PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: O TESTEMUNHO DE ANA

O TESTEMUNHO DE ANA


30 de dezembro de 2020

EVANGELHO



Lc 2,36-40

Naquele tempo, 36havia também uma profetisa, chamada Ana, filha de Fanuel, da tribo de Aser. Era de idade muito avançada; quando jovem, tinha sido casada e vivera sete anos com o marido.
37Depois ficara viúva, e agora já estava com oitenta e quatro anos. Não saía do Templo, dia e noite servindo a Deus com jejuns e orações. 38Ana chegou nesse momento e pôs-se a louvar a Deus e a falar do menino a todos os que esperavam a libertação de Jerusalém. 39Depois de cumprirem tudo, conforme a Lei do Senhor, voltaram à Galileia, para Nazaré, sua cidade. 40O menino crescia e tornava-se forte, cheio de sabedoria; e a graça de Deus estava com ele.

MEDITAÇÃO


Ana chegou nesse momento e pôs-se a louvar a Deus e a falar do menino a todos os que esperavam a libertação de Jerusalém (Lc 2, 38) 


A passagem do evangelho de São Lucas em que aparecem dois profetas idosos – Simeão e Ana – é uma verdadeira surpresa. Há, no início da história de Jesus, uma valorização clara dos idosos, das gerações mais velhas. A passagem de hoje concentra-se, particularmente, em Ana. 

Primeiro, apresenta essa idosa. E depois, diz o que ela fez de tão especial, no dia em que José e Maria levaram seu bebê para apresentá-lo no Templo. Vamos à apresentação de quem era Ana: “Havia também uma profetisa, chamada Ana, filha de Fanuel, da tribo de Aser. Era de idade muito avançada. Quando jovem, tinha sido casada e vivera sete anos com o marido. Depois, ficara viúva e agora já estava com oitenta e quatro anos. Não saía do Templo, dia e noite servindo a Deus com jejuns e orações”. 

Esta breve biografia de Ana está construída com sete informações. Como numa moldura, estão duas informações sobre seu papel religioso: uma profetisa judia que não saía do Templo, dia e noite servindo a Deus, com jejuns e orações. Coisa rara se encontrar na Bíblia a figura de uma mulher profetisa. Bom, tem muitas outras, tudo bem. Mas, convenhamos, são raras. E essa - maravilhemo-nos - vivia no Templo, servindo a Deus.

Outras duas informações são sobre sua idade: idosa de oitenta e quatro anos. Um número altamente simbólico. Dividindo oitenta e quatro por dois, resulta 42. 40 anos é o tempo da peregrinação no deserto que precedeu a entrada na terra prometida. Ao se referir ao número 40 ou aproximado, todo membro do povo de Deus estremecia numa só sintonia: a caminhada não fora em vão, já se estava avistando a terra da promessa. É como se dissesse: chegamos ao final de nossa viagem tão sofrida; agora, é a hora da posse dos bens que Deus nos prometeu. Ao dizer que ela estava com oitenta e quatro anos, o leitor da Bíblia fica avisado: depois de ter atravessado o deserto de tantas incertezas e sofrimentos, agora ela vai conhecer a realização das promessas de Deus. 

Duas outras informações são sobre seu estado de vida: quando jovem tinha sido casada e depois ficara viúva. Casamento é um tema frequente também no Novo Testamento. O evangelho de São João começa com o casamento de Caná. A imagem do casamento remete ao tema da Aliança. Deus fez uma aliança com Israel, do jeito de um casamento. A informação foi que quando jovem, tinha sido casada – claro, Israel celebrou seu casamento com Deus, bem nos inícios. Mas, depois ficara viúva. Verdade, a aliança foi enfraquecida e esquecida pela infidelidade de Israel. É bom lembrar que a missão de Jesus seria restaurar esses laços, reconstruir o casamento, celebrar uma nova e eterna aliança de Deus com o seu povo. 

A sétima informação é como a cereja no bolo: ela vivera sete anos com o marido. O que é que o leitor da Bíblia entende com essa informação? Vamos testar: que viveu bem ou viveu mal?... Claro, viveu bem. Sete é número perfeito. Ela foi muito feliz com seu esposo, viveu intensamente feliz aquele tempo. E o que houve? Ficou viúva, ficou sem marido. A infidelidade à aliança afastou Israel do seu Deus, do seu marido. Foi assim que Jesus encontrou o seu povo: ovelhas sem pastor, bodas sem vinho, convidados ausentes da festa do casamento. 

