PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: A MAMONA DA INIQUIDADE

A MAMONA DA INIQUIDADE


07 de novembro de 2020

EVANGELHO

Lc 16,9-15)

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 9“Usai o dinheiro injusto para fazer amigos, pois, quando acabar, eles vos receberão nas moradas eternas. 10Quem é fiel nas pequenas coisas também é fiel nas grandes, e quem é injusto nas pequenas também é injusto nas grandes. 11Por isso, se vós não sois fiéis no uso do dinheiro injusto, quem vos confiará o verdadeiro bem? 12E se não sois fiéis no que é dos outros, quem vos dará aquilo que é vosso? 13Ninguém pode servir a dois senhores: porque ou odiará um e amará o outro, ou se apegará a um e desprezará o outro. Vós não podeis servir a Deus e ao dinheiro”. 14Os fariseus, que eram amigos do dinheiro, ouviam tudo isso e riam de Jesus. 15Então, Jesus lhes disse: “Vós gostais de parecer justos diante dos homens, mas Deus conhece vossos corações. Com efeito, o que é importante para os homens, é detestável para Deus”.

MEDITAÇÃO


Usem o dinheiro injusto para fazer amigos (Lc 16, 9).

No evangelho de hoje, vários ditos de Jesus estão reunidos em torno do tema “dinheiro”, palavra que se repete quatro vezes nesses poucos versículos.  Como entender esse “usar o dinheiro injusto para fazer amigos”? Pode parecer um estímulo à desonestidade, não acha? O que será que Jesus está querendo dizer?
O que veio antes desse texto? A parábola do administrador que seria demitido e achou um jeito de assegurar o seu futuro. Administrador era o servo encarregado de cuidar da casa e da propriedade rural do seu patrão. Esse fulano da história foi acusado de esbanjar os bens do patrão, de estar gastando descontroladamente. O patrão lhe avisou que seria demitido. Qual seria o seu futuro?  Por isso, ele chamou os devedores do patrão e diminuiu ou dispensou a sua comissão. Claro, os devedores do patrão ficaram logo seus amigos. Na hora da dificuldade, já tinha com quem contar.
Agora, vamos ao evangelho de hoje. ‘Usem o dinheiro injusto para fazer amigos, pois, quando acabar, eles vos receberão nas moradas eternas” (Lc 16, 9). Como podemos compreender essa palavra “dinheiro injusto”?  Vamos ver como está escrito no original em grego e em sua tradução latina que é usada na Igreja. O latim traduz por “MAMMONA INIQUITATIS”, mamona da iniquidade. Então, ‘dinheiro injusto’ está traduzindo as palavras “mamona da iniquidade” ou “mamona iníqua”.  ‘Mamona’ é uma palavra usada também em outros lugares no evangelho para falar da riqueza que é sedutora. De fato, a riqueza tem uma sedução que pode levar a pessoa a se esquecer de Deus e dos outros ou de fazer da riqueza um falso deus, um ídolo. Então, por esse “dinheiro injusto” devemos entender “a riqueza sedutora”. O administrador não foi propriamente desonesto, foi esperto. Usou o dinheiro para angariar amigos que o acolheriam quando caísse na indigência.
Então Jesus falou: “Usem o ‘dinheiro injusto’, traduzindo mais claro ‘usem a riqueza sedutora’ para fazer amigos, pois, quando acabar, eles receberão vocês nas moradas eternas”. Os amigos do administrador demitido iriam recebê-lo em suas casas, iriam tratá-lo como aliado, como amigo. Pois então, se usarmos a riqueza, os bens que nós temos (que são tão sedutores) para fazer o bem, para socorrer os sofredores, para ajudar os outros, nós vamos estar preparando um futuro seguro, na eternidade. Eles, os pobres, os beneficiados, vão nos receber na casa de Deus, eles vão abrir as portas do céu para nós.
Guardando a mensagem
Os bens deste mundo podem nos atrapalhar, nos afastar de Deus e dos nossos semelhantes. Eles têm uma sedução especial. São riquezas sedutoras, “mamona iniquitatis”. Mas, elas podem ser usadas com sabedoria. Na parábola do administrador demitido, ele foi elogiado pelo seu patrão porque agiu com sabedoria, quando soube que ia pra rua. Ele chamou os devedores do patrão e dispensou a sua comissão. Os devedores, gratos pelo alívio em suas contas, tornaram-se seus amigos que o socorreriam nas dificuldades que viriam. Há muita gente que tem riquezas e não as usa com inteligência, com sabedoria, com preventividade;  não se vale de sua ‘riqueza sedutora’ para apoiar bons projetos, para realizar algo de bom para a coletividade ou mesmo para socorrer um parente pobre... isso é fazer amigos com a “mamona iniquitatis”, a riqueza sedutora. Isso é preparar bem o futuro, se vier a falir, ou ser demitido de seu bom emprego ou mesmo quando a morte lhe demitir dessa vida.
Usem o dinheiro injusto para fazer amigos (Lc 16, 9).
Rezando a palavra
Senhor Jesus,
É verdade, os bens deste mundo têm uma sedução especial. Corremos o risco de endeusá-los. E disseste claro: ‘Não se pode servir a dois senhores. Ou Deus ou Mamona. Ou Deus ou a riqueza sedutora’. Estás nos ensinando também que o dinheiro pode ser usado com sabedoria. Ele pode preparar o nosso futuro, se ele servir também para ajudarmos quem está em situação de necessidade. Obrigado, Senhor, por nos ensinares a lidar corretamente com a sedução do dinheiro neste mundo. Assim, nos preparamos para receber os bens eternos que para nós estão preparados desde toda a eternidade. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.
Vivendo a palavra
Não me diga quanto você ganha. Responda a si mesmo (a si mesma). De tudo que recebo mensalmente, quanto empenho na preparação do meu futuro em Deus?  Não estou me referindo a plano de saúde, nem aposentadoria, nem seguro funerária. Estou falando do seu futuro na eternidade.

