PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: FINAL DE ANO, TEMPO DE GRATIDÃO

FINAL DE ANO, TEMPO DE GRATIDÃO


31 de janeiro de 2020

EVANGELHO 


Jo 1,1-18

1No princípio era a Palavra, e a Palavra estava com Deus; e a Palavra era Deus. 2No princípio, estava ela com Deus. 3Tudo foi feito por ela e sem ela nada se fez de tudo que foi feito. 4Nela estava a vida, e a vida era a luz dos homens. 5E a luz brilha nas trevas, e as trevas não conseguiram dominá-la.

6Surgiu um homem enviado por Deus; seu nome era João. 7Ele veio como testemunha, para dar testemunho da luz, para que todos chegassem à fé por meio dele. 8Ele não era a luz, mas veio para dar testemunho da luz: 9daquele que era a luz de verdade, que, vindo ao mundo, ilumina todo ser humano.

10A Palavra estava no mundo – e o mundo foi feito por meio dela – mas o mundo não quis conhecê-la. 11Veio para o que era seu, e os seus não a acolheram. 12Mas, a todos que a receberam, deu-lhes capacidade de se tornar filhos de Deus, isto é, aos que acreditam em seu nome, 13pois estes não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do varão, mas de Deus mesmo.

14E a Palavra se fez carne e habitou entre nós. E nós contemplamos a sua glória, glória que recebe do Pai como Filho unigênito, cheio de graça e de verdade. 15Dele, João dá testemunho, clamando: “Este é aquele de quem eu disse: O que vem depois de mim passou à minha frente, porque ele existia antes de mim”. 16De sua plenitude todos nós recebemos graça por graça. 17Pois por meio de Moisés foi dada a Lei, mas a graça e a verdade nos chegaram através de Jesus Cristo. 18A Deus, ninguém jamais viu. Mas o Unigênito de Deus, que está na intimidade do Pai, ele no-lo deu a conhecer.


MEDITAÇÃO

E nós contemplamos a sua glória, glória que recebe do Pai como filho unigênito, cheio de graça e de verdade (Jo 1, 14)


Véspera de ano novo. Um dia de muitas tarefas e contatos. Uma noite longa, de muitas expectativas, a noite da virada de ano.
E eu vou aproveitar para lhe agradecer a acolhida diária da Meditação da Palavra, pedindo ao Senhor que, no novo ano, você continue a caminhar sob a luz de Cristo e sua Palavra. Quero também louvar a Deus pelo zelo com que você recebe e compartilha com outras pessoas a sua preciosa palavra de Salvação.
Vamos meditar a palavra de hoje na abertura do evangelho de São João. O prólogo, essa abertura solene do seu evangelho, começa com as mesmas palavras do início da Bíblia: “No princípio, era a Palavra”. A Bíblia, no livro do Gênesis, começa assim: “No princípio, Deus criou o céu e a terra”. Ao escrever assim, o evangelista está nos dizendo que, com Jesus, está começando um novo tempo. A criação, obra perfeita de Deus, teve seu ponto alto na criação do homem e da mulher. Mas, veio o pecado que desfigurou essa obra divina. Agora, chegou Jesus para levar à perfeição a obra do Criador. Ele veio nos reconciliar. A obra da redenção será a coroação da obra criadora do Pai.
Então, essa é a boa notícia, por excelência, na história da humanidade. Com Jesus, a história se acerta, é um novo começo. Essa boa notícia, que enche nossa história de esperança, já ressoou no natal. Deus mesmo veio morar com a gente. E em que isso faz a diferença? É que se há um ideal a ser seguido, ele não está mais nas nuvens, no além, nos livros, nas promessas. O ideal de humanidade ética, solidária, espiritualizada não é apenas um projeto. É uma pessoa. Os ideais de bondade, comunhão, fraternidade, justiça, verdade podem ser vistos, tocados na vida e na experiência de uma pessoa humana: Jesus de Nazaré, Deus e Homem a um só tempo. O verbo eterno que estava desde sempre ao lado do Pai entrou na história humana, solidário com todo ser humano, particularmente com o mais sofrido e desprezado.
Foi o que São João escreveu na abertura do seu evangelho: “E a Palavra se fez carne e habitou entre nós. E nós contemplamos a sua glória, glória que recebe do Pai como Filho unigênito, cheio de graça e de verdade”. Jesus é essa verdade maravilhosa de Deus ao nosso alcance, Deus que veio a nós. O inefável que se deixou tocar. Essa é a boa notícia do natal jorrando luz para iluminar essa passagem de ano, o ano novo e toda a nossa história.
Guardando a mensagem
A novidade que revolucionou a história é a presença de Jesus entre nós. Deus se fez humano, entrou em nossa história. Agora, temos um modelo, um guia, um caminho para seguir. A certa altura de sua vida humana, Jesus disse: "Eu sou o caminho, a verdade e a vida". Agora, podemos saber como é que um filho de Deus nessa terra pode manter-se em comunhão com o Pai e com os seus irmãos, ser-lhes fiel, encontrar realização e felicidade em sintonia com a vontade divina. “Vem e segue-me”. É assim que ele continua nos convidando a viver como ele, a tê-lo como regra de vida, a imitá-lo em sua vida humana de filho de Deus. Por sua obra redentora, ele nos reconcilia com Deus  e nos põe em comunhão uns com os outros. Nele, realmente tudo pode ser novo, até esse ano velho.
E nós contemplamos a sua glória, glória que recebe do Pai como filho unigênito, cheio de graça e de verdade (Jo 1, 14)

