PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: VIDAS IMPORTAM

VIDAS IMPORTAM



Jesus disse ao homem da mão seca: "Levanta-te e fica aqui no meio” (Lc 6, 10)


07 de setembro de 2020.

Olhe bem para suas mãos. Olhou? Agora, me responda: O que as mãos representam? Mais uma chance. Olhe bem pra suas mãos... Olhou? O que as mãos representam? E se suas mãos fossem defeituosas, haveria algum problema? Veja se o pão de cada dia. Claro, elas representam mais do que isso. Mas, com as mãos defeituosas vai ficar muito difícil você construir uma casa, fazer uma limpeza, digitar um texto, dirigir um carro, fazer o almoço... está vendo? As mãos têm a ver com o trabalho. Se isso é verdade hoje, mais ainda no tempo do povo da Bíblia. O povo trabalhava no campo, na lavoura ou nas criações de gado ou ovelhas, na pesca, no artesanato... Com um defeito nas mãos, a pessoa estava impossibilitada de ganhar o pão de cada dia.

Bom, até aqui estamos de acordo. Então, vou lhe fazer outra pergunta: você já percebeu que a lei do sábado, no tempo de Jesus, tinha a ver com o trabalho? Na Bíblia, duas tradições sublinham o valor do sábado, no Antigo Testamento. No Livro do Êxodo, o sábado tem a ver com o descanso de Deus, e, portanto, com a dignidade do trabalhador. No Livro do Deuteronômio, o sábado tem a ver com a saída da escravidão do Egito. Guardar o sábado é manter viva a memória da liberdade conquistada contra o regime do Faraó. Então, por um lado, o sábado sublinhava a dignidade do trabalhador: um dia de descanso e celebração dos frutos do seu trabalho; E por outro lado, o sábado afirmava a liberdade de um povo que não quer voltar à escravidão e é dono de sua terra e de sua história. Esse é o sentido do sábado, no Antigo Testamento. Claro, que isso tem um sentido religioso. Só um povo senhor do seu trabalho e de sua história pode render glória a Deus com a sua vida. Então, o sábado tem a ver com o trabalho.

E já que estamos nos entendendo, vamos ver o texto de hoje. Jesus está na sinagoga de Cafarnaum. É um dia de sábado, claro, dia do culto. E lá ele encontra um homem com a mão seca. Muita gente está de olho nele pra ver se ele vai curar no sábado. Curar é uma forma de trabalho. Para eles, isso não podia. Jesus fez uma pergunta incômoda. Ninguém respondeu. Ele perguntou se sábado era para fazer o bem ou fazer o mal? Ele sentiu a dureza do coração deles e ficou triste e aborrecido. E curou o homem da mão seca. Até aqui, tudo tranquilo. Agora, vamos prestar bem atenção no que ele disse àquele pobre homem.

Ele disse ao homem três coisas: ‘Levanta-te’ – ‘Fica aqui no meio’ – e ‘Estende a mão’. Essas palavrinhas fizeram toda a diferença. LEVANTA-TE! Você sabe, quando alguém se levanta assume uma posição, é um sinal de tomada de decisão. Ele estava sentado. Sentado pode indicar passividade, acomodação. Levantar-se é um sinal de desinstalação. De pé é a condição de Jesus ressuscitado. FICA AQUI NO MEIO! Pra que isso? Jesus podia tê-lo curado, sem tirá-lo do canto dele. Mas não, chamou-o para o meio. No centro da preocupação daquelas pessoas estava o sábado, a lei. Mas, no centro devia estar o homem necessitado. Que bela lição. ESTENDE A MÃO! Ele estendeu a mão e ela ficou curada. Se a pessoa humana em sua necessidade estiver no centro de nossa preocupação, na religião (representada aqui pelo sábado na sinagoga) atua a força de Deus para devolver a sua dignidade. O homem foi restaurado na sua capacidade de trabalhar, de ganhar o pão de cada dia com as suas mãos.

Guardando a mensagem

A ação de Jesus nos ajuda a perceber que é necessário deslocar a preocupação com a instituição ou com a Lei para a pessoa humana. A pessoa humana é que deve ser o centro das atenções na religião, na economia, na política, em tudo. Na religião cristã, experimentamos a força de Deus que levanta os oprimidos e sofredores, fazendo-os sujeitos de sua história (Levanta-te!), reconhecendo a prioridade de sua situação (Vem para o meio!) e revelando a sua dignidade de filho de Deus (Estende a mão!). Uma fé comprometida com as pessoas, com os humildes, com os que têm alguma deficiência, com os doentes... Assim, o nosso culto fica verdadeiro. E nosso Deus, mais satisfeito conosco.

