PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: O CRISTO DE DEUS

O CRISTO DE DEUS

 


Jesus perguntou: “E vocês, quem dizem que eu sou?” Pedro respondeu: “O Cristo de Deus” (Lucas 9, 20)

25 de setembro de 2020.
Vamos começar reparando que esse texto está na conclusão do período de atividade de Jesus na Galileia. Essa conversa de Jesus com os discípulos equivale a uma avaliação de todo o seu trabalho feito, desde que retornou do batismo, no Jordão. A essa cena, segue-se a cena da transfiguração. E começa a grande viagem de Jesus com o seu grande grupo de discípulos a Jerusalém (Lc 9, 51).  Aí já é outra etapa, em que Jesus se concentra na formação deles.
Na avaliação, Jesus indaga se o povo e eles mesmos, os discípulos, captaram bem a sua mensagem e entenderam a sua pessoa.  São quatro níveis de resposta. “O Senhor é João Batista. O senhor é Elias. O Senhor é um dos profetas antigos que voltou à vida. O Senhor é o Cristo de Deus”. Todas as respostas têm certa dose de verdade, a começar pelo  que o povo estava dizendo sobre ele. A ação de Jesus é uma forma de dar continuidade ao trabalho de João, interrompido pela perseguição de Herodes. Elias, que, no passado, tinha feito um trabalho de restauração da fé de Israel, era aguardado para a obra final: podiam ver isso em Jesus.  E ele agia mesmo com a liberdade e a determinação dos antigos profetas. Mas, os discípulos, representados por Pedro, o tinham compreendido melhor: ele era o Cristo de Deus.
Cristo é uma palavra grega que equivale à palavra Messias, do hebraico. Cristo quer dizer “ungido”. Jesus é o ungido de Deus. De fato, na sinagoga de Nazaré, Jesus tinha lido o profeta Isaías e se identificado com suas palavras: o Espírito de Deus o tinha ungido para evangelizar os pobres e anunciar o Reino. O ungido é especialmente o rei, o escolhido, o enviado do Senhor. Mas, talvez eles não tivessem entendido tudo. O Messias, o Cristo, o ungido, na realização de sua missão, iria passar por muitas provações.  Foi aí que Jesus fez o primeiro de três anúncios de sua paixão. Ele detalhou tudo também em quatro pontos. Ele iria sofrer muito, ser rejeitado pelos chefes, morrer e, então, ressuscitar. Esse seria o caminho do Messias, o servo sofredor anunciado pelo profeta Isaías. Portanto, nada de dizer ao povo que ele era o Messias, sem absorver o jeito com o qual ele realizaria sua missão.
Se esse era o caminho do Cristo, do ungido, não poderia ser outro o caminho dos seus discípulos, os cristãos. Os discípulos mais tarde começaram a ser chamados com esse título, na comunidade de Antioquia. Ficaram conhecidos como cristãos, os ungidos, como Jesus.
Guardando a mensagem
A lição de Jesus foi clara. Entender quem é ele é tomar o seu caminho. Ele é o Cristo de Deus, e vai enfrentar sofrimento e morte e ressuscitar. Quem for segui-lo, deve fazer o seu mesmo caminho: renunciar a si mesmo e tomar a própria cruz como ele e com ele, cada dia. E isso o que significa? Que você, como seguidor(a) de Jesus, vai encontrar muitas dificuldades, sofrimentos e tribulações no seu caminho. Você não deve pensar que porque está seguindo Jesus, está livre dos problemas. Pelo contrário, é nas dificuldades e nos sofrimentos que você amadurece seu amor e sua imitação de Cristo, o Ungido de Deus. Saiba que é neste caminho histórico de sua vida, marcado pelos limites de sua própria condição humana e pecadora, que o Espírito Santo vai construindo em você, a nova criatura, destinada à plena comunhão com o Pai e à ressurreição final.
Jesus perguntou: “E vocês, quem dizem que eu sou?” Pedro respondeu: “O Cristo de Deus” (Lucas 9, 20)
Rezando a palavra
Senhor Jesus,
Todo mundo sabe que só se conhece bem uma pessoa, quando se convive com ela, quando se caminha com ela. Nós sabemos que tu és o Cristo, como Pedro e os teus apóstolos nos ensinaram. Mas, precisamos caminhar contigo, conviver contigo, para crescermos, cada vez mais, no conhecimento de tua pessoa de filho de Deus. A tua caminhada para Jerusalém com os teus discípulos foi um grande momento de aprendizado para o teu grupo. Simbolicamente, queremos caminhar contigo, seguir contigo a Jerusalém, para estar contigo no teu sacrifício e na tua ressurreição. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.  
Vivendo a palavra
Leia o texto de hoje em sua Bíblia – Lucas 9, 18-22 - e responda no seu caderno espiritual: Quem é Jesus para você?
Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

