PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: SÃO SIMÃO E SÃO JUDAS

SÃO SIMÃO E SÃO JUDAS




28 de outubro de 2020

EVANGELHO DE HOJE


(Lc 6,12-19)

12Naqueles dias, Jesus foi à montanha para rezar. E passou a noite toda em oração a Deus. 13Ao amanhecer, chamou seus discípulos e escolheu doze dentre eles, aos quais deu o nome de apóstolos: 14Simão, a quem impôs o nome de Pedro, e seu irmão André; Tiago e João; Filipe e Bartolomeu; 15Mateus e Tomé; Tiago, filho de Alfeu, e Simão, chamado Zelota; 16Judas, filho de Tiago, e Judas Iscariotes, aquele que se tornou traidor. 17Jesus desceu da montanha com eles e parou num lugar plano. Ali estavam muitos dos seus discípulos e grande multidão de gente de toda a Judeia e de Jerusalém, do litoral de Tiro e Sidônia. 18Vieram para ouvir Jesus e serem curados de suas doenças. E aqueles que estavam atormentados por espíritos maus também foram curados. 19A multidão toda procurava tocar em Jesus, porque uma força saía dele, e curava a todos.


MEDITAÇÃO 


Jesus foi à montanha para rezar. E passou a noite toda em oração a Deus (Lc 6, 12)

E quase ao término deste mês missionário, celebramos hoje dois apóstolos de Jesus: São Simão e São Judas Tadeu. Mais uma oportunidade, então, para aquecermos o nosso coração missionário.

Olha que grande lição Jesus está nos dando, no evangelho de hoje. Ele tinha uma decisão importante para tomar. Àquela altura da missão, um grupo numeroso de discípulos e discípulas o seguia. E ele precisava dar um mínimo de organização ao seu grupo. E pensar no futuro do seu ministério. Ele precisava tomar decisões importantes em benefício de sua missão, em perspectiva de continuidade do seu trabalho. O que faz? Sobe a montanha para rezar e passa a noite inteira em oração a Deus.

A montanha é o lugar da oração, do encontro com Deus. É na oração, que o cristão precisa encontrar a luz de Deus para sua vida. É na oração que pode discernir qual é a vontade do Senhor. E, uma vez compreendida a sua santa vontade, aderir a ela de todo o coração. Uma noite de oração na montanha, antes de tomar uma decisão importante: esse é o exemplo de Jesus.

E que decisões Jesus tomou naquela noite de oração? Nessa passagem, dá pra gente identificar ao menos quatro decisões. A primeira, chamar e escolher 12 líderes. Doze para marcar a continuidade com o povo de Deus, o povo das doze tribos. Doze, porque está construindo um novo momento do povo de Deus. Segunda decisão: escolher os doze do meio dos seus muitos discípulos. Não buscá-los fora. Tirar seus missionários dentre aqueles que o estavam acompanhando. Terceira: Designá-los como apóstolos, enviados. Essa será a sua identidade: serem apóstolos, enviados por ele. Quarta decisão: Reconhecer a liderança de Simão à frente do grupo, trocando o seu nome para Pedro. Na Bíblia, o nome é a missão. E a missão de Simão é ser a pedra, o alicerce da nova comunidade.

Guardando a mensagem

Jesus precisava tomar decisões importantes sobre a sua missão. Subiu a montanha e passou uma noite em oração. Ao amanhecer, chamou os seus discípulos e escolheu doze para serem seus apóstolos. O Papa Francisco explicou outro dia que “A oração é o coração da missão”. Não podemos acertar nosso caminho, sem o diálogo com Deus, sem uma noite de oração. Sempre que um cristão precisa tomar uma importante decisão, precisa subir a montanha, isto é, dedicar-se a um tempo razoável de discernimento e oração. Na oração, encontramos a luz de Deus para nossa vida, para nossas decisões. Esse é o caminho para podermos conhecer e acolher a vontade de Deus. E essa é a grandeza de nossa vida: fazer a vontade de Deus.

