PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: AS QUATRO TAREFAS DA MISSÃO

AS QUATRO TAREFAS DA MISSÃO

 



05 de dezembro de 2020

EVANGELHO


Mt 9,35 –10,1.6-8

Naquele tempo, 35Jesus percorria todas as cidades e povoados, ensinando em suas sinagogas, pregando o Evangelho do Reino, e curando todo tipo de doença e enfermidade.
36Vendo Jesus as multidões, compadeceu-se delas, porque estavam cansadas e abatidas, como ovelhas que não têm pastor. Então disse a seus discípulos: 37“A Messe é grande, mas os trabalhadores são poucos. 38Pedi pois ao dono da messe que envie trabalhadores para a sua colheita!”
10,1E, chamando os seus doze discípulos deu-lhes poder para expulsarem os espíritos maus e para curarem todo tipo de doença e enfermidade.
Enviou-os com as seguintes recomendações: 6“Ide, antes, às ovelhas perdidas da casa de Israel! 7Em vosso caminho, anunciai: ‘O Reino dos Céus está próximo’. 8Curai os doentes, ressuscitai os mortos, purificai os leprosos, expulsai os demônios. De graça recebestes, de graça deveis dar!”

MEDITAÇÃO

Curem os doentes, ressuscitem os mortos, purifiquem os leprosos, expulsem os demônios (Mt 10, 8)

Jesus percebe a situação de sofrimento e abandono do seu povo. E procura organizar o seu grande grupo de discípulos, nomeando doze líderes. Chamou doze, porque estava simbolicamente reorganizando todo o rebanho de Deus, o povo das doze tribos, que fora liderado por doze patriarcas. E Jesus enviou os doze em missão. É urgente que o rebanho conte com bons pastores, com boas lideranças. Pastores que cuidem das ovelhas estropiadas, que recuperem as desfalecidas, que lavem as sujas, que as defenda dos lobos.

A missão é anunciar a proximidade do Reino, que é o que Jesus já estava fazendo. “Em seu caminho, anunciem: o Reino dos céus está próximo”. Na realização desta missão, Jesus deu aos doze quatro tarefas: Curar os doentes; Ressuscitar os mortos; Purificar os leprosos; e Expulsar os demônios. Você sabe, quatro é um número de totalidade. Quatro é tudo, pois quatro são os pontos cardeais. A missão de anunciar a chegada do Reino de Deus mostra-se nestas quatro ações.

Vamos dar uma olhada nessas tarefas. A primeira foi curar os doentes. Jesus tinha um carinho especial pelos doentes. Basta lembrar a cena da sogra de Pedro ou do paralítico descido em sua maca diante dele. Cuidar dos doentes é uma forma de anunciar o Reino de Deus. Deus está perto de quem está sofrendo. Deus é a força de quem está debilitado. Estamos diante do tema da SAÚDE. Assistir os doentes e sofredores, rezar por eles, rezar com eles, acompanhá-los em seu tratamento são formas de mostrar o amor de Deus, a proximidade do Reino. Curar os enfermos.

A segunda tarefa foi ressuscitar os mortos. Jesus ressuscitou a filha de Jairo, o filho da viúva de Naim, o seu amigo Lázaro. Em todos esses episódios, vemos como Jesus deu atenção às famílias enlutadas, como ele ajudou as pessoas a crerem em Deus e na ressurreição que ele nos promete. Estamos diante do tema da VIDA. Na parábola do bom samaritano, o homem estava caído, semimorto, na beira da estrada. Acudir quem está caído, quem está em situação de morte é ressuscitar os mortos. Hoje, temos muita gente que está em situação de morte: pela droga, pela exploração do trabalho, pela fome... Trabalhar pela recuperação dos dependentes químicos, salvar do suicídio quem perdeu o sentido da vida, por exemplo, são também formas de anunciar a proximidade do Reino. Ressuscitar os mortos.

