PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: REINO DIVIDIDO

REINO DIVIDIDO

   

Todo reino dividido contra si mesmo será destruído (Lc 11, 17).
09 de outubro de 2020.
Jesus está realizando a sua missão. Qual é a missão de Jesus? Anunciar o Reino de Deus entre nós, aproximar as pessoas de Deus, refazer a aliança de Deus como o seu povo, salvar a humanidade que se separou do Criador pelo pecado. Esses são modos como tentamos explicar a missão de Jesus. Nós o vemos no seu trabalho redentor: anunciando o amor de Deus, convidando as pessoas à conversão, perdoando os pecadores, libertando pessoas da dominação do mal.
Que os demônios se opusessem a Jesus, isso a gente entende. Que os grupos privilegiados de Jerusalém o odiassem, até dá para entender. Mas, que pessoas religiosas, praticantes da Lei, se indispusessem contra Jesus, a ponto de o difamarem, tentando desmoralizá-lo ou até tramando a sua prisão, isto nos deixa perplexos. Pois, foi o que aconteceu. No evangelho de hoje, vê-se como eles começaram a espalhar que Jesus expulsava demônios com a autoridade do próprio satanás. Olha que jogo baixo: espalhar que Jesus agia em nome do diabo. Haja paciência! Era gente de má vontade procurando desqualificar a vitória de Jesus sobre o mal. Agora, o pior é que se tratava de gente muito religiosa.
Jesus chamou para a lógica. Se for assim, se o mal estiver combatendo contra si mesmo, diabo contra diabo, então estão realmente perdidos, pois ‘todo reino dividido contra si mesmo será destruído’, acaba se esfacelando, se autodestruindo. Não tem a menor lógica. Mas, essa palavra de Jesus também poderia ser entendida a respeito dos seus opositores. Esse grupo de gente maldosa estava cavando o buraco para o seu próprio povo. Se eles ficassem contra Jesus, fazendo propaganda contra ele, dividindo o povo, causando desunião... qual seria o fim do seu povo? “Todo reino dividido contra si mesmo será destruído”. De fato, 40 anos depois da morte de Jesus, houve uma guerra dos romanos contra os judeus e não ficou pedra sobre pedra. Os judeus perderam tudo. Um reino dividido não prospera. 
O que Jesus diz no evangelho de hoje nos espanta. Ele tão tolerante, um dia não quis que os discípulos proibissem alguém que pregava e curava em seu nome sem pertencer ao grupo deles. Deixa, ele disse, “quem não está contra nós, está a nosso favor”. Mas, no evangelho de hoje, ele diz, a respeito dos que o estavam difamando: “Quem não está comigo está contra mim. E quem não recolhe comigo, dispersa”. Disse tudo.
Guardando a mensagem
Jesus, no exercício do seu ministério, encontrou muita oposição. Oposição das elites e de muitas lideranças populares, como foi o caso dos fariseus. Foi acusado de muita coisa. Uma dessas acusações dizia que ele agia em aliança com Satanás. Coisa triste, gente dividindo o povo. A difamação, as falsas acusações geram desconfiança e divisão na comunidade cristã. Hoje, com as redes sociais, é muito fácil falar mal de uma pessoa, difamá-la, destruir a sua imagem. E tem muita gente ruim interessada em desmoralizar a Igreja Católica e sua opção pelos pobres. Não repasse acusações maldosas contra a Igreja ou seus ministros. Não aceite que a defesa dos pobres seja taxada de comunismo. Trabalhe pela comunhão, pela unidade.
Todo reino dividido contra si mesmo será destruído (Lc 11, 17).
Rezando a palavra
Senhor Jesus,
Tu nos chamas a reconhecer o Reino de Deus que chegou com tua presença, com tua palavra, com tua ação. Disseste: “Se é pelo dedo de Deus que eu expulso os demônios, então chegou para vocês o Reino de Deus”. Cremos  em ti, Senhor, e não queremos apenas usufruir de tua graça e de teus dons. Queremos também estar ao teu lado, tomar tua defesa, quando maldosos continuarem te difamando ou te injuriando em tua Igreja, em teus ministros, em nossas pastorais. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.
Vivendo a palavra
A unidade da Igreja não é só uma construção humana. É, sobretudo, dom do Espírito Santo que nos une a Cristo, cabeça do corpo e a todos os membros. Hoje, reze pela unidade de todos os que estão unidos a Cristo pela fé e pelo batismo.
Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

22 comentários:

  1. Bom dia PADRE JOÃO CARLOS, a sua benção. Obrigado pela explicação do evangelho de hoje e que Deus nos ilumine hoje e sempre amém.

    ResponderExcluir
  2. Bom dia Padre João Carlos, amo sua reflexões e compartilho todos os dias com várias pessoas..que também me dizem aprecia las muito..Deus abençoe este trabalho maravilhoso, missionário. Abraço

    ResponderExcluir
  3. Bom dia!! Obrigada por nos ajudarem nossa caminhada. Que Deus continue abençoando a sua missão.