Jesus foi à montanha para rezar. E passou a noite toda em oração a Deus (Lc 6, 12)

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
Vendo o teu exemplo, em oração na montanha, nos perguntamos se as decisões mais importantes de nossa vida têm sido tomadas dentro de um processo de discernimento, que inclui também um tempo sério de oração. Pela oração, asseguravas que as tuas decisões estivessem de acordo com a vontade do Pai. E são tantas as decisões que um cristão, uma cristã precisa tomar em espírito de obediência ao Pai: a escolha da profissão, o casamento, a consagração religiosa, mudanças importantes na vida profissional e familiar e tanta coisa mais. Senhor, nessas horas, lembra-nos de subir a montanha e a decidir no diálogo com Deus. Assim, poderemos realizar o melhor para nossa vida, o melhor segundo o teu coração. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a palavra

Ter um caderno para suas anotações espirituais é uma coisa muito útil. Caso você ainda não o tenha, adquira um caderno comum e cole alguma coisa bonita na capa. Ele poderá lhe servir de diário espiritual. Seria bom, diariamente, registrar nele, ao menos, a palavra do dia. Hoje, inspirado neste evangelho, vou lhe sugerir que escreva uma pequema oração a Jesus, pedindo luzes para tomar suas decisões se mpre de acordo com a vontade de Deus. 

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

21 comentários:

  1. Bom dia padre João Carlos que o senhor tenha uma ótima quarta feira abençoada e iluminada que papai do céu te proteja na sua caminhada de evangelização e nossa senhora auxiliadora envolve o senhor no seu caminho 🙌😇🌟🌟🌹
    Meu Deus,em oração eu venho a ti,ilumina meu caminho,conduz com firmeza,afasta do medo e da insegurança, que eu adote a verdade em meu pensamento e palavra,transmita a força da justiça.
    Que eu coloquem tudo isso em minha vida em todas as circunstâncias.
    Somos todos chamados para ser felizes e fazer nosso próximo felizes.
    Não espere receber milagre para confiar em Deus.
    Segure na mão de Deus e vai
    🙌🌹🐑💕

    ResponderExcluir
  2. Amém! Que este hábito de oração seja constante em minha vida! É o que eu mais preciso e desejo! Bom dia! Deus o ilumine imensamente! 🌹

    ResponderExcluir
  3. A oração na vida direciona,quais são os melhores decisões a serem tomadas, isso é Divino pois nas ações de Cristo ele sempre saia em retirada para meditar,se um ser tão sábio teve essas práticas através do seus pensamentos nos mostrou que o silêncio é o melhor caminho há ser trilhado,pois é o encontro de Deus com os homens,a busca desse incessante momento dá as melhores decisões.Quando oramos às nossas vidas se ilumina e têm outro sentido,nas escolhas é uma vida expirada pôr Deus.O recurso da oração é o melhor caminho para ligar o humanos há Deus 🙏,que exercício de luz!Nada é tão enobrecedor,acertivo que decidirmos nossas vidas a luz do Espírito Santo do silêncio.Alimento necessário na vida que aprendamos as práticas operadas pós Ele para liga-nos a sabedoria.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por isso Maria Isabel ,em Sua magnífica sabedoria e amor , ELE,nós orientou ,"quando orar entra em teu quarto,fecha a porta e fale ao PAI ,que vê e conhece suas necessidades."
      Que privilégio temos nós ,poder sentir tão grande amor ,nos envolvendo de tal forma ,que nos sentimos extasiados.
      Louvado seja ó senhor DEUS do universo!!!

      Excluir
  4. Amém meu deus e meu senhor!!

    ResponderExcluir
  5. Meu Deus a única coisa que eu preciso no momento é de um emprego , para poder alimentar minha família . Sei que não é só eu que está desempregada por isso peço oração para mim e todos os desempregados . Assim seja amém 🙏.

    ResponderExcluir
  6. José Lúcio28/10/20 08:14

    Que possamos encontrar a montanha em nossos lares para orar e fazer nossas escolhas alinhadas com a vontade de Deus.

    ResponderExcluir
  7. Bom dia Padre João Carlos. Que a mão de DEUS te cubra de bênçãos e vitórias.
    Que possamos, com fé e esperança subir à montanha para rezar e no diálogo com Deus poder realizar nossos desejos, nossas decisões e pedir a Deus o melhor para nossa vida.
    Que Deus nos conceda um dia de paz e bênçãos.
    Ester de Campinas São Paulo.

