PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: O CEGO DE JERICÓ

O CEGO DE JERICÓ



16 de novembro de 2020

EVANGELHO

Lc 18,35-43


35Quando Jesus se aproximava de Jericó, um cego estava sentado à beira do caminho, pedindo esmolas. 36Ouvindo a multidão passar, ele perguntou o que estava acontecendo. 37Disseram-lhe que Jesus Nazareno estava passando por ali. 38Então o cego gritou: “Jesus, filho de Davi, tem piedade de mim!” 39As pessoas que iam na frente mandavam que ele ficasse calado. Mas ele gritava mais ainda: “Filho de Davi, tem piedade de mim!” 40Jesus parou e mandou que levassem o cego até ele. Quando o cego chegou perto, Jesus perguntou: 41“Que queres que eu faça por ti?” O cego respondeu: “Senhor, eu quero enxergar de novo”. 42Jesus disse: “Enxerga, pois, de novo. A tua fé te salvou”. 43No mesmo instante, o cego começou a ver de novo e seguia Jesus, glorificando a Deus. Vendo isso, todo o povo deu louvores a Deus.


MEDITAÇÃO

O cego começou a ver de novo e seguia Jesus, glorificando a Deus (Lc 18, 43)

No evangelho de Lucas, um pouco antes do texto de hoje, Jesus instruía os discípulos sobre a proximidade de sua paixão, em Jerusalém. Mas, diz o evangelista, eles não entenderam nada. É como se estivessem cegos. Chegando à entrada de Jericó, encontraram um cego mendigando, sentado à beira da estrada. Esse cego pode muito bem representar os discípulos que estão caminhando com Jesus, mas sem entender, sem enxergar. Em grande parte, é o nosso caso.

Podemos pensar, então, que esse texto é um roteiro sobre o caminho que cada discípulo ou discípula percorre para aproximar-se e seguir Jesus. É o caminho da catequese, da formação cristã. Por isso, está organizado em sete passos, sendo sete a conta da obra da criação, da obra perfeita.

Primeiro passo – Um cego está sentado à beira do caminho, pedindo esmolas. É a condição de quem não caminha com Jesus. Está à margem, mendigando algum sentido para a vida. Foi onde começamos.

Segundo passo – Ouvindo a multidão passar, ele perguntou o que estava acontecendo. A primeira coisa que nos desperta é a movimentação da comunidade, da Igreja. Uma multidão barulhenta que passa, que sinaliza alguma coisa. Isso desperta curiosidade. Alguém à margem quer saber o que está acontecendo.

Terceiro passo – Disseram-lhe que Jesus Nazareno estava passando por ali. A comunidade cristã anuncia claramente a presença de Jesus que passa por nossas vidas. Ele, Deus verdadeiro, veio nos encontrar. Estamos alegres porque Jesus caminha conosco. É a evangelização.

Quarto passo – Então, o cego gritou: “Jesus, filho de Davi, tem piedade de mim”. E as pessoas mandaram-no calar a boca. É a hora em que se começa buscar Jesus, sem o ter ainda encontrado. É um pedido de socorro, a busca de uma solução para um problema, por exemplo. Essa busca é intensa (por isso, o cego ‘grita’) e muita gente se incomoda. Não falta quem o mande ficar quieto.

Quinto passo – Mas ele grita mais ainda: “Filho de Davi, tem piedade de mim”. Jesus parou e mandou que levassem o cego até ele. É a experiência de perseverar na busca do Senhor. Jesus quer vê-lo. Aqui entra a ajuda de alguém que vai aproximá-lo do Senhor. Alguém será a ponte que vai levá-lo a Jesus.

Sexto passo – Quando o cego chegou perto, Jesus perguntou: ‘O que queres que eu faça por ti? O cego respondeu: “Senhor, eu quero enxergar de novo”. Jesus disse: “Enxerga, pois, de novo. A tua fé te salvou”. É o encontro pessoal com Cristo, um encontro transformador. Muita gente um dia já enxergou. Mas, agora está cego. Mas, nesse encontro da fé, vai voltar a ver. E você sabe, não estou falando da cegueira física.

Sétimo passo – No mesmo instante, o cego começou a ver de novo e seguia Jesus, glorificando a Deus. Olha só o que, de verdade, é enxergar: é seguir Jesus. Ele queria ver de novo, mas termina a história como discípulo, segue Jesus. Isso é enxergar, é conhecer, é crer.

Guardando a mensagem

Na história do cego de Jericó, Lucas capítulo 18, temos os sete passos que percorremos para a comunhão com o Senhor e com a sua Igreja. De pessoas que esmolavam sentido para a vida, como que sentados à margem da estrada, chegamos a pessoas que caminham com Jesus, cheios de alegria e glorificando a Deus. A isso, nos ajuda a comunidade que desperta nossa atenção, nos anuncia Jesus e nos aproxima dele. Essa mudança se dá no nosso encontro pessoal com o Senhor que nos faz ver claramente e nos torna seus discípulos. Você, em que passo está? Acolhendo o anúncio da comunidade ou ainda sentado à beira da estrada? Indo ao encontro do Senhor ou já engrossando a grande caminhada dos discípulos com ele?

