PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: O GANANCIOSO

O GANANCIOSO


19 de outubro de 2020

Evangelho de hoje 


Lc 12,13-21

Naquele tempo, 13alguém, do meio da multidão, disse a Jesus: “Mestre, dize ao meu irmão que reparta a herança comigo”. 14Jesus respondeu: “Homem, quem me encarregou de julgar ou de dividir vossos bens?” 15E disse-lhes: “Atenção! Tomai cuidado contra todo tipo de ganância, porque, mesmo que alguém tenha muitas coisas, a vida de um homem não consiste na abundância de bens”.

16E contou-lhes uma parábola: “A terra de um homem rico deu uma grande colheita. 17Ele pensava consigo mesmo: ‘Que vou fazer? Não tenho onde guardar minha colheita’. 18Então resolveu: ‘Já sei o que fazer! Vou derrubar meus celeiros e construir maiores; neles vou guardar todo o meu trigo, junto com os meus bens. 19Então poderei dizer a mim mesmo: Meu caro, tu tens uma boa reserva para muitos anos. Descansa, come, bebe, aproveita!’ 20Mas Deus lhe disse: ‘Louco! Ainda nesta noite, pedirão de volta a tua vida. E para quem ficará o que tu acumulaste?’ 21Assim acontece com quem ajunta tesouros para si mesmo, mas não é rico diante de Deus”.

Tomem cuidado contra todo o tipo de ganância (Lc 12, 15)


19 de outubro de 2020

Garanto que você, em sua vida, já conheceu uma pessoa gananci osa. O ganancioso é uma pessoa antenada com qualquer situação em que possa faturar, lucrar mais, aumentar suas posses. Uma coisa é a luta de cada dia pela sobrevivência, com dignidade. Outra coisa é o olho grande, a fixação em ter coisas, a acumulação a qualquer custo.

A ganância se manifesta em muitas ocasiões. No evangelho de hoje, aparece na briga pela herança. Quanto aparece uma herança, se acaba qualquer vínculo de amizade, de respeito, de fraternidade. O ganancioso, parente ou não, quer açambarcar o mais que puder ou tudo, se possível. O dinheiro fala mais alto, o interesse pelos bens materiais pode dominar a pessoa. O ganancioso é um monstro, capaz de mentir, de prejudicar os outros, de manipular todo tipo de argumento para passar por cima do direito dos outros, em benefício próprio.

No caso de uma disputa por herança, é claro que é importante se procurar a partilha justa dos bens. Se de verdade, alguém se sentir prejudicado, tem direito de se defender e requerer os seus direitos, com os instrumentos do diálogo e, se necessário, da justiça. Mas, mesmo numa disputa por herança, a gente tem que se comportar como cristão. Cristão age, antes de tudo, movido pelo amor a Deus e aos irmãos; não age movido pelo dinheiro, seduzido pelos bens desta terra. Cristão não é um ganancioso, não faz do dinheiro um deus na sua vida.

Mas não é só nas disputas por herança que a ganância se manifesta. O ganancioso nunca fica satisfeito com o que tem. Está sempre correndo para ter mais. O pecado da avareza se manifesta em manter o pensamento fixo em ter coisas, subir na vida de qualquer forma, passar os outros para trás e não repartir nada com ninguém. Nessa situação, o avarento não é transparente e não se sensibiliza pela situação e pelo sofrimento dos outros.

Jesus ensinou: “Mesmo que alguém tenha muitas coisas, a vida de um homem não consiste na abundância de bens”. Para ilustrar, Jesus contou a história de um homem rico. Depois que ele superlotou seus novos e maiores celeiros de trigo, foi dormir planejando usufruir toda a sua riqueza e morreu naquela mesma noite. Juntar tesouros para si mesmo é loucura, arrematou Jesus.

Guardando a mensagem

A palavra de Jesus hoje é para a gente ter cuidado com qualquer tipo de ganância. A felicidade não está em se ter muitos bens. Precisamos lutar com responsabilidade pelo pão de cada dia, procurando poupar também para o futuro, mas sem por nossa esperança no dinheiro, sem fazer das coisas um novo deus. Como reza o salmo 131: “Põe tua esperança no Senhor”, no Senhor, não no dinheiro. Ao morrer, não se leva nada, a não ser as boas obras que fizemos, a caridade que praticamos, o amor que devotamos a Deus e aos irmãos.

