PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: UM POVO MISSIONÁRIO

UM POVO MISSIONÁRIO


O Senhor escolheu outros setenta e dois discípulos e os enviou dois a dois (Lc 10, 1)

01 de outubro de 2020.

Neste 1º de outubro, Dia de Santa Teresinha, padroeira das missões, estamos iniciando o mês missionário, em todo o Brasil, com o tema "A VIDA É MISSÃO", e o lema "EIS-ME AQUI, ENVIA-ME" (Is 6, 8). Assim, nos é proposto o texto de Lucas 10, onde Jesus envia 72 discípulos em missão. Num primeiro envio, já tinham ido doze, os apóstolos. Neste, vão 72, que é um múltiplo de doze (12 x 6). Isso nos diz que a Igreja de Jesus, edificada sobre a fé e o testemunho dos doze, os apóstolos, foi toda enviada em missão. Somos um povo missionário.

Bom, Jesus escolheu e enviou setenta e dois discípulos. Ele os enviou à sua frente, pelos lugares onde ele iria passar. Eles preparariam a sua passagem, avisando ao povo a chegada do Reino de Deus. No envio, Jesus lhes fez diversas recomendações. E também lhes indicou que poderiam encontrar dificuldades, problemas, oposições.

O conteúdo da evangelização é maravilhoso. O Reino de Deus se aproximou de nós. Em Cristo, chegou a salvação e a graça para todos. É um mundo novo que se abre. Deus se abaixou para nos encontrar, nos resgatar, nos conduzir. Quem poderia ficar contra uma mensagem tão especial? Infelizmente, há quem não se agrade dessa notícia, ou não se interesse por ela e até quem a rejeite, perseguindo os enviados. “Eis que envio vocês como cordeiros para o meio de lobos”, alertou Jesus.

Na mensagem para o dia mundial das missões deste ano, que ocorre no último domingo deste mês de outubro, o Papa Francisco escreveu: A missão é resposta, livre e consciente, à chamada de Deus. Mas esta chamada só a podemos ouvir, quando vivemos numa relação pessoal de amor com Jesus vivo na sua Igreja. Perguntemo-nos: estamos prontos a acolher a presença do Espírito Santo na nossa vida, a ouvir a chamada à missão quer no caminho do matrimônio, quer no da virgindade consagrada ou do sacerdócio ordenado e, em todo o caso, na vida comum de todos os dias? Estamos dispostos a ser enviados para qualquer lugar a fim de testemunhar a nossa fé em Deus Pai misericordioso, proclamar o Evangelho da salvação de Jesus Cristo, partilhar a vida divina do Espírito Santo edificando a Igreja? Como Maria, a Mãe de Jesus, estamos prontos a permanecer sem reservas ao serviço da vontade de Deus? Esta disponibilidade interior é muito importante para se conseguir responder a Deus: Eis-me aqui, Senhor, envia-me. E isto respondido não em abstrato, mas no hoje da Igreja e da história”.

O grande convite você já percebeu. Não é mais tempo de sermos cristãos esperando por outros e lamentando-nos do que falta ser feito. A responsabilidade da evangelização é nossa. Quem vai iluminar o mundo com a luz de Cristo, somos nós. O Papa foi bem claro: “A compreensão daquilo que Deus nos está a dizer nestes tempos de pandemia torna-se um desafio também para a missão da Igreja. Desafia-nos a doença, a tribulação, o medo, o isolamento. Interpela-nos a pobreza de quem morre sozinho, de quem está abandonado a si mesmo, de quem perde o emprego e o salário, de quem não tem abrigo e comida. E a oração, na qual Deus toca e move o nosso coração, abre-nos às carências de amor, dignidade e liberdade dos nossos irmãos, bem como ao cuidado por toda a criação”.

Guardando a mensagem

Essa passagem bíblica do envio dos setenta e dois nos avisa que a missão é de todos os discípulos, de toda a Igreja unida em torno dos apóstolos. As recomendações que o Senhor deixou aos missionários insistiram que fossem próximos do povo e se movessem com grande despojamento e confiança em Deus. Como a messe é grande e os operários insuficientes, seguindo o que recomendou Jesus, devemos pedir ao Pai que mande missionários para o grande mutirão da evangelização do mundo. Jesus também alertou sobre as oposições e dificuldades que eles encontrariam. A rejeição pode acontecer em casa e na rua, isto é, na família e na sociedade. O alerta de Jesus é para que os discípulos, mesmo encontrando oposição, não esmoreçam e não se omitam frente aos compromissos da missão.

