PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: VOCÊ COLHE O QUE PLANTA

VOCÊ COLHE O QUE PLANTA


Não existe árvore boa que dê frutos ruins (Lc 6, 43)

12 de Setembro de 2020

No evangelho de hoje, Jesus compara árvore, homem e casa. Árvore ruim dá frutos ruins. Homem mau tira coisas más do seu coração. Casa sem alicerce desmorona na primeira enxurrada. Por outro lado, árvore boa dá frutos bons. Do coração de um homem bom só sai coisas boas. E casa construída em alicerce sobre a rocha é que resiste às tempestades da vida.

Tudo isso pra dizer que os frutos bons, as obras boas e a resistência às crises são consequências do que a gente planta, das decisões que toma, do alicerce sobre o qual a gente constrói. Você planta um espinheiro, não vai querer colher uvas dele. Você vai juntando coisa ruim no coração, só pode sair coisa ruim de sua boca. A boca fala do que o coração está cheio. Do mesmo modo, sua casa, sua vida, seu negócio, seu casamento não resistirão às turbulência da vida se não tiverem um bom alicerce. Casamento construído nas carreiras se desmancha antes do segundo aniversário. Sem estudo sério, sem alicerce pra valer, você não vai pra frente.

Jesus é o Mestre que está ensinando os seus discípulos a viverem com sabedoria. Muitos livros na Bíblia são assim, de ensinamentos pra gente viver direito. Sobretudo os livros chamados Sapienciais estão cheios de conselhos e orientações sobre como viver bem, sendo fiel a Deus. Você, com certeza, já ouviu ou folheou alguns desses livros bíblicos: os livros da Sabedoria, dos Provérbios, do Eclesiástico, do Eclesiastes, além do Livro dos Salmos.

E a sabedoria que Jesus está ensinando aos discípulos e discípulas tem um fundamento muito simples e claro: construir a própria vida sobre a prática da Palavra de Deus. Ele falou de ir a ele, ouvir sua palavra e pô-la em prática. Ir a ele, porque não é o ensinamento de qualquer um que garante a nossa vida. Nossa garantia está em Jesus. Ele é o filho de Deus, sabe direitinho o que Deus quer.  Ele é o verbo feito carne, sabe bem como podemos viver segundo o coração de Deus. Ir a ele, não a qualquer mestre. Como disse Pedro, naquele sermão depois do Pentecostes, Deus fez de Jesus o nosso Guia. E, indo a ele, ouvir a sua palavra. A sua palavra revela a vontade do Pai. E realizar essa palavra, praticando-a.

Praticando a Palavra de Deus, estamos lançando alicerces sólidos para o futuro; plantando a semente ou a muda que vai dar uma árvore apreciada pelos bons frutos. Assim, enchemos o coração de coisas boas. Na hora oportuna, o homem sábio tirará do tesouro do seu coração coisas boas: compreensão com a fraqueza dos outros, bons conselhos, perdão, esperança, alegria, fé. Na tempestade, a casa resistirá. A gente colhe o que planta. 

Guardando a mensagem

Jesus, Mestre da sabedoria de Deus, nos ensina como viver bem. Para colher amanhã, precisamos plantar hoje e plantar bem. A grande tarefa de hoje é lançar alicerces, que consiste em praticarmos a Palavra de Deus que ouvimos. É como quem constrói uma casa com alicerces profundos, sobre a rocha. Ninguém derruba. É como quem planta uma árvore escolhendo a melhor muda ou a melhor semente. Vai colher os melhores frutos.

Não existe árvore boa que dê frutos ruins (Lc 6, 43)

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
que bênção é a tua Palavra, Senhor. É a palavra que escutaste do Pai. É a palavra certa para a nossa frágil vida humana que tu bem conheces. Dá-nos, Senhor, o teu Santo Espírito para que transformemos a palavra que escutamos em novas atitudes, em mudança de vida e em alicerce para a nossa casa. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a palavra

Vem aí o Curso Bíblico sobre o Evangelho de São Marcos. O Curso vai ser oferecido em 5 encontros, na semana que vem, nas tardes de 14 a 18 de setembro, das 16 às 17 horas. Eu vou ministrar o Curso, com transmissão pelo Youtube, pelo Facebook e pela Rádio Tempo de Paz. E eu estou lhe enviando uma informação sobre este curso e o link para você se inscrever nele. Aproveite e compartilhe a informação com seus contatos. 

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

24 comentários:

  1. Aleluias. Esforcemos-nos, com a graça de Deus, para sermos boas árvores... e com os bons frutos, nossos filhos e irmãos em Cristo, a Igreja estará fortalecida.

    ResponderExcluir
  2. Os cuidados com os bons pensamentos produz ações equivalentes!Que bom nos alimentarmos de pensamentos positivos, agradávens, agirmos nessa linha ajuda bastante no processo de construção de uma sociedade mais humanizado,aqui o relato apresenta uma necessidade dá vida: frutos de qualidade.Um!! É bom demais porque implica na qualidade das produções,origens!As árvore que ainda não conseguiu o belo compreedermos que tenham as mesmas cargas de nutricionista,com formato e textura variada.Tenhamos os cuidado com todos os frutos,para não abortamos só pela suposta classificação social.Pois a pedágogia Cristã aplicada naquela época deve ser contextualizada para olhos atuais.Se formos menos seletivos aproveitaremos muitas árvores que darão frutas de toda forma.

