PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: O DEUS DA MOEDA

O DEUS DA MOEDA

E Jesus disse: “De quem é a figura e a inscrição que estão nesta moeda?” (Mt 22, 20)

18 de outubro de 2020.

Mas, tem muita gente ruim nesse mundo! As autoridades fizeram um plano para destruir Jesus. Mandaram fariseus e partidários de Herodes para cavar uma acusação contra ele. E eles chegaram com aquela conversinha, chamando Jesus de ‘Mestre’ e fazendo-lhe altos elogios. Disseram que foram fazer-lhe uma consulta: ‘Dize-nos o que pensas: é lícito ou não pagar imposto a César?’. Ninguém se engane, não era uma dúvida. Era uma arapuca.

Jesus logo percebeu o jogo deles. O imposto do imperador era alvo de muita polêmica, revoltas da população e muita repressão por parte dos romanos. Se dissesse que estava de acordo, eles o acusariam diante do povo como traidor. Pagar o imposto seria reconhecer a dominação romana sobre o país. Se dissesse que não era para pagar, eles o denunciariam aos romanos como incitador do povo contra o império, como aliás o fizeram no processo da paixão. Jesus percebeu a maldade deles e começou desmascarando o grupo. Ele os chamou de hipócritas e disse que aquilo era, na verdade, uma armadilha.

Depois de desmascará-los, Jesus pediu para ver a moeda com que se pagava o imposto, a moeda romana, a dracma. Se Jesus pediu para ver a moeda, é porque Jesus não tinha a moeda, concordam? Mas, eles a tinham. E mostraram. O fato de terem a moeda já mostra como eles estavam integrados no sistema romano, não acha? Bom, fique atento à pergunta de Jesus. ‘De quem é a imagem e a inscrição desta moeda?’. Eles responderam que era de César. Então, havia uma imagem e uma inscrição. E eram de César, o imperador romano. Um judeu piedoso não suportava imagem, você sabe disso. Mas, esses tais carregavam no bolso, tranquilamente, a imagem do imperador.

O caso é que devia ser um problema muito sério para os judeus do tempo de Jesus. Na moeda, havia a imagem do imperador. E a inscrição dizia: ‘Tibério César Augusto, filho do divino Augusto’. Os imperadores romanos daquele período eram divinizados. O pai adotivo desse Tibério foi chamado de divino Augusto, reconhecido como um deus pelo senado romano. Havia um templo em Esmirna, onde esse imperador Tibério era cultuado. Então, era a moeda de um imperador divinizado... e isso será que vai bem com um judeu piedoso? Claro que não. O primeiro mandamento do decálogo (Ex 20) fala do único Deus a quem se deve adorar e prestar culto. E que não deve ser representado em imagem. Essa era uma regra sagrada para o judeu. Não vale exatamente para nós hoje, depois de mais vinte séculos, mas aí é outra história.

Bom, você está entendendo... nas mãos de Jesus, está a moeda do imposto. O que ela tem de especial? Ela é uma declaração do senhorio de um imperador divinizado. É a proclamação de um deus que não é o Deus de Israel. Um imperador com seu título de filho do divino Augusto e com sua imagem, uma agressão para o judeu do tempo de Jesus. Servir a outro Senhor é idolatria, é traição ao verdadeiro Deus.

Guardando a mensagem

As autoridades estavam decididas a eliminar Jesus. Levaram-lhe uma pergunta, na verdade, armaram-lhe uma armadilha. Esses ‘inocentes senhores’ queriam saber ‘se era certo pagar o imposto a César?’. Jesus começou desmascarando aquele grupo mal intencionado pela pergunta que fez e pelo tratamento que eles estavam dando ao imperador divinizado. Jesus não respondeu se era para pagar imposto ou não pagar imposto. Jesus denunciou que eles tinham embarcado no projeto do imperador que estava tomando o lugar do Deus vivo e verdadeiro. O Senhor de nossas vidas e de nossa história é Deus, o Deus que se revelou ao povo de Israel, que o libertou do cativeiro e o constituiu seu povo. Não é César. A Deus, devemos dar todo o nosso amor e toda a nossa adoração. A Deus, não a César. Nem a César, nem a qualquer outro senhorzinho de plantão.

