PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: AI DE VOCÊS!

AI DE VOCÊS!

                                                 

                          Ai de vocês, fariseus! (Lc 11, 42) 

14 de outubro de 2020.


Não basta sermos religiosos. Precisamos ser verdadeiros, autênticos. No tempo de Jesus, o povo de sua terra era muito religioso. Sobressaiam os fariseus, uma confraria de homens devotos e praticantes da Lei. No final do primeiro século, quando os judeus tinham perdido a guerra contra os romanos e tinham se espalhado pelo estrangeiro, a influência dos fariseus ficou ainda mais forte. Eles pareciam ter o modo mais certo e seguro de praticar a sua religião. Neste contexto, as comunidades cristãs, que nasceram no seio das comunidades judaicas, ficaram meio inseguras. Foi nesse tempo que os evangelistas reuniram em seus escritos as críticas que Jesus tinha feito àquela religiosidade baseada no cumprimento da Lei. 

Os antigos profetas, às vezes, ficavam bravos com o povo e com suas lideranças quando se desviavam da Aliança com Deus. Nessa oportunidade, eles lançavam os “ais” sobre o povo. Era uma forma de condenação das coisas erradas que estavam acontecendo. Jesus também se utilizou desse expediente. No caso dos fariseus, por exemplo, ele foi forte. No texto de hoje, tem quatros “ais” lançados contra a religiosidade doentia deles. 

O que Jesus disse sobre os fariseus daquele tempo, com certeza, também serve para nós, hoje. A nossa prática religiosa pode sempre ser corrigida e melhorada, não é verdade? Então, vamos ouvir com atenção os “ais” de Jesus contra os fariseus. E se a carapuça cair em nossa cabeça, vamos assumi-la como uma chamada de atenção de Jesus para sermos mais verdadeiros e autênticos. 

O primeiro “ai de vocês, fariseus” foi uma denúncia do seu legalismo. Eles se concentravam em coisas secundárias e deixavam de lado as mais importantes. Pagavam o dízimo de coisas pequenas (por exemplo da hortelã, do arruda, de outras ervas), mas deixavam de lado a justiça e o amor de Deus. Legalismo. 

O segundo “ai de vocês, fariseus” foi uma denúncia de sua busca de privilégios. Eles eram bem vistos e reverenciados pelo povo. Assim, adoravam ser saudados pelo povo nas praças e disputavam lugares de honra nas sinagogas e nos jantares. Busca de prestígio e de privilégios. 

O terceiro “ai de vocês, fariseus” foi uma denúncia contra o culto da aparência. Jesus os comparou com túmulos escondidos debaixo da grama por onde se anda. O externo é uma coisa, o interno... sai de perto. O culto da aparência. 

O quarto “ai de vocês, mestres da Lei” foi uma denúncia de sua incoerência. Não faziam o que pregavam. Sobrecarregavam o povo de cargas insuportáveis, mas eles mesmos não mexiam uma palha. Incoerência. 

Guardando a mensagem 

Uma religiosidade baseada no cumprimento de normas, como a que viviam os fariseus, corre o risco de ser uma coisa estéril, com graves defeitos: legalismo, busca de privilégios, culto da aparência e incoerência. Fingindo o louvor de Deus, estão na verdade defendendo seu status quo e ampliando seus privilégios. A verdadeira religião leva à conversão do coração, à verdade, à caridade, à fraternidade. 

 Ai de vocês, fariseus! (Lc 11, 42) 

Rezando a palavra 

Senhor Jesus, 

As críticas que dirigiste aos fariseus nos assustam. E nos assustam porque o farisaísmo é sempre uma tentação permanente em nossa vida. Mas é sempre muito bom ouvir tua palavra que nos corrige, nos adverte, nos orienta no caminho da verdade e da vida. Concede, Senhor, que, apesar de nossa fraqueza, o teu Santo Espírito nos conduza pelos teus caminhos. Tu, Senhor, és o caminho, a verdade, a vida. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém. 

Vivendo a palavra 

Dentro do espírito missionário desse mês, compartilhe a Meditação com os seus contatos. 

Vá reservando as tardes de 23 e 24 deste mês, para o  nosso 3o. Acampamento Tempo de Paz. 

Amanhã, uma quinta-feira eucarística, celebro a Santa Missa às 11 horas e você me acompanha pelo Youtube, pelo Facebook ou pelo aplicativo Tempo de Paz. 

