PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: A GRAÇA DO PERDÃO

A GRAÇA DO PERDÃO


07 de de dezembro de 2020
Dia de Santo Ambrósio, bispo e doutor da Igreja

EVANGELHO


Lc 5,17-26

17Um dia Jesus estava ensinando. À sua volta estavam sentados fariseus e doutores da Lei, vindos de todas as aldeias da Galileia, da Judeia e de Jerusalém. E a virtude do Senhor o levava a curar.
18Uns homens traziam um paralítico num leito e procuravam fazê-lo entrar para apresentá-lo. 19Mas, não achando por onde introduzi-lo, devido à multidão, subiram ao telhado e por entre as telhas o desceram com o leito no meio da assembleia diante de Jesus. 20Vendo-lhes a fé, ele disse: “Homem, teus pecados estão perdoados”.
21Os escribas e fariseus começaram a murmurar, dizendo: “Quem é este que assim blasfema? Quem pode perdoar os pecados senão Deus?” 22Conhecendo-lhes os pensamentos, Jesus respondeu, dizendo: “Por que murmurais em vossos corações? 23O que é mais fácil dizer: ‘teus pecados estão perdoados’, ou dizer: ‘levanta-te e anda?’ 24Pois, para que saibais que o Filho do homem tem na terra poder de perdoar os pecados — disse ao paralítico — eu te digo: levanta-te, pega o leito e vai para casa”. 25Imediatamente, diante deles, ele se levantou, tomou o leito e foi para casa, louvando a Deus. 26Todos ficaram fora de si, glorificavam a Deus e cheios de temor diziam: “Hoje vimos coisas maravilhosas!”

MEDITAÇÃO


Quem pode perdoar os pecados, senão Deus? (Lc 5, 21)

Nós começamos essa segunda semana do advento com o apelo da conversão. João Batista preparou o povo para receber Jesus, convidando-o a consertar seus caminhos errados, confessar os seus pecados e batizar-se no rio Jordão. É o advento: preparar o encontro com Jesus, consertando a estrada esburacada e cheia de curvas de nossa vida, pela conversão dos nossos pecados.

E quem pode perdoar os nossos pecados? O evangelho de hoje tem a resposta. Os fariseus acharam que Jesus estava blasfemando. Ele perdoou os pecados do paralítico. Havia muita gente ouvindo Jesus, o local estava lotado. Um grupo trouxe um paralítico e arrumou um jeito de apresentá-lo ao Mestre. Desceram o doente pelo telhado. Jesus viu a fé deles e disse: “Homem, teus pecados estão perdoados”. Foi o bastante para uma onda de críticas. “Só Deus pode perdoar os pecados!”, murmuraram os fariseus.

O perdão dos pecados é a obra de Jesus no sacrifício da cruz. Por sua morte e ressurreição, ele nos reconciliou com Deus. Senhor fariseu, é verdade, é Deus quem perdoa! É Deus quem foi ofendido. E Deus nos perdoa, pelos méritos da paixão, morte e ressurreição de Jesus. Quem perdoou o paralítico foi o próprio autor da salvação. E até o curou de sua doença. Mas, fez ver que isso não era mais importante do que o perdão dos pecados. E até mesmo o curou para mostrar, como ele disse, que “o filho do homem tem na terra poder de perdoar os pecados”.

Nós recebemos o perdão dos nossos pecados, em primeiro lugar, no batismo. É a nossa primeira conversão. O batismo é o banho purificador pelo qual o Espírito Santo nos lava do pecado. E como continuamos a pecar depois do batismo, precisamos de uma segunda conversão, que precisa ser contínua em nossa vida. Para voltar à comunhão com Deus, Jesus deixou o sacramento da confissão, chamado também de sacramento da penitência. Aqui, entra o neofariseu de hoje com a mesma crítica: ‘Só Deus pode perdoar os pecados!’, tentando desqualificar esse serviço exercido pelos ministros da Igreja.

Jesus, o filho de Deus, nos reconcilia com o Pai, por meio do seu sacrifício redentor. E ele encarregou os seus apóstolos para darem continuidade na história a esse ministério de reconciliação. Depois de ressuscitado, tendo soprado sobre eles comunicando-lhes o santo Espírito, ele disse: “A quem vocês perdoarem os pecados, eles serão perdoados”. Os ministros da absolvição (os bispos e os padres) realizam esse ministério em nome de Cristo. Eles participam do seu sacerdócio. Em seu nome, escutam a confissão dos pecados dos seus irmãos, em seu nome os aconselham, em seu nome conferem a absolvição dos seus pecados. É claro, só Deus pode perdoar os pecados, senhor neofariseu! E ele o faz por meio dos seus ministros. Foi assim que Jesus deixou. 