E Jesus disse: “De quem é a figura e a inscrição que estão nesta moeda?” (Mt 22, 20)

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
tua palavra é uma luz em nossa vida. Ela ilumina as situações que enfrentamos, mostrando suas ambiguidades. Nesse assunto do imposto ao império romano, percebeste que o problema não era pagar ou não pagar o imposto. O problema era fazer do imposto um ato de idolatria, de culto a um falso Deus. Ajuda-nos, Senhor, com a luz do teu Santo Espírito, a não elegermos falsos deuses em nossa vida, a quem sirvamos e nos sacrifiquemos. Só o Deus vivo e verdadeiro merece toda honra e toda glória. Neste Dia Mundial das Missões, nós te pedimos, Senhor, abençoa os nossos missionários que estão evangelizando em outros países. Abençoa também os missionários que vieram de outras terras para nos ajudar a caminhar no evangelho. Faz de todos nós um povo missionário neste mundo tão necessitado de tua luz e de tua palavra. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a palavra

É capaz de haver outro deus na sua vida. É bom ficar vigilante... Só o Deus vivo e verdadeiro merece todo o nosso amor e a nossa adoração. Ninguém pode tomar o lugar dele. Nem filho, nem marido, nem mulher; nem trabalho, nem dinheiro, nem o mercado. Ele é o nosso amor maior, o nosso bem maior. No dia de hoje, verifique qual é a imagem que tem na sua ‘moeda’... qual é o deus que está se escondendo naquilo que você mais dá valor.

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

24 comentários:

  1. Cipriano Menezes18/10/20 02:43

    Padre João Carlos, bom dia!!!! Peço sua bênção para mim e para toda a minha família. Que Deus nos Abençoe hoje e sempre. Amém.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Padre pelas suas palavras, que nos ensina e ajuda a entender melhor o propósito de Deus na nossa vida. A sua bênção para mim e minha família.. Amém. Que Deus continua abençoando e Iluminando o seu Ministério.

    ResponderExcluir
  3. Bom dia padre João Carlos que Deus esteja sempre presente em minha vida.E na vida da minha família. Que Deus te ilumine

    ResponderExcluir
  4. BOM DOMINGO PADRE. QUE DEUS CONTINUE PRESENTE EM NOSSAS VIDAS.

    ResponderExcluir
  5. Bom dia Pe.João Carlos,gostaria de pedir bênçãos para os meus filhos,minha
    familia,meus vizinhos,pra mim e para o mundo inteiro.Proteção para o mundo inteiro.

    ResponderExcluir
  6. Bom dia Padre sua benção.gostaria de pedir oração por minhas netas, e também para minha amiga Almerinda que está com CA.Deus lhe abençoe poderosamente!assisto seu programa, e repasso suas mensagens para às crianças sou catequista.

    ResponderExcluir
  7. Quem é esse Deus que tanto é questionado? Porque Jesus Cristo foi o alvo do imperador?Que saber é este que silencia a todos?Que lugar Deus está ocupada agora em minha vida? São tantos pensamentos flutuamos mediante há tantas informações,mas só uma nos basta.O silêncio constrói expirações que alimenta o Espírito Santo De Luz,o preço escolhido para dar sentido real a vida,sem medo das pessoas,escolhas, quando a expiração de Deus manifesta ninguém literalmente ninguém resiste aos olhos da sabedoria,essa está com os mansos humildes.Percebe-se quê as armadilhas eram gigantes para pegar seu ponto frágil,chamava até de Mestre!Porquê? Aquilo não era agradável,e sim suportável,midiante há tantas adivercidades.Ele convivia com as diferenças mostrava seu ponto de vista humano observava e respeitava há todos,isso foi crucial.Cristo tinha personalidade,firmeza,foco mostrava seu ponto de vista humano fez grandes obeservacões que nos direciona na atualidade a sabedoria encontrada em pessaos simples é o melhor caminho para superar nossas fragilidades.Ouvir e falar menos!Se agirmos juntos teremos possibilidade de crescer na presença do Espírito Santo,pois há muitos desafios há ser vencido!Nada de reposta jesus costumava retorna a pergunta estabelcia um diálogo harmoniso entre todos.De quem é a imagem da moeda?Que ser humano queremos sermos?

    ResponderExcluir
  8. Bom dia, sua benção! gostaria de pedir oração para minhas netas.assisto seu programa e o terço das 18hs.gosto muito de suas mensagens.e repasso para às crianças da catequese.Deus lhe abençoe!

    ResponderExcluir
  9. Bom dia !
    Ótimo domingo com a graça de Deus abençoe grandemente a cada um de nós.
    🙌❤

    ResponderExcluir
  10. Bom dia padre João Carlos sua bença eu sò tenho um Deus vivo na minha vida e no meu coração e o meu pai do seu padre mandem oração pra mim e minha família amém 🙌🙌🙌🙌🌹

    ResponderExcluir
  11. Bom dia PADRE JOÃO CARLOS que Deus continui abençoando todos nós AMEM

    ResponderExcluir
  12. Senhor Deus Pai,eu vos imploro tende misericórdia de minha neta meu filho e minha nora.Afasta, Senhor este sofrimento de todos desta família principalmente de minha neta. Amém

    ResponderExcluir
  13. José Lúcio18/10/20 09:23

    Que Deus ilumine nossos governantes para que consigam de maneira justa dá ao povo o que realmente lhe pertence, a fim de que o "pão" chegue na mesa dos mais necessitados.