A terceira tarefa foi purificar os leprosos. Os leprosos, no evangelho, têm a ver com a impureza em relação à Lei. Pela impureza, a pessoa estava apartada de Deus e de sua comunidade. A lepra é uma imagem do pecado. Estamos diante do tema da RECONCILIAÇÃO. Purificar os leprosos é ajudar a pessoa a se aproximar de Deus e alcançar o perdão dos seus pecados. Fomos reconciliados com Deus, por Jesus Cristo que morreu por nós. Trabalhar pela conversão, aproximar as pessoas do Sacramento da Confissão são formas de anunciar que o Reino está vizinho, próximo. Purificar os leprosos.

A quarta tarefa foi expulsar os demônios. Jesus venceu as tentações. E libertou muitas pessoas possuídas pelo mal. Estamos diante do problema da LIBERDADE. Muita gente está possuída, escravizada pelo preconceito, pelo sentimento de inferioridade, pela ignorância, por ideologias totalitárias, pela inveja, pela dependência cultural... são numerosas as formas de dominação do mal sobre as pessoas! Contribuir para a superação desses males, ajudar as pessoas a se libertarem dessas forças de opressão são formas de realizar o anúncio do Reino de Deus. Expulsar os demônios.

Guardando a mensagem

Jesus, diante do seu povo sofrido e humilhado, enche-se de compaixão. Vê que aquele é um rebanho sem pastor. Realizando sua missão de reorganizar o povo de Deus disperso, nomeia doze lideranças para o seu movimento. Ele envia os doze em missão. Eles devem, como Jesus, anunciar a proximidade do Reino de Deus. Para servir o seu povo cansado e abatido, Jesus providencia pastores que cuidem das ovelhas estropiadas (os enfermos), que recuperem as desfalecidas (os mortos), que lavem as sujas (os leprosos), que as defenda dos lobos (os demônios). A missão dos doze é a missão de todo o povo de Deus. A minha, a sua também.

Curem os doentes, ressuscitem os mortos, purifiquem os leprosos, expulsem os demônios (Mt 10, 8)

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
Aos teus missionários de ontem e de hoje, estás instruindo que todos estamos em missão. E que a missão não depende de contarmos com muitos recursos (ouro, prata, dinheiro). O que temos para oferecer não tem preço, nem são coisas que estamos distribuindo. Somos testemunhas do Reino que chegou com tua presença redentora. Estás insistindo, Senhor, que precisamos manter a postura de missionários, de viajantes, evitando a busca de benefícios pessoais (não levar sacola) e a busca de segurança ou bem-estar (duas túnicas, sandálias, bastão). Ajuda-nos, Senhor, a realizar, ao teu lado, a grande tarefa da evangelização. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a palavra

Planeje o seu final de semana, de forma que dê para participar bem da Santa Missa do 2o. Domingo do Advento, mesmo que tenha que ser ainda à distância. Neste domingo, vamos contemplar a figura do missionário João Batista, convocando o povo para a conversão, em preparação da vinda do Messias. 

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

18 comentários:

  1. Senhor ajudanos a ser missionarios e missionarias do teu reino, em nossa caminhada! Suscitai do meio do teu povo batizados no Espírito Santo muitos operarios... pois como bem falastes que a messe é grande e poucos são os operários...
    O mundo precisa proclamar o Reino pra honra e glória de Deus Pai do Filho é do Espírito Santo. Amém

    ResponderExcluir
  2. Bom dia padre João Carlos sua bença

    ResponderExcluir
  3. José Lúcio5/12/20 06:50

    Muito didática e reflexiva sua mensagem, Padre João Carlos. Uma elevada contribuição a nós, missionários da Palavra Divina. Agora só nos resta trilhar o caminho em busca dos irmãos necessitados.

    ResponderExcluir
  4. Amém padre João Carlos bom dia obrigada pelas suas palavras tão lindas.

    ResponderExcluir
  5. Senhor mim ajuda preciso ficar no meu emprego,estou grávida e tenho um filho de 12 anos que tá dando um trabalho mais eu creio é tenho fé que tudo vai da certo.Amém

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu nome é Niedja Fernanda

      Excluir
    2. Bom dia Padre João Carlos, suas palavras hoje aquietou o meu coração. Foram a resposta que pedi a Deus para um chamado da igreja. Compreendi que não preciso estar lá dentro em uma pastoral para servir a Deus, mas continuar aqui fora ajudando os meus doentes em DII sim esse também é o meu chamado, é a missão que Deus quer pra mim nesse momento.

