PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: AS SURPRESAS DO REINO DE DEUS

AS SURPRESAS DO REINO DE DEUS



29 de Janeiro de 2021

EVANGELHO


Mc 4,26-34

Naquele tempo, 26Jesus disse à multidão: “O Reino de Deus é como quando alguém espalha a semente na terra. 27Ele vai dormir e acorda, noite e dia, e a semente vai germinando e crescendo, mas ele não sabe como isso acontece.
28A terra, por si mesma, produz o fruto: primeiro aparecem as folhas, depois vem a espiga e, por fim, os grãos que enchem a espiga. 29Quando as espigas estão maduras, o homem mete logo a foice, porque o tempo da colheita chegou”.
30E Jesus continuou: “Com que mais poderemos comparar o Reino de Deus? Que parábola usaremos para representá-lo? 31O Reino de Deus é como um grão de mostarda que, ao ser semeado na terra, é a menor de todas as sementes da terra. 32Quando é semeado, cresce e se torna maior do que todas as hortaliças, e estende ramos tão grandes, que os pássaros do céu podem abrigar-se à sua sombra”.
33Jesus anunciava a Palavra usando muitas parábolas como estas, conforme eles podiam compreender. 34E só lhes falava por meio de parábolas, mas, quando estava sozinho com os discípulos, explicava tudo.


MEDITAÇÃO


O Reino de Deus é como quando alguém espalha a semente na terra (Mc 4, 26)

A gente fica esperando o Reino de Deus como uma intervenção poderosa do Senhor em nosso mundo: uma coisa forte, visível, que todo mundo reconheça e se submeta. Como falamos de ‘reino’, vêm em nossa imaginação os impérios deste mundo, os reinados de senhores poderosos e violentos de quem a história dá notícia.

Jesus, que tanto falou do Reino de Deus, não deixou uma definição do que é o Reino. Antes, fez comparações que desfazem completamente nossas expectativas farisaicas. O Reino é como a semente plantada na terra que, sem o agricultor saber como, nasce, cresce e produz frutos. O Reino é como uma semente de mostarda que se torna um belo arbusto. É como uma bela plantação, onde o inimigo semeou o joio. Só pra ficar nas comparações na área da agricultura. É melhor a gente desistir de querer definir o que é o Reino de Deus. Parece mais um jeito de Deus agir neste mundo.

Jesus nos conta, hoje, duas pequenas parábolas sobre o Reino de Deus: a semente que germina sozinha e o grão de mostarda que se torna um frondoso arbusto. Estas duas parábolas nos dão novas pistas sobre o Reino de Deus.

Uma primeira indicação é esta: O Reino se constrói com pequenos sinais. O Reino está potencialmente presente no que, hoje, nós estamos semeando, que nos parece tão pouco, tão pequeno. Ele é como a semente plantada que germina ou como o grão de mostarda tão pequenininho que vai se tornar uma grande hortaliça. Quando semeamos, nós mostramos confiança na semente e no futuro dela. Ao realizarmos pequenas ações e nos movermos com pequenos passos, estando na direção certa, estamos semeando o reino. É um conselho que damos, é uma desculpa que aceitamos, é uma pequena decisão que tomamos na direção justa. O Reino se constrói com pequenos sinais. São sementes que plantamos, grãos lançados na terra.

Uma segunda afirmação é a seguinte: O Reino não é obra nossa, é obra de Deus, servindo-se de nossa muito pequena participação. Mesmo que seja o agricultor a plantar a semente, a germinação é um segredo do Criador. É dele o milagre daquela semente tornar-se uma plantinha, crescer, florescer, frutificar. O agricultor colabora, plantando, limpando, irrigando, mas a espiga é obra da natureza e de quem a fez. O mesmo acontece com o grão de mostarda. O arbusto que vai acolher até os passarinhos é fruto de uma dinâmica que não é controlada pelo agricultor. O Reino não é obra nossa. É obra de Deus, com sua lógica, sua dinâmica, sua atuação.

