PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: A RAPOSA, A GALINHA E OS PINTINHOS

A RAPOSA, A GALINHA E OS PINTINHOS


29 de Outubro de 2020

EVANGELHO

Lc 13,31-35

31Naquela hora, alguns fariseus aproximaram-se e disseram a Jesus: “Tu deves ir embora daqui, porque Herodes quer te matar”. 32Jesus disse: “Ide dizer a essa raposa: eu expulso demônios e faço curas hoje e amanhã; e no terceiro dia terminarei o meu trabalho. 33Entretanto, preciso caminhar hoje, amanhã e depois de amanhã, porque não convém que um profeta morra fora de Jerusalém.

34Jerusalém, Jerusalém! Tu que matas os profetas e apedrejas os que te foram enviados! Quantas vezes eu quis reunir teus filhos, como a galinha reúne os pintinhos debaixo das asas, mas tu não quiseste! 35Eis que vossa casa ficará abandonada. Eu vos digo: não me vereis mais, até que chegue o tempo em que vós mesmos direis: Bendito aquele que vem em nome do Senhor”.

MEDITAÇÃO

Quantas vezes eu quis reunir teus filhos, como a galinha reúne os pintinhos debaixo das asas, mas tu não quiseste!  (Lc 13, 34)
Como foi o relacionamento de Jesus com as autoridades do seu tempo? Boa pergunta. Jesus não acabou bem, humanamente falando. Para sua condenação, concorreram os fariseus que o perseguiram, o tempo todo; o tetrarca da Galileia, Herodes; o poder romano representado pelo Procurador Pilatos; e, especialmente, o grande Conselho de Jerusalém, o Sinédrio, sob a liderança do Sumo-Sacerdote. Embora estivessem sempre em desacordo entre si, todos eles uniram-se para eliminar Jesus.

E por que Jesus foi tão mal visto pelas autoridades, que acabaram por decretar sua morte na cruz, como malfeitor? Pe. Zezinho, como poeta e teólogo, resumiu assim: “Um certo dia, ao tribunal / Alguém levou o jovem Galileu / Ninguém sabia qual foi o mal / E o crime que ele fez, quais foram seus pecados / Seu jeito honesto de denunciar / Mexeu na posição de alguns privilegiados. / E mataram a Jesus de Nazaré / E no meio de ladrões puseram sua cruz / Mas o mundo ainda tem medo de Jesus / Que tinha tanto amor!”.
“Seu jeito honesto de denunciar mexeu na posição de alguns privilegiados”. De fato, Jesus não representava nenhum desses segmentos de poder. Não era fariseu, nem saduceu. Claro, não era um romano; nem sacerdote do Templo. Era um leigo, um profeta do interior, com ampla circulação nos povoados, vilas e pequenas cidades da Galileia. Um profeta independente. Não vivia pregando contra o império romano, nem atacando Herodes, nem desmerecendo a autoridade dos sacerdotes do Templo. Mas sua pregação sobre o Reino de Deus e sua influência sobre o povo foram tidas como perigosas para o poder estabelecido.
O evangelho de hoje fala particularmente de um opositor: Herodes. Este era o Tetraca da Galiléia, o rei daquela região onde Jesus vivia. Sua capital era uma cidade reconstruída por ele, perto do Mar da Galileia, Tiberíades. O evangelho não menciona essa cidade. Pelo visto, Jesus não andou por lá. Esse Herodes tinha calado o profeta João, que pregava a conversão e batizava o povo no Rio Jordão. E andava incomodado com a fama de Jesus.
No evangelho de hoje, alguns fariseus foram levar um aviso a Jesus, não sei se para preveni-lo ou para se verem livres dele. Disseram: “Tu deves ir embora daqui, porque Herodes quer te matar”. Um aviso sério. Uma ameaça de morte. “Tu deves ir embora daqui, porque Herodes quer te matar”. Olha a reação de Jesus: “Vão dizer a essa raposa (que raposa? Herodes)... Vão dizer a essa raposa que eu expulso demônios e faço curas hoje e amanhã. E no terceiro dia, terminarei o meu trabalho”. O que ele está dizendo? Que iria continuar sua missão até o fim. O terceiro dia talvez seja a sua morte em Jerusalém ou quem sabe a sua ressurreição. É quando termina o seu trabalho, quando se completa a sua missão.
Guardando a mensagem
A pregação de Jesus anunciava ao povo o Reino de Deus, a proximidade amorosa de Deus que restaura o fraco, levanta o humilhado, liberta o oprimido. Foi o que ele leu no Profeta Isaías e explicou na Sinagoga de Nazaré. Com curas, exorcismos, milagres ele levava o povo a experimentar o amor de Deus que tem compaixão do doente e dos sofredores, e oferecia o perdão aos pecadores que aceitassem começar uma vida nova de comunhão com Deus e com os irmãos. Essa prática de Jesus foi sentida como uma ameaça ao poder do Templo, à influência dos fariseus sobre o povo e ao poder dos romanos e seus aliados. Em resposta, Jesus não recuou, manteve seu trabalho missionário com destemor e fidelidade.

