PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: GRÃO DE TRIGO, COMO JESUS

GRÃO DE TRIGO, COMO JESUS


Se o grão de trigo que cai na terra não morre, ele continua só um grão de trigo (Jo 12, 24)

10 de agosto de 2020 – Dia de São Lourenço, mártir.

Neste 10 de agosto, as leituras bíblicas apontam o exemplo de um mártir do século III da era cristã: São Lourenço. Ele era diácono da Igreja de Roma, coordenava um amplo atendimento aos pobres da cidade e assistia o Papa nas celebrações, junto com outros diáconos. Era o tempo do Papa Sisto II, tempo do Imperador Valeriano, feroz perseguidor da Igreja. O Papa estava celebrando nas catacumbas, com alguns diáconos, quando foi surpreendido pela polícia do império romano. Foi preso e martirizado. Em seguida, veio a prisão do diácono Lourenço. O prefeito da cidade exigiu os tesouros da Igreja. Lourenço prometeu apresentar-lhes toda a riqueza da Igreja. No dia combinado, reuniu uma multidão de assistidos (viúvas, pobres, cegos, aleijados, órfãos, idosos) e os apresentou ao prefeito ”Está aí o tesouro da Igreja”. Seu fim, depois de muitas torturas, foi a morte numa grelha de ferro sobre um braseiro. O tempo todo, Lourenço ficou rezando pela conversão do povo romano. Numa certa hora, chamou os algozes e sugeriu que o virassem de lado, pois já estava bem assado daquela parte. Um homem forte, cheio de fé, bem humorado, oferecendo sua vida por Cristo, como Cristo o fez por ele. 

No evangelho de hoje, Jesus diz: ”Se o grão de trigo que cai na terra não morre, ele continua só um grão de trigo; mas se morre, então produz muito fruto” (Jo 12). Olha a dinâmica maravilhosa da obra de Deus no exemplo da germinação da semente de trigo. Da morte, nasce a vida. O grão de trigo enterrado na terra morre, se arrebenta de dentro pra fora. É assim que gera a plantinha, o pé de trigo. Só morrendo, dando-se a si mesmo, pode produzir uma planta que vai crescer e produzir espigas e chegar à nossa mesa como alimento para saciar a fome.

Jesus falava de si mesmo. Em sua paixão, ele foi o grão de trigo que caiu na terra e morreu para gerar muito fruto. Não se poupou a si mesmo, deu-se por completo. Não procurou salvar a sua pele, mas entregou-se sem reservas pelo bem dos outros. Jerus, assim, estava falando de sua morte, propriamente do sentido de sua vida e de sua morte. Sua morte não seria o fim. Seria o coroamento de sua missão, o ápice do seu serviço. Como escreveu São Paulo: “Quem semeia pouco colherá também pouco e quem semeia com largueza colherá também com largueza” (2 Cor 9).

Esse exemplo de Jesus, o grão de trigo, o próprio Jesus o aplicou aos seus seguidores. Disse ele: “Quem se apega à sua vida, perde-a; mas quem faz pouca conta de sua vida neste mundo conservá-la-á para a vida eterna”. Se o grãozinho de trigo semeado nega-se a se entregar, a abrir-se à terra, a dar-se por completo, permanecerá apenas um grãozinho estéril, e daí a pouco será assimilado pela terra. Nada sobrará. Mas, se generosamente se entregar, se se abrir de dentro pra fora, morrendo na sua condição de grão, vai gerar uma nova planta que vai dar muitas espigas, multiplicar-se, alimentar muita gente. A morte da semente é a geração de uma nova vida, é o milagre do renascimento. Olha que sábia comparação essa de Jesus. A morte já contém a vida, se a vida for vivida com sentido.