Rezando a palavra

ORAÇÃO PARA A PASSAGEM DO ANO:

Deus e Senhor nosso, 
Senhor do tempo e da eternidade, a ti, toda honra e toda glória,
Agora e para sempre.

Nós te consagramos, Senhor, todos os dias deste novo ano,
colocando sob tua proteção todos os nossos passos, propósitos, projetos e sonhos. 

Derrama agora, Pai Santo, tuas bênçãos de saúde, paz e sabedoria sobre nós, nossas famílias e todos os que amamos.

Que 2021, com a tua graça, seja de paz, de crescimento na fé e  de prosperidade para todos nós, teus filhos e filhas. 

Que em nossa vida, nos 365 dias deste novo ano,
brilhe a luz do teu filho Jesus, nosso Salvador.

A Virgem Maria, nossa mãe, diga conosco: Amém.

Vivendo a palavra
Durante este último dia do ano, reserve um tempinho para sua oração pessoal. Agradeça por todas as realizações deste ano, reconhecendo a mão de Deus em tudo na sua vida.
Outra sugestão é a oração da passagem de ano, que acabamos de rezar. Eu a estou enviando, junto com a Meditação, para você voltar a rezá-la depois da meia noite ou no dia de ano. E compartilhá-la com os seus contatos. Se não a tiver recebido, você a encontra facilmente em www.padrejoaocarlos.com.
Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

23 comentários:

  1. BOA NOITE PE JOAO CARLOS!
    QUERO AGRADECER POR TUDO
    MUITO LINDA A ORAÇÃO P O FINAL DO ANO VOU VOU FAZER ESSA ORAÇÃO COM MUITA FÉ. QUANTA DEDICAÇÃO AMOR E CARINHO POR TUDO O Q FAZ POR NÓS.
    DEUS LHE ABENÇOE SEMPRE COM MUITA SAÚDE LUZ E SABEDORIA SEMPRE
    GRATIDÃO POR TUDO
    FELIZ ANO NOVO! A TODOS Q FAZEM PARTE DA EQUIPE!

    ResponderExcluir
  2. Grata, pela mensagem!🙏🏼

    ResponderExcluir
  3. Amém Padre João! Louvado seja Deus 🌹
    Feliz Ano Novo cheio de bênçãos do Bom Deus e da Virgem Auxiliadora dos Cristãos para o senhor e toda Família AMA!

