PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: TEMPO DE FAXINA

TEMPO DE FAXINA



06 de dezembro de 2020
Segundo Domingo do Advento

EVANGELHO


Mc 1,1-8


1Início do Evangelho de Jesus Cristo, Filho de Deus. 2Está escrito no livro do profeta Isaías: “Eis que envio meu mensageiro à tua frente, para preparar o teu caminho. 3Esta é a voz daquele que grita no deserto: ‘Preparai o caminho do Senhor, endireitai suas estradas!’”
4Foi assim que João Batista apareceu no deserto, pregando um batismo de conversão para o perdão dos pecados. 5Toda a região da Judeia e todos os moradores de Jerusalém iam ao seu encontro. Confessavam os seus pecados e João os batizava no rio Jordão.
6João se vestia com uma pele de camelo e comia gafanhotos e mel do campo. 7E pregava, dizendo: “Depois de mim virá alguém mais forte do que eu. Eu nem sou digno de me abaixar para desamarrar suas sandálias. 8Eu vos batizei com água, mas ele vos batizará com o Espírito Santo”.

MEDITAÇÃO


Eis que envio o meu mensageiro à tua frente, para preparar o teu caminho (Mc 1, 2).

Como é que vai o seu advento? Advento é esse tempo da Igreja que nós estamos vivendo, esse período de quatro semanas que nos prepara para o Natal. Mas, não só para o Natal. Prepara-nos para o encontro com o Senhor que já veio, que vem todo dia e que virá definitivamente no final da história. 

Então, como é que vai o seu advento? Advento é a preparação para um grande encontro com o Senhor. Todo grande momento na vida tem uma preparação, não é verdade? O que chega sem preparação, já começa atrapalhado. Casamento, tem que ter preparação. Filho, tem que ter preparação. Um bom emprego, tem que ter preparação. O encontro com Deus que nos visita tem que ter preparação.

Advento é esse tempo de preparação para um grande encontro. Você lembra o que a raposa disse ao pequeno príncipe? Eles ficaram amigos. Então, marcavam para se encontrar. Olha o que raposa disse ao principezinho: “Se tu vens, por exemplo, às quatro da tarde, às três horas, eu começarei a ser feliz. Quanto mais a hora passar mais minha felicidade irá aumentar. Quando chegar às quatro, estarei inquieta e agitada e descobrirei o preço da felicidade! Mas se você vier a qualquer momento, eu não saberei a hora de começar a preparar o meu coração...”. Olha, como é importante a preparação de um encontro.

E nós estamos preparando o encontro com Jesus que vem. Imagine que vai chegar uma pessoa querida na sua casa. Claro, você, sabendo disso, vai preparar a casa, arrumar melhor os móveis e fazer uma boa faxina. Aproveite para jogar fora uma porção de tralhas que não têm mais uso ou que nunca serviram pra nada. E, claro, você vai logo às compras, vai preparar uma boa refeição, caprichar na sobremesa... e não pode esquecer da roupa, não vai receber sua visita de qualquer jeito... Advento é isso, é a gente se preparando e preparando a casa para acolher alguém muito importante, Jesus.

A figura inspiradora deste segundo domingo do advento é João Batista. Ele começou a preparar o povo para a chegada do Messias. Já no final do exílio da Babilônia, o profeta Isaías tinha falado da vinda de Deus para libertar o seu povo. Para preparar a sua chegada, era preciso consertar muita coisa: endireitar o que estava torto, abaixar os montes, nivelar os vales. Numa palavra, preparar uma boa estrada para a chegada de Deus. Não se trata, é claro, de fazer o trabalho de uma construtora... é o trabalho da conversão pessoal e da mudança do que está ao nosso redor.

Quando João Batista apareceu, no deserto, pregando que o Messias estava pra chegar, foi logo identificado com a ‘voz que grita no deserto, alertando para que se preparasse o caminho para o Senhor” de que Isaías falava. João Batista pedia ao povo para preparar o caminho para a chegada do Messias: arrepender-se dos seus pecados, confessá-los e batizar-se no Rio Jordão. Banhar-se no Rio Jordão era uma forma de mostrar arrependimento e vontade de viver uma vida nova. Quando a gente toma banho, a gente se sente renovado, aliviado do cansaço, limpo. Com a liderança de João Batista, o povo estava se preparando para o novo tempo que estava chegando, com a vinda do Messias, o enviado de Deus.