Jesus disse ao homem da mão seca: 'Levanta-te e fica aqui no meio” (Lc 6, 10)

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
Não podemos entender como, depois de tudo o que fizeste, no final do culto na sinagoga, vários saíram se combinando para te eliminar. Essas pessoas colocavam a Lei no centro de sua vida social e religiosa e não aceitaram o teu ensinamento sobre colocar a pessoa humana no centro. Às vezes, em nossas famílias, nos esquecemos das pessoas e ficamos mais preocupados com a segurança dos bens que temos, por exemplo. E na escola, alguém se preocupa mais com o conteúdo a ser dado do que com os estudantes que estão aprendendo. E até na Igreja, corremos o risco de nos preocupar mais com os ritos do que o povo santo que está celebrando. Obrigado, Senhor, por tuas lições. “O sábado foi feito para o homem, não o homem para o sábado”. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.


Vivendo a palavra

Sendo hoje o Dia da Pátria, rezemos pelo Brasil e pelos brasileiros: que nossa religiosidade não seja desculpa ou razão de omissão diante da desigualdade social, do desemprego e da violência, antes nos sustente no compromisso com a cidadania, a justiça e a paz. 

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb






28 comentários:

  1. Boa noite padre João Carlos que o senhor tenha um ótimo feriado abençoado e iluminado que nossa senhora auxiliadora envolve o senhor no seu caminho 🙌😇🌟🌟🌹
    Que a minha fé e confiança no senhor de grandiosa beleza, fortaleçam me para que eu jamais deixe de cumprir o espírito de solidariedade.
    Depois de Deus,o que a gente mais precisa é um do outro.
    Minhas mãos são muito preciosas
    para mim, não sei o que seria de mim sem elas🙌👏🌹💕

    ResponderExcluir
  2. Anônimo6/9/20 22:11

    Ótima reflexão!!!
    Vivência cristã concreta... o bem coletivo importa.

    ResponderExcluir
  3. Boa noite!padre joão carlos.👋
    Pura verdade.amei a liturgia de hoje."amém".

    ResponderExcluir
  4. Obrigado pela partilha da Palavra, Pe.João Carlos, que profundidade! Deus Pai continue derramando suas bênçãos sobre o senhor e sua missão.

    Que saudades, desde Calulo/Libolo, Angola.

    ResponderExcluir
  5. Pertinente esse momento onde o que é posto como principio é amor, pois trabalhar em favor, defesa há vida reentregar a dignidade;levanta-te? É uma ordem crescente que não têm barreiras sociais, romper a lei em defesa da dignidade levanta-te! Foi brilhante precisa abrir mão da comodidade de nosso conforto nós dias de descanso porque a vida está acima de tudo, inclusive dá bendita lei,isso amor próprio,o que vêm há mais é acréscimo,cuidar do irmão é exemplo digno
    de novo mundo,onde não tenhamos medo e a sensibilidade é instrumento principal entre nós,Deus/homem
    . Ação perfeita do Espírito Santo agindo sobre cada serviço humano aqui houve a cura hoje precisamos tanto quanto em tempos remotos desse combustível essêncial;precisamos amarmos mais, julgarmos menos tempo de cuidar.

    ResponderExcluir
  6. Amém padre João Carlos bom dia.

    ResponderExcluir
  7. Bom Padre João Carlos. Obrigada por partilhar sua reflexão, muito interessante a interpretação do Evangelho de hoje. Viver o essencial. Priorizar o que importa. Eu me perguntei o que é realmente o CENTRO de minha vida? O que eu coloco no centro de minha vida? Muitas vezes coisas secundárias... O que é essencial para mim? Colocar a pessoa no centro implica em que? Será a base de minha reflexão hoje. Paz e luz!

    ResponderExcluir
  8. Bom dia Padre João Carlos. Obrigada por partilhar sua reflexão, muito interessante a interpretação do Evangelho de hoje. Viver o essencial. Priorizar o que importa. Eu me perguntei o que é realmente o CENTRO de minha vida? O que eu coloco no centro de minha vida? Muitas vezes coisas secundárias... O que é essencial para mim? Colocar a pessoa no centro implica em que? Será a base de minha reflexão hoje. Paz e luz!

    ResponderExcluir
  9. Bom dia padre João Carlos sua bença

    ResponderExcluir
  10. Bom dia Padre, obrigada por por nós convidar à reflexão, muito interessante, me trouxe vários questionamento.

