PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: O MAIOR NO REINO DE DEUS

O MAIOR NO REINO DE DEUS



Quem se faz pequeno como esta criança, este é o maior no Reino dos Céus (Mt 18, 4) 

11 de agosto de 2020. 

A pergunta foi esta: quem é o maior no Reino de Deus? A essa indagação dos discípulos, Jesus responde com o exemplo da criança. É preciso se converter e se tornar como criança. Não se trata de chegar à elite, ser o maior. Trata-se de assumir a identidade de filho, ou como Jesus disse: fazer-se pequeno. 

O Reino de Deus é lá onde o senhorio de Deus é acolhido, lá onde Deus é reconhecido e amado como pai, lá onde os filhos de Deus se reconhecem como irmãos. Não é um reino de súditos e senhores, é uma grande casa de família, onde somos todos amados como filhos. O Reino também não é fruto de nosso merecimento, é bondade de Deus, amor imenso dele por nós. Quanto mais nos reconhecemos amados e necessitados desse amor, mais nos integramos na sua casa, no seu Reino. Somos filhos amados e isso não é uma conquista nossa, mas pura misericórdia de Deus. Sendo assim, não podemos invocar grandezas ou nos imaginar acima dos outros. 

Quem é o maior no Reino de Deus? Para a mentalidade do mundo, o maior é o que tem poder, dinheiro, prestígio, fama. O maior é o que manda, o aplaudido e servido pelos outros. Mas, o Reino de Deus não é uma cópia do nosso mundo, na esfera espiritual. Assim, nós anularíamos a Palavra de Deus e a ação transformadora do seu Espírito. Precisamos captar a novidade que vem da Palavra de Jesus, novidade que é um princípio de mudança em nossa sociedade. 

Então, quem é o maior no Reino de Deus? Jesus falou claro: “Quem se faz pequeno como esta criança, este é o maior no Reino dos Céus”. Assim, no Reino de Deus, não há lugar para a soberba, o orgulho, a presunção de ser grande e de querer mandar nos outros. Grande é só Deus, imenso é o seu amor. Nós só temos uma grandeza: sermos seus filhos amados. 

E por que essa comparação com a criança? Porque a criança é filho; porque a criança aprende, exemplificando bem nossa condição de discípulos; porque a criança confia inteiramente nos seus pais. 

Guardando a mensagem 

O Reino de Deus não é cópia desse nosso mundo injusto e desigual. O Evangelho do Reino é anúncio de uma novidade, fermento de transformação de nossa sociedade. O pequeno é o mais importante, ensinou Jesus. Os filhos mais frágeis e sofredores, estes, sim, são os cidadãos mais importantes do Reino. O menor é o maior. Fazer parte do Reino é renunciar à mania de querer ser mais do que os outros. Todos somos filhos amados do Pai. Somos todos irmãos. Jesus continua nos dizendo que não entraremos no Reino se não nos convertermos, nos tornando como crianças. Nas crianças, nos vemos como filhos amados de Deus e como irmãos, chamados a viver a fraternidade. 

Quem se faz pequeno como esta criança, este é o maior no Reino dos Céus (Mt 18, 4) 

Rezando a palavra 

Senhor Jesus, 
O convite que hoje nos fazes é pra gente deixar de pensar ou de querer ser grande, forte, poderoso, desejando estar acima dos outros. Assim, a gente não entra o Reino dos Céus, não recebe o abraço amoroso do pai. O teu convite, Senhor, é pra gente renunciar a essa pose de gente importante e independente, que não precisa de ninguém. No Reino de Deus, só tem lugar pra gente humilde, que reconhece que só Deus é grande e, nele, somos irmãos uns dos outros. Abençoa, Senhor, os que hoje se sentem desprotegidos e desorientados nessa vida, no meio de seus dramas e dificuldades. Sobre todos, seja a tua bênção e a tua paz. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém. 

Vivendo a palavra 



Nesta Semana Nacional da Família, identifique, na sua cabeça, quem são os pequeninos de sua família (crianças, idosos, doentes, os mais sofridos). Na dinâmica do Reino de Deus, eles são os mais importantes, os que têm prioridade sobre todos; eles são os maiores. 


Na novena de Dom Bosco que estamos fazendo em nossos programas de rádio, o tema de hoje é o amor à Mãe do Senhor. Você encontra a novena no final da Meditação de hoje no meu blog padrejoaocarlos.com . Quem recebe a meditação no celular, é só clicar no link que enviei.

Contagem regressiva para a nossa próxima live musical solidária. Faltando 05 dias. É sábado próximo. É bom se inscrever ainda hoje no meu canal do youtube. 

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb





NOVENA DE DOM BOSCO 

Segundo dia


Tema: O amor à Mãe do Senhor

Escreveu São João Bosco: “Amai, honrai e servi a Maria”.



Oh! Dom Bosco Santo! Pelo amor terníssimo que tiveste a Maria Auxiliadora, tua mãe e mestra, alcança-nos uma verdadeira e constante devoção a tão dulcíssima mãe, a fim de que, como filhos seus devotíssimos, possamos merecer seu valioso patrocínio nesta vida e de um modo especial na hora de nossa morte.


Faça aqui o seu pedido....

Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo, como era no princípio, agora e sempre. Amém.

São João Bosco – rogai por nós.

