PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: OS PARENTES DE JESUS

OS PARENTES DE JESUS


23 de janeiro de 2021

EVANGELHO


Mc 3,20-2

Naquele tempo, 20Jesus voltou para casa com os discípulos. E de novo se reuniu tanta gente que eles nem sequer podiam comer. 21Quando souberam disso, os parentes de Jesus saíram para agarrá-lo, porque diziam que estava fora de si.

MEDITAÇÃO


Os parentes de Jesus saíram para agarrá-lo, porque diziam que estava fora de si (Mc 3, 21).

Texto curto, o de hoje. Mas, uma dúvida: os parentes de Jesus conseguiram se integrar ao Movimento dele? O texto conta que ele voltou para casa, com os discípulos. Entende-se: depois de andanças por vários povoados da Galileia, retorna a Cafarnaum, onde tinha passado a residir, desde a prisão de João Batista. E ainda está em nossa memória aquele sábado em Cafarnaum, em que libertou um homem na sinagoga, levantou a sogra de Pedro e curou muita gente que se juntou à porta da casa. Assim, logo que se soube que ele tinha chegado, não parou de chegar gente. Por isso, relata o evangelista, eles nem sequer podiam comer. Realmente, uma coisa extraordinária. Extraordinária, mas preocupante.

Os parentes de Jesus moravam em Nazaré, a menos de 50 km de Cafarnaum. Nazaré era uma vila mais pacata, menorzinha. Cafarnaum já era mais movimentada, à beira do mar da Galileia, às margens de uma grande estrada. Claro, 50 km a pé ou puxando um jumento bem que é longe. Mas, as notícias corriam rápido. E logo em Nazaré, chegou a notícia do que estava acontecendo com Jesus: multidões acorrendo para ouvi-lo ou para serem curadas de suas doenças. E eles sem tempo nem mais para comer.

Podemos imaginar facilmente. As famílias eram numerosas e os filhos casados moravam junto dos pais. Assim, em Nazaré, onde Maria residia, moravam também os tios de Jesus e seus primos, a turma da idade dele com quem ele tinha se criado, àquela altura com certeza, todos já casados. Claro, você lembra, a palavra primo não existia naquelas bandas, primos eram chamados de irmãos. As notícias que corriam chegaram aos ouvidos dos seus parentes. Eles ficaram preocupados. Jesus era um carpinteiro, uma pessoa com uma profissão, conhecido na comunidade. Tinha se lançado mundo afora, andara participando dos encontros de João Batista e, agora, estava pregando nas Sinagogas... até aí, mesmo com dificuldade, dava pra entender. Mas, andar assim assediado por tanta gente, curando os doentes, enfrentando demônios... sem tempo nem para comer; e metido com pescadores e outras pessoas pouco recomendáveis... Os parentes tiraram uma conclusão: ‘Ele está fora de si, endoidou. Temos que protegê-lo, vamos busca-lo, nem que seja à força’.

Guardando a mensagem

A primeira oposição a Jesus foi a dos seus próprios parentes. Eles tiveram dificuldade para compreender o comportamento de Jesus e para se integrar na grande comunidade de seguidores que estava se formando ao seu redor. A partir de sua experiência com sua família, Jesus nos deixou preciosos ensinamentos. Um deles é este: Só quem faz a vontade de Deus é seu verdadeiro parente. Outro ensinamento foi este: É preciso amar mais a ele do que à própria família (pai, mãe, mulher, marido, filhos). É esse amor pelo Mestre que explica a nossa escolha por ele, mesmo se a família não apoiar ou não estiver de acordo. Sua família pode ser uma força no seu caminho de fé. Se for assim, dê graças a Deus! Mas, pode ser também que sua família chegue a fazer oposição, seja um elemento dificultador para sua opção de fé. Nesse caso, sem faltar com o amor à sua família, ame mais a Jesus e escolha, antes de tudo, o seu evangelho. E trabalhe para levar sua família a Jesus.

Os parentes de Jesus saíram para agarrá-lo, porque diziam que estava fora de si (Mc 3, 21).