O cego começou a ver de novo e seguia Jesus, glorificando a Deus (Lc 18, 43)

Rezando a palavra

Senhor Jesus, 

Somos teus discípulos. Um dia, fomos cegos. Fomos levados ao teu encontro por nossas famílias. A família é a primeira comunidade cristã. E naquele dia, na fé dos nossos pais e padrinhos, tu iluminaste a nossa vida. Para representar isso, nos deram uma vela acesa e nos recomendaram que conservássemos sempre essa luz. Alguns de nós, infelizmente, voltaram à escuridão, mas agora querem ver de novo. Acolhe-os Senhor, comunica-lhes a tua luz, para que como discípulos, no teu caminho, glorifiquem o nosso Deus e Pai. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a palavra

Só para ajudar a se reconhecer no caminho com Jesus... Abra, hoje, sua Bíblia e veja o que aconteceu quando Jesus e os discípulos entraram em Jericó, depois que encontraram o cego. Está em Lucas capítulo 19, 1-10. Você vai gostar de saber.

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb 

14 comentários:

  1. Amém padre João Carlos bom dia obrigada pelas suas palavras tão lindas

    ResponderExcluir
  2. Que possamos ter sempre a LUZ de DEUS acesa em nosso coração, e estar sempre atentos e solidários com as necessidades daqueles que mais necessitam, é o que o SENHOR JESUS nos pede UM BOM DIA padre João Carlos e equipe sua bênção.

    ResponderExcluir
  3. Bom dia Pe João Carlos a sua bênção Deus abençoe à todos excelente semana com Jesus e Maria à todos

    ResponderExcluir
  4. Bom dia padre João Carlos que o senhor tenha um ótimo começo de semana abençoada e iluminada que papai do céu te proteja sempre e nossa senhora auxiliadora envolve o senhor no seu caminho 🙌😇🌟🌟🌹
    Senhor Jesus, para te conhecer, te buscar e seguir, não vou precisar subir a uma figueira, pois também tenho medo de altura.
    Através do meu batismo,me apresentaram a ti, e ganhei um nome.
    E para te seguir, tenho que na minha caminhada da vida ter a participação incorporação em vós e na igreja.
    Mostra me sempre a beleza da tu verdade e do teu amor, possa eu ser instrumento da tua verdade e amor.
    Acolhe me pois eu te amo.🙌🐑😍🌹💕

    ResponderExcluir
  5. José Lúcio16/11/20 07:51

    Obrigado,Padre João, pela excelente explanação do Evangelho. O texto conduzirá a encontrar a Luz nos momentos em que a cegueira afetar nossa visão.

    ResponderExcluir
  6. Padre João Carlos a sua bênção. Jesus cura minha cegueira que ainda me atormenta e me conduza seguir com mais perseverança os teus mandamentos amém.

    ResponderExcluir
  7. Bom dia Padre João Carlos. Deus lhe abençoe e lhe proporcione um dia iluminado com muita saúde, paz e sabedoria.
    Que possamos com Fé, como o cego de JERICÓ, seguir JESUS,glorificando a Deus. Que possamos entender, que a comunidade cristã anuncia a presença de
    Jesus que passa por nossas vidas. Deus
    veio nos encontrar. Estamos alegres porque porque Jesus caminha conosco na evangelização. Que a luz de Deus esteja sempre acesa nos nossos corações e em nossas vidas...
    Desejo que Padre João Carlos e todos da AMA tenham uma semana tranquila e abençoada com as melhores bênçãos de Deus.
    Ester de Campinas São Paulo.

    ResponderExcluir
  8. Esclarecido só acompanhar Jesus pra sermos felizes seguir fzer tdo ok ele disser vc vai teruma vida nova 💖🌹

    ResponderExcluir
  9. Boa tarde Padre João Carlos e obrigado pelas palavras muito bem explicadas e cantadas. Estaremos em Oração para enxergarmos Sempre Jesus e manter nossos corações abertos para recebê-Lo quando na misericórdia ele olha para nós. Salve Maria, Mãe da Luz.🙏

    ResponderExcluir
  10. Boa tarde Pé. João Carlos. É um alimento diário acompanhar sua reflexão, com certeza inspirada pelo Divino Espírito Santo.A perda de minha mãezinha NIVERCINA há quase três meses foi um grande desafio a entender os desígnios de Deus. Agora estou tranquila e creio que Deus me preparou para este tempo. Glórias a Deus e muitas bênçãos para o senhor. Abraços e nossas preces. Noeli e Francisco Baldissera - Ijuí-Rs

    ResponderExcluir
  11. Senhor Jesus faça enxergar melhor o que de fato recomenda que devemos fazer para o bem da nossa felicidade.

    ResponderExcluir
  12. Peço jesus filho de Davi tem piedade de m q eu melhore dessa dor de cabeça e q minha filha aprenda a falar ,eu creio em te,saúde e paz de toda minha família eamigos ,fim da pandemia,pelos desempregado(Anderson Mariane) 'cem teto,doente ,acustiado,triste ,misericórdia senhor,é gratidão por tudo senhor na minha vida

    ResponderExcluir
  13. Boa noite padre João Carlos sua bênção que o divino espí CP rito santo lhe ilumine em todo os seus caminhos obrigado pela meditação muito bem espricado do homem cego ao ver Jesus pediu misericórdia para ser curado é o que nós também estamos pedindo misericórdia se e da bondade de Deus acabar com a coronavirus peço a.jesus saúde pra aqueles ques estão nos hospitais paz e bem amém

    ResponderExcluir
  14. Eu quero receber todos os dia a reflexão .Gosto muito .É uma pessoa que manda para mais não manda todos os dias.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Espalhe a paz de Jesus.

30 de abril de 2024   Terça-feira da 5ª Semana da Páscoa.     Evangelho    Jo 14,27-31a Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 27“Dei...

POSTAGENS MAIS VISTAS