PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: IDOSOS NO PLANO DE DEUS

IDOSOS NO PLANO DE DEUS


19 de dezembro de 2020


EVANGELHO


Lc 1,5-25


5Nos dias de Herodes, rei da Judeia, vivia um sacerdote chamado Zacarias, do grupo de Abia. Sua esposa era descendente de Aarão e chamava-se Isabel. 6Ambos eram justos diante de Deus e obedeciam fielmente a todos os mandamentos e ordens do Senhor. 7Não tinham filhos, porque Isabel era estéril, e os dois já eram de idade avançada.

8Em certa ocasião, Zacarias estava exercendo as funções sacerdotais no Templo, pois era a vez do seu grupo. 9Conforme o costume dos sacerdotes, ele foi sorteado para entrar no Santuário, e fazer a oferta do incenso. 10Toda a assembleia do povo estava do lado de fora rezando, enquanto o incenso estava sendo oferecido.

11Então apareceu-lhe o anjo do Senhor, de pé, à direita do altar do incenso. 12Ao vê-lo, Zacarias ficou perturbado e o temor apoderou-se dele. 13Mas o anjo disse: “Não tenhas medo, Zacarias, porque Deus ouviu tua súplica. Tua esposa, Isabel, vai ter um filho, e tu lhe darás o nome de João. 14Tu ficarás alegre e feliz, e muita gente se alegrará com o nascimento do menino, 15porque ele vai ser grande diante do Senhor. Não beberá vinho nem bebida fermentada e, desde o ventre materno, ficará repleto do Espírito Santo. 16Ele reconduzirá muitos do povo de Israel ao Senhor seu Deus. 17E há de caminhar à frente deles, com o espírito e o poder de Elias, a fim de converter os corações dos pais aos filhos, e os rebeldes à sabedoria dos justos, preparando para o Senhor um povo bem disposto”.

18Então Zacarias perguntou ao anjo: “Como terei certeza disto? Sou velho e minha mulher é de idade avançada”. 19O anjo respondeu-lhe: “Eu sou Gabriel. Estou sempre na presença de Deus, e fui enviado para dar-te esta boa notícia. 20Eis que ficarás mudo e não poderás falar, até o dia em que essas coisas acontecerem, porque não acreditaste nas minhas palavras, que se hão de cumprir no tempo certo”.

21O povo estava esperando Zacarias, e admirava-se com a sua demora no Santuário. 22Quando saiu, não podia falar-lhes. E compreenderam que ele tinha tido uma visão no Santuário. Zacarias falava por sinais e continuava mudo.

23Depois que terminou seus dias de serviço no Santuário, Zacarias voltou para casa. 24Algum tempo depois, sua esposa Isabel ficou grávida, e escondeu-se durante cinco meses. 25Ela dizia: “Eis o que o Senhor fez por mim, nos dias em que ele se dignou tirar-me da humilhação pública!”

MEDITAÇÃO


Tu ficarás alegre e feliz, e muita gente se alegrará com o nascimento do menino (Lc 1, 14).

Nestes dias que precedem o natal, trazemos à memória uma figura muito especial: Zacarias. Os acontecimentos na vida do sacerdote Zacarias nos dizem que Deus conta com todos nós, independentemente da idade. Aliás, os idosos, precisamente estes, têm uma contribuição muito especial a dar no plano de salvação do nosso Deus. Vamos ao texto de hoje.

O sacerdote Zacarias está no Templo oferecendo o incenso. De repente, aparece-lhe o anjo do Senhor. Ele lhe traz uma boa notícia: o filho que ele tanto quis, e não pode, agora vai chegar. Zacarias já tinha perdido a esperança. Já estava velho. E sua mulher Izabel, além de idosa, era estéril. Zacarias duvidou. Será?! Como é que eu vou ter certeza disso? Tá certo, Zacarias. Aqui está o sinal. Você, por não acreditar, vai ficar mudo, até o menino nascer. O anjo Gabriel aproveitou pra dizer a Zacarias qual seria a missão do seu filho: preparar os caminhos do Messias.