    ResponderExcluir
  14. Bom dia padre João Carlos que o senhor tenha um ótimo domingo abençoado e iluminado que a graça e a paz do senhor esteja contigo,e nossa senhora auxiliadora envolve o senhor no seu caminho 🙌😇🌟🌟🌹
    Ó meu Deus, somente a ti é que eu adoro e venero, és digno do meu louvor.
    Jesus quero te imitar o amor maior que vós te pelo nosso pai.
    Meu Deus, só mente vós conhece o meu coração,faz morada.
    Pai amoroso a que tudo é possível,sei muito bem tu me encoraja,eu posso te ver,te sentir pela fé,em todos os lugares e em todas as pessoas Deixemos que o amor de Deus crie raízes em nós e assim seremos capazes de nos entregarmos aos outros,para fazemos boa obras.
    Vou amar por toda a vida.
    🙌👏😍🌹💕
    .

    ResponderExcluir
  15. Bom dia a todos!
    Bom dia, Pe. João Carlos! Sua benção!
    Que O Divino Espírito Santo continue lhe iluminando nessas meditações para tocar cada vez mais os nossos corações e de mais e mais pessoas sempre! 🙏🙏🙏
    Peço-lhe oração por toda a minha família, em especial uma tia idosa que se encontra hospitalizada há dias e um primo que partiu recentemente deste mundo!
    Obrigada e até amanhã!🙏

    ResponderExcluir
  16. Bom dia Padre João Carlos. Que este dia seja repleto de muitas graças e muita prosperidade.
    Só o Deus vivo e verdadeiro merece todo
    amor e a nossa adoração. Padre João Carlos, que Deus continue abençoando e eliminando a sua vida consagrada e sua
    Missão evangelizadora. Parabéns pelo seu dia...
    Tenha um domingo muito feliz com muita saúde e muita paz.
    Ester de Campinas São Paulo.

    ResponderExcluir
  17. gosto muito dos seus ensinamentos

    ResponderExcluir
  18. Seja bendito seu Santo nome agora e para sempre AMÉM!!!

    ResponderExcluir
  19. Bom Domingo Padre João Carlos e obrigado por ser um Missionário para nós e continuemos em Oração para em nossas pequenas ações diárias fazermos com Amor e servir como exemplo de Vossa Missão. Salve Maria.🙏

    ResponderExcluir
  20. Os que rejeitam o convite são aqueles que apegam ao sistema religioso para defender seus próprios interesses ,por essa causa não aceitam o chamado de Jesus .
    O convite então é dirigido aos que não estão comprometidos com tal sistema ,mas, ao contrário com os marginalizados pelo sistema ,começa então uma nova história ,um novo povo de Deus, formado de pobres e oprimidos.
    O novo povo de Deus pertence unicamente a Deus ,e só Deus pode exigir do homem adoração.
    "Não tenha outros deuses diante de mim não faça para você ídolos nem nenhuma representação daquilo que existe no céu e na terra ou nas águas que estão debaixo da terra não se proste diante desses deuses nem sirva eles porque eu já vi seu Deus sou um Deus ciumento quando me odeiam castigo a culpa dos pais dos filhos netos e bisnetos mas quando me amam e guardam os meus mandamentos me obedecem eu extrato com amor por mil gerações."
    Êxodo 20.3-4-5-6.

    ResponderExcluir
  21. Os Que rejeitam convite são aqueles que se apegam ao sistema religioso que defendem seus próprios interesses e por isso não aceitam chamado de Jesus.
    O convite é dirigido então aos que não estão comprometidos quanto ao sistema mas ao contrário com os marginalizados por ele começa na história um novo povo de Deus formado de pobres e oprimidos porém mostram que até mesmo estes últimos serão excluídos se não realizarem a prática da nova justiça.
    O novo povo de Deus pertence unicamente a Deus e só a Deus dá um glória e adoração.
    Êxodo 20 .3 ,não tenham outros deuses diante de mim.

    ResponderExcluir
  22. Boa noite padre João Carlos ainda existe pessoas maldosa e Deus só mostra o que é bom na nossa vida Deus e amor fiel Jesus e Maria lhe proteja sempre amém 🙏🙏 sua benção paz e bem

    ResponderExcluir
  23. Senti falta do áudio hj. Boa noite

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

O lava-pés: o amor de Jesus por nós.

28 de março de 2024   Quinta-feira da Semana Santa.     Ceia do Senhor.      Evangelho.    Jo 13,1-15 1Era antes da festa da Páscoa. Jesus s...

POSTAGENS MAIS VISTAS