PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: O CAMINHO DA CRUZ

O CAMINHO DA CRUZ


O Filho do Homem vai ser entregue nas mãos dos homens (Lc 9, 44). 

26 de setembro de 2020

Todos estavam admirados com todas as coisas que Jesus fazia. Mas, não entendiam o que Jesus dizia. Notaram? Admirados com que ele fazia, mas nem tudo que ele dizia chegavam a compreender. E ele foi claro: “Prestem atenção às palavras que eu vou dizer: o Filho do Homem vai ser entregue nas mãos dos homens”. Aí é que eles não entenderam mesmo. Não pegaram o sentido dessa palavra. E até mesmo tinham medo de fazer perguntas sobre isso. 

Pela insistência de Jesus, o que ele está dizendo é muito importante para que ele seja compreendido. “O Filho do Homem vai ser entregue nas mãos dos homens”. Quem é o Filho do homem? Jesus, ele mesmo. E ele gostava de se anunciar assim com essa expressão “o Filho do homem”. Essa expressão ocorre no livro do profeta Daniel. Chamar-se a si mesmo de “Filho do homem”, com certeza, era uma forma de sublinhar a sua encarnação, a sua condição humana. 

As pessoas estavam admiradas com aqueles sinais que mostravam sua ligação com Deus, sua participação no poder divino: a multiplicação dos pães no deserto, a tempestade acalmada no lago, a cura do cego de Jericó, a ressurreição de Lázaro... Esses são sinais de grandeza, de poder, reflexos de sua condição divina. Mas, ele assumiu a nossa condição humana. Encarnou-se. Nessa condição, será perseguido, condenado, executado. Agora, é claro, isso não podia passar pela cabeça dos discípulos. Pedro mesmo uma vez falou com Jesus, dando-lhe conselho para que ele não dissesse isso. Deus o livraria de qualquer coisa. 

Veja você, isso tem repercussão no modo como compreendemos Jesus. Jesus é Deus, mas de verdade fez-se gente, humano. E quando chegasse a hora da Paixão, ele não iria fugir, evadir-se pela força do seu poder divino. Não nos esqueçamos, ao olhar para Jesus, que ele assumiu de verdade a condição humana, no seio da virgem Maria e em nossa história. 

Apliquemos também esta compreensão à nossa vida. Mesmo sendo elevados à condição de filhos de Deus, ainda continuamos humanos, sujeitos às doenças, às contrariedades e à morte. Às vezes queremos escapar de nossa precariedade humana. Há quem até cobre de Deus que o livre de qualquer dor de cabeça, de uma doença perigosa, de uma complicação... mas, não podemos nos esquecer que essa nossa vida humana é o palco de nossa história de amor e fidelidade ao nosso Deus. É aqui, na precariedade de nossa vida, que experimentamos e vivemos nossa condição de filhos de Deus. Um dia, na eternidade, nossa condição de filhos de Deus será plenamente revelada. 

Guardando a mensagem 

Não podia passar pela cabeça dos discípulos que Jesus passaria por tantos sofrimentos e por uma morte cruel. Jesus os preveniu, repetidas vezes, que ele seria entregue nas mãos dos homens. Mesmo sendo Deus, Jesus fez-se humano de verdade, assumindo também o sofrimento, a traição e a morte como parte do seu caminho. Nós, em nossa condição humana, às vezes somos tentados a não aceitar os sofrimentos e as contrariedades que as nossas limitações humanas nos impõem. A encarnação de Jesus foi de verdade, por opção dele e do Pai. Assim, ele santificou o nosso caminho humano. Com todos os seus limites, nossa vida humana é o nosso caminho de santificação e de realização da vontade de Deus. 

O Filho do Homem vai ser entregue nas mãos dos homens (Lc 9, 44). 

Rezando a palavra 

Senhor Jesus, 
Que no meio de nossas dificuldades e problemas, de nossa fragilidade diante da doença, do sofrimento, expressemos, com fidelidade, o amor ao Senhor nosso Deus e Pai. Com a tua humanidade, santificaste o nosso caminho humano. Com a tua Paixão, encheste de sentido o percurso de nossos sofrimentos. Abriste um caminho para a vida, passando pela morte. Tu, Senhor, és o caminho, a verdade, a vida. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém. 

