PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: QUEM AMA, CORRIGE

QUEM AMA, CORRIGE



Se o teu irmão pecar contra ti, vai corrigi-lo, mas em particular, a sós contigo. Se ele te ouvir, tu ganhaste o teu irmão (Mt 18, 15)

12 de agosto de 2020.

A comunidade cristã é o lugar da experiência do amor mútuo. Ela é constituída por pessoas amadas pelo Pai, renascidas em Cristo, santificadas pelo Espírito Santo. A comunidade é o lugar do amor, da unidade. É já um reflexo do amor e da comunhão da Santíssima Trindade. Comunidade cristã é a família, a comunidade eclesial da qual você participa, a comunidade paroquial, a Igreja.
Na comunidade, na família, buscamos viver o ideal do amor em Deus, amor que nos gerou como filhos pela evangelização e pelo batismo. Deus nos ama, nós o amamos e procuramos viver em fraternidade, em comunhão. Vivendo em unidade, Jesus está presente conosco. “Onde dois ou três estiverem reunidos em meu nome, eu estou aí, no meio deles”, nos disse o Senhor. 

Acontece que esse ideal de amor em família, em comunidade, na paróquia, na Igreja muitas vezes é ferido por atitudes egoístas, deslealdades, ofensas. São pecados contra a fraternidade, a comunhão, contrários ao amor que devemos uns aos outros. E todo mundo tem experiência disso… Gente que, por espírito de orgulho e soberba, humilha o irmão ou a irmã, desconsidera, trapaceia, difama o seu próximo. Gente movida pela inveja, por interesses escusos, por sede de poder.... tem de tudo. Estamos mergulhados na grande experiência do amor de Deus na comunidade, mas somos ainda fracos e pecadores.


Diante disso, vem o ensinamento de Jesus no sermão da comunidade, no capítulo 18 de São Mateus. Jesus oferece um passo a passo sobre como reagir no caso de um irmão, na comunidade, pecar contra você. Somos responsáveis uns pelos outros. Devemos corrigir o nosso irmão. Não podemos deixá-lo no erro e fazer de conta que não temos nada a ver com isso. É o que chamamos de correção fraterna.

Guardando a mensagem.


A correção fraterna é a resposta amorosa e responsável de quem se sente ofendido pelo outro ou na obrigação de ajudar o outro a se conduzir melhor. A maioria das pessoas quando se sente ofendida, na comunidade, parte para a murmuração contra aquele irmão ou irmã e procura isolar aquela pessoa dos seus amigos, dos seus grupos de influência. Errado. O caminho para o restabelecimento da fraternidade é o da correção fraterna. Começa quando você, tendo sofrido uma ofensa, procura o seu agressor para resolver a situação. “Se teu irmão pecar contra ti, vai corrigi-lo, mas em particular, a sós contigo”, ensinou Jesus. Não dando certo, voltar a conversar na presença de duas ou três testemunhas. Se essas pessoas forem amigos em comum, tanto melhor. Assim, a pessoa se sentirá num ambiente seguro, não de ameaça. Se ainda não se resolver, levar o assunto à própria comunidade ou às suas lideranças. A Igreja deve chamar a atenção daquela pessoa, recordando-lhe o caminho dos discípulos de Jesus, os apelos do Reino de Deus. Não tendo jeito mesmo, então, reconhecer que essa pessoa se excluiu da comunidade, que está fora do caminho do evangelho. Pode, então, tratá-lo como um estranho, não mais como um irmão de comunidade.

Se o teu irmão pecar contra ti, vai corrigi-lo, mas em particular, a sós contigo. Se ele te ouvir, tu ganhaste o teu irmão (Mt 18, 15)

Rezando a mensagem

Senhor Jesus,
Não é fácil corrigir o outro. Mas, isso é necessário para o seu crescimento no evangelho. É um sinal de responsabilidade de nossa parte para com ele e para com a comunidade. Como ensinaste, a correção fraterna deve ser feita com caridade e com respeito e percorrendo os passos que nos indicaste. Senhor, também não é fácil receber a correção fraterna. É preciso humildade para reconhecer os nossos próprios erros e espírito de conversão para acolher a graça de Deus e o apoio fraterno na superação de nossas infidelidades. Sustenta-nos, Senhor, no caminho do verdadeiro amor pelos nossos parentes e pelos irmãos e irmãs de comunidade. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a palavra

No clima da Semana Nacional da Família, pense em que você poderia colaborar para o crescimento cristão de sua família. A indiferença é o contrário do ensinamento de Jesus. Somos responsáveis uns pelos outros.