Guardando a mensagem

Este tempo do advento nos avisa que precisamos preparar a nossa vida para o encontro com Cristo, como quem conserta uma estrada com muitas curvas e buracos. É o grande apelo de conversão dos nossos pecados. E como nos livramos dessas estradas tortas do pecado, sobretudo do pecado mortal que nos afasta da comunhão com Deus? Resposta: pelo arrependimento e pela confissão dos nossos pecados. A nossa primeira conversão é celebrada no batismo. Nele, somos lavados do pecado, pelos méritos da paixão do Redentor. Para nos ajudar a reencontrar a graça de Deus, Jesus deixou o sacramento da confissão ou penitência. Nele, celebramos a nossa segunda e permanente conversão. Arrependidos, confessamos/dizemos os nossos pecados e recebemos a absolvição dos ministros da Igreja que fazem isso em nome de Cristo. Assim, somos reconciliados com Deus e com a comunidade eclesial, a quem também ofendemos com nossos pecados.

Quem pode perdoar os pecados, senão Deus? (Lc 5, 21)

Rezando a palavra

Rezemos com as palavras com que pedimos perdão dos nossos pecados, no início da Santa Missa.

Confesso a Deus Todo-Poderoso e a vós, irmãos e irmãs, que pequei muitas vezes por pensamentos, palavras, atos e omissões, por minha culpa, minha tão grande culpa. E peço à Virgem Maria, aos anjos e santos e a vós, irmãos e irmãs, que rogueis por mim a Deus, nosso Senhor. Amém.

Vivendo a palavra

Se a gente parar pra pensar um pouco e abrir espaço para a ação do Espírito Santo em nós, logo compreendemos nossas falhas e nossos pecados. É o que a gente faz no Exame de Consciência. Dê uma paradinha em algum momento no dia de hoje e faça seu Exame de Consciência. Pergunte-se: Em que eu estou falhando com o meu Deus?

Você vai escutar um trechinho da música JÁ NÃO SOU EU, de minha autoria. Ela tem a ver com a Meditação de hoje. No link que leva ao Evangelho e ao texto da Meditação, está também a letra dessa música e o áudio dela completo. 

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb 


 

  JÁ NÃO SOU EU 

(Pe. João Carlos)


Não consigo entender
Não consigo fazer 
O bem que eu quero
Não consigo entender
Só consigo fazer
O mal que não quero

Quem me livrará 
Deste peso de morte em mim
Quem me libertará
Do pedado que mora em mim

Foi por isso que o Pai enviou
Veio a nós Jesus Salvador
Que nos deu vida nova no seu Espírito

Minha vida agora
Eu a vivo na fé
Fé naquele que me amou
E por mim se entregou

Fui crucificado com Ele
Ressuscitado com Ele
Fui perdoado por Ele
Minha vida recomeçou

Já não sou eu
Já não sou eu
Já não sou eu que vivo
É Cristo que vive em mim. 




23 comentários:

  1. E necessário a nossa reconciliação com Deus para vivermos na sua graça.Hoje farei meu exame de consciência Obg.pe.João Carlos

    ResponderExcluir
  2. Obrigada por estas lindas palavras . Hoje farei uma parada durante o dia para fazet meu exame de consciencia . Bom dia .

    ResponderExcluir
  3. Louvado seja o nosso Senhor Jesus Cristo!

    ResponderExcluir
  4. Salve Maria Bom Dia Padre João Carlos.. Á sua Bênção,Senhor Jesus Perdoa os meus Pecados, e me Conduz a vida Eterna Amém...obg.meu Jesus por tudo que Tenho, pois se tenho foi o Senhor que me deu.. Amém 🙏

    ResponderExcluir
  5. Bom dia Padre João Carlos, que BELAS palavras, irei parar e fazer meu exame de consciência, preciso de paciência, viver no mundo onde temos que ouvir o que não agradar a Deus, preciso fazer a minha parte e ajudar meus irmãos a conhecerem a verdadeira felicidades que é JESUS CRISTO. Sua benção e obrigado pelas orações e meditações.🙌🙌🙇

    ResponderExcluir
  6. BOM DIA!!! padre João Carlos, DEUS abençoe e proteja o sr. Quantas vezes fiz um exame de consciência, me arrependendo dos meus pecados, e por mais que me esforce, sei que sempre vou precisar da misericórdia de DEUS, pois sempre falho no meu propósito. GRATIDÃO ao sr. por ser este PAI ESPIRITUAL, e esta LUZ de DEUS nos ajudando com estas meditações diárias. PAZ e BEM.

    ResponderExcluir
  7. Bom dia padre sua bença,meu senhor estou sempre falhando com o senhor quando te prometo e não cumpro perdão senhor por falha tanto contigo meu pai e o senhor ser tão bom comigo obg meu Deus pode tudo que tens feito por mim 🙏🙌

    ResponderExcluir
  8. Bom dia Padre João Carlos. Obrigada pelas santas e sabias palavras. Reze por mim, minha família e pelo mundo inteiro.Vou fazer meu exame de consciência. Obrigada por por sua músicas que nós fortalece na fé e nos evangeliza. Gratidão

    ResponderExcluir
  9. Obrigado por me lembrar que eu dependo do amor de Jesus cada dia mais..e que sem ELE Jesus ñ sou nada ñ sou merecedora de tanto e tudo q nos faz.sou pobre miserável e pecadora..perdão Sr..por tudo que fiz e te entristece seu coração.