23 comentários:

  1. A pureza de de uma criança independente da vida sócio cultural é a característica de um verdadeiro cristão,sendo assimn: nós esforcemos para sermos igual a elas já pertencemos ao Reino?Quem gostaria de servir? Todos os discípulosi,Cristo que
    é irmãos Espíritual de todos.Transformoi-se em criancinha para conquistar a humanidade!! Pensando como adulto na liveza dos pequenos,foi assim que os discípulos aceitaram o servir: Todos ao aderir ao projeto de Jesus Cristo devem exertar continuamente dentro de se sempre ações do serviço, humildade aproxima do perfeito;isso mesmo no mundo onde todos nos colocamos na condição de igualdade não há espaço pra competir;Quem é mais importante?Quem explica melho? Quem agrada a Deus?De quem o padre gosta mais? Perante sociedade somos iguais,e para nosso Divino Jesus Cristo Filho de Deus Pai, também.Portato nunca queiramos ser diferente,pois assim não estamos cumprindo com a lei da vida.

    ResponderExcluir
  2. Bom dia padre João Carlos sua bença

    ResponderExcluir
  3. Sua benção padre, bom dia

    ResponderExcluir
  4. Bom dia padre João Carlos,sua bênção.Amém.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia padre João Carlos sua bênção obrigada pela mensagem e reflexão da palavra de Deus

      Excluir
    2. Boa tarde Padre João Carlos, amo ler a sua a palavra de DEUS, no evangelio de tudos os dias. Viva SANTA CLARA minha interseçora AMÉM!!!

      Excluir
    3. Bom dia padre, sua benção, em nome do Senhor Jesus Cristo

      Excluir
  5. Bom dia padre João Carlos, sua bênção

    ResponderExcluir
  6. Muito bom dia sua benção 🙏
    Somente faltou o áudio de hoje!

    ResponderExcluir
  7. Bom dia padre a sua benção

    ResponderExcluir
  8. Jacinta,bom dia Joao Carlos essa leitura e muito linda por quê Jesus Cristo esta em plena multidão ensinamento e olha e disse quem quer ser grande ? Todos querem mas fazemos como crianças a pureza o amor o bem quem fazemos sem medidas e isso pureza de crianças ninguém tira amem ótimo obrigada Deus abençoe sua caminhada. 🙏🌻

    ResponderExcluir
  9. Amém, bom dia Padre João Carlos, obrigada pelas suas palavras tão lindas.

    ResponderExcluir
  10. Francisca Bom dia padre João Carlos amei está novena espero em deusxser curadax meu problema no pulmão

    ResponderExcluir
  11. A PAZ de JESUS esteja com todos vocês ai, Nossa Senhora de Fátima os cubra sob a proteção de seu Manto Sagrado. BOM DIA!!!!sua bênção padre João Carlos.

    ResponderExcluir
  12. Bom dia 🙏🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
  13. Bom dia Padre, sua bênção. Como é grandiosa sua palavra. Peço orações por todos da educação, profissionais e alunos q estão p voltar às suas atividades, que Deus nos proteja de todo mal. Amém

    ResponderExcluir
  14. Bom dia Padre João Carlos. Que a paz habite nos corações e que a graça de Deus nos acompanhe em todos os momentos deste dia. Obrigado, padre João Carlos, pelas lindas mensagens de amor e esperança que recebo todos os dias através da MEDITAÇÃO e reflexão do Evangelho .
    Quem é o maior no Reino de Deus?
    Grande é só Deus, imenso é o seu amor.
    Nós só temos uma grandeza: sermos seus filhos amados. Abençoa, Senhor, os desprotegidos nessa vida. Sobre todos, seja a tua bênção e a tua PAZ.
    Abençoa também, Senhor, Padre João Carlos e toda equipe da AMA ...
    Ester de Campinas São Paulo.

    ResponderExcluir
  15. Bom dia padre João Carlos a sua benção

    ResponderExcluir
  16. José Lúcio11/8/20 10:33

    Refletindo a mensagem de hoje, a criança com sua ingenuidade, é a maior presença de Deus entre nós.

    ResponderExcluir
  17. Muito bom ouvir a palavra do senhor

    ResponderExcluir
  18. Boa tarde padre João Carlos que o senhor tenha uma excelente tarde abençoada e iluminada pela proteção de nossa senhora auxiliadora que ela envolva no seu caminho 🙌😇🌟🌟🌹
    Pai, obrigada por nos convidar a vi a ti, pôr deixar que eu tenha um pequeno papel a desempenhar no teu favor do teu
    reino.
    Alegrarei em ti,a esperança da minha salvação,a ter um coração humilde e fraterno.
    🙌🌹💕

    ResponderExcluir
  19. Obrigado padre João Carlos pela as mensagens do evangelho que o senhor nos enviar todos os dias e maravilhoso Deus lhes abençoa amém Nilza Maria

    ResponderExcluir
  20. Bom dia Pe Joao carlos.Peço sua bênção. Obrigada pelas mensagens de Deus .É valiosa em minha vida.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Você também é discípulo(a) dele?

   29 de março de 2024    Sexta-feira da Paixão do Senhor.      Evangelho.   Jo 18,1–19,42 (Confira o texto no final da Meditação)   Medita...

POSTAGENS MAIS VISTAS