Quantas vezes eu quis reunir teus filhos, como a galinha reúne os pintinhos debaixo das asas, mas tu não quiseste!  (Lc 13, 34)
Rezando a palavra
Senhor Jesus,
A resposta certa à tua palavra, à tua pregação é a conversão, a mudança de direção da própria vida. São tantos os que recebem a tua palavra e são restaurados e renascem para a vida nova da graça! Mas, infelizmente, muitos também rejeitam a pregação do Reino. E até reagem com violência contra tua pessoa e contra teus missionários. No evangelho de hoje, está a lamentação que dirigiste à cidade de Jerusalém: “Quantas vezes eu quis reunir os teus filhos como a galinha reúne os pintinhos debaixo das asas, mas tu não quiseste”. Hoje, contemplamos, Senhor, tua firmeza e tua fidelidade na missão, até o fim. Dá-nos, Senhor, a graça da conversão. E faz-nos firmes e fortes no teu caminho, não deixando-nos vencer pelo cansaço, nem pelo espírito de acomodação, nem nos determos pela oposição de outros. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.  
Vivendo a palavra
No seu caderno espiritual, continue a conversa com Jesus. Pergunte a ele, por exemplo, como ele se sentia com tanta oposição ao seu ministério.
Às 11 horas de hoje, estou rezando por você na Santa Missa, com transmissão pelo Youtube e Facebook. Hoje, no canto, vamos ter a prsença da cantora Joanna.
Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

20 comentários:

  1. Boa noite !padre joão carlos."Amém".

    ResponderExcluir
  2. Muito bom!! Deus abençoe sempre!!

    ResponderExcluir
  3. BOA NOITE PE JOÃO CARLOS
    OBRIGADA POR POR TODAS AS EXPLICAÇÕES
    PARA NOS ORIENTAR DEIXAR O BARULHO DO MUNDO Q NOS DESVIA DO CAMINHO.

    ResponderExcluir
  4. Obrigado pela à orientação espiritual e minha renovação física e espiritual.

    ResponderExcluir
  5. Bom dia André João Carlos que Jesus tire esse medo de mim.obrigada pela palavra

    ResponderExcluir
  6. Amém padre João Carlos bom dia obrigada pelas suas palavras tão lindas

    ResponderExcluir
  7. Bom dia PADRE JOÃO CARLOS a sua benção.
    "Senhor JESUS dai-me força e coragem para que eu leve a Boa Nova a todos os meus irmãos em Cristo, amem".

    ResponderExcluir
  8. Bom dia Padre João Carlos. Muita paz...
    Hoje contemplamos, Senhor tua firmeza e tua fidelidade na missão, até o fim.
    Dá-nos a graça da conversão. E faz-nos firmes e fortes no teu caminho. Acolhe, Senhor, em teu coração o padre João Carlos, para que ele seja muito feliz e abençoado na sua missão evangelizadora.
    Que o Todo Poderoso abençoe nossos caminhos e nos dê força e coragem para continuar lutando nesta vida...
    Abençoada seja a nossa quinta-feira.
    Ester de Campinas São Paulo.

    ResponderExcluir
  9. O hábito prescrito é algo incansável, reunião!As vezes nem queremos,não sabemos os motivos de escrevemos como falta de interesse,preguiça,chatisse. Porque Jesus Cristo relata das tentativas de reunir o sues com objetivo de protegê-lo?É,deixa claro que há uma força impedindo a realização de da tarefas dele.Beleza.Sim e quem deve reagir somos nós para verce-lo as barreiras que bloqueia as realizações plena do Projeto que Jesus implantou!Nos encontramos para partilhar,paz,esperança, alegria,vitória,sucesso e também frustrações,perdas,fraquezas,desânimo e deixado essas coisas alivia muito e constrói uma roupagem moderna atualiza-se para não ficar fora de uso,pois o bem é a linhagem empregada em qualquer época, após o término de um encontro o que devemos exertar é a força vivica da prática do mesmo, mediante as barreiras que muitas vezes são travadas por conta de nossas fragilidades humana.Que nunca percamos de vista a pedágogia Cristã:Expiração do Espírito Santo de amor.Reunir para participar do mundo material sem perder o foco da Espíritualidade!