    ResponderExcluir
  10. Música perfeita para uma meditação profunda, sou pecadora, piedade Senhor! Cura-me, liberta-me para só fazer o bem.Fica comigo Senhor! Amém!
    Obrigada Padre, por nos trazer o Evangelho todos os dias, e meditados...

    ResponderExcluir
  11. É Jesus Cristo de Nazaré, que vive em mim, com sua Glória e poder. Louvado seja o senhor agora e para sempre AMÉM!!!)

    ResponderExcluir
  12. Bom dia padre João Carlos que o senhor tenha um ótimo começo de semana abençoado e iluminado que papai do céu te proteja sempre e nossa senhora auxiliadora envolve o senhor no seu caminho meu bom pastor 🙌😇🌟🌟🌹
    Senhor Jesus,faz transformações em nós, transformados com glória cada vez maior,a qual vem do senhor, que é o Espírito Santo.
    Senhor Jesus, acolhe me tira de mim tudo de ruins, meu Redentor, não posso fazer nada sem tua ajuda, com o teu Espírito Santo.🙌😍🐑🌹💕

    ResponderExcluir
  13. Bom dia Padre João Carlos e obrigado pelas palavras explicadas e cantadas nesta canção maravilhosa “Já não sou eu “. Estaremos em Oração para a Penitência e Perdão. Salve Maria, Mãe do Salvador.🙏

    ResponderExcluir
  14. Bom dia PADRE JOÃO CARLOS a sua benção.

    ResponderExcluir
  15. Eu já pensei assim: só Deus pode perdoar. Graças a Deus não penso mais assim. Acredito na absolvição dos dos pecados por Deus através dos ministros da igreja.

    ResponderExcluir
  16. Boa tarde Padre João Carlos. Tenha uma linda e abençoada tarde debaixo da proteção divina.
    Faço meu exame de consciência. Senhor, dai-me a graça da conversão. Somente tu, Senhor, tem o poder de perdoar. Portanto, Senhor, dai-me a graça do perdão . E que, com a tua graça, Senhor , eu possa levar as pessoas ao encontro de Jesus.
    Senhor, eu confio em vós.
    Ester de Campinas São Paulo.

    ResponderExcluir
  17. Senhor nosso Deus, eu LHE agradeço por tanto amor e carinho. Entretanto, me ensine louvá-Lo e glorificá-Lo com alegria. Me ensine seguir o caminho da libertação, da pureza e da salvação. Me ensine seguir a estrada santa. Me ensine evangelizar com sabedoria e humildade. Me ensine ser virtuoso. Me ensine ter fé e confiança no meu SALVADOR. Me ensine fazer boas confissões. Me ensine ter bons e santos pensamentos. Me ensine ter o santo temor. Isso eu LHE peço pela intercessão de Jesus Cristo, VOSSO querido filho e meu amado REDENTOR. Amém.

    ResponderExcluir
  18. Que o Divino Espírito Santo, me abençoe, me guarde e me proteja. Força e Fé para superar os momentos dificeis que estamos vivendo.

    ResponderExcluir
  19. Boa noite padre Joao Carlos, que Jesus e Maria Santisma esteja sempre presente em sua vida, ouvi o áudio e também refleti o Santo evangelho, preciso muito de conversão e hoje vou fazer meu examé de consciência sincero pedindo a Jesus que perdoi todos meus pecados, já que neste momento não é possível faser à minha confissão individual com um sacerdote mais Jesus sonda nossos corações e nos conhece o nosso íntimo, nos arrependendo de nossos pecados ele é nosso pai e deseja à nossa salvação mais do que nós mesmo. Meu senhor Jesus tenha misericórdia de mim. SOCORRO MARTINS

    ResponderExcluir
  20. Que momento perfeito,eu vos perdoou os pecados!Quem é esse?Ele acha que pode muita coisa,inclusive perdoar? Jesus Cristo está passando dos limites mesmo.E foram embora cheios de coisas ruins nos corações, pois não aceitava que na figura de Jesus reflexo de Deus, atualmente não é diferente, todos questões inclusive do perdão é questionada pôr faltar de fé no poder de Deus concebido aos homens expirados pelo Espírito Santo.

    ResponderExcluir
  21. Boa noite padre João Carlos nossa senhora da Conceição Aparecida que nós pediu dos nossos pecados com a fe em Deus gratidão e amor devemos preparar para a chegada de Jesus eu agradeço muito a deus por tudo que ele tem feito por mim e agora agradeço também pelo padre que Deus eviou na nossas vida e um santo de Deus o divino espírito santo lhe abençoar paz e bem

    ResponderExcluir
  22. Boa noite! padre joão carlos."Amém".

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Para mim não pode haver festa maior.

18 de abril de 2024   Quinta-feira da 3ª Semana da Páscoa.      Evangelho    Jo 6,44-51 Naquele tempo, disse Jesus à multidão: 44“Ninguém po...

POSTAGENS MAIS VISTAS