    ResponderExcluir
  4. Bom dia Pe João Carlos, minha benção e de minha mãe, muito obrigada pelas meditações que recebi durante todo ano, gratidão ao senhor e toda sua equipe,que o Ano a Novo traga muita esperança e paz para todos 🙏 nós.Feliz Ano Novo cheio de bênçãos para o senhor sua família e equipe, que Deus abençoe sempre, abraço

    ResponderExcluir
  5. Gratidão a Deus por ter o senhor como pastor que cuida de suas ovelhas, e nos torna sempre mais cristãos, com suas belas mensagens. Mensagens que nos coloca mais perto de Deus. Obrigada Padre João Carlos! Que Deus te abençoe e conduza sempre seu coração! Tereza Diniz, Casa Forte. Sou associada, com muito prazer.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jacinta de Fortaleza, obrigada gratidão por esse ano vencemos e vamos sim vencer msis por Deus está no controle vocês padres que entra em nossas casas trouxe essa palavra divina e rezamos nos abencuando e muitos viram que maior e Deus em tudo na paz graças no amor ai próximo eu só tenho que dizer obrigada senhor por esse ano e outros que virão um feliz ano Novo de saúde a você sua família e a nossa ama todos que faz parte dessa associação. 🙏🤝🤝🙌🙌🙌🙌🙌💯💯💯💯💯👍

      Excluir
    2. Bom dia padre João Carlos Deus abençoe o senhor e sua família e a nossa também padre todos os dias eu rezo seu evangelho e acho muito bonita sua sua obrigado que Deus abençoe o ano que traga muitas bençãos do senhor e do seu que Deus nos proteja Dessa pondemia amém

      Excluir
  6. Bom dia padre João Carlos sua bença que venha. um dois mil e um com muita saúde e paz na nosas vidas que essa.doença vá embora em nome dó senhor Feliz ano novo pra o senhor é sua família e.pra mim e minha família todos meus irmãos do mundo amém 🙌🙏🙏 senhor Jesus Cristo

    ResponderExcluir
  7. Salve Maria Bom Dia Á sua Bênção Padre João Carlos.. Que a Paz do Senhor esteja em nossos Corações...Desejo a todos Um Feliz Ano Novo Cheio de Bençãos 🙏 obrigada pela Meditação enviadas, me sinto feliz em ouvir sua Palavras...🙏 Só GRATIDÃO 🕊️🕊️

    ResponderExcluir
  8. Que tenhamos um abençoado último dia desse ano 2020 , que 2021 seja de muita luz ,feliz ano novo

    ResponderExcluir
  9. Amém padre João Carlos bom dia obrigada pelas suas palavras tão lindas. que Deus nosso senhor Jesus Cristo nos abençoe e nos dê um ano cheio de saúde e paz.

    ResponderExcluir
  10. Abençoado dia padre João Carlos, rendo graças a DEUS por termos vencido e chegado ao fim de mais um fim de ano, com muitas dores tristezas e perdas, mas agradecidos pela misericórdia de DEUS para conosco. Para o ano de 2021 desejo ao sr. padre João Carlos, para sua família, saúde, paz, e uma alegria constante no coração de cada um de vocês, Obrigada por ser esta LUZ de DEUS em nossas vidas. FELIZ ANO NOVO. GRATIDÃO acima de tudo, por tê-lo como nosso amigo sacerdote em todos os momentos, DEUS o abençoe.

    ResponderExcluir
  11. Bom dia Padte João Carlos. Primeiramente quero dizer o quanto as meditações têm me ajudado e tenho certeza que ajuda também todos os amigos com quem estou partilhado suas meditações. Como é gostoso ouvir o Senhor. Muito obrigado por tudo. Quero tb desejar a todos vocês um Ano Novo de muitas bênçãos. Paz e grandes realizações.

    ResponderExcluir
  12. Senhor Deus, eu LHE agradeço por mais um ano de vida. Entretanto, me conceda a graça de fugir do anticristo. Me conceda a graça de viver melhor a santa unção. Me conceda a graça de seguir o caminho da verdade, da vida e da fé. Me conceda a graça de conhecer, amar, viver e ensinar a VOSSA palavra. Me conceda a graça de ser testemunho da luz. Me conceda a graça de ser um bom filho. Me conceda a graça de fazer a VOSSA vontade. Me conceda a graça de glorificá-Lo. Me conceda a graça de viver cheio de graça e de verdade. Me conceda a graça de viver na intimidade do Pai. Isso eu LHE peço pela intercessão do Menino Jesus, VOSSO querido filho e meu amado SALVADOR. Amém.