36 comentários:

  1. Jesus é o caminho q devemos seguir.
    E. com Ele carregar a Nossa cruz. E ter Fé porque Ele é a Nossa salvação.

    ResponderExcluir
  2. Jesus é tudo p mim.Ele está acima de qualquer coisa.
    Tudo o q tenho a Ele pertence.
    Tudo com Ele nada sem Maria !
    OBRIGADA PE JOÃO CARLOS. Por nos orientar a cada dia.

    ResponderExcluir
  3. Jesus tu és o caminho que devemos seguir o Cristo de Deus. Bom dia padre João Carlos

    ResponderExcluir
  4. Com Deus na minha vida nada me faltará.
    Deus é minha referência e direção dos meus projetos..
    Sua benção padre....

    ResponderExcluir
  5. Jesus e meu tudo sem ele nada sou

    ResponderExcluir
  6. meu nome é ornilda soares de areias padre João Carlos sua bença tou muito treste perdi meu filho mande oração pra mim é minha família 😭😭😭

    ResponderExcluir
  7. Obg PADRE JOAO CARLOS DEUS VEIO ABRIR NOSSO CORAÇÃO E NOSSOS OLHOS PARABÉNS!!!

    ResponderExcluir
  8. Jesus para mim é o Esposo, é o amigo Filho de Deus que com a sua presença preenche todos os espaços do meu ser e viver.

    ResponderExcluir
  9. Para se chegar a Deus temos que caminhar com Cristo Jesus. Bênçãos em abundância. 🙏

    ResponderExcluir
  10. Deus r a nassa vida.porque sem deus nada somos. Somos folhas que ovento joga de um lada pra outro amem

    ResponderExcluir
  11. Bom dia Padre João Carlos. Que o Espírito Santo de DEUS te abençoe...
    Te guarde... Te ilumine e te proteja onde quer que estejas e que seu dia seja de paz, amor e harmonia com Deus.
    JESUS, queremos caminhar contigo, seguir contigo a Jerusalém, para estar contigo no teu sacrifício e na tua ressurreição. JESUS, eu te amo.
    Uma feliz e abençoada sexta-feira à todos.
    Ester de Campinas São Paulo.

    ResponderExcluir
  12. Amém padre João Carlos bom dia, Jesus é tudo pra mim, um exemplo de bondade e de misericórdia.

    ResponderExcluir
  13. BOM DIA!!! padre João Carlos, gratidão por todos os dias receber a palavra de DEUS em nosso lar, Nossa Senhora de Fátima o cubra com seu Manto DIVINO,

    ResponderExcluir
  14. JESUS CRISTO é a porta da minha libertação, é através de seus ensinamentos que eu vou me evangelizando a cada dia que se passa em minha vida.

    Bom dia padre João Carlos.

    ResponderExcluir
  15. Devemos entender os sinais de Jesus, para assim fazer a vontade do Pai. E assim conseguir vivenciar Amar seus propósitos e os irmãos. Amém

    ResponderExcluir
  16. Jesus é o filho de Deus ,para mim ele é o caminho, a vida, a morte e a ressurreição.

    ResponderExcluir
  17. Tudo com Jesus, nada sem Maria, obrigado Padre João, por nos proporcionar todos os dias essas maravilhas do Senhor, é tudo muito bem explicado e aprendo mais e mais a cada dia....

    ResponderExcluir
  18. Senhor Deus dos exércitos, eu LHE agradeço por tudo de bom que o SENHOR fez na minha vida. Todavia, me ensine usar o tempo, da melhor forma possível. Me ensine ser humilde. Me ensine rezar santamente. Me ensine ser VOSSO discípulo missionário. Me ensine sofrer com paciência. Isso eu LHE peço pela intercessão de Jesus Cristo, VOSSO querido filho e meu amado SALVADOR. Amém.

