PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: FILHO, VAI TARBALHAR HOJE NA VINHA!

FILHO, VAI TARBALHAR HOJE NA VINHA!


Filho, vai trabalhar hoje na vinha! (Mt 21, 28)

27 de setembro de 2020

Preste bem atenção a estas palavras que o pai diz na história que Jesus contou. ‘Filho, vai trabalhar hoje na vinha!’ O homem diz isso a cada um dos seus dois filhos. São quatro palavras: Filho – trabalhar – hoje – vinha. 

VINHA – A vinha é uma representação do próprio povo de Deus, vinha do Senhor. É também um modo de falar do Reino de Deus. A vinha é o campo de trabalho a que somos enviados. 

FILHO - Não se trata de servo ou de funcionário, mas de filho. Filho é herdeiro. A vinha é sua também, é a sua herança. É assim que o Senhor pede nossa participação na missão, como filhos, não como servos ou funcionários.  

TRABALHAR – No tempo de Jesus, o filho trabalhava com o pai, aprendia o seu ofício. Não seria necessário pedir ao filho para ir trabalhar na vinha, a não ser que este estivesse desinteressado, faltando ao seu compromisso ou se esquivando do trabalho. 

HOJE - Hoje não é amanhã ou no ano que vem. É hoje. Como no profeta Isaías que Jesus leu na sinagoga de Nazaré: “Hoje, cumpriram-se estas palavras que vocês acabaram de ouvir”. Ou como na casa de Zaqueu, em Jericó: “Hoje, entrou a salvação nesta casa”. Nosso empenho como cristãos na Igreja e na sociedade é hoje, sem adiamentos, sem omissão.

Filho, vai trabalhar hoje na vinha! 

O primeiro filho, rebelde, negou-se a ir. Mas, depois, mudou seu comportamento. Foi trabalhar na vinha. Este fez a vontade de Deus. Essa mudança é chamada também nesse mesmo evangelho de arrependimento, conversão. O segundo filho respondeu “Sim, Senhor, eu vou”, mas não foi. Mostrou-se muito obediente, muito atencioso, mas não se integrou na dinâmica de trabalho da vinha, como o pai pediu. Não fez a vontade de Deus. 

Vamos olhar mais de perto quem é o primeiro filho, o que disse que não ia, mas acabou indo. Jesus mesmo explica: esse filho está representando todos os cobradores de impostos e as prostitutas e, com eles, a grande massa de gente desprezada e marginalizada. Eles são o filho que disse ‘não quero’ com sua vida longe de Deus, mas converteu-se, foi trabalhar na vinha. 

E o outro filho, o que disse que ia, mas não foi? Quem ele está representando? Resposta: Os chefes dos sacerdotes e os anciãos do povo. Eles praticavam a Lei de Moisés, mostravam-se sempre obedientes e amorosos com Deus, “sim, Senhor”, mas não atenderam o pedido do pai. Rejeitaram a pregação de João Batista e de Jesus. Não creram, não se converteram, não se integraram ao Reino de Deus, a vinha. 

Guardando a mensagem 

A história que Jesus contou é uma fotografia do que está acontecendo no tempo dele e hoje. Pela evangelização, o Pai está convidando seus filhos e suas filhas ao Reino de Deus. Uns, tidos como gente longe da fé, de cara estão dizendo que não vão. Mas, considerando melhor, integram-se no Reino de Deus, como Mateus, Zaqueu, a Samaritana, a Madalena, o filho pródigo... Eles são o primeiro filho. Outros, já praticantes da Lei, justos, vivem dizendo “sim, Senhor’. Mas, na prática, não vão. Ficam só na conversa. É o segundo filho. Claro, Jesus está nos contando hoje essa história por alguma razão. A minha, eu sei qual é. A sua, você vá pensando para descobrir.

Filho, vai trabalhar hoje na vinha! (Mt 21, 28)

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
Pela evangelização, estamos sendo convocados a nos integrar na obra de Deus, que é o seu Reino, a sua vinha.  Tu, Senhor Jesus, experimentaste que, em resposta à evangelização, uns se mostram muito atenciosos e cheios de promessas, mas de verdade não se convertem, não mudam de vida, não assumem a causa do Pai. Outros, mesmo rejeitando o convite, acabam por converter-se e abraçar a vontade divina, indo trabalhar em sua vinha. Ajuda-nos, Senhor, a responder ao evangelho com a conversão. Dá-nos nos empenhar, como filhos, para que a tua palavra, na igreja e na sociedade, produza muitos frutos. Sendo hoje, o Dia Mundial do Migrante e do Refugiado, acolhemos as palavras do Papa em sua mensagem. Ele nos lembra que “construir o Reino de Deus é um compromisso comum a todos os cristãos”. É isso, então, que é trabalhar na vinha: edificar o Reino de Deus neste mundo. Nós te pedimos, Senhor, em favor dos imigrantes, especialmente pelos brasileiros que vivem fora do país e por todos os que trabalham na pastoral do migrante. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém. 

Vivendo a palavra

No seu caderno espiritual, responda a esta pergunta: “O que seria trabalhar na vinha do Senhor?”.

Celebro a Santa Missa, hoje, às 17 horas, com transmissão pela Rádio Tempo de Paz. Vou deixar um link pra você me acompanhar.