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

22 comentários:

  1. Bom dia Padre João 🌹Amém! É verdade a expressão:" o pouco com Deus é muito e o muito sem Deus é nada"! Pra ser sincera não estou me preparando em nada pro meu futuro na eternidade! Preciso rever esta situação urgente! Obrigada pela reflexão da Palavra de Deus! Me impulsiona a agir de acordo com a realidade da fé! Um excelente final de semana cheio de bênçãos do Bom Deus e da Virgem Maria Auxiliadora dos Cristãos para o senhor e toda sua família! Deus o ilumine imensamente!

    ResponderExcluir
  2. Bom dia padre João Carlos sua bença Deus em primeiro lugar gostaria que o senhor mandasse oração prá mim e minha família tenham um bom sábado e domingo maravilhoso mundo pelo nosso pai Jesus Cristo todos nós amém 🙌🙌🙌🙌

    ResponderExcluir
  3. Amém padre João Carlos bom dia

    ResponderExcluir
  4. Bom dia padre sua bença,como Deus nós diz o pouco com Deus é muito e o muito sem ele não é nada,padre o homem vive submisso ao dinheiro o homen ainda é escravos de bens materias infelizmente e muitos por mais que tenha pode executivo não ajuda o próximo isso é uma realidade eu mesma já fui muito humilhada em casas de familia muitas humilhações mesmo tipo até comida separada água da torneira e tinha muito orgulho de ser doméstica nunca tive vergonha pois sabia que estava trazendo dinheiro onesto pra minha casa mesmo sendo muito humilhada deixei de trabalhar pra vim tomar conta dos meus saudosos pais,mais padre hoje lhe falo com conviquicao que o homem é escravo do dinheiro infelizmente, hoje me encontro desempregada mais estou feliz em Cristo vo trabalha em nome Jesus pois dês de 2011 que não tenho salário pois era os do meus pais que conduzia conseguir fazer um curso técnico de enfermagem e confio em te senhor que arruma um emprego pois o que pude fazer pelo meus pais eu fiz isso estou tranquila que Deus nus abençoe pra que não nus tornarmos escravos do dinheiro amém 🙏🙌

    ResponderExcluir
  5. Bom Sábado Padre João Carlos e obrigado pelas palavras explicadas e cantadas. Estaremos em Oração e que o Espírito Santo do Amor nos fortaleça na Caridade. Salve Maria.🙏

    ResponderExcluir
  6. Amém. DEUS nos abençoe para que não sejamos escravos dos bens materiais...nos abençoe para que sejamos seguidores de JESUS E MARIA. DEUS o abençoe para que continue a nos ajudar em seguir JESUS por meio dos EVANGELHOS.
    FELIZ SÁBADO ao Senhor.

    ResponderExcluir
  7. Padre João Carlos BOM DIA!!! obrigada pela catequese que todos os dias o sr. nos traz para compreendermos a palavra de DEUS melhor. Tenha um fim de semana com muita LUZ de DEUS iluminando a vida do sr. e de todos os seus, Nossa Senhora de Fátima os protejam sob seu MANTO DIVINO. Nossas preces sempre por todos ai.

    ResponderExcluir
  8. Cleide de Salvador7/11/20 09:18

    Amém. Deus é misericordioso. Ele reconhece, aceita e valoriza as ações do pecador ainda que seja fruto do dinheiro injusto.

    ResponderExcluir
  9. Bom dia Padre João Carlos. Que Deus o abençoe sempre...
    SENHOR JESUS, que teu Santo Espírito continue nos iluminando e nos inspirando para sermos teus seguidores nesse novo mundo que estamos vivendo.
    Jesus, estou abrindo meu coração para te pedir paz, saúde e sabedoria na caminhada do meu amigo Padre João Carlos. Ajuda-o pois nesta batalha com afeição... ele quer que a humanidade seja abençoada e muito feliz. Que haja esperança em nossa alma e luz em nosso caminho.
    Louvado seja DEUS...
    FELIZ SÁBADO À TODOS !!!
    Ester de Campinas São Paulo.

