PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: O DIA DE SÃO MATEUS

O DIA DE SÃO MATEUS

 Ele se levantou e seguiu Jesus (Mt 9 , 9)

21 de setembro de 2020.
Como hoje é dia do apóstolo e evangelista São Mateus, a liturgia nos brinda com uma passagem bíblica muito especial, onde podemos meditar sobre o chamado de Jesus a Mateus e a cada um de nós.
A escolha de Jesus foi surpreendente. Ele chamou um cobrador de impostos para segui-lo, para fazer parte do seu grupo. Um cobrador de impostos? Pois é, este era o tipo de gente detestada, porque arrancava o dinheiro do povo em favor dos dominadores romanos. Estavam a serviço dos pagãos, eram, portanto, tidos como traidores e impuros. E ainda assim, Jesus o chamou. “Segue-me”. O homem vê a cara, mas Deus vê o coração. Jesus o chamou para ser seu discípulo. Ele mesmo explicou depois: “eu não vim para chamar os justos, mas os pecadores”.
A resposta de Mateus também foi surpreendente, foi imediata e generosa. Ele se levantou e seguiu Jesus. Deixou a sua posição cômoda, seu emprego de funcionário de uma rede de serviço associada ao Império e seguiu Jesus. Estava sentado na coletoria de impostos e levantou-se, acompanhando Jesus prontamente. E mais: deu um jantar em sua casa para Jesus e seus discípulos e convidou seus amigos de profissão, razão de escândalo e crítica para os fariseus. Mateus, desta forma, está homenageando seu Mestre e aproximando-o de outros pecadores como ele. Seu exemplo certamente levou outros a abraçarem o convite de Jesus, tornando-se discípulos do Reino de Deus.
Ele era um funcionário, trabalhava coletando impostos para os romanos, profissão mal vista pelo seu povo. Deixou tudo. Tudo o quê? Tudo o que representava segurança, estabilidade, ser um elo na rede de arrecadação de impostos. Largou isso. Deu outro rumo à sua vida. Zaqueu também era um cobrador de impostos, mal afamado. Ao que parece, ele não deixou a sua profissão, como Levi, mas também deu novo rumo a ela. Prometeu reparar a quem prejudicou. Vá então pensando no seu caso. Deixar tudo pode significar dar um rumo novo ao seu trabalho, à sua profissão, ao seu casamento.
Guardando a mensagem
Jesus chamou um cobrador de impostos para ser seu discípulo. Fez dele um apóstolo. Mateus, o convidado, aceitou com prontidão e generosidade o convite. E logo arrumou um jeito de colocar Jesus em contato com seus colegas de profissão. E qual é a lição que você pode tirar desse evangelho? Bom, não aja como um fariseu, se escandalizando porque Jesus continua se misturando com os pecadores e os convidando a se tornarem seus discípulos. Ele veio para chamar os pecadores. Encante-se com Jesus, que age de uma forma assim tão surpreendente. E mais: Reconheça que também você é um pecador, uma pecadora que precisa se levantar de seu comodismo, de sua zona de conforto para por o pé na estrada, na companhia de Jesus. E prepare-se para enfrentar a língua dos fariseus, porque de fariseu o mundo está cheio.
Rezando a palavra
Senhor Jesus,
A prontidão de Mateus em largar tudo e te seguir nos encanta. Chamado, não ficou protelando a sua adesão. Entendendo que o convite para te seguir comportava largar aquele vínculo de serviço ao Império como cobrador de impostos e a segurança do seu emprego, ele soube largar tudo, sem demora, nem desculpas. É um exemplo para nós, Senhor, esse teu apóstolo e evangelista. Também nos encanta o fato de tu, Senhor,  não o teres discriminado por sua condição de colaborador dos romanos, mas o teres convocado para a missão, ao teu lado. Precisamos aprender contigo, Senhor, a dar valor às pessoas. Precisamos aprender com Mateus a responder com generosidade ao teu chamado. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.
Vivendo a palavra
Sendo hoje dia do apóstolo e evangelista Mateus, fica bem você pegar sua Bíblia e ler nela essa passagem com muita atenção: Mateus 9, 9-13.
Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

13 comentários:

  1. Amém! Obrigada Padre João pela explicação tão preciosa que me faz entender melhor o meu seguimento à Jesus Cristo e sua missão que também é a minha missão! 🌹

    ResponderExcluir
  2. Bom dia padre João Carlos .Que explicação belíssima do Evangelho

    ResponderExcluir
  3. Excelente homilia!
    Senhor, me ensina a não discriminar as pessoas!

    ResponderExcluir
  4. Amém,padre João Carlos, bom dia. Obrigada por essa reflexão.

    ResponderExcluir
  5. Bom dia Padre João Carlos. A minha gratidão pela linda reflexão do Evangelho de hoje com suas belas palavras.
    Que Deus abençoe seus passos, seus sonhos , seus projetos e suas metas.
    Precisamos aprender contigo, Senhor Jesus, a dar valor às pessoas. Precisamos aprender com Mateus a responder com generosidade ao teu chamado. Louvado seja o nosso Deus de bondade!
    Que Deus nos conceda uma semana tranquila com muita saúde, muita paz e serenidade...
    Ester de Campinas São Paulo.

    ResponderExcluir
  6. Bom dia Pe João Carlos a sua bênção parabéns por esta homilia desejo uma ótima semana a todos

    ResponderExcluir
  7. Obrigado padre João Carlos.

    ResponderExcluir
  8. Bom dia padre João Carlos que o senhor tenha um ótimo começo de semana abençoada e iluminada,
    que papai do céu sempre te proteja nessa caminhada de evangelização 🙌😇🌟🌟🌹
    Querido senhor,tu nos chamas constantemente,no teu plano para nossas vidas.
    Que sejamos corajoso e confiar completamente em ti.
    Salvador,tu acreditaste nas pessoas e viste potenciais e possibilidades.
    Nenhuma pessoa foi rejeitada por ti.🙌🌹🐑💕

    ResponderExcluir
  9. Bom Dia Pe João Carlos
    OBRIGADA Linda reflexao

    ResponderExcluir
  10. Bom dia e parabéns pela linda reflexão 🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
  11. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  12. Ó Deus, cuja providência jamais falha, eu LHE agradeço pelos apóstolos, profetas, evangelistas, pastores e mestres. Todavia, me ajude caminhar de acordo com a vocação que recebi: com toda a humildade e mansidão. Me ajude suportar as pessoas com paciência e amor. Me ajude viver o meu batismo com fé e esperança. Me ajude trabalhar pela unidade e edificação da igreja. Me ajude viver com a VOSSA graça e a santa paz. Me ajude ser capacitado para seguir o caminho da santidade. Me ajude ser perfeito e misericordioso. Me ajude segui-Lo com fidelidade. Me ajude com a saúde do corpo e da alma. Me ajude na minha conversão. Isso eu LHE peço pela intercessão de Jesus Cristo, VOSSO querido filho e meu amado SALVADOR. Amém.

    ResponderExcluir
  13. Boa Noite padre João Carlos, obrigada por nos enviar a Santa Palavra de DEUS todos os dias, fique com nossas preces daqui. sua bênção.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Você também é discípulo(a) dele?

   29 de março de 2024    Sexta-feira da Paixão do Senhor.      Evangelho.   Jo 18,1–19,42 (Confira o texto no final da Meditação)   Medita...

POSTAGENS MAIS VISTAS