Guardando a mensagem

Aos discípulos, Jesus fala de si como grão de trigo que morre para gerar muitos frutos. E fala que quem quiser servi-lo, precisa segui-lo pelos seus caminhos, imitá-lo em sua entrega pelos outros. Isso que Jesus disse ecoa de uma maneira muito especial nos dias de hoje. Estamos mergulhados em uma cultura que supervaloriza o sucesso individual, a busca do bem-estar e do prazer. O ideal, em nosso mundo, é ‘eu me dar bem’, fugindo de qualquer sacrifício ou sofrimento, pouco me importando com o sofrimento dos outros. Por que muita gente não quer ter filhos? Porque ter filho obriga os pais a viverem voltados para um outro, não para si mesmos. Por que muitos jovens refutam a vocação de consagração na Igreja? Porque este é o estilo de vida onde se vive para os outros, não para si mesmos. Por que boa parte dos matrimônios entra em crise? Porque um não quer sacrificar-se pelo bem do outro. Ainda somos grãos de trigo que, caindo na terra, negamo-nos a nos entregar, a nos sacrificar, a morrer para gerar vida.

Se o grão de trigo que cai na terra não morre, ele continua só um grão de trigo (Jo 12, 24)

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
Vemos hoje, na figura do diácono Lourenço, alguém que viveu esta tua palavra sobre o grão de trigo. O Papa São Leão Magno disse sobre ele que “as chamas não puderam vencer a caridade de Cristo; e o fogo que o queimava fora era mais fraco do que aquele que ardia dentro dele”. Contigo, Senhor, e com teu diácono Lourenço, recolhemos muitas lições para a nossa vida. Não é nos guardando, nos poupando que vamos gerar vida. Uma família não se constrói com gente comprometida apenas pela metade, poupando-se, fazendo o mínimo. Na verdade, nenhuma vocação – a do casamento, a do serviço do altar, a da consagração – nenhuma vocação é fecunda sem entrega, sem dedicação, sem renúncia. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a palavra

Dentro desta semana nacional da família, é bom você fazer, hoje, um exame de consciência. Que tipo de grão de trigo você está sendo em sua casa?

Na novena de Dom Bosco que estamos fazendo em nossos programas de rádio, o tema de hoje é o amor a Jesus Cristo. Você encontra a novena no final da Meditação de hoje no meu blog padrejoaocarlos.com . Quem recebe a meditação no celular, é só clicar no link que enviei.

Contagem regressiva para a nossa próxima live musical solidária. Faltando 06 dias. É sábado próximo. É bom se inscrever ainda hoje no meu canal do youtube. 

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb


NOVENA DE DOM BOSCO 

Primeiro dia


Tema: O amor a Jesus Cristo Salvador

Escreveu São João Bosco: “A nossa regra viva é Jesus Cristo”

ORAÇÃO
Oh! Dom Bosco Santo! Pelo amor ardente que tiveste a Jesus Sacramentado e pelo zelo com que propagaste seu culto, sobretudo com a assistência à Santa Missa, com a comunhão frequente e com a Visita cotidiana; alcança-nos a graça de crescer cada vez mais no amor e prática de tão santas devoções e de terminar nossos dias fortalecidos e confortados pelo celestial alimento da Santa Eucaristia.

Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo, como era no princípio, agora e sempre. Amém.

São João Bosco – rogai por nós.

32 comentários:

  1. Padre João Carlos peço sua benção Pra mim e toda minha família e para o mundo inteiro amém ! Como gosta tanto de sua Meditação obrigado pela palavras reflexões canções Deus abençoe sempre sua vida muita saúde!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia padre João Carlos muito obrigado por eu ouvir a palavra de deus linda e maravilhosa Deus continue te abençoado sempre amém

      Excluir
    2. Obrigada por me ajudar sempre padre João Carlos, reze pela minha saúde que não anda boa.

      Excluir
    3. Bom dia Padre João Carlos, que bença eu recebi agora, essa mensagem do evangelho, através do Padre Jair. Obrigado. Peço oração pra minha casa e pra todos que mora nela. Amém!🙏🙏🙏

      Excluir
    4. Bom dia Deus
      Peço a sua bença!
      Gostaria de pedir orações para mim e todos da minha família.
      Todos os dias leio o Evangelho do dia e a sua reflexão da palavra de Deus.
      Obrigado por tudo.