Guardando a mensagem

Temos um encontro marcado com o nosso pequeno príncipe. Deus marcou um encontro conosco. O Pai enviou o seu filho amado. Quem o receber, acolhe o próprio Pai. É verdade, ele já veio. Foi o primeiro natal. Então, nos preparemos para fazer do natal que está chegando uma forte memória dessa surpreendente vinda do filho de Deus em nossa condição humana. Claro, ele vem sempre ao nosso encontro, todo dia e de tantas formas! Então, preparemo-nos para reconhecê-lo no meio do seu povo, como no tempo do Batista. Mas, não podemos esquecer, ele virá definitivamente em sua glória, como nos prometeu. A grande preparação para esse encontro com o Senhor é a conversão: limpar a casa, fazer uma grande faxina em nossa vida, tomar banho... É o advento do Senhor. 

O grande convite do primeiro domingo do advento foi a Vigilância, aguardar o Senhor acordados. O grande apelo deste segundo domingo do advento é a Conversão, preparar a vinda do Senhor com uma vida renovada. 

Eis que envio o meu mensageiro à tua frente, para preparar o teu caminho (Mc 1, 2).

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
Como é sábia a santa Igreja, nos instruindo com tua Palavra. Ela hoje está falando de João Batista. Ele preparou o teu povo para te receber. Mandou o povo se converter, voltar-se para Deus, confessar seus pecados e batizar-se no Jordão. Foi assim que ele procurou arrumar a casa, fazer uma faxina geral e preparar o teu povo para te receber. A conversão é a grande palavra de hoje. A conversão é a melhor preparação para o encontro contigo que vieste no primeiro natal, que vens todo dia e que, vitorioso, um dia voltarás. Nós, teus discípulos; nós, tua Igreja, estamos te esperando... Vem, Senhor Jesus!

Vivendo a Palavra

Escreva no seu diário espiritual, o seu caderno de anotações, essa pergunta: O QUE EU PRECISO ARRUMAR MELHOR NA MINHA VIDA PARA ACOLHER BEM O SENHOR QUE ESTÁ CHEGANDO? Se puder, escreva a resposta. Se não, escrevendo a pergunta já é um bom começo.

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

21 comentários:

  1. Para o encontro com o meu Senhor (natal)preciso de conversão escutar mais e ouvir mais.tô longe da santidade🤔🙂🤗
    Obrigada Pe.joão Carlos.

    ResponderExcluir
  2. Abençoado seja este domingo para o sr. padre João Carlos e todos ai, obrigada por nos enviar a palavra de DEUS todos os dias PAZ e BEM.

    ResponderExcluir
  3. Bom dia padre sua bença,preciso muda meu jeito de ser ter mais paciência com o próximo ajuda me senhor a muda e ter a paz em Cristo 🙏🙌

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Devemos nos todos estar prepardos p / receber oq a de vir..

      Excluir
  4. Bom dia padre sou de São Paulo e pesso a Deus a benção

    ResponderExcluir
  5. Amém. Precisamos nos preparar para a Vinda do Senhor. Bom dia e um domingo abençoado.

    ResponderExcluir
  6. Gloria a vós Senhor! Preciso ter sabedoria para controlar a minha língua e paciencia nos meus pensamentos. A sua bênção Padre.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Padre João Carlos sua bênção!o que eu preciso melhorar na minha vida para acolher muito bem o senhor que está chegando? Quero mais sabedoria, muito mais paciência do que já tenho, sei que ando no caminho certo com Jesus, obriga padre João Carlos por nos enviar a palavra de Deus todos os dias, ela para mim é o antídoto para o meu fortalecimento espiritual,apesar de tudo que já passei nessa vida e ainda passo, Deus é o meu refúgio e a minha fortaleza a que e o que temerei.

      Excluir
  7. Amém padre João Carlos bom dia obrigada pelas suas palavras tão lindas. precisamos amar mais uns ãos outros.

    ResponderExcluir
  8. Tempo de esperar é um momento perfeito,pois é a partir das esperas que Jesus nos preparou para tudo,mesmo porque o nascimento de Jesus foi prescrito anteriormente,acontecendo tudo segundo os critérios Espírituais.Hoje nada mudou;tudo que fazemos com planejamento é bem procedido,na casa,no trabalho,no namoro em qualquer situação sem projeto as coisas não andam devidamente.Nesse tempo de adventos em plena há uma pademia mundial,nos faz pensar quais seriam as possíveis esperas?A chegada definitiva da vacina?Fim do insolamento social?Entre outros.Esperamos a vinda do aniversariante.Sim a chegada dele dá um direcionamento bem mas fundamentado, pois temos a certeza da existência do Salvador e sua vinda está garantida,sendo assim estamos cientes que ele não vai passar em branco sem deixar sua mensagem,seja ela em qualquer ambiente.O aniversário acontece!Beleza.Nos falamos sobre planejamento,isso é Divino, porque é sensível ao projeto vivico pedágogico de Jesus na pessoa de Deus.

