PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: O TRAJE DA FESTA

O TRAJE DA FESTA


Quando o rei entrou para ver os convidados, observou ali um homem que não estava usando traje de festa (Mt 22, 11)



20 de agosto de 2020.

Jesus comparou o Reino de Deus com uma festa de casamento. O rei preparou a festa de casamento do filho e mandou chamar os convidados. Os que foram convidados disseram que não iam. Ele mandou um segundo recado. Eles ignoraram. Mandou então os seus empregados convidarem todo mundo que encontrassem pelo caminho. O salão de festa ficou cheio de convidados. Mas, o rei, passando para cumprimentar os convidados, notou um que estava sem o traje de festa. E mandou colocá-lo pra fora.

O Evangelho é um convite. O convite é para participarmos da grande festa de casamento do filho do rei. O rei é Deus Pai. O filho, o noivo, é Jesus. Os empregados que levam o convite são os profetas, os missionários, os evangelizadores. E por que essa imagem da festa de casamento? Porque Deus celebrou uma aliança com o seu povo, no Antigo Testamento. E Jesus, no Novo Testamento, celebrou, no seu sangue, a nova e eterna aliança de Deus com o povo redimido. E quem é a noiva? Precisamos descobrir nessa parábola quem é a noiva. E, também, por que alguém foi excluído da festa por estar sem a roupa apropriada?

No tempo de Jesus, a grande rejeição veio das elites do seu povo. Veja que exatamente Jesus está contando esta parábola às lideranças de Jerusalém. São eles que reagiram violentamente maltratando e matando os missionários. Assim, Jesus já vê que a destruição do país pelos romanos mais adiante é resultado de sua rejeição. Agora, você entende porque, na parábola, o rei ficou furioso e mandou destruir e tocar fogo nas cidades deles.

Um palpite de estudiosos da Bíblia é o seguinte: nós somos os convidados. Claro, isso você já sabia. Os convidados deviam estar com o traje da festa, vestidos com a roupa nupcial, pois era uma festa de casamento. Isto, você também já suspeitava. Olha o segredo da parábola: A noiva são os convidados. Os convidados são a noiva, por isso que eles precisam estar com a roupa nupcial, o traje da festa. Entendeu? Jesus é o noivo. A noiva é a Igreja, nós, o povo de Deus. Claro. A noiva somos nós, os convidados. 

Só falta uma coisa: o que é esse traje nupcial? Aí temos que pensar um pouco mais. Quer um palpite? Podemos pensar numa coisa simples. A coisa que não pode faltar em quem vai se casar é... é o amor. Claro, sem amor a Jesus, não tem casamento. Sem adesão à pessoa de Jesus Salvador, não há salvação, não há aliança, não há casamento. Nossa adesão a Jesus é celebrada no batismo, quando pelo banho do Espírito Santo somos lavados do pecado e nos revestimos de Cristo. No batismo, até trajamos uma roupinha branca, nova, a veste nupcial. O traje de festa é o amor a Cristo, a nossa adesão a ele celebrada no batismo, a nossa condição de pessoas convertidas e perdoadas do pecado.

Guardando a mensagem

A aliança que Deus fez com Israel é como um casamento, no qual Deus é o esposo e a nação santa é a esposa. Jesus restaurou, no seu sangue, essa aliança enfraquecida ou rompida pela infidelidade. Jesus comparou o Reino de Deus com a festa de casamento que Deus preparou. Para essa festa, os primeiros convidados reagiram com violência. Foi a reação dos que o levaram à morte. Todos somos convidados para a grande festa. Pela evangelização, continuamos a ser convocados para ela. Na verdade, os convidados são a noiva. E precisam estar com o traje nupcial, que pode ser a adesão a Cristo pela fé, pelo amor e pela conversão. É isso que celebramos no batismo. Para representar nossa aliança com Cristo no batismo, nos trajamos com a veste nupcial. 

Quando o rei entrou para ver os convidados, observou ali um homem que não estava usando traje de festa (Mt 22, 11)

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
Que linda comparação fizeste para entendermos o Reino de Deus: uma festa de casamento, no qual és o noivo e nós, tua Igreja, somos a noiva. Essa aliança de amor entre nós é a razão de tanta alegria, na grande casa do teu Pai e nosso Pai, do teu Deus e nosso Deus. Obrigado, Senhor, pelo maravilhoso serviço da evangelização, pelo qual o Pai continua a nos convocar para a grande festa. Que nenhuma desculpa nos impeça de comparecer ou de retardar nossa presença na tua festa. E que ninguém de nós compareça sem o traje nupcial que é a fé e a conversão com que fomos lavados do pecado no batismo. Foi no batismo que nos revestimos do homem novo, da roupa nova da graça. Como está escrito no Apocalipse: “Felizes os convidados para a ceia nupcial do cordeiro”. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a palavra

Para as coisas ficaram mais claras, eu lhe dou dois conselhos: 1. Leia na sua Bíblia, o evangelho de hoje (Mateus 22, 1-14). 2. Leia a Meditação, bem devagar. Ela está escrita no meu blog: www.padrejoaocarlos.com. Para quem recebe a Meditação no celular, é só tocar no link que estou enviando.

