PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: A CORREÇÃO FRATERNA

A CORREÇÃO FRATERNA


Se o teu irmão pecar contra ti, vai corrigi-lo, mas em particular, a sós contigo. Se ele te ouvir, tu ganhaste o teu irmão (Mt 18, 15)


06 de setembro de 2020

A comunidade cristã é o lugar da experiência do amor mútuo. Ela é constituída por pessoas amadas pelo Pai, renascidas em Cristo, santificadas pelo Espírito Santo. A comunidade é o lugar do amor, da unidade. É já um reflexo do amor e da comunhão da Santíssima Trindade. Comunidade cristã é a família, a comunidade eclesial da qual você participa, a comunidade paroquial, a Igreja.

Na comunidade, na família, buscamos viver o ideal do amor em Deus, amor que nos gerou como filhos pela evangelização e pelo batismo. Deus nos ama, nós o amamos e procuramos viver em fraternidade, em comunhão. Vivendo em unidade, Jesus está presente conosco. “Onde dois ou três estiverem reunidos em meu nome, eu estou aí, no meio deles”, nos disse o Senhor. 

Acontece que esse ideal de amor em família, em comunidade, na paróquia, na Igreja muitas vezes é ferido por atitudes egoístas, deslealdades, ofensas. São pecados contra a fraternidade, a comunhão, contrários ao amor que devemos uns aos outros. E todo mundo tem experiência disso… Gente que, por espírito de orgulho e soberba, humilha o irmão ou a irmã, desconsidera, trapaceia, difama o seu próximo. Gente movida pela inveja, por interesses escusos, por sede de poder.... tem de tudo. Estamos mergulhados na grande experiência do amor de Deus na comunidade, mas somos ainda fracos e pecadores.

Diante disso, vem o ensinamento de Jesus no sermão da comunidade, no capítulo 18 de São Mateus. Jesus oferece um passo a passo sobre como reagir no caso de um irmão, na comunidade, pecar contra você. Somos responsáveis uns pelos outros. Devemos corrigir o nosso irmão. Não podemos deixá-lo no erro e fazer de conta que não temos nada a ver com isso. É o que chamamos de correção fraterna.

Guardando a mensagem.

A correção fraterna é a resposta amorosa e responsável de quem se sente ofendido pelo outro ou na obrigação de ajudar o outro a se conduzir melhor. A maioria das pessoas quando se sente ofendida, na comunidade, parte para a murmuração contra aquele irmão ou irmã e procura isolar aquela pessoa dos seus amigos, dos seus grupos de influência. Errado. O caminho para o restabelecimento da fraternidade é o da correção fraterna. Começa quando você, tendo sofrido uma ofensa, procura o seu agressor para resolver a situação. “Se teu irmão pecar contra ti, vai corrigi-lo, mas em particular, a sós contigo”, ensinou Jesus. Não dando certo, voltar a conversar na presença de duas ou três testemunhas. Se essas pessoas forem amigos em comum, tanto melhor. Assim, a pessoa se sentirá num ambiente seguro, não de ameaça. Se ainda não se resolver, levar o assunto à própria comunidade ou às suas lideranças. A Igreja deve chamar a atenção daquela pessoa, recordando-lhe o caminho dos discípulos de Jesus, os apelos do Reino de Deus. Não tendo jeito mesmo, então, reconhecer que essa pessoa se excluiu da comunidade, que está fora do caminho do evangelho. Pode, então, tratá-lo como um estranho, não mais como um irmão de comunidade.

Se o teu irmão pecar contra ti, vai corrigi-lo, mas em particular, a sós contigo. Se ele te ouvir, tu ganhaste o teu irmão (Mt 18, 15)

Rezando a mensagem

Senhor Jesus,
Não é fácil corrigir o outro. Mas, isso é necessário para o seu crescimento no evangelho. É um sinal de responsabilidade de nossa parte para com ele e para com a comunidade. Como ensinaste, a correção fraterna deve ser feita com caridade e com respeito e percorrendo os passos que nos indicaste. Senhor, também não é fácil receber a correção fraterna. É preciso humildade para reconhecer os nossos próprios erros e espírito de conversão para acolher a graça de Deus e o apoio fraterno na superação de nossas infidelidades. Sustenta-nos, Senhor, no caminho do verdadeiro amor pelos nossos parentes e pelos irmãos e irmãs de comunidade. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a palavra

Com certeza, este evangelho está lhe trazendo estímulos importantes para o enriquecimento de sua vida em família. Aproveite este domingo e o feriado de amanhã para estar mais com os seus e para contribuir com o crescimento de alguém ou deixar-se corrigir, como Jesus está nos ensinando.

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb



20 comentários:

  1. Boa noite!"amém ".padre João carlos.

    ResponderExcluir
  2. Bom dia padre João Carlos e muito bom ta junto com a sua família amém 🙌🙌

    ResponderExcluir
  3. Bom dia padre João Carlos sua benção.E peço oração pra minha família Antonio pequeno Jefferson Antony Jhonatan Albert Rafael Nascimento e toda família Rodrigues.