O Senhor escolheu outros setenta e dois discípulos e os enviou dois a dois (Lc 10, 1)

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
Informaste àquela leva de missionários que eles estavam sendo enviados como ovelhas no meio de lobos. Essa imagem nos faz entender as dificuldades, os problemas, as oposições que o exercício da missão suscita. Foi assim contigo, não será diferente conosco. Sustenta-nos, Senhor, com o teu Santo Espírito, para que sejamos generosos, criativos e fiéis na missão que nos confiaste. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a palavra

No Mês de Setembro, o desafio foi LER O EVANGELHO DE SÃO MARCOS. Ontem, fizemos um levantamento, a partir de um formulário enviado a todos que recebem a Meditação. Recebemos, ontem, 2105 respostas, das quais 49,4% leram todo o evangelho, 28,5% leram em parte e 22,2% não o leram. Demos graças por esses 1.020 que conseguiram ler todo o evangelho e nos comunicaram. Você ainda pode registrar a sua resposta.

Ao se iniciar este mês missionário, temos outro desafio pra você: REZAR, TODOS OS DIAS DESTE MÊS, O TERÇO MARIANO. Com sua oração, unir-se mais ainda a Cristo Jesus, ao lado de Maria, e, também com sua prece, sustentar a ação missionária de toda a Igreja. E, então, vai topar o desafio?

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

39 comentários:

  1. Ótima reflexão. Ela nos impulsiona a enfrentar a missão de evangelizar, mesmo em tempos difíceis. Deus abençoe o Padre João Carlos.

    ResponderExcluir
  2. Bom dia padre João Carlos que bela Reflexão que Deus mim der força para continuar.

    ResponderExcluir
  3. Bom dia, Pe. João Carlos! Obrigada pelas profundas e desafiadoras reflexões diárias do Evangelho. O Evangelho de Marcos já o li todo, somente não no último mês. No desafio do Terço Mariano diário estarei integrada. Que Maria a Mãe do Rosário o abençoe ricamente nesta sua linda missão de evangelizar.

    ResponderExcluir
  4. Obrigada padre João Carlos por nos ajudar com essas belíssimas reflexões.

    ResponderExcluir
  5. Bom Dia!!! abençoada quinta feira para o sr. padre Joãos Carlos e seus familiares, Santa Terezinha do MENINO JESUS te proteja, Nossa Senhora de Fátima os cubram com seu Manto DIVINO. sua bênção.

    ResponderExcluir
  6. Bom dia Padre João Carlos, obrigado pelas meditações e reflexões, que Santa Terezinha abençoe o Sr e toda sua equipe. Aceito Padre rezar o Santo Terço todos os dias, obrigado que Jesus e a virgem Maria abençoem todos nós!

    ResponderExcluir
  7. Bom dia Pe João Carlos, nossa bença minha e de minha mãe, só muito grata por todas essas palavras de conforto, das medicações, li todos os capítulos do evangelho de São Marcos, e estou pronta para o desafia o terço, todos os dias nós rezamos o nosso terço, obrigada, e que Deus vos abençoe e vos ilumine sempre, abraço

    ResponderExcluir
  8. Bom dia!!!! abençoada quinta-feira para o Sr padre João Carlos santa Terezinha nós proteja

    ResponderExcluir
  9. Bom dia Pe João Carlos a sua bênção Jesus eu confio em Vós

    ResponderExcluir
  10. Bom dia padre João Carlos a benção do Senhor.
    Preparado para rezar o Terço Mariano durante o mês de outubro com a graça de Deus, amém.

    ResponderExcluir
  11. Padre João Carlos que DEUS ilumine a cada um de nós para a compreensão da Palavra de Deus.

    ResponderExcluir
  12. Que a Palavra de Deus nos santifique.

    ResponderExcluir
  13. Bom dia o Evangelho de São Marcos ainda não acabei de ler mas vou terminá-lo. Quanto ao Terço Mariano e já rezo todos os dias, esse desafio vou cumprir com certeza. Muito Obrigada por suas reflexões.