      Excluir
    3. Bom dia padre João Carlos a sua benção que Jesus mim ajude na minha caminhada. Obrigada pela palavra

      Excluir
  6. Jesus chegou aqui em nosso planeta com uma missão.Capacitou outros para dar continuidade,pois até construirmos definitivamente esse projeto trilharesmos estrada as vezes um pouco curva sem perder de vista o objetivo.Os diciplos naquela época foram chamados hoje somos iguais,então basta querer agora é o momento,porquê falar do Reino é tarefa fácil,mas construir ele é árdua é preciso forçar,fé,coragem, determinação e acima de tudo amor para buscar compassas,líder dispertar a na história política os fundamentos básicos tão obsvio que Jesus Cristo viveu pregando.Então dessa forma o reina chegará ao lugar desejado.Cria-se pessoas livres assim o reino de Deus está entre vós.

    ResponderExcluir
  7. BOM DIA!!!padre João Carlos, que o Sagrado Coração de JESUS guarde e proteja o sr. e seus familiares com muita saúde e paz. Um fim de semana abençoado e obrigada por estar sempre nos orientando em nossa FÉ, fiquem com nossas preces.

    ResponderExcluir
  8. Sou muito grata pelos ensinamentos bíblicos que recebo do padre carl os e padre Alex.que Deus os ilumine sempre nessa sua missão.

    ResponderExcluir
  9. Bom Sábado Padre João Carlos e obrigado pelas palavras recebidas e cantadas. Estaremos em Oração para a Messe do Senhor em todas as coisas que façamos com Amor. Salve Maria, Mãe do Amor e Nossa Intercessora.🙏

    ResponderExcluir
  10. Bom dia Padre João Carlos. Paz e amor na sua vida hoje e sempre.
    Faça o Reino de Deus acontecer primeiro em sua casa.

    "Ide antes, às ovelhas perdidas da casa de Israel! Em vosso caminho, anunciai" : O Reino dos Céus está próximo. Curem os doentes, ressuscitem os mortos purifiquem os leprosos, expulsem os demônios " ( 10,6 - 8 ).
    Senhor, Ajuda-nos a realizar a grande tarefa da Evangelização.
    À todos desejo um final de semana muito abençoado e iluminado com a luz do Espirito Santo . Fiquem com Deus...
    Ester de Campinas São Paulo.

    ResponderExcluir
  11. Bendito seja o seu nome agora e para sempre AMÉM.

    ResponderExcluir
  12. Bom dia padre João Carlos que o senhor tenha um ótimo final de semana abençoada e iluminada que papai do céu te proteja sempre e nossa senhora auxiliadora envolve o senhor no seu caminho meu bom pastor 🙌😇🌟🌟🌹
    Amar é dar e dar se para fazer o outro feliz.
    Um verdadeiro discípulo de Jesus, é uma pessoa que segue os ensinamentos de seu mestre.
    Deve se fazer o bem a todos,a começar dos irmãos.
    Nossas vida, refletindo a imagem de Deus, atrairá e mudará a vida de outras pessoas.
    Se Jesus vive em nós,o egoísmo não pode dominar nosso coração.
    Jesus eu quero te seguir.
    Acolhe para mostrar o caminho que eu devo seguir na tua presença.🙌😍🐑🌹💕

    ResponderExcluir
  13. Senhor ,através das tuas palavras possamos fazer algo por alguém que mais precisa de ser acolhido com amor, palavras de conforto, confiança, segurança para ser curado e transformado pela fé no Senhor Jesus.

    ResponderExcluir
  14. Boa noite padre João Carlos sua bênção que nossa senhora da Conceição lhe proteja na sua caminhada de evangelizar obrigada por nós ensinar a evangelizar com suas palavras maravilhosas um bom fim de semana junto com a sua família e todas sua equipe paz e bem amém 🙏🙏

    ResponderExcluir
  15. Boa noite !padre joão carlos "Amém".estou agradecida pelas reflexão.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Você também é discípulo(a) dele?

   29 de março de 2024    Sexta-feira da Paixão do Senhor.      Evangelho.   Jo 18,1–19,42 (Confira o texto no final da Meditação)   Medita...

POSTAGENS MAIS VISTAS