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb



40 comentários:

  1. Hoje em pleno momento de insolamento social ninguém iria aceitar um convite pra festa,mas podemos escolher alguns pós pademia.Mas será que aceitaremos?Sim ou não?Dicidir por outros não é tarefa do Cristãs, agora confirmar nossa presença é de nossa competência, pois para essa festinha que Cristo programou com o povo simples não tinha muita formalidades até quem não era convidado se sentia atraído e podia participar.Muitos nem quiseram ir! Normalmente acontece é natural,sentir o desejo fazer parte da Nupcia de um casamento perfeita na atualidade para alguns considere cafona.Vexe o amor é coisa do passado:hoje nós ficamos,jesus aceita que fique! Melhor ainda logo após asa focadac um Amor perfeito que nunca tinha visto antes.O arrepedimeto chegará, mesmo assim um dos homens mais iluminado do mundo Jesus aceita que venham participar dessa festa cafona, porém om os instrumentos necessário para comprender o verdadeiro sentido da vida o AMOR.

    ResponderExcluir
  2. Suas mensagens são de conversão
    Me sinto muito bem
    Abraços

    ResponderExcluir
  3. Bom dia !padre João carlos"amém".

    ResponderExcluir
  4. Bom dia, Padre. Deus esteja sempre conosco e presente em nossas vidas. Amém!

    ResponderExcluir
  5. Bom dia padre ,vou ser sincera li todo o texto , e nunca me deparei com um evangelho tão complexo, confesso que não entendi,

    ResponderExcluir
  6. Bom dia , Deus o abençoe padre ,e lhe dê saúde e disernimento para nos ajudar a cada dia!

    ResponderExcluir
  7. Bom dia!!
    Padre João Carlos maravilhosa essa meditação tenha um bom dia.

    ResponderExcluir
  8. Bom dia Padre João Carlos que Deus te abençoe sempre com muita saúde paz e alegria e. 🙏

    ResponderExcluir
  9. Obrigada padre pela reflexão de todos os
    Dias está sendo uma bençãos em nossas vidas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sua benção Padre João Carlos
      Linda meditação

      Excluir
  10. Obrigada padre por nós orientar a entender a palavra de Deus
    🙏🙏

    ResponderExcluir
  11. Bom dia Pe João Carlos. Escuto suas reflexões tds os dias e me faz mto bem. Obrigada e Deus o abençoe sempre. 🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
  12. Amém padre João Carlos bom dia, obrigada pelas suas palavras tão lindas.

    ResponderExcluir
  13. Sempre ouço a meditação e me direciona no meu dia, mas hoje entendi como nunca tinha entendido. Obrigada por esta meditação de hoje.

    ResponderExcluir
  14. Bom dia Padre João Carlos.
    Obrigado pela bela reflexão do Evangelho de hoje com suas belas palavras.
    SENHOR JESUS , peço tua ajuda para que Padre João Carlos, com muita Fé, amor e sabedoria continue na sua missão evangelizadora, essa linda aliança do seu amor infinito entre nós..."Felizes os convidados para a ceia nupcial do cordeiro".
    Desejo que Deus acima de tudo conceda a padre João Carlos e toda equipe da AMA um coração fervoroso e cheio de agradecimento a DEUS por tudo que Ele tem feito bem todas as coisas em suas vidas.
    Ester de Campinas São Paulo.

    ResponderExcluir
  15. Bom dia à todos, que Jesus Cristo acalenta o todos nós, com seu manto sagrado, AMÉM!

    ResponderExcluir
  16. Bom dia pe João Carlos! Muito boa a sua reflexão, nos ajuda muito a entender a palavra.Deus lhe abençoe.

    ResponderExcluir
  17. Bom dia padre João Carlos.
    Na sua meditação o Sr usa palavras claras, simples de fácil compreensão. Obrigada pela sua evangelização. Amém.
    Deus o abençoe.

    ResponderExcluir
  18. Obrigado padre João Carlos por nós enviar todos os dias a Palavra de Deus. Sou catequista de jovens na do Sacramento do Crisma. Deus o abençoe!

    ResponderExcluir
  19. Bom dia Pe. João Carlos! Todos os dias ouço sua reflexão. E a partir dela faço minha oração, lendo tb o texto na Bíblia. Obrigada padre! Sou muito grata a Deus por esta bênção!