Na novena de Dom Bosco que estamos fazendo em nossos programas de rádio, o tema de hoje é o amor à Igreja de Cristo. Você encontra a novena no final da Meditação de hoje no meu blog padrejoaocarlos.com. Quem recebe a meditação no celular, é só clicar no link que enviei.

Contagem regressiva para a nossa próxima live musical solidária. Faltando 04 dias. É sábado próximo. É bom se inscrever ainda hoje no meu canal do youtube. 

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb









NOVENA DE DOM BOSCO 

Terceiro dia

Tema: O amor à Igreja de Cristo

Escreveu São João Bosco: “Todo sacrifício é pouco quando se trata da Igreja e do papado”

Oh! Dom Bosco Santo! Pelo amor filial que tiveste à Santa Igreja e ao Sumo Pontífice, a quem defendeste constantemente; alcança-nos a graça de ser sempre dignos filhos da Igreja Católica, e de amar o Papa, acolher os seus ensinamentos e viver na unidade da Santa Igreja.

Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Como era no princípio, agora e sempre. Amém.

São João Bosco – rogai por nós.

37 comentários:

  1. Linda a Novena de São João Bosco, São João Bosco Rogai pelas Famílias Amém 🙌♥️

    ResponderExcluir
  2. Abençoado descanso Padre João Carlos a Sua Benção,fica com Deus Amém 🙌♥️

    ResponderExcluir
  3. Bom dia padre João Carlos sua bença são João Bosco rogai por nós amém 🙌🙌🙌🙌

    ResponderExcluir
  4. Bom dia padre João Carlos o Evangelho de hoje é belíssimo

    ResponderExcluir
  5. Salve Maria..Bom Dia!Padre João Carlos á sua Bênção, bonita novena São João Bosco Rogai por Nós. ..ilumine a nossa família e á do mundo inteiro amém. ..

    ResponderExcluir
  6. Bom dia padre!a sua bênção, são João Bosco rogai por nós 🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
  7. São João Bosco rogai pelas famílias pelos filhos para que eles escutem os concelhos dos pais amém 🙏

    ResponderExcluir
  8. São João Bosco rogai pelas famílias e pelos filhos para que eles escutem os concelhos dos pais amém 🙏

    ResponderExcluir
  9. Lindo o Evangelho de hoje...
    Bela reflexão...

    ResponderExcluir
  10. Amém padre João Carlos bom dia obrigada pelas suas palavras tão lindas.

    ResponderExcluir
  11. O ato de aceitar as falhas humanas dar capacidade interior de humildade foi as características mais relevantes que todos os discípulos de jesus tinham,mas ele os encorajava no diálogo é essencial chamar para ajustar o que não está de acordo ao ideias libertador pregado em uma comunidade familiar,sim mas meus irmãos, quando erramos viramos feras querendo sermo donos da razão. É tão grave que chegamos a ficarmos segos.Logo queremos sair da pastoral,na família chegamos a ficarmos zangados d"mal". Porém quando vivemos verdadeiramente os princípios do discipulados, agradecemos pela chamada de atenção.Sobre o suposto erros.A correção pertence a Deus.Cabe ao pecador aceitar ou não, dependendo do grau de Espíritual,podendo perfeição em meio aos erros, que faz parte do processo de desenvolvimento humano.

    ResponderExcluir
  12. Amém Jesus para sempre seja louvado

    ResponderExcluir
  13. Bom dia padre João Carlos! Linda a reflexão do dia, e muito nós andina a andar nos caminhos de Deus e ajudar o possível ao nosso próximo.

    ResponderExcluir
  14. Senhor Jesus não e fácil corrigir o outro mas e nesessario para o seu cresimento na palavra do evangelho inlumine nos🙏🙏

    ResponderExcluir
  15. Bom dia padre.So começo meu dia depois de ouvir sua meditação diária.E uma orientação e aprendizado pra mim.Obrigada por fazer um trabalho tão lindo que nos fortalece para viver as dificuldades de cada dia com mais serenidade.

    ResponderExcluir
  16. Bom dia Padre! Somos tão pequenos diante da bondade divina. Muitas vezes fazemos coisas sem perceber que ofendemos os que nos cercam. Obrigada pelas lindas palavras.

    ResponderExcluir
  17. Obrigada padre pelos ensinamentos que o Senhor passa todos os dias no Evangelho! Que Deus conceda saúde e amor ao próximo!