    ResponderExcluir
  11. Bom dia Padre João Carlos Adorei a mitologia de hoje e que Deus esteja presente hoje e sempre em nossas vidas amém

    ResponderExcluir
  12. Sendo senhor do sábado, Jesus está acima das leis religiosas que os homens elaboram.
    ELE relativiza essas leis, mostrando que elas não tem sentido sem amor,sem compaixão.
    Jesus nos dá o sábado como libertação e vida .

    ResponderExcluir
  13. José Lúcio7/9/20 09:13

    Que tenhamos Força para nos levantar, Fé para ir para o meio dos mais necessitados e Caridade para estender a mão aos que tem fome e sede de Justiça.

    ResponderExcluir
  14. Anônimo7/9/20 09:37

    Senhor proteja nosso presidente dando-lhe saúde e discernimento para bem governar E Senhor proteja o Brasil e o mundo desta pandemia. Proteja meus filhos noras e netos. Gratidão Senhor por tudo que tens feito por mim e minha família. Amém

    ResponderExcluir
  15. Bom dia Padre João Carlos.
    Grata pela MEDITAÇÃO diária e pela REFLEXÃO .
    Graças te dou, Senhor, pela vida e pela tua presença em minha vida.
    Que o Espírito Santo nos ilumine e nos ensine a ouvir e seguir JESUS...
    SENHOR, ajuda-me a viver sempre unida a ti pela fé. Sem fé, não se alcança o favor de Deus. Fortalece a nossa Fé, Senhor.
    Padre João Carlos, tenha uma semana com Fé, sabedoria e muita paz...
    A mão de DEUS te proteja...
    Ester de Campinas São Paulo.

    ResponderExcluir
  16. Amém !
    Bom feriado para todos !

    ResponderExcluir
  17. Estou passando por uma situação muito deficiel na minha vida mais ouvindo e lendo a palavra mim fez ver que eu preciso muito muito mais de Deus na minha vida q ele seja o primeiro em tudo na minha vida. Obrigado senhor por tudo.

    ResponderExcluir
  18. Obrigado Padre João Carlos pela meditação da palavra de Deus que o senhor manda todos os dias e eu compartilho com meus contatos sou Lourdes Leão de Juazeiro do Norte

    ResponderExcluir
  19. Boa tarde padre João Carlos a sua benção Não podemos nunca dúvida de Deus. Jesus cura a cada minuto.

    ResponderExcluir
  20. Padre João Carlos, confesso que é um pouco difícil de entender o Evangelio de hoje, mas que seja a palavra de Jeus Cristo. AMÉM!!!

    ResponderExcluir
  21. Boa Noite Padre João Carlos e que reflexão maravilhosa, parabéns. Nossa Senhora Aparecida intercessora da Misericórdia de Deus, que nossos corações e nossas mãos sejam regadas pela Misericórdia de Jesus e nos tornemos generosos no coração e a caridade nos livre de sermos mãos secas. Coloca-nos Senhor em posição de atendimento principalmente aos mais necessitados e continuemos com São Marcos.

    ResponderExcluir
  22. Boa noite padre João Carlos esse evangelho de hoje é um exemplo muito importante para nós Jesus chama o chama homem da mão seca que Jesus viu como precisava das mão para seu trabalho ele é micericodioso sua bênção eu rezo pelos os padres paz e bem amém

    ResponderExcluir
  23. Boa noite padre,que Deus abençoe nosso Brasil! Amém 🙏

    ResponderExcluir
  24. Paz e Bem com Bênção de NS AUXILIADORA.
    Que nossas mãos estejam prontas para ajudar e abençoar o irmão.

    ResponderExcluir
  25. Boa noite padre Joao Carlos Jesus e Maria Santisma derrame muitas bênçãos sobre o senhor. Ouvi o santo evangelho e a reflexão,devemos confiar na misericórdia de Deus não à nada ímpossivel para Deus mais como Jesus fez êste milagre também precisamos imitalo no agir .com nosso irmão quando encontarmos o nosso irmão sofrendo precisando da nossa ajuda temos que a exemplo de Jesus não botar obstáculos e ir logo ajudar dando o melhor de nós .SOCORRO Martins

    ResponderExcluir
  26. Sempre uma explicação para colocarmos em prática a vontade de Deus na nossa vida. Deus lhe abençoe sempre Pe.

    ResponderExcluir
  27. Padre João Carlos boa noite novamente... conseguiu me Clarear o Senhor com as palavras “Fica aqui no meio” (Fazer à vontade do Senhor). 🙏

    ResponderExcluir
  28. Obrigada Padre João Carlos,pela reflexão da palavra. Amém 🙏

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Espalhe a paz de Jesus.

30 de abril de 2024   Terça-feira da 5ª Semana da Páscoa.     Evangelho    Jo 14,27-31a Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 27“Dei...

POSTAGENS MAIS VISTAS