    ResponderExcluir
  10. Bom dia padre João Carlos que o senhor tenha um ótimo final de semana abençoada e iluminada que papai do céu te proteja sempre e nossa senhora auxiliadora envolve o senhor no seu caminho 🙌😇🌟🌟🌹
    Senhor Jesus,o apego às riquezas nós impede de ver além.
    As pessoas apegadas ao ter fazem com que as riquezas seja o centro da sua vida.😭👎
    Esquecendo o que importa é possui riqueza, e essa sirvam ao bem comum.
    Para ter a maior riqueza da nossa vida é possuí O Reino de
    Deus.
    Não permita que os bens materiais impeçam.👍🙌🌹💕

    ResponderExcluir
  11. Bom dia padre Joao Carlos, que o Divino Espírito Santo lhe ilumine, e a todos nós para sempre reconhecermos o Deus quer de nós para ganharmos a vida eterna. Socorro Martins

    ResponderExcluir
  12. Bom dia padre João Carlos Deus abençoe sempre o senhor

    ResponderExcluir
  13. Boa tarde padre João Carlos que Deus abençoe sempre e ilumine seus caminhos a cada dia sabe lendo o evangelho de hoje me fez lembrar de 2 casais que me acolheram na minha trajetória de vida ,o qual um não pertence mais este mundo mas o outro ainda vive sempre que me lembro deles peço para que Deus o acolhe e tem compaixão de todos nós .

    ResponderExcluir
  14. O que é mais importante o dinheiro ou os amigos?Em que lugar os recursos financeiros estão bem em minha vida?A moeda de troca de serviço as vezes pode ser interpretada de forma equivocada se os usuários não tiver bom senso para seu devido uso, Cristo chama atenção para aqueles que adquirir os recursos financeiros de forma enrregula, mostra as consequências desse mal e quando ele acaba a vida se esvazia,ao contrário da vida do dinheiro justo, têm rudo se multiplica chega até ajudar outras que pôr ventura tenha necessidade.Nesse aspecto devemos estar atentos,pois segundo Cristo as coisas devem está dentro da linha do bem,nada de ostentação essa atitude é anticristã.Portato precisa ter olhos fixo em Deus para evitar erros.

    ResponderExcluir
  15. Boa tarde Padre João Carlos, como o dinheiro é importante, para certas pessoas precisamos aprender a dividir, com o coração aqueles que mais precisam. AMÉM!!!

    ResponderExcluir
  16. Senhor meu Deus, nunca serei injusta comigo, pois sei que jamais serei uma aproveitadora do dinheiro alheio. O. proposito de Deus para os homens é que possamos usar o dinheiro de forma correta para com Deus prestarmis conta quando par tir deste mundo o reino dos ceus. AMÉM

    ResponderExcluir
  17. Ó Pai, Eterno Deus, eu LHE agradeço por todos os amigos e amigas que tenho. Entretanto, me conceda a graça de viver com alegria. Me conceda a graça de contentar-me em qualquer situação. Me conceda a graça de viver em toda e qualquer situação. Me conceda a graça de ser fortalecido no VOSSO amor. Me conceda a graça de vencer as dificuldades. Me conceda a graça de pregar o evangelho com fidelidade. Me conceda a graça de ser útil ao VOSSO povo. Me conceda a graça de ser generoso com a VOSSA igreja. Me conceda a graça de ser VOSSO discípulo missionário. Me conceda a graça de alcançar a morada eterna. Me conceda a graça de ser fiel e justo nas pequenas coisas. Me conceda a graça de servi-Lo com humildade. Me conceda a graça de ter um bom coração. Me conceda a graça de fazer somente aquilo que é importante para a SANTÍSSIMA TRINDADE. Isso eu LHE peço pela intercessão de Jesus Cristo, VOSSO querido filho e meu amado SALVADOR. Amém.

    ResponderExcluir
  18. Peço oração pelo desenvolvimento da fala de Gabrielly pelo doentes desempregado cem teto desanimado é endividado fim da pandemia,misericórdia senhor,gratidão a t senhor pelas benção é graças na minha vida é de toda minha família

    ResponderExcluir
  19. Boa noite padre João Carlos jesus e Maria Guardei e proteja com as bençãos de Deus para seguir o reino de Deus precisamos ser honesto sua benção paz e bem um bom fim de semana

    ResponderExcluir
  20. Quero receber as orações!!

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Arregace as mangas.

25 de abril de 2024   Dia do Evangelista São Marcos.     Evangelho    Mc 16,15-20 Naquele tempo, Jesus se manifestou aos onze discípulos, 15...

POSTAGENS MAIS VISTAS