    ResponderExcluir
  18. Bom dia Padre me tocou muito essa mensagem bíblica eu preciso perdoar,mas não estou conseguindo

    ResponderExcluir
  19. Peço oração pelo Desenvolvimento da fala de minhafilha Gabrielly tem 4 anos e fala pouco demas ,misericórdia senhor e pela saúde e paz de toda minha família e amigos e pelo fim da pandemia ...GRATIDÃO a Deus por tudo

    ResponderExcluir
  20. Gostaria muito de participar Padre João Carlos

    ResponderExcluir
  21. Bom dia Padre João Carlos. Que o amor de DEUS lhe acompanhe em sua missão evangelizadora.
    Querido DEUS, além do pão nosso de cada dia, nos dê também força para vencermos nossas lutas diárias e sabedoria para lidarmos com as pessoas que nos cercam e com as situações da vida.
    Não é fácil corrigir os outros. Mas, isso é necessário para o seu crescimento no evangelho. Sustenta-nos, Senhor, no caminho do verdadeiro amor pelos nossos irmãos.
    Senhor, esteja a minha frente mostrando o caminho que devo seguir...
    Que este dia seja de bênçãos para padre João Carlos e toda equipe da AMA.
    Ester de Campinas São Paulo.

    ResponderExcluir
  22. BOM DIA!!! padre João Carlos obrigada por todos os dias nos iluminar e abençoar com a Santa palavra de DEUS.o SENHOR o abençoe e proteja com saúde.

    ResponderExcluir
  23. Pelo fim dessa pandemia. São João Bosco, rogai por nós.

    ResponderExcluir
  24. Bom dia padre João Carlos estou muito contente por as palavras de Deus entra tudos os dias e nossa casa Deus abençoe hoje e sempre eu peço pelo final dessa pandemia em nome de Jesus Cristo

    ResponderExcluir
  25. São João Bosco, rogai por minha família, marido e filho e por mim, amém

    ResponderExcluir
  26. São João Bosco, rogai por nós, amém.

    Bom dia padre João Carlos.

    ResponderExcluir
  27. Bom dia! Linda mensagem e sempre atual!

    ResponderExcluir
  28. Amem linda palavra do senhor e um limdo apredizado de todos os dias, obg Padre João Carlos

    ResponderExcluir
  29. Bom dia padre João Carlos que o senhor tenha um ótimo dia abençoado e iluminado que nossa senhora auxiliadora envolve o senhor no seu caminho 🙌😇🌟🌟🌹
    Lembre se que,em geral somos odiados ou amados, de acordo como nós tratamos os outros.
    Trate os como você gostaria de ser tratado.
    Como dói ouvir palavras duras de ingratidão, não devemos humilhar ninguém,nem fazer discórdia, não magoe especialmente se o amam.
    Não faça porque você sabe como
    sofre, quando fazem isso com você.
    Procure tratar o seu irmão bem para colher amanhã os frutos do amor e da felicidade.
    👏😍😊🙌🌹💕

    ResponderExcluir
  30. São João Bosco Rogai por Nós 👏 👏

    ResponderExcluir
  31. Meu amado Jesus Cristo de Nazaré, obrigado por receber o Evangelio do dia e meditar sobre ELE, com o Padre João Carlos. AMÉM!!!

    ResponderExcluir
  32. Boa noite padre João Carlos muito bom ouvir a palavra maravilhosa devemos dempre ajuda o irmão com respeito Deus abençoes amém paz bem

    ResponderExcluir
  33. Boa noite padre João Carlos paz e bem muito linda a meditação de hj que São João Bosco rogai por nós! 🙏🙌

    ResponderExcluir
  34. Muito bom poder participarmos das bênçãos de Deus através do Sro eu peço as bênçãos de Deus e de Dom Bosco para todos o mundo e o fim da pandemia amém

    ResponderExcluir
  35. Boa tarde Padre João Carlos. Que o amor de DEUS esteja sempre contigo onde você estiver...
    Abençoa, Senhor, os casais que estão sofrendo turbulência no seu casamento.
    Senhor, cobre de força, saúde, paz e muito amor os casais que se amam e que todos os seus caminhos sejam tranquilos e abençoados ...
    Desejo que Deus acima de tudo abençoe o final de semana de Padre João Carlos e toda equipe da AMA.
    Ester de Campinas São Paulo.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Jesus é a presença salvadora de Deus.

23 de abril de 2024   Terça-feira da 4ª Semana da Páscoa.    Evangelho.   Jo 10,22-30 22Celebrava-se, em Jerusalém, a festa da Dedicação do ...

POSTAGENS MAIS VISTAS