Uma terceira afirmação é esta: o Reino será uma realidade surpreendente. Se plantarmos, colheremos. A semente dará fruto, dela se colherão as espigas, cuja farinha nos fornecerá um delicioso pão. O grão de mostarda será uma linda hortaliça e abrigará os pássaros do céu. O agricultor vai se surpreender com a obra de Deus em seu favor.

O Evangelho é a revelação desse evento maravilhoso: o Reino está ao nosso alcance, está batendo à nossa porta, está próximo de nós, está entre nós.

Guardando a mensagem

Mesmo com tanta crise, com tanta coisa ruim acontecendo, com tanto desmantelo no mundo, experimentamos cada dia que o Reino de Deus está entre nós, está acontecendo, está em gestação. Ele é obra de Deus, com nossa pequena colaboração. Por meio do seu filho Jesus, Deus está semeando um mundo novo de comunhão, de paz, de reconciliação. Jesus está conosco até a consumação dos séculos, como prometeu. Não nos abandona. O seu Santo Espírito atualiza a sua presença e a sua ação redentora. O Reino já está entre nós. Enfim, na colheita do que plantarmos, o Reino aparecerá pleno, surpreendente. 

O Reino de Deus é como quando alguém espalha a semente na terra (Mc 4, 26)

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
Tu estás entre nós, estás conosco na assembleia que se reúne, na Palavra que é proclamada, no Pão eucarístico que nos alimenta. É isso que experimentamos cada dia e que celebramos na Missa: a tua presença redentora entre nós, nos instruindo, nos abençoando, nos conduzindo. O Reino, de que tanto falaste, é a tua presença salvando esse mundo, reconduzindo o pecador à comunhão com Deus, nos guiando no caminho da justiça e da paz. Tu és o Emanuel, Deus conosco. E como estamos na preparação do Dia de São João Bosco, amigo e educador dos adolescentes, te pedimos que o seu exemplo e o seu carisma continuem fazendo o bem em tua Igreja. Dele queremos aprender o seu grande amor à Eucaristia, a sua confiança ilimitada na proteção da Virgem Maria e a sua fidelidade aos pastores da Igreja. Seja o teu santo nome bendito, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a palavra

No seu caderno espiritual, escreva uma oração começando com o que rezamos no Pai Nosso: “Venha a nós o vosso Reino”. 

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

17 comentários:

  1. O Reino de Deus acontece na paciência do tempo, acontece na serenidade do tempo. Ele não acontece com a impaciência do tempo. O Reino de Deus não acontece com a pressão que, muitas vezes, o tempo e o mundo exercem sobre nós.

    ResponderExcluir
  2. Boa noite padre João Carlos! Sua bênção o tempo o Reino de Deus é obra do nosso criador e é no tempo dele sobre a vontade dele que tudo acontece.

    ResponderExcluir
  3. O Reino se constrói com pequenos sinais. São sementes que plantamos,grãos lançados na terra.

    ResponderExcluir
  4. Bom dia padre João carlos sua benção meu nome é ornilda gostaria de oração pra mim e minha família amém

    ResponderExcluir
  5. José Lúcio29/1/21 05:27

    Permita-me, Padre João Carlos, destacar essa parte do seu comentário, que no meu entendimento pode parecer simples, mas é (também) o caminho para o Reino de Deus:
    "Ao realizarmos pequenas ações e nos movermos com pequenos passos, estando na direção certa, estamos semeando o reino. É um conselho que damos, é uma desculpa que aceitamos, é uma pequena decisão que tomamos na direção justa. O Reino se constrói com pequenos sinais".

    ResponderExcluir
  6. Amém padre João Carlos bom dia obrigada pelas suas palavras tão lindas. o Reino de Deus é como uma semente de mostarda.

    ResponderExcluir
  7. Abençoado dia padre João Carlos, as bênçãos do SENHOR JESUS estejam sempre com o sr. e com todos o seus familiares, obrigada por nos fortalecer na FÉ nos enviando todos os dias a palavra de DEUS. muito obrigada.