    ResponderExcluir
  3. Bom dia padre João Carlos. Obrigada pela sua dedicação. Deus te abençoe hoje e sempre.

    ResponderExcluir
  4. Bom dia padre João Carlos, Amém que Deus me faça ser uma árvore boa 🙏

    ResponderExcluir
  5. Lindas as explicações que todos nos sejamos árvores boas que der bons frutos

    ResponderExcluir
  6. MARIA SUELY CLementino Desejo participar do curso

    ResponderExcluir
  7. Bom dia padre amém pelas palavras Deus abençoe sempre o senhor

    ResponderExcluir
  8. Bom dia padre João Carlos que o senhor tenha um ótimo final de semana abençoado e iluminado que Jesus Cristo te proteja sempre esteja presente em sua caminhada da
    sua vida🙌😇🌟🌟🌹
    Senhor Jesus, que eu tenha fé em mim mesma, que eu busque aperfeiçoar se.
    Pois, acredito que também por mais imperfeita que eu seja nascerá planta que produz flor.
    Tenha fé em si mesmo,e busque aperfeiçoar se.
    Jesus,acolhe me com sua Força Divina. 🙌👏🌹🐑💕

    ResponderExcluir
  9. Bom dia! Que o senhor Jesus Cristo estava conosco , um bom final de semana 👐

    ResponderExcluir
  10. Bom dia Padre João Carlos.
    Linda MEDITAÇÃO e reflexão do Evangelho de hoje. Agradeço pelas belas mensagens...
    VOCÊ COLHE O QUE PLANTA...
    Precisamos praticar a palavra de DEUS que ouvimos do Pai através do Santo Evangelho. É a palavra para nossa vida humana. Dá-nos, SENHOR, o teu Santo Espírito para que a tua palavra encontre abrigo em nossos corações e em nossas vidas e para que possamos trilhar o teu caminho sem nunca desistir de seguir em frente nos momentos mais difíceis. SENHOR, tu és maravilhoso sobre todas as coisas.
    Desejo que Deus acima de tudo conceda um final de semana muito feliz repleto de muita saúde e muita paz para padre João Carlos e toda equipe da AMA.
    Ester de Campinas São Paulo.

    ResponderExcluir
  11. Bom dia Padre João Carlos , ouço todos os dias as suas palavras e suas orações , amo de mais é uma benção para o meu dia , muito obrigada que Deus abençoe sempre bjos fica com Deus 🙏🙏

    ResponderExcluir
  12. Bom dia à todo povo de Deus!!!

    ResponderExcluir
  13. Gostaria de me inscrever no curso sobre o evangelho de São Marcos, mas não estou localizando o link da inscrição.
    Vc pode me enviar por e-mail?

    ResponderExcluir
  14. Bom dia!Paz e bem! Gostaria de me escrever no curso do Evangelho de São Marcos, desejo fazer a inscrição.

    ResponderExcluir
  15. Senhor Jesus faz de mim um servo bom de coração amém.

    Bom dia padre João Carlos, a paz do Senhor Jesus esteja conosco.

    ResponderExcluir
  16. Que o senhor nos dá a sabedoria , para que nos possamos ,ser essa árvore bom fruto , colhendo só fruto bons! Que o senhor nos alimentos , sempre da vossa palavra ,e guardamos todos os seus insanamente amém

    ResponderExcluir
  17. Tudo posso naquele que me fortalece,as boas ações, que eu prático me fortalece todos os dias de minha vida.

    ResponderExcluir
  18. Bom Sábado Padre João Carlos e que o Santo Anjo do Senhor guarde nossas casas e nossas Famílias contra as tempestades da Vida e que possamos suportar os momentos difíceis Sempre com o Amor e a Misericórdia de Jesus.

    ResponderExcluir
  19. Ouço a palavras tds os dias o q me faz muito bem.Quero me inscrever no curso bíblico começa dia 14, como faço?

    ResponderExcluir
  20. Boa tarde padre Joao Carlos,um feliz e abençoado fim de semana Deus lhe abençoe e guarde de todo mal. Peço aJesus que me faça dar frutos bons que agradem a Deus. SOCORRO MARTINS

    ResponderExcluir
  21. Senhor misericordioso, fiel e justo, eu LHE agradeço pela festa do Santíssimo nome de Maria. No entanto, me ajude fugi da idolatria. Me ajude participar dignamente da VOSSA mesa. Me ajude ser uma boa árvore. Me ajude ser um bom cristão. Me ajude ter o coração cheio de amor, humildade e virtudes. Me ajude fazer a VOSSA vontade. Me ajude ouvir e praticar as VOSSAS palavras. Isso eu LHE peço pela intercessão de Jesus Cristo, VOSSO querido filho e meu amado REDENTOR. Amém.

    ResponderExcluir
  22. Boa noite padre João Carlos agradeço muito pela meditação é muito bom ter uma Deus no coração também um padre que nós ajuda com suas palavras maravilhosas Deus te ilumine sempre amém

    ResponderExcluir
  23. Assim como as árvores são conhecidas pelos seus frutos ,do mesmo modo os homens são conhecidos por suas ações ,por seus atos

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Você também é discípulo(a) dele?

   29 de março de 2024    Sexta-feira da Paixão do Senhor.      Evangelho.   Jo 18,1–19,42 (Confira o texto no final da Meditação)   Medita...

POSTAGENS MAIS VISTAS