    ResponderExcluir
  4. Obrigada padre sua benção que Deus nos ilumine sempre e que saibamos acolhelo sempre na nossa vida

    ResponderExcluir
  5. Tenham todos um abençoado dia com muita paz e amor

    ResponderExcluir
  6. Bom dia padre João Carlos que o senhor tenha uma ótima sexta feira abençoada e iluminada que Jesus Cristo te proteja e capacite o senhor cada vez mais a tocar corações egoísta.
    Senhor Jesus que me chamas a ter uma atitude de servo.
    Ajuda nos cultivar um amor sacrifícial uns pelos outros, deixando de lado todo interesse egoísta para o bem recíproco.
    Capacita me amanter meu fogo em ti, não em pessoas que continua te açoitando e crucificando.
    Teu poder e tua palavra me capacitam a viver cada dia para ti com ajudar do teu Espírito Santo.
    A igreja é a família de Deus é um lugar repleto de ti.
    Te amo meu Jesus ti defenderei com todo o meu amor por ti.
    🙌👏🐑🌹💕

    ResponderExcluir
  7. Bom dia Padre João Carlos, Deus te abençoe e obrigado pelas meditações e pôr me ajudar a entender melhor a palavra de Deus, com esse jeito que o Sr nos ensina, sua benção.🙌🙌🙇‍♀️🤝🙋

    ResponderExcluir
  8. Bom dia Padre João Carlos. Paz e amor.
    Sou muito grata pelas bênçãos de Deus e pelo carinho que recebo através da MEDITAÇÃO e reflexão do Evangelho ...
    Que possamos reconhcero Reino de Deus... Cremos em ti, Senhor, e que tenhamos força para lutar pela unidade da Igreja e unirmos a Cristo pela fé e pelo batismo.
    Que Padre João Carlos seja muito feliz e abençoado na sua missão evangelizadora...
    Bom dia a todos da AMA.
    Ester de Campinas São Paulo.

    ResponderExcluir
  9. Legal mesmo é ser unido, pois sem a presença de Deus na vida humana isso é impossível, nunca se falou tanto em unidade no Evangelho descreve uma situação que faz pensar! Será que existe dentro dos templos religiosos santidade? Seguimos os critérios preceitos pôr Jesus Cristo,na presença, fidelidade ou somos iguais?Ser humano é terrível passamos por momentos de Calvário isso é difícil,o desejo aproxima,mais ainda não chegamos a plenitude!Ser unida, não causar divisão é o único caminho para superar nossas fragilidades, chegar a luz da vida.

    ResponderExcluir
  10. Bom Dia Padre João Carlos suas palavras faz um dia de alegria e cada vez mais fortalece a minha Fé! Deus nos abençoe sempre com saúde acima de tudo e Deus acima de todos!

    ResponderExcluir
  11. A atualização do evangelho sempre nos leva a refletir sobre nossas atitudes. Gosto muito de ouvi-lo. Obrigado. Sérgio Pinto

    ResponderExcluir
  12. Q Jesus nos ilumine em seu caminho mesmo sendo pecadores.mas não distantes de Ti.
    Obrigada Pe João Calos sua Benção.

    ResponderExcluir
  13. Boa tarde Padre João Carlos e que o Espírito Santo continue te abençoando. Estaremos em Oração por todas as Igrejas Irmãs que batizam fiéis em Nome do Pai, Filho e Espírito Santo. Hoje também teremos a Reflexão do 7. dia da Novena da Padroeira do Brasil com o Tema: Com Maria, sempre em êxodo missionário! Salve Maria. 🙏

    ResponderExcluir
  14. Peço q Deus tenha misericórdia de minha filha q tem 4 anos e fala pouco ,pelo desempregadocem teto desanimado é endividado é abatido,saúde e paz de toda minha família gratidão por tudo senhor na minha vida ,tudo sejam feita a tua vontade pai

    ResponderExcluir
  15. Sua benca padre ,obrigado pela explicação da palavra peço rogo pelo desenvolvimento da fala de Gabrielly minha filha q tem 4 anos e fala muito pouco ,misericórdia senhor,saúde e paz p/ toda minha famíliae amigos,gratidão a t senhor pelas benção é graças na minha vida

    ResponderExcluir
  16. Seja bendito nome, agora e para sempre. AMÉM!!!

    ResponderExcluir
  17. padre João Carlos a sua benção Deus ilumine cada vez mais gosto muito das suas pregações amém

    ResponderExcluir
  18. Pedimos ao nosso Pai todo poderoso a união entre os povos do mundo inteiro para aumentai a nossa confiança em vós.

    ResponderExcluir
  19. Ó Senhor bom e clemente, eu LHE agradeço por ser cristão. Entretanto, me ajude ter fé e confiança no meu SALVADOR. Me ajude com a VOSSA bênção. Me ajude expulsar o espírito do mal. Me ajude ter bons e santos pensamentos. Me ajude colaborar na construção do VOSSO reino. Isso eu LHE peço pela intercessão de Jesus Cristo, VOSSO querido filho e meu amado REDENTOR. Amém .

    ResponderExcluir
  20. Boa noite padre João Carlos muito obrigado pela maravilhosa meditação Jesus ilumine e abençoar sempre amém

    ResponderExcluir
  21. O CRISTÃO NÃO ESTÁ CONTRA A DIVISÃO DE BENS COM OS POBRES...E SIM DA BENEVOLÊNCIA DO VATICANO COM GESTORES DE PAÍSES QUE ESCRAVIZAM SERES HUMANOS.

    ResponderExcluir
  22. Boa noite Padre João, obrigado pelas meditações e reflexões, Deus abençoe o Sr.🙇‍♀️🙌🙌

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Como podemos conhecer o caminho?

26 de abril de 2024    Sexta-feira na 4ª Semana da Páscoa       Evangelho.    Jo 14,1-6 Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 1“Não ...

POSTAGENS MAIS VISTAS