    ResponderExcluir
  8. Bom dia Padre João Carlos. Que Deus se faça presente em cada coração.
    Que Jesus nos dê sabedoria, paz e discernimento para que possamos participar da construção do Reino de Deus. O Reino está próximo de nós. Deus está entre nós, nos abençoando, nos
    Instruindo, nos conduzindo no caminho da justiça e da Paz. "Venha a nós o vosso Reino".
    À padre João Carlos e todos da AMA paz e bênçãos e vitórias em suas vidas. Bom dia.
    ESTER- Campinas São Paulo.

    ResponderExcluir
  9. Boa Sexta-feira Padre João Carlos e obrigado Sempre. Estaremos em Oração para o Amor na Fé e na Palavra e que o Amor de Jesus e o seu Reino seja reflexo para todas as coisas que façamos com Amor. Salve Maria 🙏

    ResponderExcluir
  10. O reino é preparando com muito carinho e cuidado! Está precupado com a mãe Terra também é uma forma de cuidado do Reino Encantado,que Jesus apresentou como modelo a ser atualizado,com tendencia pedágogica Cristã,ele necessita de muito empenho saida da zona de conforto há busca de Deus.

    ResponderExcluir
  11. Senhor grata sou por Bruna. Amém p

    ResponderExcluir
  12. Boa tarde padre João Carlos que o senhor tenha uma sexta feira abençoada e iluminada que papai do céu te proteja sempre e nossa senhora auxiliadora envolve o senhor no seu caminho 🙌😇🌟🌟🌹
    Senhor,o vosso reino, trata de seu retorno,tu presença,sua vinda gloriosa.
    O próprio Cristo é o reino de Deus.
    Pedimos que o reino de Deus se torne presente a nós, prometido
    por Deus e adquirido pelo sangue e paixão de Cristo.
    Pedimos a Deus reino celeste,mas há um reino terreste,, quem já renunciou ao
    mundo,e se afastou de todo tipo de injustiça,e vive um vida reta com Deus e seus irmãos.
    Que se faça em nós a obra
    da vondade de Deus.🙌👏🌹💕






    ResponderExcluir
  13. Boa noite padre João Carlos obrigada pelas palavras

    ResponderExcluir
  14. Bendito seja o seu nome agora e para sempre AMÉM JESUS

    ResponderExcluir
  15. Ó Pai, eu LHE agradeço por ser cristão. Todavia, me ensine sofrer com paciência e alegria. Me ensine ser solidário com os oprimidos. Me ensine fazer a VOSSA vontade. Me ensine ser justo e fiel. Me ensine ser um homem de fé. Me ensine colaborar com a construção do Reino de Deus. Me ensine ser VOSSO discípulo missionário. Isso eu LHE peço pela intercessão de Jesus Cristo, VOSSO querido filho e meu amado SALVADOR. Amém.

    ResponderExcluir
  16. Boa noite padre João Carlos peço desculpa porque ontem estive sem internet deu um probleminha voltou tarde eu sou Nilza Maria de jardim paulista cidade do paulista peço uma oraçao p o padre da paróquia santa clara ele está internado na restoracao ele pascou mau o reino de Deus está próximo de nós Deus abençoa no caminho da justiça e da paz padre que deus abençoe muito o senhor é um anjo de Deus agradeço por todas suas palavras maravilhosas e suas músicas paz e bem eu pedir os ceder pag no banco e não chegou

    ResponderExcluir
  17. Peçamos ai senhor jesus em poder está no seu reino, pois e vós que nos dá a graça de ser feliz em ama hecer e anoitecer na paz de seu reino. Mas em breve voltaremos para vós ao teu chamado para está com a tua presença.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Você também é discípulo(a) dele?

   29 de março de 2024    Sexta-feira da Paixão do Senhor.      Evangelho.   Jo 18,1–19,42 (Confira o texto no final da Meditação)   Medita...

POSTAGENS MAIS VISTAS