    ResponderExcluir
  10. Bom dia padre João Carlos que o senhor tenha um ótimo dia abençoado e iluminado meu bom pastor que papai do céu te proteja e nossa senhora auxiliadora envolve o senhor no seu caminho, uma maravilhosa celebração 🙌😇🌟🌟🌹
    Senhor Jesus, viesse ao mundo para nossa conversão nos salvar dos nossos pecado,nos instruisses ir até os desesperados e feriados com compaixão.
    Mais há outros de nós que tendem a se esquecer o seu ensinamentos,agir da maneira errada, e outros não fazendo de jeito nenhum, são apenas solitários. Deus é poderoso ele dá toda a graça, tendo tudo o que é necessário para você transbordem em toda boa obra.
    Jesus tocou os intocáveis do mundo.
    Você se dispõe a fazer o mesmo.
    🙌👍🐑🌹💕

    ResponderExcluir
  11. Bom dia padre sua bençoa, suas palavras são inriquecedora para nossa formação espiritual, estou passado por um tempo dificil.Sou divoçiada, sair de um casamento sofrida, fui muito desgaste, me recuperei dentro da igreja, ate hoje não conhecir um homem que me preenchesse esse espaço na minya vida,eu figuei sem casa com dois filhos.Tenho superado, nisso tudo, ja são 15 ano, hoje com 55 anos padre ainda penso em refazer a minha vida, esperando que venha o melhor dr Deus pra me.Pelo fato de não ter recuperado meu casamento, será que á uma possibilidade padre, tento me cuidar me sentir que to bem, porque não sei o que sera de me

    ResponderExcluir
  12. So Deus, eu mim sinto so, mesmo com meus filhos que entre 21 22 anos, eu vivo respirando da palavra de Deus, e meu terço, suas palavras nos acalma nos conforta. Muita luz para o Senhor!

    ResponderExcluir
  13. Desejo me comunicar com o Senhor, pode me mandar no meu gmail, analicetudoposso@gmail do Google

    ResponderExcluir
  14. Jesus mostrou para os fariseus que ele era um homem forte e que nunca era abatido pelos seus opositores, sendo vencido com as suas palavras até a morte. Pottanto temos que vencer o inimigo para sairmos vitoriosos seguindo os ensinamentos de Jesus.

    ResponderExcluir
  15. Boa tarde Padre João Carlos e hoje consegui pegar o fim da Missa com as bênçãos que nos enviou e as canções da cantora Joanna é muito obrigado. Continuemos em Oração à Jesus e que seu Amor que nos cura e nos liberta consiga nos reunir em Oração Sempre. Salve Maria.🙏

    ResponderExcluir
  16. Ó Pai de amor, eu LHE agradeço por mais um dia de vida. Contudo, me conceda a graça de ser confortado no SENHOR. Me conceda a graça de ser revestido da armadura de Deus. Me conceda a graça de resistir e permanecer em tudo fiel a SANTÍSSIMA TRINDADE. Me conceda a graça de cingir os rins com a verdade. Me conceda a graça de ser revestido com a couraça da justiça. Me conceda a graça de anunciar o Evangelho da paz. Me conceda a graça de ter o VOSSO escudo. Me conceda a graça de ter o capacete da salvação e o gládio do espírito. Me conceda a graça de orar em todas as circunstâncias. Me conceda a graça de vigiar com toda a perseverança, intercedendo por todos. Me conceda a graça de anunciar corajosamente o Evangelho. Me conceda a graça de vencer o sofrimento. Me conceda a graça de fazer somente o bem. Me conceda a graça de bendizê-Lo com amor. Isso eu LHE peço pela intercessão de Jesus Cristo, VOSSO querido filho e meu amado REDENTOR. Amém.

    ResponderExcluir
  17. Boa noite padre João Carlos obrigado pela meditação muito importa para nós aprender mais o evangelho os fariseus viu que jesus era fortes não ia se abate ele estava curando sua benção Jesus lhe ilumine sempre no seu caminho de um pai espiritual amém paz e bem

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Espalhe a paz de Jesus.

30 de abril de 2024   Terça-feira da 5ª Semana da Páscoa.     Evangelho    Jo 14,27-31a Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 27“Dei...

POSTAGENS MAIS VISTAS