    ResponderExcluir
  20. Bom dia Padre J. Carlos!Neste Evangelho me coloco como uma noiva que o Rei dispensa de vez em quando. Fico ausente, chateada, arrependida e com a ajuda dos sacerdotes, eu volto. Sinto que Ele me aceitou e ficou feliz comigo.Todo "derretido".
    Porque Eterna é a Sua Misericórdia."

    ResponderExcluir
  21. Bom dia , o amor é tudo em Jesus. Amém

    ResponderExcluir
  22. Senhor Jesus perdoa a minha pouca fé. Amém

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Padre JOÃO CARLOS OBRIGADA . SENHOR MEU DEUS AuMENTAI A MINHA FE ESPIRITO SANTO DE DEUS daí-me enteligencia para eu saber interpretar a palavra de Deus, compreender e viver a sua palavra .

      Excluir
  23. Bom dia padre João Carlos obrigada por essa linda meditação estou aprendendo cada dia mais com suas reflexões. Sou ministro da palavra a dezeseis anos e amo muito o que faço pesso a Deus que derrame chuvas de bençãos sobre o sr para que continue sempre nos encimando também a meditar o evangelho de jesus Cristo o nosso noivo e repassar para aqueles que querem escutar e pôr em prática a palavra de Deus. Abraços.

    ResponderExcluir
  24. Bom dia Pe.joao Carlos...
    Uma benção sua palavra de hoje!
    Que Jesus e o pai nos protejam 🙏

    ResponderExcluir
  25. Bom dia Pe.João Carlos. Obrigada pela reflexão me ajudou muito a entender este Evangelho. Obrigada.



    ResponderExcluir
  26. Confesso que tinha dificuldades para entender este evangelho .mas; com a sua homilia tão bem feita e esplicada entende tudo!:e olha que já fui ministra da palavra na minhaigreja por 6 anos.!!+++sua bénção padre JOÃO CARLOS.

    ResponderExcluir
  27. O senhor é uma bênção para nós católicos praticantes

    ResponderExcluir
  28. Obrigado padre João Carlos gosto de te ouvir muito

    ResponderExcluir
  29. Boa tarde padre João Carlos que o senhor tenha uma tarde abençoada e iluminada que nossa senhora auxiliadora envolve o senhor no seu caminho 🙌😇🌟🌟🌹
    Senhor gracioso,tu abiste a sala do trono do céu para nós.
    Obrigado, Jesus por nos tornar parte do teu corpo, que nossa vida possa expressar a beleza da tua santidade e pureza,e pó
    me preparar para esse lar celestial, será um dia glorioso diante do teu trono.👏🙌🐑🌹💕

    ResponderExcluir
  30. Boa tarde Pe João Carlos, pela bela meditação que me trouxe grande alegria , fiquei tocada com a comparação de se noiva . O senhor é iluminada
    Um abraço

    ResponderExcluir
  31. Ó Deus, nosso protetor, me ensine evitar o pecado da profanação. Me ensine seguir o caminho da santificação e da purificação. Me ensine ter um coração novo, cheio de amor e fidelidade. Me ensine obedecer o Espírito Santo. Me ensine seguir a VOSSA lei e os VOSSOS mandamentos. Me ensine colaborar na construção do Reino dos Céus. Me ensine ser digno de participar do banquete celeste. Isso eu LHE peço pela intercessão de Jesus Cristo, VOSSO querido filho e meu amado SALVADOR. Amém.

    ResponderExcluir
  32. Meu senhor eu t peço q Deus abençoe q minha filha desenvolva a fala em nome de Jesus ,pelo pelo doentes desempregado cem tedo individado e cem ânimo muito fé em Deus ,pelo fim da pandemia saúde e paz paciência p/ toda minha família e amigos ,GRATIDÃO a t senhor por tudo na minha vida...

    ResponderExcluir
  33. Glória a vós senhor? Bom dia padre João Carlos

    ResponderExcluir
  34. Bom dia Padre João Carlos Deus o abençoe. E todos nós. Cada vez amo mais meu Senhor Jesus com sua simplicidade e sabedoria. Pois lendo a Bíblia sabemos que ele não se identificava com luxo riquezas . DEUS . Obrigado por tuso Tudo. Amém...

    ResponderExcluir
  35. Olá, que msm linda e abençoada recebi na sua Live, quero adquirir o Kit de cds. Como faço?
    Parabéns por essa luz que nos transmite.🙏

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

O lava-pés: o amor de Jesus por nós.

28 de março de 2024   Quinta-feira da Semana Santa.     Ceia do Senhor.      Evangelho.    Jo 13,1-15 1Era antes da festa da Páscoa. Jesus s...

POSTAGENS MAIS VISTAS