Vivendo a palavra 

Você consegue recordar, ao menos, dois momentos de grande sofrimento em sua vida? E você conseguiu atravessar essas fases difíceis ao lado de Jesus? 

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

25 comentários:

  1. Compreeder os mistério descritos passagem que em Jesus declara:"O filho do homem deve ser rejeitado"! É muito árdua para seus amigos que as vê como um homem perfeito (ser herói),eles naquela momento ainda não intendiam a missão Cristã aplicada,naquela época, Jesus Cristo viveu pregando aqui mostrou o melhor caminho para superar nossas fraquezas,tudo isso passar menos a palavra de verdade.Mestre a nós que somos pescadores é merecido tal sofrimento,mas tu um homem Santo não.Meninos tenho que passa em caminhos humano para aprender e justificar a dor do pecado!Sei,mas se aceitar nós evitariamos esse sofrimento.Pôr favor Pedro guarda suas palavras elas não pertencem nesse contexto a minha escolha! Vencerei a marte, porque o filho do homem deve passar por tudo isso.As vezes não intedo bem o que Cristo fala!E assim seguimos até os dias atuais sem muitos conhecimento arrespeito do mistério da incarnacão.

    ResponderExcluir
  2. Eu amo estas reflexões e aguardo com muito carinho todos os dias.

    ResponderExcluir
  3. Bom dia padre João Carlos ficou muito Feliz todos dias ter a palavra do.meu senhor.e le e ficando mais perto dele amém 🙌🙌

    ResponderExcluir
  4. Amém
    Bom dia padre sua bênção lindo texto a palavra do Senhor que nos dar força todos os dias 🙏🙏❤❤
    Obgda senhor Jesus Deus é bom Senhor
    obgda pela noite que me guardou e que meu dia seja abençoado com tua paz e de meus familiares 🙏🙏🙌🙌

    ResponderExcluir
  5. Obrigado padre por entrar tão cedo em minha casa com essas palavras de fé... Obrigado jesus🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
  6. Acordar e ler/ ouvir a Palavra de Deus do Senhor bom Jesus na interpretaçao e reflexão do inspirado Padre João carlos, é o céu/ o Deus quem entra na minha vida. Obrigado de coraçao.

    ResponderExcluir
  7. Bom dia!
    Essa reflexão de hoje foi feita pra mim, estou passando por um momento muito difícil na minha vida, essas reflexões são um porto seguro onde sempre procuro respostas pra muitas perguntas. Se não estivermos Jesus em mossa vidas jamais seremos capazes de superar tantas dores tantas sofrimentos. Obg padre por cada reflexão e obg Deus por está sempre presente em minha vida

    ResponderExcluir
  8. Bom dia Padre João Carlos.
    Feliz é aquele que possui sabedoria suficiente para reconhecer, em cada momento da vida, um motivo para agradecer a Deus pela paz, pelo AMOR gratuito e misericórdioso que guardamos em nossos corações e que levamos pela vida à fora... Deus estará conosco até o fim do mundo...
    Tu, Senhor, és o caminho a verdade e a vida. Glória a ti SENHOR.
    Um final de semana muito feliz e abençoado à todos...
    Ester de Campinas São Paulo.

    ResponderExcluir
  9. Ouço a palavra do Senhor todos os dias, os ensinamentos são extremamente necessários para a vida humana, a partir daí entendemos o real sentido da vida, que adeus abençoe a todos.

    ResponderExcluir
  10. Bom dia Pe João Carlos, minha benção e da minha mãe, já passei muitas dificuldade de doenças e venci, com a fé em Jesus Cristo, agradeço todos os dias, por essas meditações que recebo, meu dia só começa quando vejo a meditações dos dia, muito gratificante, muito linda e abençoada, obrigada Pedre que Deus abençoe o senhor sempre, abraço.