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

14 comentários:

  1. Porque esse Evangelho descreve alguns aspectos importantes a respeito do comportamento ideológico humano? Chamada de atenção uma alerta, não faço assim porque futuramente terá a lei da causa e efeito,certamente o mais importante é que essas coisas ainda estão em uso, amigos sempre vêm nos alertando,olha cuidado não beba, está chegando atrasado ou melhor eles nos motiva para não deixar as coisas ruins chegar até nós,Deus está sempre orientando concededo graças necessária para banirmos tudo aquilo que afasta do que eleva a humanidade para a luz do saber Espíritual.Sendo,assim venceremos todas as dificuldades não que seja uma mágica,mas com a presença do Espírito Santo de Deus consiguiremos.Cuidados são características de quem só leva para o caminho do bem, sejamos atentos as dicas bacana deixadas por Cristo? Cuidado,que palavra encontrada no Evangelho para fortalecer nossa vida eterna.Hoje Jesus Cristo diz assim!Meninos vamos pôr aqui, é o melhor caminho é esse.Sigamo caminhos mais sólidos todos é o melhor, independente da cresça.Que a força de experiência de vida eleve para o crescimento humano.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como a bíblia é sempre tão atual, não é mesmo, e parece que nós, os homens da terra, não queremos ver!

      Excluir
  2. Bom dia padre João Carlos sua bença, aí de nós senhor se não caminharmos em teu caminho senhor,, Cristo tem de piedade mim e do mundo inteiro 🙌🙏👐

    ResponderExcluir
  3. BOM DIA!!! padre João Carlos, está tudo bem? tenho Fé que sim, obrigada por esta meditação, nossas preces sempre por todos vocês. DEUS os guardem e iluminem. sua bênção.

    ResponderExcluir
  4. Amém padre João Carlos bom dia obrigada pelas suas palavras

    ResponderExcluir
  5. Bom dia Padre João Carlos. A PRESENÇA de DEUS está em tudo.E é tudo que precisamos!
    SENHOR JESUS, tu és o caminho a verdade e a vida. Ensina-nos, Senhor, a levar a todos os homens uma mensagem de esperança, principalmente para aqueles que buscam um sentido para sua vida e para os que sofrem em condições desumanas. Concede-nos, Senhor, que o teu Santo Espírito nos conduza pelos
    teus caminhos de justiça, paz e sabedoria...
    Padre João Carlos, que o seu coração seja sempre iluminado pela paz e pelo infinito amor de nosso Criador...
    Ester de Campinas São Paulo.

    ResponderExcluir
  6. Bom dia padre João Carlos que o senhor tenha um ótimo dia abençoado e iluminado que papai do céu te proteja sempre e nossa senhora auxiliadora envolve o senhor no seu caminho 🙌😇🌟🌟🌹
    Senhor Jesus, tomasse nosso coração pecaminoso e o substituiu por coração puro.
    Não Samos salvos por uma ideia, uma doutrina, uma igreja,mas pelo próprio Jesus, tú és a paz, tú és o pão para o nosso coração faminto.
    Preciso Jesus, tú és sempre serás nosso amado salvador.
    Acolhe me meu senhor eu te amo
    🙌🌹🐑💕

    ResponderExcluir
  7. Senhor tende piedade de minha neta minha nora e meu filho. Acalma Senhor a ansiedade, a angústia q consome minha neta. Amém

    ResponderExcluir
  8. Bom dia Padre João Carlos e obrigado pelas palavras recebidas. Estaremos em Oração para recebermos o Espírito Santo do Amor para sermos mais amorosos uns aos outros e que a humildade nunca falte em nossas ações diárias junto com a caridade. Salve Maria.🙏

    ResponderExcluir
  9. Bom dia padre João Carlos por favor quero pedir uma opinião , tenho vontade de formar um grupo de meditação em minha comunidade me diz devo ir em frente que o Divino espírito santo ilumine sempre seus caminhos por onde for .

    ResponderExcluir
  10. Ouço a voz a me alertar; ai de ti

    ResponderExcluir
  11. Senhor meu Deus dai-nos ais nossos corações a nossa verdadeira confiança para como cristaos fervorosos seguirmos o caminho deixamos por Deus.Amem

    ResponderExcluir
  12. Boa noite padre João Carlos obrigado pela meditação maravilhosa e suas palavras que nós ajudem muito,Deus sempre sempre orienta e nós fortalece nossa vida porque ele é o caminho a verdade e a vida sua bênção padre o divino espírito santo lhe ilumine amem

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

O lava-pés: o amor de Jesus por nós.

28 de março de 2024   Quinta-feira da Semana Santa.     Ceia do Senhor.      Evangelho.    Jo 13,1-15 1Era antes da festa da Páscoa. Jesus s...

POSTAGENS MAIS VISTAS