    ResponderExcluir
  14. Que a paz de jesus e o amor de Maria acalme o nosso coração e nos fortaleça. Para que sejamos dignos das promessas de Cristo.Estou passando por batalhas na familia Não consegui ler Marcos ,Mas já estou fazendo o terço Mariano todos os dias e vou tentar terminar de ler Marcos esta semana ainda.Tudo por Maria com Maria e nada sem Jesus,pois sei que só assim venceremos todas as batalhas.

    ResponderExcluir
  15. Abençoado seja o seu dia padre João Carlos, otima reflexão, aceito o desafio de rezar o terço Mariano.
    Bom dia

    ResponderExcluir
  16. Mensageiros...
    Testemunhos ...
    Missionários...
    Propostas de fé...
    Da Palavra...
    Do Reino de Deus...
    Recomendações.
    Orientações sobre dificuldades...
    Oposições...
    A salvação e a Graça é o Caminho...
    Deus nos resgata...
    Nos conduz...
    Nos salva...
    Em Deus temos respostas ..
    NEle restabelece o encontro...
    Senhor,
    Que eu esteja sempre pronta a acolher o.Espirito Santo em minha vida...
    Que eu possa ser testemunho desse encontro, da Palavra e do Reino ,tocar os no coração com ações libertadoras...
    Assim.seja!!!
    Bom.dia!!!!

    ResponderExcluir
  17. Ser a luz que transforma vidas segundo a pedágogia Cristã,O Evangelho descreve como missão: vá de dois em dois nos lugares de difícil acesso!Sejam zelozos,pacientes,lutem pela construção do Reino!Na verdade hoje fazer o bem no meio a tanto conflito é o melhor caminho a ser seguido, não precisa ser disciplo basta querer agora compreendo que Jesus Cristo deixou dicas bacana demais e podem ser posta em prática! Sejamos protagonista do bem o mundo urge tais comportamentos!

    ResponderExcluir
  18. Mensageiros...
    Testemunhos ...
    Missionários...
    Propostas de fé...
    Da Palavra...
    Do Reino de Deus...
    Recomendações.
    Orientações sobre dificuldades...
    Oposições...
    A salvação e a Graça é o Caminho...
    Deus nos resgata...
    Nos conduz...
    Nos salva...
    Em Deus temos respostas ..
    NEle restabelece o encontro...
    Senhor,
    Que eu esteja sempre pronta a acolher o.Espirito Santo em minha vida...
    Que eu possa ser testemunho desse encontro, da Palavra e do Reino ,tocar os no coração com ações libertadoras...
    Assim.seja!!!
    Bom.dia!!!!

    ResponderExcluir
  19. Bom dia padre João Carlos. Sua bênção.
    Sua homilia é uma bênção em nossas vidas,trazendo paz e sabedoria. Amém

    ResponderExcluir
  20. No mês 9 só consegui lê 3 capitulo de Marcos esse mês 10 posso comprir a promesa pois já sou devota da Mãe rezo todos dias o TERÇO sua bênção padre João Carlos Deus continui te abençoando nessa missão maravilhosa escuto teus aodio tidos os dias amigos mandão pra mim!

    ResponderExcluir
  21. Bom dia padre João Carlos sua bênção , sua mensagem nos faz refletir do nosso papel quanto leigos e da responsabilidade de levar a palavra De Deus a nossos irmãos.

    ResponderExcluir
  22. Bom dia padre gostaria de receber o evangelho todos os dias 🙏 obrigada

    ResponderExcluir
  23. GOSTARIA DE RECEBER O EVANGELHO TODOS OS DIAS DE OUTUBRO, QUE DEUS LHE ABENÇOE, AMÉM.

    ResponderExcluir
  24. Bom dia Padre João Carlos. Sua homilia é muito abençoada, ela nos traz paz e sabedoria para nossas vidas. Que Deus te abençoe com um dia iluminado cheio de alegria e felicidade em seu coração.
    Que Outubro seja um mês de conquistas,
    Vitórias e realizações. SENHOR JESUS, sustenta-nos com o teu Santos Espirito, para que sejamos generosos, criativos e fiéis na missão que nos confiante.
    Seja louvado o teu Santo nome hoje e sempre. AMÉM.
    Ester de Campinas São Paulo.