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

19 comentários:

  1. Boa noite Pe João Calos
    Trabalhar na vinha é fazer a vontade do Pai Obedecer.
    Ouvir seu chamado e por em prática.
    Há muitas situações da nossa vida q deixamos se tornar mais importante esquecendo do nosso compromisso com o PAI.

    SOMOS INGRATOS .

    ResponderExcluir
  2. BOA NOITE PE JOÃO CARLOS
    Trabalhar na vinha.é Obedecer ouvir seu chamado.e por em prática.
    Há muitas situações da nossa vida q deixamos se tornar mais importante esquecendo do nosso compromisso com o PAI.
    SOMOS INGRATOS.

    ResponderExcluir
  3. Bom dia padre João Carlos. Glória a vós senhor

    ResponderExcluir
  4. Bom dia padre João Carlos sua bença meu nome é ornilda soares de areias Recife trabalhar na vinha e obedecer au cenhor padre mandem oração prá mim e minha família

    ResponderExcluir
  5. Amém padre João Carlos bom dia. trabalhar na vinha é fazer a vontade do pai

    ResponderExcluir
  6. Bom dia padre João Carlos.
    Senhor Jesus que no amanhecer de hoje eu venha a te revelar a todos, amém.

    ResponderExcluir
  7. Trabalhar na vinha é se doar para o serviço da messe seguir Jesus Cristo na nossa caminhada

    ResponderExcluir
  8. Sua benção padre... Seguir o evangelho é trabalhar na vinha.

    ResponderExcluir
  9. Bom dia Padre João Carlos. Que o nosso coração seja sempre iluminado pela paz,pela serenidade, pela fé e pelo infinito amor de nosso Criador.
    Ajuda-nos, Senhor, a responder ao
    evangelho com a conversão. Dá-nos nos empenhar, como filhos, para que a tua palavra, na igreja e na sociedade, produza muitos frutos.
    Trabalhar na vinha é ouvir a palavra de DEUS e a por em prática. É fazer a vontade do Pai...
    Que saibamos exercer a nossa Fé em Jesus Cristo todos os dias.
    Um bom dia abençoado e um domingo muito feliz a todos...
    Ester de Campinas São Paulo.

    ResponderExcluir
  10. Padre João Carlos, um santo e abençoado domingo para o sr. e sua família ,obrigada por todos os dias estar presente na nossa vida, nos trazendo a palavra de DEUS para fortalecer nossa fé. sua bênção.

    ResponderExcluir
  11. Bom dia padre João Carlos que o senhor tenha um ótimo domingo abençoado e iluminado que papai do céu te proteja e o uma maravilhosa celebração meu bom pastor 🙌😇🌟🌟🌹
    Pai amoroso, enche meu coração com teu Espírito Santo, transformar minha vida de modo que ela reflita o teu filho.
    Tu és um grande Deus que realizar grandes mudanças em nossa vida.
    Que nunca te ignores,nós afastemos e desobedece a ti.
    🙌🌹🐑💕

    ResponderExcluir
  12. Em que lado estamos?O Evangelho descreve duas situações que embora naquela época, parecesse algo estranho ainda hoje,continua sendo igual!O convite lançada entre no trabalho requer bastante intimidade com a tarefa, que ao ser realizado não depende apenas de sim,o não também vale para os comprometidos que em suas ações seguem a risca.A proposta do convite, Jesus sabe que o não na presença de Deus ou o silêncio é necessário,ele nunca jugava em empunha sua pedágogia, simplicidade atrai através do amor, esse mistério inexplicávelans descritos passagens em cada trajetória humana é Jesus Cristo falando e nós prestando atenção.As escolhas depende das ações. Palavras passam, atos marcam se pudéssemos executar os dois chegaremos lá no Reino Encantado Santo.

    ResponderExcluir
  13. Bom dia padre.deus ilumine seu caminho hoje e sempre.padre peco oracao pelo Fernanda que deus abençoe ela e filhinho dela que esta rescem separada do esposo que ela não passe tanta dificuldades ta nas mãos de deus.

    ResponderExcluir
  14. Bom Domingo Padre João Carlos, trabalhar na vinha do Senhor é ter a felicidade de recebermos sua Palavra e arrependidos dos nossos erros procurar colocá-las em prática nas pequenas ações diárias Sempre com o coração na verdade e humildade como fez Jesus Cristo. Obrigado 🙏

    ResponderExcluir
  15. Boa tarde. Um abraco. Excelente mensagem

    ResponderExcluir
  16. Amém 🙏🙏🙏 bença Padre

    ResponderExcluir
  17. Boa noite padre João Carlos é trabalha na vinha e obediência ao pai e colocar em prática obrigado por esses ensinamento maravilhoso da palavra de Deus Jesus e Maria lhe cubra de bençãos

    ResponderExcluir
  18. Bom dia Padre, Deus te abençoe, esse filho sou eu somos nós, que falamos sim a Deus dá boca prá fora, e não somos obedientes a Deus, precisamos pensar melhor. Obrigado Padre Deus te abençoe sempre.🙌🙌

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Você também é discípulo(a) dele?

   29 de março de 2024    Sexta-feira da Paixão do Senhor.      Evangelho.   Jo 18,1–19,42 (Confira o texto no final da Meditação)   Medita...

POSTAGENS MAIS VISTAS