      Excluir
  2. Padre João Carlos peço oração pela minha vida,e minha família, e pela as famílias de nosso país que estão sofrendo com a pandemia

    ResponderExcluir
  3. Bom dia!que o bom pastor nos ilumine cada dia..obg padre joão carlos peço oração por mim e minha familia do mundo interio.🙌🙌🙌

    ResponderExcluir
  4. Bom dia padre Joao carlos peço oração para o nosso povo Angolano de Angola inteira🤲🤲🤲🤲

    ResponderExcluir
  5. Bom dia padre Joao carlos peço oração para o nosso povo Angolano de Angola inteira🤲🤲🤲🤲

    ResponderExcluir
  6. Bom dia padre João Carlos e todos os irmãos em Cristo.
    Agradeço a Deus pelas bênçãos que me concede e peço perdão pelos erros voluntários e involuntários que cometo. Peço que por sua intercessão sr padre João Carlos e a todos os irmãos que oremos pelo fim desta doença que esta a afetar as famílias de todas as formas na saúde, no seu rendimento financeiro na formação dos filhos e nos projetos da vida.
    Peço também que orem por mim para que Deus me ajude a vencer todas barreiras e inveja que alguém pensar contra. Orem também pela minha saúde e o meu bem estar. AMÉM.

    ResponderExcluir
  7. Que semente queremos ser?Os Cristão!! Nós dos dias atuais queremos sermos germinavel!Mas ainda nos falta passar pelo processo evolutivo maior, pois para chagar a plenitude do desenvolvimento têm muitas etapas: todos achamos e desejomos ser próspero,sim é importante aceitar com certa criticidade que pra fazer as coisas boas:sentimentos,paz,luta, determinação requer bastante treinamento; Foi o que Cristo viveu pregando, aqui mostrou a mensagem para o mundo.Chegou ao topo sem reservas. Se dou por inteiro, isso é o que nos falta, passar pelo processo que ele passou, chagar a semente da perfeição."Todos somos convidados,a escolha é individual"! Não deixe ninguém literalmente ninguém substimar aos olhos de Deus que o processo é lento, doído mas gratificante;morte é a maior garantia conversão de um cristã, depois vêm a vida eterna...Que não precisa maio prova que a ressurreição de Jesus Cristo!!Ele está entre nós hoje e Sendo uma semente de qualidade inestimável mostrou-se disponível para uma serviço de qualidade. "Semente Perfeita*! Norte e ressurreição.

    ResponderExcluir
  8. A semente da perfeição chegou através do processo, Cristo viveu sendo a semente principal passou aqui pelas dores da germinação!E nós queremos sermos germinavel!Sim façamos as escolhas;Um difícil? Tenho medo de morrer! Não queria ser humilde!Sim,que escolhas são essas que não seguimos os critérios indicado pelo Mestre? Doação é um dos principais ideias defendida e vivenciada por Jesus Cristo, queremos passa para uma semente de qualidade a escolha é individual,as consequências vêm e com certeza as semente se transforma.Olhando taxas as etapas passado por Deus através da pessoa de jesus nos conforta.A norte é a garantia conversão do Cristão de que tudo depende da transformação.Chegar a Vida eterna passa-se exactamente pela dor da norte.

    ResponderExcluir
  9. Louvado seja Deus por sua explicação do Evangelho Padre João! Peço suas orações por minha vocação no Serviço da Igreja de Cristo começando dentro da minha família! Que Deus me ajude a fazer minhas renúncias sem sofrimento , dando os frutos que são necessários para germinar dentro e fora do meu convívio humano! Deus o abençoe imensamente e suplico sua benção também! Pra mim e pra toda a minha família! Obrigada Padre João! Obrigada por ser o senhor este grão de trigo que Jesus nos fala hoje! Que ele continue germinando a terra dos nossos corações !

    ResponderExcluir
  10. Bom dia padre João Carlos a sua benção obrigada pela palavra.