Guardando a mensagem

Ana, a idosa profetisa viúva pode estar representando o próprio povo de Deus. A aliança com Deus, o seu casamento feliz, se perdeu por causa de sua infidelidade. Mas, a idade de Ana, 84 anos, sugere que depois de uma longa peregrinação no deserto, chegara a hora de ingressar na terra prometida; chegara a hora da realização das promessas de Deus. E Deus tinha prometido um Salvador, alguém que restauraria definitivamente a aliança. O próprio texto nos ajuda a entender essa novidade: “Ana chegou nesse momento e põe-se a louvar a Deus e a falar do menino a todos os que esperavam a libertação de Jerusalém”. Como Simeão, ela também reconheceu, naquela criança, a realização das promessas de Deus, a chegada do prometido. E assim, louvou muito a Deus e saiu evangelizando seu povo, comunicando-lhe essa boa notícia.

Ana chegou nesse momento e pôs-se a louvar a Deus e a falar do menino a todos os que esperavam a libertação de Jerusalém (Lc 2, 38) 


Vivendo a palavra

Senhor Jesus, 
Ficamos felizes de compreender, em tua palavra de hoje, o sentido de tua vinda ao mundo. Em Simeão e Ana, vemos o teu povo abrindo os braços para te acolher. Ele, reconhecendo que Deus tinha te enviado como Luz para as Nações. Ela, reconhecendo que Deus te enviou para restaurar a aliança. És o salvador prometido a Israel, teu povo. És o salvador deste mundo que se afastou de Deus e nem mais o conhece e ama. Vieste para nos reconciliar com o nosso Criador e Pai, para nos reintegrar em nosso lugar de filhos amados, exilados daí pelo pecado. Obrigado, Senhor. Que este tempo de natal nos ajude a compreender o sentido de tua vinda. E a te acolher de todo coração. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém. 

Vivendo a palavra

Para você entender melhor a explicação de hoje, peço que você, além de ouvir, l-e-i-a esta Meditação, atentamente. Quando lhe envio a meditação, sempre faço uma pequena apresentação indicando o link para o texto. É só você clicar no link e já estará em meu blog www.padrejoaocarlos.com. É lá que está o texto. Bom proveito. 

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

20 comentários:

  1. Que saibamos reconhecer as "Anãs" que nos revelam a presença e esperança do Senhor no nosso dia a dia.

    ResponderExcluir
  2. José Lúcio30/12/20 05:49

    Que saibamos reconhecer as "Anas" que nos revelam a Presença e Esperança do Senhor no nosso dia a dia.

    ResponderExcluir
  3. Amém Padre João 🌹
    Que a luz do Senhor Jesus Cristo ilumine minha vida, minha família e nos faça viver sua palavra!

    ResponderExcluir
  4. Amém padre João Carlos bom dia obrigada pelas suas palavras tão lindas.

    ResponderExcluir
  5. Amém! Que Luz Luz Divina seja alcançada pela maioria dos povos. Que esse ano difícil de pandemia sirva de reflexão dos homens e sirva para aproximar-los a Jesus. Feliz Ano que se inicia.

    ResponderExcluir
  6. Amém...Que a Paz do Senhor esteja em Nossos Corações..Que a Luz Divina nos ilumine hoje e Sempre 🙏 Orações para minha Irmã Teresinha está com Depressão Forte..obg. Só GRATIDÃO 🙏

    ResponderExcluir
  7. Bom dia padre João Carlos que o senhor tenha um dia abençoado e iluminado que papai do céu te proteja sempre e nossa senhora auxiliadora envolve o senhor no seu caminho meu bom pastor 🙌😇🌟🌟🌹
    Senhor Jesus Cristo,a tua chegada é ainda mais especial, tempo de amor e esperança, para trilhar a missa, que veio ensinar, simplicidade e humildade,nos enriquecer com seus donde sua graças.
    Senhor Jesus, tú nos ensina ao essencial, adotando um estilo de simples de vida,e a descobrir em sua fragilidade,o rosto de Deus.
    Renove sua força e esperança neste ano novo, para todos um ano novo de realizações e de muito amor e paz, é meus votos de coração.🙌👏🐑👍🌹😘💕

    ResponderExcluir
  8. Obs.seus dons e sua graça.
    um estilo simples de vida.

