 2024 Sábado da 3ª Semana da Páscoa    Evangelho   Jo 6,60-69 Naquele tempo, 60muitos dos discípulos de Jesus, que o escutaram...

POSTAGENS MAIS VISTAS