    ResponderExcluir
  4. Que correção é essa que o Evangelho nos fala? Jesus Cristo não corrigia, pois ele foi um reflexo de luz em que todos sentem-se bem ao contrário da correção ele morreu lutando ao favor da transformação de hábitos inrraigado nas espécie humana, que empedem sua evolução,inclusive a ato de correção.Ele amava, acolhia,sensibilizava aos poucos atraiu um grupo aumentando a cadei humana,mas os mais corajos a exemplo de Pedro que queria usar a violência brutalidade,bastou encarar e chamar seu nome.Pensando,bem esse grupo que ficou com Jesus Cristo eram tão sem noção que nem sabiam qual era pedágogia de Cristo.O amor é o exemplo a única forma mais eficaz de correção.As vezes percebo isso no rosto de quem é corrigindo entre família; é quebrado o diálogo,fica deprimidos,podem desenvolver transtorno psicólogo.Transceder esse conceito de punir é tarefa difícil, mas quem não aderir as dificuldades não sabem qual é o verdadeiro sentido do Cristianismo.Que tal amarmos,mais, corrigirmos menos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia!
      A correção é uma prova de cuidado e amor. Jesus corrigiu e orientou a todos com firmeza e carinho.

      Excluir
  5. Correcao fraterna, que dificil isso!!! Gosto muito dos seus comentarios padre. Tenho usado nos encontros de catequese, ja que nao podemos nos encontrar no momento. Mas confesso que esse assunto de hj está bem dificil. A sua bençao e muito obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia padre João Carlos gosto muito das suas meditações que Deus te abençoe sempre com muito amor e paz

      Excluir
  6. Bom dia Pe. Sua Bênção!🙌🙌

    ResponderExcluir
  7. Bom dia Padre João Carlos tenha um dia muito feliz. Sei que ñ é fácil perdurar quem nos ofende mas temos que fazê-lo em nome do senhor Jesus Cristo. AMÉM!!

    ResponderExcluir
  8. Bom dia padre João Carlos gosto muito dos seus ensinamentos.
    Seus ensinamentos são uma riqueza para nós.

    ResponderExcluir
  9. Amém padre João Carlos bom dia, obrigada pelas suas palavras tão lindas. que Deus nosso senhor Jesus Cristo nos abençoe e livre nos de todo mal.

    ResponderExcluir
  10. Bom dia padre João Carlos obrigado pela meditação palavra Senhor, é um ensinamento perfeito e grandioso pra nós

    ResponderExcluir
  11. Bom dia Padre João Carlos. Desejo que Deus acima de tudo te dê a paz e a felicidade no teu coração...
    O Evangelho de hoje nos fala da correção fraterna. Somos fracos e pecadores para corrigir o outro . Isso é necessário para o seu crescimento no evangelho. Senhor, também não é fácil aceitar a correção fraterna. Acho que esse assunto é muito difícil.
    O que faz a vida melhor é ter a presença de DEUS, é saber que acima de todas as coisas existe um Deus forte e poderoso que cuida nós e nos faz vencer as dificuldades do nosso dia-a-dia , da nossa vida...
    Que Padre João Carlos e toda equipe da AMA tenham um domingo muito feliz e abençoado por DEUS...
    Ester de Campinas São Paulo.

    ResponderExcluir
  12. Bom dia padre João Carlos, que a graça de Deus esteja conosco amém.

    ResponderExcluir
  13. Bom dia padre sua bença,que eu consiga ganha meus irmãos em conversa particula meus irmãos meus filhos meu marido e TDS da família Gonçalves e Pontes 🙌👏

    ResponderExcluir
  14. Ó Deus, fonte da paz e da verdadeira piedade, eu LHE agradeço por ser filho da Santa Igreja. Contudo, me ajude obedecê-Lo. Me ajude trabalhar pela conversão dos pecadores. Me ajude ter um verdadeiro arrependimento dos meus pecados. Me ajude amar o próximo com perfeição. Me ajude fazer a correção fraterna. Me ajude ser VOSSO discípulo missionário. Me ajude rezar unido com a comunidade. Isso eu LHE peço pela intercessão de Jesus Cristo, VOSSO querido filho e meu amado REDENTOR. Amém.

    ResponderExcluir
  15. Boa noite padre João Carlos obrigado pela meditação maravilhosa mexeu muito comigo tenho um irmão que chegou para mim visitar eu falei que não podia deixar entrar devido a pandemia ele e a esposa foi embora com raiva veja tenho uma criança meu neto de dois aninho eu idosa 78 anos telefone pra perdoa ele atendeu e desligou peço uma oração para José irmão de nilza padre

    ResponderExcluir
  16. Boa Noite Padre João Carlos e bom Domingo é Feriado na Paz do Senhor. Obrigado pelas palavras e precisamos nos alinhar com Deus e nossos Irmãos em Deus e perdoar Sempre e principalmente nos verificarmos se as correções deveriam ser feitas em Nós e em nossas vidas para a Alegria do Senhor.🙏

    ResponderExcluir
  17. Peço que o senhor reze por mim . Preciso me converter todo dia...Amém

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Eu vim ao mundo como luz.

24 de abril de 2024   Quarta-feira da 4ª Semana da Páscoa.     Evangelho.   Jo 12,44-50 Naquele tempo, 44Jesus exclamou em alta voz: “Quem c...

POSTAGENS MAIS VISTAS