PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: APRENDENDO SEMPRE

APRENDENDO SEMPRE



06 de novembro de 2020

EVANGELHO


Lc 16,1-8

Naquele tempo, 1Jesus disse aos discípulos: “Um homem rico tinha um administrador que foi acusado de esbanjar os seus bens. 2Ele o chamou e lhe disse: ‘Que é isto que ouço a teu respeito? Presta contas da tua administração, pois já não podes mais administrar meus bens’. 3O administrador então começou a refletir: ‘O senhor vai me tirar a administração. Que vou fazer? Para cavar, não tenho forças; de mendigar, tenho vergonha. 4Ah! Já sei o que fazer, para que alguém me receba em sua casa quando eu for afastado da administração’.
5Então ele chamou cada um dos que estavam devendo ao seu patrão. E perguntou ao primeiro: ‘Quanto deves ao meu patrão?’ 6Ele respondeu: ‘Cem barris de óleo!” O administrador disse: ‘Pega a tua conta, senta-te, depressa, e escreve cinquenta!’ 7Depois ele perguntou a outro: ‘E tu, quanto deves?’ Ele respondeu: ‘Cem medidas de trigo’. O administrador disse: ‘Pega tua conta e escreve oitenta’. 8E o senhor elogiou o administrador desonesto, porque ele agiu com esperteza. Com efeito, os filhos deste mundo são mais espertos em seus negócios do que os filhos da luz”.

MEDITAÇÃO


Os filhos deste mundo são mais espertos em seus negócios do que os filhos da luz (Lc 16, 8)

Jesus contou uma história onde o patrão elogiou o administrador desonesto, porque ele agiu com esperteza. Não aprovou a desonestidade dele. Mas, louvou a sua esperteza, isto é, a maneira inteligente com que soube se safar de uma grande dificuldade. Foi demitido e, antes de deixar o cargo, encontrou uma forma de não ficar desamparado. Bom, vamos explicar melhor. O empregado foi acusado de esbanjar os bens do patrão e o patrão pediu contas da administração e o demitiu. Portanto, era um sujeito desonesto. E, em vias de ser demitido, ainda arrumou um jeito de se dar bem. Negociou débitos de credores com a empresa, dando-lhes um bom desconto. Assim, saindo, haveria sempre alguém que poderia lhe dar um emprego ou algum amigo a quem recorrer. Jesus chamou a atenção sobre a sagacidade desse mau empregado. Soube se sair bem, o sujeito.

O que queria Jesus com essa observação? Chamar a atenção dos filhos de Deus para sermos igualmente criativos e estratégicos, na hora de enfrentar as dificuldades. Sermos igualmente capazes de dar a volta por cima nos desafios da vida, com inteligência, com jogo de cintura.  Evidentemente, Jesus não nos quer desonestos, corruptos, fraudulentos como aquele sujeito da parábola. Mas, está nos estimulando a sermos propositivos, a não ficarmos esperando que o pior nos aconteça. Ele nos quer gente esperta, construindo saídas, fazendo boas parcerias, planejando novas estratégias. Nada mais triste do que ver cristãos paralisados diante de uma dificuldade, acovardados diante de um problema. É pra gente não se deixar vencer pelos problemas, mas agir com confiança, dando a volta por cima.

Jesus disse: ‘Os filhos deste mundo são mais espertos em seus negócios do que os filhos da luz’. E será que podemos aprender alguma coisa  com os filhos deste mundo? Parece que sim. Por exemplo, eles parecem planejar bem suas ações e encontram um jeito de financiar os seus projetos. É claro que não é para nós imitarmos o modo como eles conseguem recursos, mas podemos ser mais organizados e mais sérios na área financeira. Eles fazem aliança entre si e se protegem. Precisamos ser mais unidos, fazer mais parcerias, trabalhar juntos, nos apoiar mutuamente. Eles planejam o mal contra a família, contra a vida, contra a dignidade humana. O bem também precisa ser planejado, precisamos agir com propósitos, com metas, com organização.

Guardando a mensagem

Jesus elogiou a esperteza do administrador desonesto. Não aprovou a sua desonestidade, mas a sua esperteza. Fez uma constatação: ‘Os filhos deste mundo são mais espertos em seus negócios do que os filhos da luz’ (Lc 16, 8). Ele está dizendo isso para os filhos da luz se tocarem. Olhando para os espertos deste mundo, algumas coisas nós poderíamos aprender deles, sem ser a sua desonestidade. Ser bons não significa ser bobos e desorganizados. Nós podemos ser mais espertos, mais organizados e mais propositivos... É assim, que com a graça de Deus, o bem vai triunfar.

Os filhos deste mundo são mais espertos em seus negócios do que os filhos da luz (Lc 16, 8)

Rezando a palavra 

Senhor Jesus,

Olhando ao nosso redor, notamos que as coisas poderiam andar melhor em nossa sociedade, se os bons fossem mais unidos; se as pessoas de bem agissem mais em conjunto, de maneira mais organizada; se os cristãos renunciassem ao ciúme, às queixas de uns contra os outros, ao isolamento de cada grupo para atuarmos em conjunto. Tu tens razão, Senhor, se a gente não se junta, não se organiza, não se mexe... os maus tomam conta, decidem, destroem. Culpa nossa. Falta-nos, Senhor, conversão: conversão ao teu amor, compromisso com a paz, com a família, com a vida, com a justiça, com a fraternidade. Tua palavra, hoje, Senhor, nos inspira, nos alerta, nos impulsiona... Ajuda-nos, pelo teu Santo Espírito, a pô-la em prática. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém. 