    ResponderExcluir
  11. Bom Dia!Amém!🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
  12. Superei todas. Graça a Deus

    ResponderExcluir
  13. Padre João Carlos bom dia! um fim de semana repleto das graças de DEUS em sua vida e em sua família, obrigada por esta palavra de DEUS enviada todos os dias. sua bênção

    ResponderExcluir
  14. Padre João Carlos bom dia ouvi no áudio o santo evangelho e a reflexão do mesmo as palavras de Jesus são importante, difícil de ser intendidas só muita fé e com ajuda do Divino Espírito Santo pode nos iluminar para nós ouvirmos a palavra de Deus e procurar fazer a sua santa vontade, que não é fácil precisando de muita fé para sermos fiel até o fim. SOCORRO MARTINS de FORTALEZA.

    ResponderExcluir
  15. Deus o abençõe, que lhe dê vida longa para sempre nos trazer tão sábios esclarecimentos, suas palavras tem me ajudado no meu caminho de fé.

    ResponderExcluir
  16. Feliz Sábado Padre João Carlos e obrigado pelas palavras, momentos de desemprego, doença e separação nos levam a reflexão de nossas Vidas e nos fortalecem na Fé. Jesus Cristo é a nossa Salvação e Nossa Senhora nossa Intercessora que está sempre à frente.

    ResponderExcluir
  17. Apenas para pedir que. Deus o abençoe iluminando-o com sua graça. Sua Sabedoria para o Sr.Padre possa continuar a passar essa Fé imensurável para todos nós. Muita gratidão.sr. Padre. Obg

    ResponderExcluir
  18. Bom dia PADRE JOÃO CARLOS e muito obrigado por entrares em minha casa, tão cedo, explicando o EVANGELHO de hoje, amém.

    ResponderExcluir
  19. Superei muitas dificuldades.
    Sempre acreditando.q Jesus e Maria estavam do meu lado.
    Muitas vzs desanimada.Mas foi na força Divina q superei.

    ResponderExcluir
  20. Boa tarde padre João Carlos que o senhor tenha um ótimo final de semana abençoado e iluminado que papai do céu te proteja e nossa senhora auxiliadora envolve o senhor no seu caminho
    Senhor Jesus, eliminar todo temor de minha mente.
    Lembra-me que em todos os meus problemas que surgirão na minha vida, eu conversei contigo, mandaste seguir mesmo machucada,e tu me ajudou a encontrar uma solução.
    Tu promete que aqueles que crêem em ti, enxugará dos seus olhos todas as lágrimas.
    Quantas lágrimas já enxugaste dos meus olhos nas nuvens escuras que encheram o céu da minha vida.
    Jesus. meu companheiro de minha
    vida.🙌🌹🐑💕

    ResponderExcluir
  21. Obrigada por suas reflexões, eu amo ouvi Las, compreendo melhor as mensagens de Deus. Deus o abençoe.

    ResponderExcluir
  22. Boa tarde padre João Carlos a sua benção quantas lágrimas já enxugaste dos meus olhos senhor.

    ResponderExcluir
  23. Meu Deus amado, eu LHE agradeço por tanto amor e carinho. Contudo, me conceda a graça de fazer o bem, com alegria. Me conceda a graça de ser fiel ao meu Criador. Me conceda a graça de fugir da malícia e da vaidade. Me conceda a graça de alcançar a morada eterna. Me conceda a graça de ser VOSSO discípulo missionário. Me conceda a graça de vencer o sofrimento. Isso eu LHE peço pela intercessão de Jesus Cristo, VOSSO querido filho e meu amado REDENTOR. Amém.

    ResponderExcluir
  24. Bom dia, Pe.João Carlos!Como é maravilhoso ouvi a palavra de Deus todos os dias.Eu fico mais forte para enfrentar o dia a dia.Amém!

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Como podemos conhecer o caminho?

26 de abril de 2024    Sexta-feira na 4ª Semana da Páscoa       Evangelho.    Jo 14,1-6 Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 1“Não ...

POSTAGENS MAIS VISTAS