    ResponderExcluir
  8. Senhor Jesus que eu possa subir a montanha para passar a noite em oração e encontrar uma decisão q me ajude e ajude Hilda. Amém

    ResponderExcluir
  9. Bom dia Padre João Carlos e obrigado pelas palavras, enquanto estamos ligados à Jesus estaremos subindo a montanha em Oração e aguardando a Luz para nossos discernimentos. Salve Maria.🙏

    ResponderExcluir
  10. Padre João Carlos, tenha uma quarta feira repleta de graças do SENHOR, Nossa Senhora de Fátima sempre acompanhe e cubra com seu Manto Sagrado sua vida e esta sua missão. GRATIDÃO pelos ensinamentos tão preciosos do sr. e por tê-lo presente todos os dias nos abençoando, nossas preces sempre por todos dai.

    ResponderExcluir
  11. Senhor Jesus venho neste momento lhe pedir por todos nós que somos batizados e fomos enviados para uma missão dai-nos a luz do divino espírito santo para que possamos fazer o caminho da vida fazendo a vontade de Deus , agradeço por tudo que tem me permitindo a cada dia e que a tua vontade seja feita

    ResponderExcluir
  12. 1 tess.4.13-18
    O povo carece de conhecimento

    Levítico 19.4

    Isaías 2/8/ 42.8 / 45.20

    Êxodo 20.3-4

    1 corintianos 10.14/ 10.19-20

    Gálatas 5.19-20

    1samuel 15.23

    Salmo 115.4-8

    Romanos 1. 22.23

    1 João 5.21

    Jonas 2.8

    Salmo 16.4

    Jeremias 11.12

    Apocalipse 9.20

    Ezequiel 14.6


    São inúmera passagens nos instruindo sobre tudo que precisamos ter conhecimento.

    Leiam e peçam o Espírito Santo de Deus para dar entendimento para discernir sobre os guardar ensinametos de Jesus.

    ResponderExcluir
  13. Que o Espírito Santo abra a visão e o coração do povo que sofre por falta de conhecer a escritura sagrada.

    ResponderExcluir
  14. Boa tarde padre João Carlos sua bença que a alma do meu filho esteja com o senhor bem pertinho sinto falta mais está .be b quadrado com o senhor obrigado padre João Carlos por mim manda a palavra do senhor meu Deus respondo a gora por sair muito cedo para trabalhar nu me descanso do almoço eu leio e grádeso a au senhor 🙌 tenha uma linda tarde ficar com agente senhor e tarde a noite ja vem Samos teu seguidor também não sei que tá certo amo essa música quando o senhor canta meu nome é ornilda soares de areias mandar oração prá mim e minha família padre estamos de luto com a morte do meu filho obrigado pardre amém 🙌🙌🙌🌹

    ResponderExcluir
  15. escuto o senhor pela rádio FM amém 🙌🙌🌹

    ResponderExcluir
  16. A fim de que todos sejam um estas em mim e eu em ti, que eles estejam em nós. Amém!!!

    ResponderExcluir
  17. Amém padre João Carlos e uma excelente noite pro senhor.

    ResponderExcluir
  18. Boa noite padre João Carlos sua benção Jesus sobiu a montanha para rezar tem cristão que não tem coragem de ir a igreja eu estou sofrendo porque não posso devido a coronavirus e a idade também tenho um netinho de 02 anos que mora com migo peço uma oração para a minha filha consegui um emprego são Judá Tadeu abençoa paz e bem amém

    ResponderExcluir
  19. Ó Deus cheio de compaixão, eu LHE agradeço por todas as curas que foram feitas na vida da humanidade. Todavia, me ensine ser um concidadão dos santos. Me ensine ser um bom cristão. Me ensine ser uma boa morada do Espírito Santo. Me ensine rezar santamente. Me ensine viver o meu apostolado cristão. Me ensine ouvi-Lo com amor e atenção. Me ensine expulsar o que não presta. Isso eu LHE peço pela intercessão de Jesus Cristo, VOSSO querido filho e meu amado SALVADOR. Amém.

    ResponderExcluir
  20. Amém!Boa noite padre joão carlos.🙌🙌🙌

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Espalhe a paz de Jesus.

30 de abril de 2024   Terça-feira da 5ª Semana da Páscoa.     Evangelho    Jo 14,27-31a Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 27“Dei...

POSTAGENS MAIS VISTAS