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
Quando ensinaste os teus discípulos a rezar, nos entregaste a bela oração do Pai Nosso. Assim, aprendemos contigo a desejar de todo coração fazer a vontade do Pai e a nos empenhar com todas as forças para que sua vontade se realize entre nós. Rezamos contigo: “Seja feita a vossa vontade, assim na terra como no céu”. Temos parentesco contigo e com tua mãe, na medida em que nos tornamos fieis cumpridores da santa vontade do nosso Deus. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a palavra

Escolha uma boa hora para rezar, hoje, com calma, o PAI NOSSO... ofereça-o por sua família.

Amanhã, terceiro domingo do tempo comum, é o Domingo da Palavra de Deus. Desejando participar de nossa Missa, celebramos às cinco da tarde deste domingo. Para nos acompanhar, é só baixar o aplicativo Rádio Tempo de Paz no seu celular. 

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

12 comentários:

  1. Bom dia padre sua bença, que em nossas angústias, alegrias,dores, dores, e amores coloquemos sempre Deus antes em nossa frente obg senhor por tudo em minha casa obg pela minha familia,pelo trabalho,obg por tudo 🙌🙏

    ResponderExcluir
  2. Salve Maria Bom Dia Á sua Bênção Padre João Carlos...Que á Paz do Senhor esteja em Nossos Corações...Senhor Jesus tenha Misericórdia da Nossa Nação....Padre obrigada por tuas Palavras que nos trás Paz🙏🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
  3. Bom dia padre João Carlos pelas as belas palavras .

    ResponderExcluir
  4. Comprender as atitudes de jesus Cristo têm que está inserido na pedágogia Cristã,expiração Divina revelação de Deus.

    ResponderExcluir
  5. Bom Sábado Padre João Carlos e obrigado Pelas Palavras explicadas e cantadas. Estaremos em Oração para o Amor e que possamos transmitir em todas as coisas que façamos com Amor. Salve Maria, Mãe de Jesus e Nossa Mãe, 🙏

    ResponderExcluir
  6. 🙏🙏🙏que as famílias encontrem Jesus

    ResponderExcluir
  7. Bom dia Padre João Carlos. Tenha um novo dia repleto de paz e que Deus esteja sempre à frente de tudo em sua vida. Estejamos sempre sedentos da palavra de Jesus. Senhor, Rezemos contigo: "Seja feita a sua vontade, assim na terra como no céu". Senhor Jesus, te peço: tenha misericórdia da nossa nação...derrama tuas bênçãos em abundância sobre o mundo inteiro e abençoa a humanidade com muita saúde e muita paz ...
    À padre João Carlos e todos da AMA, desejo um sábado abençoado por DEUS com muita saúde e muita paz... Fiquem com Deus.
    Ester de Campinas São Paulo.

    ResponderExcluir
  8. Boa tarde padre João Carlos a sua benção que Jesus nos fortaleça na caminhada de cristã

    ResponderExcluir
  9. Meu Pai, eu LHE agradeço pelo santo sacrifício do calvário. Todavia, me ajude seguir o caminho da santificação e das virtudes. Me ajude alcançar a redenção eterna. Me ajude purificar a minha consciência, a minha alma e a minha vida. Me ajude servi-Lo da melhor forma possível. Me ajude ser VOSSO discípulo missionário. Me ajude ser guiado pelo Espírito Santo. Isso eu LHE peço pela intercessão de Jesus Cristo, VOSSO querido filho e meu amado REDENTOR. Amém.

    ResponderExcluir
  10. Boa noite padre João Carlos sua bênção obrigado por esses evangelho muito bom da família de Jesus fazendo a vontade do pai rezamos seja feita a vossa vontade padre J Carlos peço oração pela saúde de Cleide minha comadre que está muito doente não é coronavirus é diabete desejo p o senhor um bom fim de semana abençoado com muita paz e descanso que o enjo da guarda lhe proteja paz e bem

    ResponderExcluir
  11. Jesus Senhor Todo Poderoso ,vós nos conceda sempre maravilhas , e que sejamos fieis as palavras que ele deixou como mestre dos mestres , ele nos mostrou o seu poder e confiança diante da luz da palavra para seus filhos amados.

    ResponderExcluir
  12. Benedito seja seu nome agora e para sempre AMÉM JESUS!

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

O lava-pés: o amor de Jesus por nós.

28 de março de 2024   Quinta-feira da Semana Santa.     Ceia do Senhor.      Evangelho.    Jo 13,1-15 1Era antes da festa da Páscoa. Jesus s...

POSTAGENS MAIS VISTAS