    ResponderExcluir
  9. A PAZ de JESUS sempre acompanhe o sr. Nossa Senhora de Fátima e Santa Filomena o protejam e o guarde juntamente com os seus familiares. muito obrigada por todos os dias nos fortalecer com esta Santa Palavra de DEUS que o sr. nos envia. UM abençoado dia

    ResponderExcluir
  10. Obs missão.
    desculpa a falta de atenção na escrita

    ResponderExcluir
  11. Bom dia padre sua bença, que sejamos imitadores de Ana que ama a Cristo como Ana o amor intensamente obg senhor por tudo em minha vida 🙌🙏

    ResponderExcluir
  12. Bom dia PADRE JOÃO CARLOS que o Deus, todo poderoso, nos ilumine, hoje e sempre amém.

    ResponderExcluir
  13. Bom dia Padre João Carlos. Muita saúde, paz e luz no seu caminho...
    Levemos a vida com os olhos da fé fixos no SENHOR.
    MEDITAÇÃO: Ana chegou nesse momento e pós-se a louvar a Deus e a falar do menino a todos os que esperavam a libertação de Jerusalém (Lc 2,38).
    Obrigado, Senhor. Que este tempo de NATAL nos ajude a compreender o sentido de tua vinda. E a te escolher de todo coração. Daí-nos força e coragem para continuar... Desejo um dia de paz e amor para Padre João Carlos e todos da AMA. Fiquem com Deus.

    ResponderExcluir
  14. Bom dia Padre João Carlos! Gratidão, por nós trazer todos os dias o evangelho e a meditação da palavra! Na meditação aprendemos muito com suas explicações, que Deus o abençoe sempre! Amém

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada padre João Carlos por nós trazer a palavra todos os dias é muito gratificante eu gosto muito

      Excluir
  15. Bom dia Padre João Carlos e tudo de BemBom Sempre. Estaremos em Oração para a Fé no Espírito Santo e que consigamos assim como os Santos Simeão e Ana fazer os caminhos do Senhor em nossas Vidas e nossas Famílias. Salve Maria, cheia de Graça.🙏

    ResponderExcluir
  16. Pai bondoso, eu LHE agradeço pelo 6º dia da Oitava de Natal. Todavia, me ajude perdoando os meus pecados. Me ajude conhecer o meu SALVADOR. Me ajude vencer o maligno. Me ajude guardar no coração a VOSSA palavra. Me ajude fugir das paixões da natureza, da concupiscência dos olhos e da ostentação da riqueza. Me ajude fazer a VOSSA vontade. Me ajude servi-Lo diuturnamente com jejuns e orações. Me ajude louvá-Lo santamente. Me ajude crescer espiritualmente. Me ajude ficar forte, cheio de sabedoria e de graça. Isso eu LHE peço pela intercessão de Jesus Cristo, VOSSO querido filho e meu amado REDENTOR. Amém.

    ResponderExcluir
  17. Boa noite Padre João Carlos, muito obrigado pelas orações e meditações, que tão bem me ajuda a entender melhor a palavra de Jesus Cristo. Que Jesus continue abençoando sua missão Padre, desejo ao Sr e seus familiares um ANO NOVO cheio de muitas bençãos.🙌🙌🙇

    ResponderExcluir
  18. Que possamos reconhecer tudo. aquilo que os profestas Ana e Simeão pregaram o que Deus fez com o seu povo, atraves das seus milagres,e oraçoes para aliança com seu povo.

    ResponderExcluir
  19. Boa noite padre João Carlos agradeço muito por nós enviar essas maravilhosa meditaceo maravilhosa meditações nossa senhora de Fátima lhe abençoe paz e bem

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Como podemos conhecer o caminho?

26 de abril de 2024    Sexta-feira na 4ª Semana da Páscoa       Evangelho.    Jo 14,1-6 Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 1“Não ...

POSTAGENS MAIS VISTAS