    ResponderExcluir
  9. Bom dia Padre João Carlos. Paz e amor na sua vida hoje e sempre.
    Preparemos o nosso coração para acolher Jesus.
    Eis que envio o meu mensageiro à tua frente, para preparar o teu caminho (Mc 1,2) Senhor, dai-me a graça da conversão sincera para que eu possa te receber no meu coração. Estamos te esperando... VEM SENHOR JESUS !!!.
    Um domingo muito abençoado e iluminado com a luz do Espirito santo para padre João Carlos e todos da AMA...
    Ester de Campinas São Paulo.

    ResponderExcluir

  10. Bom Domingo Padre João Carlos e obrigado pelas palavras explicadas e cantadas. Estaremos em Oração para a Renovação no Amor sem fim do Senhor em todas as coisas que façamos com Amor. Que os momentos felizes em nossas pequenas ações diárias se tornem em Felicidade para recebermos Jesus. Salve Maria, Mãe do Amor e Nossa Mãe.🙏

    ResponderExcluir
  11. Bom dia padre João Carlos que o senhor tenha um domingo maravilhoso abençoado e iluminado que papai do céu te proteja sempre e nossa senhora auxiliadora envolve o senhor no seu caminho 🙌😇🌟🌟🌹
    Senhor Jesus, que o teu amor seja aperfeiçoado e mim.
    Abre o meu coração para tua morada, que eu esteja preparada para tua chegada.
    Na minha dedicação em colocar o
    meu salvador como meu melhor amigo, que tua presença esteja sempre presente em tudo que eu fizer, no meu pensamentos,sentimentos e no meu agir.
    Acolhe me o teu nome tem poder senhor Jesus Cristo 👏🙌🐑🌹💕

    ResponderExcluir
  12. Para receber o Senhor temos que saber perdoar, esta. com alma lavada para saber receber o Messias, pois é ele que nos acolhe e nos fortalece , e possamos reconhecer os seus ensinamentos.

    ResponderExcluir
  13. Boa tarde PADRE JOÃO CARLOS a sua benção.

    ResponderExcluir
  14. Ó Deus, fonte de toda misericórdia e de toda bondade, eu LHE agradeço pela vida de São João Batista. Todavia, me conceda a graça da consolação e da libertação. Me conceda a graça da expiação dos meus pecados. Me conceda a graça de preparar o caminho do SENHOR. Me conceda a graça de glorificá-Lo com alegria. Me conceda a graça de viver e ensinar a boa nova. Me conceda a graça de ter uma vida santa, piedosa e paciente. Me conceda a graça da minha conversão. Me conceda a graça da justiça, da humildade e da esperança. Me conceda a graça de viver uma vida pura, em paz e sem mancha. Me conceda a graça de viver os sacramentos. Isso eu LHE peço pela intercessão de Jesus Cristo, VOSSO querido filho e meu amado SALVADOR. Amém.

    ResponderExcluir
  15. Boa tarde padre João Carlos a sua benção obrigada pela palavra

    ResponderExcluir
  16. O que eu preciso arrumar em minha vida, para para acolher bem o Senhor Jesus que está chegando. Bendito seja seu nome agora e para sempre AMÉM!!!

    ResponderExcluir
  17. Boa noite padre João Carlos sua bênção estimo se preparando para a chegada do senhor e o encontro que emociona muito eu fui criada com a madrinha ela faria um presépio de 2metros muito lindo e todos iam a missa na igreja de São Bento em Olinda era um encontro muito feliz mais pelas cosseguenca da pedemia não posso sair também por causa da idade uma boa semana que nossa senhora lhe ilumine sempre amém 🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
  18. Bom dia Padre, Deus te abençoe e obrigado pelas meditações. O que precisa é te mais paciência, ouvir mais, fechar os olhos para o que não posso mudar, rezar mais e esperar Jesus chegar trazendo o que for o melhor, só Jesus para me dar sabedoria, então vou esperar rezando. Sua benção.🙌

    ResponderExcluir
  19. Boa noite padre joão carlos"Amém".

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Arregace as mangas.

25 de abril de 2024   Dia do Evangelista São Marcos.     Evangelho    Mc 16,15-20 Naquele tempo, Jesus se manifestou aos onze discípulos, 15...

POSTAGENS MAIS VISTAS