Na vida de Zacarias e Izabel, está esse grande testemunho: mesmo com nossos limites e deficiências, Deus conta conosco no seu projeto. Aliás, fica claro nessa história de Zacarias que não é por obra de mãos humanas, mas por obra do próprio Deus que nos chega a salvação. A salvação é obra de Deus em nossas vidas, com nossa humilde e frágil participação.

E você fica pensando... será que Deus conta comigo também no seu plano de salvação? Pode ter certeza. Ele conta com você, como contou com Zacarias e Izabel. Agora, por favor, não diga, ah estou de idade... ou, não tenho muito estudo... ou, meu tempo é muito pouco... nem diga: eu não sou ninguém... quanto mais fracos somos, mais se manifesta que é Deus que realiza a obra. Mas, a obra de Deus, que é a nossa salvação em Cristo, a nossa e a de outros, passa pelas nossas mãos, pela nossa voz, pela nossa humilde colaboração. Sem os poucos pães que o menino partilhou não haveria multiplicação dos pães. Você entendeu? Deus conta com você.

Guardando a mensagem

Em Zacarias e Izabel, contemplamos como Deus valoriza e integra também os idosos no seu projeto de salvação. Eles foram os pais de João, o profeta que preparou os caminhos de Jesus. Eles o geraram e o educaram para responder generosamente à sublime vocação de anunciador do Messias que estava chegando. Os idosos testemunham, com sua experiência, que Deus vem conduzindo a história. Eles dão testemunho da ação de Deus em suas vidas, sustentando os seus no caminho de Jesus com seu exemplo, com sua fé e com suas orações.

Tu ficarás alegre e feliz, e muita gente se alegrará com o nascimento do menino (Lc 1, 14).

Rezando a Palavra

Senhor Jesus,

O anjo trouxe para Zacarias uma notícia boa. Disse que ele se preparasse porque iria viver dias de muita alegria e felicidade. Suas preces tinham sido ouvidas. Deus lhes mandaria um filho, com uma linda missão. O seu nascimento iria ser motivo de alegria pra muita gente. Manda, Senhor, teu anjo trazer notícias boas para os nossos idosos também. Eles precisam saber como são amados, como Deus conta com eles e como nós os estimamos e precisamos deles. Abençoa, Senhor, os nossos avós. Eles são nossos primeiros evangelizadores. Abençoa nossas famílias. A família é a primeira comunidade cristã que nos acolhe e evangeliza. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a palavra

Uma sugestão para você assimilar ainda mais a mensagem de hoje: Dê um alô, hoje, para um idoso de sua família: ligue pra ele (pra ela) ou mande uma mensagem.  Mostre seu amor, seu respeito, sua consideração por essa pessoa.

Hoje é o 5º Dia da Novena de Natal. A Antífona de hoje é Ó RAIZ DE JESSÉ. Acompanhe a nossa novena às duas e meia da tarde, no Youtube e no Facebook. 

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb


15 comentários:

  1. Amém padre João Carlos bom dia obrigada pelas suas palavras tão lindas. que Deus nosso senhor Jesus Cristo nos abençoe e livre nos de todo mal.

    ResponderExcluir
  2. BOM DIA!!! padre João Carlos, GRATIDÃO por todos os dias o sr. vir cuidar de nossa vida com os ensinamentos de DEUS, animando e conduzindo nossa caminhada na FÉ. fique com nossas preces daqui. DEUS o abençoe.

    ResponderExcluir
  3. Bom dia Padre João Carlos.
    Que a paz de DEUS desça sobre nós, nos abençoe e nos conceda um final de semana cheio da graça e do amor de DEUS nos nossos corações e em nossas vidas. Que seja seja feita a sua vontade de Deus nosso pai misericordioso...
    Que Padre João Carlos e todos da AMA fiquem com Deus...

    ResponderExcluir
  4. BOM DIA A TODA GALERA QUE DEUS NOS ABENÇOE FELIZ FIM DE SEMANA!!!

    ResponderExcluir
  5. Bom dia Padre João Carlos! Sua bênção,um abençoado fim de semana para o senhor e que a semana que se inicia seja abençoada por Deus,que tenhamos sabedoria para lidar com os obstáculos dessa vida.