Vivendo a palavra

Talvez você deva sair de um certo isolamento e se juntar a outros irmãos para uma atuação em conjunto mais proveitosa para a evangelização.

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

15 comentários:

  1. Bom dia Pe João Carlos ! Ás vezes nós estamos vendo e convivendo com situações q sabemos que se devemos mudar fazer diferente pra melhoria de muitos ,mais ficamos calados , amedrontados com vergonha de dá o primeiro passo o tempo vai passando nada muda nem sai do lugar .

    ResponderExcluir
  2. Bom dia padre sua bença, senhor ajuda_me acorda pra vida a viver com mais vigor com esperteza em fim viver mais acordada principalmente o pai pra tuas coisas o senhor que Deus nos abençoe Amém 🙏🙌

    ResponderExcluir
  3. Padre João Carlos, BOM DIA!!! obrigada pela presença amiga na minha vida, e os ensinamento tão preciosos sobre a palavra de DEUS. JESUS e Nossa Senhora sempre proteja o sr. sua família com saúde, nossas preces sempre por todos. sua bênção. GRATIDÃO.

    ResponderExcluir
  4. O diferencial é que os espertos tiram proveito dos filhos da luz,enquanto sabiamente eles mante-se observador das atitudes austeria daquele povo escravo do mal.O bem silenciosamente está com desvantagem do ponto de vista humano material,enquanto os anjos está há ajudar no processo evolutivo maior que é espíritualidade.Quem nunca foi vítima de uma esperteza?Quem nunca foi explorado?Faz parte das regras sociais sem normas,que muitas vezes é a única forma que se acostumou para sobreviver é tirar vantagem no irmão desprecavido da maldade,mas a luz do Espírito Santo dá a melhor parte muita paz aos justo.Cristo,sempre deixou bem nítido que a escolha certa,requer bastante intimidade com o bem e haveria também aflições e essas seria vencidas.Afinal estamos sendo espertos ou sábios? Seguir Jesus Cristo é luta ou derrota?Segurança ou medo? Vitória ou fracasso?Ou tudo isso com o olhar diferenciado?

    ResponderExcluir
  5. Bom dia padre João Carlos sua bênção peço orações pôr todos dá minha família e do mundo inteiro obrigado pela as palavras do evagelo dê hoje

    ResponderExcluir
  6. Amém padre João Carlos bom dia obrigada pelas suas palavras tão lindas

    ResponderExcluir
  7. Deus abençoe padre João Carlos!

    ResponderExcluir
  8. Boa sexta-feira Padre João Carlos e tudo de BemBom. Estaremos em Oração unidos em Jesus e nos fortalecendo na Luz e no Amor. Salve Maria.🙏

    ResponderExcluir
  9. Boa tarde Padre João Carlos. O sucesso faz você brilhar. Mas somente Deus faz você prosseguir...
    Tua PALAVRA, hoje, Senhor, nós inspira, nós alerta, nos impulsiona... Ajuda-nos pelo teu Santo Espírito, a pó-la em prática.
    Padre João Carlos, que o Senhor JESUS ilumine seus caminhos e guie seus passos em direção à sua missão evangelizadora.
    Tenha uma abençoada sexta-feira.
    Ester de Campinas São Paulo.

    ResponderExcluir
  10. Boa tarde padre João estou mim sentindo assim com medo de tudo

    ResponderExcluir
  11. Jesus tem como ensinamentos sermos fieis com os nossos irmaos, pois não devemos ser egoistas.pois jesus quer a felicidade de todos os seus filhos sem distinção.O que ele quer o melhor para seus filhos porque ele não faz comparaçao todos são iguais por isso devemos ser unidos sem preconceitos.

    ResponderExcluir
  12. Jesus nos ensina a sermos honestos pois atraves dos seus ensinamentos todos nos merecemos respeito ,somos todos iguais perante à vós.

    ResponderExcluir
  13. Ó Pai de misericórdia, eu LHE agradeço por ser VOSSO discípulo missionário. Contudo, me ensine ser imitador dos santos. Me ensine ser amigo da cruz do meu SALVADOR. Me ensine pensar nas coisas celestes. Me ensine viver como um cidadão do Céu. Me ensine ser humilde. Me ensine viver firme no Senhor. Me ensine agir com esperteza e sabedoria. Me ensine ser um filho da luz. Isso eu LHE peço pela intercessão de Jesus Cristo, VOSSO querido filho e meu amado REDENTOR. Amém.

    ResponderExcluir
  14. Boa noite padre Joao Carlos, quê Jesus lhe abençoe com muita saúde e paz e virgem Maria Santisma esteja sempre em seu caminho lhe cobrindo .com o seu manto maternal. Ouvi o áudio e assisti a Santa missa também rezei o terço Mariano com o senhor. Medito à palavra de Deus, nos dias que não respondo padre João Carlos é por causa dá minha visão que é muito pouca, peço ao bom Jesus que me perdoe se algumas vezes agie .com esperteza. Socorro Martins

    ResponderExcluir
  15. Boa noite padre João Carlos agradeço muito pelas meditação maravilhosa Jesus gosta da honestidade é uma coisa que hoje não está acontecendo principalmente com os governantes é uma tristeza eles não pensa em Deus e nem na família que Deus abençoa amém

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Nós amamos Jesus e guardamos a sua palavra.

  29 de abril de 2024   Segunda-feira da 5ª Semana da Páscoa    Dia de Santa Catarina de Sena    Evangelho    Jo 14,21-26 Naquele tempo, dis...

POSTAGENS MAIS VISTAS