    ResponderExcluir
  13. Bom dia padre João Carlos,
    que este novo ano chegue primeiramente com saúde,e prezando sempre pela amizade.
    E receber o ano novo com alegria e esperança no coração,e fazer desta virada de ano um recomeço de tudo que é bom.
    Que sejam 365 dias de realizações, sucesso prosperidade.
    Feliz novo ano que papai do céu te proteja sempre e nossa senhora auxiliadora envolve o senhor no seu caminho.
    Paz, amor e felicidade no coração junto dos seus familiares e amigos.
    🙌😇🌟🌟🌟😍😘🌹
    Senhor, Deus todo poderoso, Deus eterno, cada ano que passa é um passo na tua direção.
    Tú és o único que sabes o que será de meu amanhã.
    Que neles floresça e reine sempre a tão deseja paz.
    Um novo ano pede que nós sejamos felizes desde o primeiro dia.
    Bom ano novo para todos nós.
    A vida sem amigo não tem graça.
    🙌😍😘🌹👍🐑💕

    ResponderExcluir
  14. Bom dia Padre João Carlos e obrigado pelas palavras explicadas e cantadas durante este ano todo Sempre Positiva e Operante no Amor. Estaremos em Oração para a Luz e que possamos transmitir Amor e Luz em todas as coisas que façamos. Salve Maria. 🙏🌟💫

    ResponderExcluir
  15. Bom dia padre João Carlos a sua benção. A Deus a minha gratidão por tudo. Um feliz ano novo para você.

    ResponderExcluir
  16. Um feliz e abençoado ano novo pra o sr e família, gratidão padre João Carlos pela o Evangelho de tds os dias, é uma bênção.

    ResponderExcluir
  17. Bom dia Padre João Carlos. Final de Ano, tempo de gratidão ao Senhor. Senhor, te agradeço pelo ano de 2020 que está acabando; peço-te que esteja comigo, com minha família e meus amigos, nos abençoando com tua paz, saúde, prosperidade, sabedoria e bênçãos para nossas vidas. Para o novo ano que começa eu desejo que a vontade Deus prevaleça e não me falte para lutar, fé e esperança para crê que 2021 será um ano abençoado por DEUS.
    Obrigado, ó Deus... Que em nossa, nos 365 dias deste novo ano, brilhe a luz do teu filho JESUS, nosso Salvador.
    Abençoa, Senhor o nosso BRASIL. Abençoa padre João Carlos para ele continue pregando o Evangelho a toda criatura.
    Um ANO NOVO ABENÇOADO PARA TODOS DA AMA...COM AMOR E CARINHO...

    ResponderExcluir
  18. Obrigada pelas meditações. Feliz Ano Novo

    ResponderExcluir
  19. Boa noite padre,obg Sr Jesus por esse dia,essa semana,esse mês e esse ano,sem sua presença em nossa vida,teríamos sucumbidos,obg ainda pela nossa vida,nossa paz e nossa saúde,chuvas de bênçãos para tds os filhos e filhas de Deus,a paz de Jesus e o amor de Maria,um abençoado 2021,Francisco e doraci são Paulo,,,

    ResponderExcluir
  20. Obrigado padre João Carlos agradeço de todo coração por essas maravilhas que nós envia todos os dias desejo um feliz ano novo com muita luz felicidade pra toda sua família que o menino Jesus lhe cubra de bençãos paz e bem Nilza Maria de jardim paulista pé,

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Você também é discípulo(a) dele?

   29 de março de 2024    Sexta-feira da Paixão do Senhor.      Evangelho.   Jo 18,1–19,42 (Confira o texto no final da Meditação)   Medita...

POSTAGENS MAIS VISTAS