    ResponderExcluir
  6. Bom dia padre que lindo o Evangelho de hoje. Que Deus abençoe a todos nós. Padre eu já tomo conta de minha mãe. Ela virou bebê 96 anos a luta é grande mais fico feliz por cuida dela. O meu marido tem problema é diabete já fez amputação

    ResponderExcluir
  7. Bom dia padre João Carlos por essa meditação da palavra do Senhor. A mensagem de hoje é de uma importância muito. Nos tempos atuais os idosos são desprezados pelos jovens. Os idosos se destacam em sabedoria e muitas vezes são ignorados por preconceitos. Infelizmente muitos acham os idosos pessoas inúteis. E já naquele tempo oevangelho mostra que o poder de Deus é maior.e Mesmo um idoso pode gerar e ter filho se essa for a vontade de Deus. Louvado seja o Senhor. Amém.

    ResponderExcluir
  8. Bom Sábado Padre João Carlos e obrigado pelas palavras explicadas e cantadas. Estaremos em Oração para o Amor e Fruto à Fé. Salve Maria, Mãe do Amor.🙏

    ResponderExcluir
  9. Bendito seja o nome do senhor Jesus Cristo, agora e para sempre AMÉM!

    ResponderExcluir
  10. Através da meditação obgda padre sua benção 🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
  11. Bom dia padre João Carlos que o senhor tenha um excelente final de semana abençoada eliminada e
    Papai do Céu te proteja sempre e nossa senhora auxiliadora envolve o senhor no seu caminho meu bom pastor 🙌😇🌟🌟🌹
    Deus cuida de seus fiéis ao longo de toda a sua vida, até na velhice.
    Deus nunca nos abandona.
    Devemos tratar os idosos com muito respeito,pois eles sempre tem algo a oferecer.
    Podemos também aprender com sua simples evangelização, humildemente, doce e tão cheio de sabedoria.
    É bonito poder gastar se até o fim pela causa do Reino de Deus.
    Jesus Cristo é o poder de Deus para de salvação, conduzindo da infância até a velhice.
    🙌😍🐑🌹💕

    ResponderExcluir
  12. Bom dia padre jõao carlos, com muita saudades de ler suas lindas pretaçøes da leitura orante, nós mostra o quanto os idosos são fortes na vida e na esperança igual a zacarias e isabel, que deus abençõe tds idosos do mundo inteiro, abençã padre.

    ResponderExcluir
  13. Como João preparou a vinda do Messias ao mundo através deste profeta que teve esta missão tão brilhante no caminho do povo para a nossa salvação.

    ResponderExcluir
  14. Ó Deus, criador e redentor do gênero humano, eu LHE agradeço por todos os anjos. Entretanto, me conceda a graça de evitar todo tipo de pecado. Me conceda a graça de obedecê-Lo em todos os momentos da minha vida. Me conceda a graça de ser um bom filho. Me conceda a graça de lutar pela libertação dos oprimidos. Me conceda a graça da VOSSA proteção. Me conceda a graça da VOSSA bênção. Me conceda a graça de ser iluminado pelo Espírito Santo. Me conceda a graça de ser justo diante da SANTÍSSIMA TRINDADE. Me conceda a graça de rezar santamente. Me conceda a graça de viver sem medo e com alegria. Me conceda a graça de trabalhar pela conversão dos pecadores. Me conceda a graça de agir com sabedoria. Me conceda a graça de ter fé e confiança no meu REDENTOR. Isso eu LHE peço pela intercessão de Jesus Cristo, VOSSO querido filho e meu amado SALVADOR. Amém.

    ResponderExcluir
  15. Boa noite padre João Carlos sua bênção obrigado por enviar as maravilhas do evangelho muito bom para alimentar mais a nossa fé que o menino Deus nós tragar este novo ano abençoado de felicidade para o mundo todo nossa senhora de Fátima lhe abençoar uma boa semana para o senhor e toda sua equipe paz e bem

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Você também é discípulo(a) dele?

   29 de março de 2024    Sexta-feira da Paixão do Senhor.      Evangelho.   Jo 18,1–19,42 (Confira o texto no final da Meditação)   Medita...

POSTAGENS MAIS VISTAS