    ResponderExcluir
  11. Bom dia padre João Carlos sua benção peço ao senhor Jesus Cristo que cure o mundo inteiro desse vírus e que o senhor tenha misericórdia de nós e do mundo inteiro.

    ResponderExcluir
  12. Sua benção padre João Carlos, obrigada pela sua evangelização, rezemos para que nos conscientize da nossa missão.

    ResponderExcluir
  13. Bom dia padre João Carlos sua bença obrigado por mim da a palavra de Deus todos dias fiquei na paz amém 🙌🙌🙌

    ResponderExcluir
  14. Bom dia Padre João Carlos e muito obrigado pelas meditações, peço sabedoria a Deus para continuar minha caminhada, pois não é fácil só você ir a igreja, mais não vou desisti um dia verei minha família na igreja. Deus te abençoe sempre Padre e obrigado pelas orações.🙇‍♀️🙏🙏

    ResponderExcluir
  15. Obrigada, padre João Carlos pelas palavras que tanto me esclarece e com isso a minha Fé em Nosso Senhor Jesus e Maria Santíssima,aumenta cada dia mais.sua bênção e muito Obrigada.

    ResponderExcluir
  16. Amém padre João Carlos bom dia, peço oração pela minha família e pelo o mundo inteiro

    ResponderExcluir
  17. Bom dia, Pé. João Carlos!
    Hoje quero ser um grão de trigo. Assisto todos os dias a meditação do Evangelho do dia e cada vez que ouço a sua meditação sinto- me renovada na fé.
    Peço orações para mim e para todos da minha família.
    Amém.

    ResponderExcluir
  18. Bom dia Padre João Carlos. Que Deus abençoe o nosso dia, e que ELE realize em nós e pra nós a sua perfeita vontade...
    Senhor, só pela fé, podemos encontrar-te, Senhor, acolher a tua palavra na vivência da Reflexão do teu Santo Evangelho. Contigo, Senhor, aprendemos muitas lições para a nossa vida.
    Obrigado, Senhor, pela fé que habita

    ResponderExcluir
  19. Obrigado , Senhor, pela fé que habita os nossos corações.
    Uma linda e abençoada semana para todos...
    Ester de Campinas São Paulo.

    ResponderExcluir
  20. Deus nos abençoi e abençoi todo clero em nome de Jesus! Para que possamos fortalecer nossa fé

    ResponderExcluir
  21. Bom dia, Pe. João Carlos!Que o Senhor Jesus continue lhe abençoando!

    ResponderExcluir
  22. BOM DIA padre João Carlos, GRATIDÃO por todos os dias poder meditar este Santo Evangelho através de suas explicações. DEUS o proteja e o guarde com saúde e paz. nossas preces sempre por todos vocês. sua bênção.

    ResponderExcluir
  23. Bom dia padre João Carlos muito obrigada pelas suas palavras

    ResponderExcluir
  24. Senhor tende misericórdia Brasil e do mundo. Tende misericórdia do nosso presidente e protejei de todos os perigos. Proteja minha família Amém

    ResponderExcluir
  25. Bom dia padre João Carlos que o senhor tenha um ótimo começo de semana abençoada e iluminada com a proteção do nosso senhor Jesus Cristo 🙌😇🌟🌟🌟🌹
    Jesus vós deu presente da salvação, que nós capacita a viver para Deus.
    Recebemos esse presente para inundar o mundo com graças, que eu jamais me glorie,a não ser na cruz de nosso senhor Jesus Cristo.
    Que sejamos pessoas que concedemos graças.
    Quero descansar a sombra da tua paz senhor Jesus acolhe me.
    🙌🌹😍🐑💕

    ResponderExcluir
  26. Bom dia padre João Carlos muito obrigado pela abençoadas palavras amo de coração maravilhoso pastor gratidão amém

    ResponderExcluir
  27. Pe. João Carlos, amo sua meditação.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Você também é discípulo(a) dele?

   29 de março de 2024    Sexta-feira da Paixão do Senhor.      Evangelho.   Jo 18,1–19,42 (Confira o texto no final da Meditação)   Medita...

POSTAGENS MAIS VISTAS