    ResponderExcluir
  19. Jesus é o único homem que nos amou

    ResponderExcluir
  20. É verdade,sim todos nós temos tribulações, aprovações e mais, não é pq eu leio a Santa Palavra de Deus que eu não vou passar por aprovações, todos nós temos sim problemas, Jesus que não merecia sofrer,pq eu não que sou pecadora; jamais quero desistir da minha cruz: Bom dia Padre João Carlos a sua Benção Amém ❤️🙌 excelente sexta-feira para o Senhor Servo de Deus Pai Eterno 🙌🙌🙌

    ResponderExcluir
  21. Bom dia padre João Carlos que o senhor tenha um ótimo dia abençoado e iluminado que papai do céu esteja sempre dando força e saúde nessa jornada de evangelização.🙌😇🌟🌟🌹
    Senhor Jesus, que a minha jornada seja junto a ti, que o senhor seja o meu parceiro de toda a vida.
    Em alguns dias a estrada parece longa demais, mais o senhor nunca disse que a jornada seria fácil.
    Dá me a força para te louvar, detém pessoas que não tolerar a minha fé e ser alegre por mais difícil que seja aprovação que eu enfrentar.
    Que a minha alegria nas dificuldade traga alegria a ti.
    Acolhe me meu melhor amigo.
    🙌👏🐑🌹💕

    ResponderExcluir
  22. Bom dia recebo todos os dias através dum amigo.Encaminho a minha mãe.Peço oraçao pra Aladar Gomes.

    ResponderExcluir
  23. Bom dia Padre João Carlos e obrigado pelas palavras iluminadas, Jesus é a Luz do mundo e sem Ele nos perdemos no caminho, na verdade e na Vida. Obrigado Jesus Cristo e continuemos na Fé.

    ResponderExcluir
  24. Jesus é para mim o porto seguro, meu refúgio e minha fortaleza nas tribulações da vida.Meu irmão, meu amigo e sei que não sou merecedora de todas as bençãos com que Ele me cumula na minha caminhada.

    ResponderExcluir
  25. Bom dia meu Deus obrigado obrigado por ser meu pai e o meu salvador e pela minha vida que o senhor me sustenta sem o senhor não sei o que seria de mim
    Eu te adoro na eu caristia eu te adoro na hóstia de amor senhor proteja todos da minha família dando__nos saúde e proteção
    Obrigada por tudo meu Deus amém

    ResponderExcluir
  26. "Eu SOU O CAMINHO, A VERDADE ,E A VIDA ,E NINGUÉM VAI AO PAI SENÃO POR MIM."
    INFELIZMENTE HA UMA GRANDE MAIORIA ,SE ESQUECENDO DESTA DECLARACAO FEITA PELO PRÓPRIO JESUS.
    QUE O ESPÍRITO SANTO VENHA ABRIR A MENTE E O CORAÇÃO PARA QUE POSSAMOS ENTENDER A RESPEITO DO MESSIAS E NOS APROXIMAR D'ELE .
    NÃO ADIANTA FALAR DE JESUS,SE O CORAÇÃO ESTÁ LONGE D'ELE.

    ResponderExcluir
  27. Jesus é o sustento de toda minha vida terrena que me leva salvação!

    ResponderExcluir
  28. Jesus Cristo é o filho de Deus que veio para nos salvar dos nossos inimigos, é devemos estar sempre preparados para o dia que Ele vier nos salvar. AMÉM!!!

    ResponderExcluir
  29. Boa tarde Jesus pra mim e inabalável e minha vida e minha razão de viver é minha Luz e o meu tudo único verdadeiro amor

    ResponderExcluir
  30. Boa noite.Jesus pra mim e tudo.
    Minha luz e o meu verdaderamente amo🙏

    ResponderExcluir
  31. Boa noite padre João Carlos agradeço muito por nós ajudar a entender mais a Bíblia. Jesus Cristo e o filho de Deus que sofreu pela nossa salvação jesus é a luz do mundo peço sua bênção padre João Carlos jesus e Maria Santíssima lhe cubra de bençãos amém Nilza Maria de jardim paulista pernambuco

    ResponderExcluir
  32. Peço desculpas por ter errado e também peço que me perdoe mas não quero ficar sem receber as medicações de todo dia que vinha recebendo a mais de 2 anos agradeço a Deus por me atender o pedido

    ResponderExcluir
  33. Boa noite padre João Carlos que Deus abençoa por esse pai espíritoual Jesus e maria lhe cubra com o seu manto sagrado e proteja na sua caminhada bom domingo

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Eu vim ao mundo como luz.

24 de abril de 2024   Quarta-feira da 4ª Semana da Páscoa.     Evangelho.   Jo 12,44-50 Naquele tempo, 44Jesus exclamou em alta voz: “Quem c...

POSTAGENS MAIS VISTAS