    ResponderExcluir
  25. Gostaria de pedir a cura da minha cachorra, que tá doente, AMÉM.

    ResponderExcluir
  26. Bom dia Padre João Carlos e que a Paz esteja Sempre Conosco e que nossas dificuldades sejam superaras no Amor. Orar costuma fazer bem e com Maria e Jesus no coração, seguiremos o caminho da Salvação. Salve Maria. 🙏

    ResponderExcluir
  27. Boa tarde padre João Carlos que o senhor tenha um ótimo começo de mês abençoado e iluminado que papai do céu te proteja na sua missão e protegendo pelo manto sagrado de nossa senhora
    🙌😇🌟🌟🌹
    Senhor, que a tua graça faça uma pessoa com compromisso da Boa Notícia,amiga da esperança da paz, uma pessoa gratuita e generosa.
    Senhor os que confiace
    no compromisso da missão, caminhem de mãos dadas na sua dedicação com todos os que sofrem e com os que não têm o pão de cada dia.🙌🌹🐑💕

    ResponderExcluir
  28. Boa tarde Pe João Carlos sua benção, que Deus te abençoe, ilumine e dê sabedoria cada vez mais.

    ResponderExcluir
  29. Senhor Deus aumentai a nossa Fé, estamos vivendo um momento para. se fazer uma reflexão seria dos nosssos sofrimentos

    ResponderExcluir
  30. Que nesse mês mariano, seja feita a vontade do Senhor Jesus Cristo, nosso Pai Eterno. AMÉM!!!

    ResponderExcluir
  31. Ó glorioso Deus altíssimo, eu LHE agradeço pela solenidade de Santa Teresinha do Menino Jesus. Entretanto, me ensine rezar da melhor forma possível. Me ensine vencer o sofrimento. Me ensine ter fé e confiança no meu REDENTOR. Me ensine ser VOSSO discípulo missionário. Me ensine orar pelas vocações missionárias. Me ensine ser um cordeiro no meio dos lobos. Me ensine levar a paz para todos. Me ensine curar os doentes com amor. Me ensine anunciar que o VOSSO REINO está próximo. Me ensine ser hospitaleiro. Isso eu LHE peço pela intercessão de Jesus Cristo, VOSSO querido filho e meu amado SALVADOR. Amém.

    ResponderExcluir
  32. Padre João Carlos obrigado por tudo que eu estou aprendendo que Jesus é Maria te abençoe muito

    ResponderExcluir
  33. Padre João Carlos tenha uma ótima noite o evangelho de hoje nos indica que nossa missão não é fácil mais Jesus Cristo é nossa força nosso caminho e nossa vida
    Por todos os momentos que encontramos dificuldade te peço senhor dá-me forças para seguir comecarei hoje si m a rezar o terço

    ResponderExcluir
  34. Peço oração pelo desenvolvimento da fala de minha filha q fala pouco p/ idade dela ,misericórdia senhor,pelo doente desempregado,cem teto desanimado é endividado ,pelo q pederom alguém na família ,conforta o coração de todos ...saúde e paz união p/ toda minha família e amigos ,gratidão por tudo senhor

    ResponderExcluir
  35. Boa noite padre João Carlos sou muito grata por receber essas mensagens muito importante para nossas vidas rezo o terço todos os dias também o terço da misericórdia Pola rádio Olinda eu não posso ta saindo por causo da virose e a idade e tenho uma criança pequena em casa vejo as missas pela televisão sua bênção paz e bem

    ResponderExcluir
  36. Boa noite Padre João Carlos, obrigado pelas meditações, Deus te abençoe e te guarde.🙌🙌

    ResponderExcluir
  37. Bom dia padre João eu gostaria de receber o evangelho todos os dias que Jesus nós abençoe amém 🙏🙏

    ResponderExcluir
  38. Eu recebo pela minha irmã que mora na Paraíba ela me enviar tudo os dias mais eu gostaria de receber se positivo for tenha um ótimo dia padre a sua benção em nome do pai e do filho e do espírito santo amém

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Você também é discípulo(a) dele?

   29 de março de 2024    Sexta-feira da Paixão do Senhor.      Evangelho.   Jo 18,1–19,42 (Confira o texto no final da Meditação)   Medita...

POSTAGENS MAIS VISTAS