Tomem cuidado contra todo o tipo de ganância (Lc 12, 15)


Rezando a palavra

Senhor Jesus,
Tua palavra nos tem ensinado que não devemos por a nossa confiança nos bens desta terra, pois nossa vida aqui é uma passagem. Tu nos ensinas a buscar os bens que não passam, a viver com os olhos fixos nos bens eternos que já possuímos na esperança. No trato com os bens desta terra, nos ensinas a ser honestos, trabalhadores e solidários, fugindo de tudo que possa parecer avareza, ganância e egoísmo. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a palavra

Vale hoje um exame de consciência. Há algum sinal de ganância em suas preocupações, em suas atitudes?

Sexta e sábado desta semana, você sabe, vamos ter o 3o. Acampamento Tempo de Paz. Você já se inscreveu? Claro, você não vai precisar sair de casa. Sexta à tarde e à noite, palestra, rodas de conversa, orações e show. Sábado à tarde, Missa, Adoração e Consagração. Todo mundo pode acompanhar pelo Youtube ou pelo Facebook. Mas, quem estiver inscrito pode participar das rodas de conversa e receber o material do evento. Claro, a inscrição é gratuita. Para quem recebe pessoalmente a Meditação, estou enviando o link para inscrição.

Para conferir o evangelho do dia e ler a reflexão de hoje, é só clicar no link que vai diarimente com a apresentação da Meditação.

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

24 comentários:

  1. MÃE MARIA POR FAVOR MANDE COMPRADORES PARA NOSSA CASA PARA O BEM DA MINHA SAÚDE E PARA O BEM DA MINHA FAMÍLIA. EU PEÇO ESSA GRAÇA EM NOME DO SEU FILHO NOSSO SENHOR JESUS CRISTO O NOSSO SENHOR.

    ResponderExcluir
  2. Amém padre João Carlos bom dia obrigada pelas suas palavras tão lindas, que Deus te abençoe sempre

    ResponderExcluir
  3. Mãe Maria envia um comprador p esta casa. Para q possamos ter sossego e saúde mental. Em nome de se filho JESUS. Amém

    ResponderExcluir
  4. Bom dia! Todos os dias ouso a palavra através do whatsapp é maravilhoso. Deus abençoe sempre ❤️🌷

    ResponderExcluir
  5. Bom dia padre João Carlos sua bença que não sejamos gananciosos pois vinhedos do pó e ao pó voltaremos ou seja vinhemos sem nada e sem nada voltaremos Deus seja louvado hoje e sempre 🙏🙌

    ResponderExcluir
  6. Amem padre deus abençoe seu dia com paz sabedoria saúde

    ResponderExcluir
  7. Cleide de Salvador19/10/20 07:28

    A ganância é dos pecados que as pessoas não se enxerga cometendo, mas é tão recorrente. Mesmo em famílias numerosas e pobres a ganância se aprenta na divisão de um pequeno bem. Tem sempre alguém que se julga ter mais direito que os demais. Senhor tende piedade de nós e enche nossos corações do Espírito Santo. Amém

    ResponderExcluir
  8. Bendito seja a Palavra de Deus. Me ajuda muito suas reflexões. Obrigada padre por sua sabedoria partilhada.

    ResponderExcluir
  9. Padre muito obg por tuas palavras DEUS NOS abençoe nesses dias NOS indique o melhor caminho Amém

    ResponderExcluir
  10. Boa dia padre João Carlos que o senhor tenha uma semana de muita luz e abençoada e papai do céu te proteja e nossa senhora auxiliadora envolve o senhor no seu caminho 🙌😇🌟🌟🌹
    Deus pai, que o fogo da minha vida seja buscar a ti.
    Que eu não me encontre com outros que estejam buscando só grande quantidade de tesouro para sim mesmo, a riqueza material e o dinheiro.
    Que eu possa compartilhar o poder da tua graça salvadora.
    Que a vontade exagerada de possui qualquer coisa,seja o desejo excessivo direcionado a ti, procura ser mais e mais semelhante a ti a cada dia.
    Abandone as insignificantes
    buscas de posses e bens,e busque o seu rei.
    Deseje o, Adore o, peça seu endereço, convide para vir a sua casa.🙌🌹🐑💕

    ResponderExcluir
  11. Obs.que o foco da minha vida seja buscar a ti.

    ResponderExcluir
  12. Bom-dia! Boa reflexão do evangelho, não sejamos gananciosos.

    ResponderExcluir
  13. Senhor escutai meus apelos, eu vos imploro. Amém 🐟 🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
  14. Bom dia Padre João Carlos. Agradeço a linda reflexão do Evangelho de hoje.
    Senhor Jesus Cristo, ensina-nos a ser mansos e humildes de coração para amarmos nossos irmãos como tu nos amas e transformar nossa vida numa contínua entrega aos irmãos, fugindo de tudo que
    Possa parecer com ganância e egoísmo.
    Desejo para você, Padre João Carlos, e toda equipe da AMA um dia iluminado, tranquilo e uma Semana muito feliz e abençoado por DEUS. À todos , bom dia.
    Ester de Campinas São Paulo.

    ResponderExcluir
  15. A partilha de forma justa causa alegria,intendimento entre os herdeiros.Zero de ambição é o melhor para todos em qualquer lugar porquê fazendo o correto as coisas fluiem para a prosperidade ao contrário veremos conflitos isso foge do critério essências prescritos pelo Evangelho.Uma citação que reflete sobre nossas vidas: herança de bens materiais,ainda hoje é um conflito,pois quando não há justiça misericórdia AMOR,as coisas tomam outros rumo,não indicado ao projeto de Jesus Cristo.Mas a herança que Ele quer mostrar o caminho da vida eterna,mas não compreender o verdadeiro sentido do Cristianismo,a vida continua
    .A herança principal,ela sim faz parte do reino da justiça Divina, nada falta e todos nós podemos fazer parte dessa partilha.Cristo nos convidou espera nossa decisão.Que aprendamos a dizer o sim da partilha da vida eterna.

    ResponderExcluir
  16. A palavra de hoje nos ensina que a ganância nos afasta do amor de Deus sejamos mas orante para não cairmos nesse pecado tão horrivel

    ResponderExcluir
  17. José Lúcio19/10/20 09:13

    Bom dia, Padre João Carlos. Permita-me comentar que essa sua reflexão de hoje deveria estar reproduzida em letras garrafais na porta de entrada dos palácios dos Três Poderes da nossa Nação.

    ResponderExcluir
  18. Padre João Carlos bom dia! na paz de JESUS, uma semana abençoada, para o sr. e seus familiares, conte sempre com nosso carinho, nossa amizade e orações, obrigada por nos explicar todos os dias esta meditação, Nossa Senhora de Fátima e Santa Filomena os abençoem e protejam. sua bênção.

    ResponderExcluir
  19. Bom dia Padre João Carlos! Estou passando por dificuldades financeiras e econômicas. Não consigo acabar com as minhas dívidas! Peço orações.

    ResponderExcluir
  20. Bom dia padre João Carlos peço oração pra mim é um medo muito grande que estou sentindo

    ResponderExcluir
  21. Boa tarde Padre João Carlos e Boa Semana com tudo de bom no Acampamento de Paz. Estaremos em Oração e que pelo Amor misericordioso de Jesus saibamos compartilhar em tudo e entendermos como é grande a riqueza recebida de Deus para nos salvar. Salve Maria 🙏

    ResponderExcluir
  22. Boa noite padre João Carlos agradeço muito pela meditação e reflexão maravilhsa é verdade a ganancia é triste muitas pessoas só ver o dinheiro mas o dinheiro não é tudo na vida

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Vocês também querem ir embora?

20 de abril de 2024 Sábado da 3ª Semana da Páscoa    Evangelho   Jo 6,60-69 Naquele tempo, 60muitos dos discípulos de Jesus, que o escutaram...

POSTAGENS MAIS VISTAS