PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: UM ENSINAMENTO NOVO

UM ENSINAMENTO NOVO


Ele manda nos espíritos impuros, com autoridade e poder, e eles saem (Lc 4, 36) 

01 de setembro de 2020.

Jesus estava na sinagoga de Cafarnaum. Era um dia de sábado. O povo estava reunido para a oração e a escuta da palavra de Deus. E Jesus estava ensinando. As pessoas, ali, estavam admiradas com o seu ensinamento. Foi aí que um homem ali presente, possuído por um espírito impuro, começou a gritar e esbravejar contra Jesus. Jesus mandou o espírito calar a boca e sair daquele homem. Dito e feito. As pessoas ficaram assustadas, não era pra menos. E admiradas com aquele ensinamento novo de Jesus, com a sua autoridade. 

O ensinamento de Jesus é libertador das pessoas de todas as opressões. Seu ensinamento desmascara o mal que está escondido também dentro da comunidade, dominando a vida de algumas pessoas. Como na sinagoga de Cafarnaum, também em nossas comunidades, aparece alguém que estranha e reage a esse ensinamento, com os mesmos argumentos do demônio de Cafarnaum. 

O que será que Jesus dizia e fazia que pudesse incomodar alguém? As pessoas viam uma grande diferença entre o ensinamento de Jesus e o ensinamento dos fariseus. A primeira coisa que marcava uma grande diferença era a atenção que Jesus dava aos sofredores e marginalizados. Estes estavam à margem de tudo, na vida social e na religião. E Jesus os incluía como pessoas importantes no seu anúncio do Reino de Deus. E uma segunda coisa que mexeu demais com as lideranças do seu povo foi a imagem que ele passava de Deus. Ele revelava Deus como pai amoroso, pronto para acolher o filho pecador de volta à sua casa. E essa não era exatamente a imagem de Deus que eles tinham. Eles o percebiam como juiz e retribuidor das boas ações e da prática da Lei. 

Esse ensinamento de Jesus - feito de gestos de atenção e proximidade, de parábolas e diálogos sobre o Reino de Deus – despertou muita indignação e ódio nos fariseus, nos sacerdotes do Templo, nos partidários de Herodes. Essa gente estava possuída por preconceitos contra o povo, por interesses de classe, seduzida pelas benesses do poder, tomada de ciúme... e muita coisa ruim. Era como se estivessem possuídos por um espírito mau. Claro, o mal lança seus tentáculos nas estruturas sociais e nas pessoas. O que o diabo disse na sinagoga é o que diriam esses senhores: “Vieste para nos destruir?”. 

E ali, na sinagoga e nas ruas, muita gente tomou consciência de que o ensinamento de Jesus era realmente novo, sobretudo quando viu que ele enfrentava essas manifestações do mal, as calava e conseguia libertar pessoas dessa dominação. 

Guardando a mensagem 

O evangelho é uma força de mudança, anuncia o Reino de Deus já aqui na terra. Jesus, com suas atitudes e palavras, instaura o reinado de Deus. Podemos entender esse reinado, como Deus acolhendo, na comunhão de sua casa, todos os seus filhos, a começar pelos que saíram de casa e retornam pela conversão. Jesus partia do que o povo de Deus já conhecia e manifestava mais claramente o amor de Deus que restaura, perdoa, liberta as pessoas. Esse evangelho, essa boa notícia, encontrou oposições também dentro da própria sinagoga, a comunidade de fé que ele frequentava. Essa oposição à novidade do evangelho que Jesus anuncia, ontem como hoje, só pode mesmo ter raízes no maligno. Mas, Jesus é vencedor sobre todo o mal. Com ele, nós também somos vencedores. No Pai Nosso, rezamos: “Livrai-nos do mal”. 

Ele manda nos espíritos impuros, com autoridade e poder, e eles saem (Lc 4, 36) 

Rezando a palavra 

Senhor Jesus, 
A novidade do evangelho corre sempre o perigo de ser esquecida ou abafada pelas forças que não têm interesse na emancipação das pessoas e no senhorio de Deus. Essas forças atuam dentro e fora da comunidade. Não é à toa que a Igreja tenha tantos mártires. Eles experimentaram a oposição à fé cristã por parte de pessoas maldosas e violentas. Uniram-se, assim, ao teu sacrifício na cruz. Em sua fidelidade, são vitoriosas, contigo. Senhor, te pedimos, livra-nos do mal. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém. 

Vivendo a palavra 

Para este mês de setembro, eu tenho um desafio para você: ler o evangelho de São Marcos, todinho. São apenas 16 capítulos, é o menor dos quatro evangelhos. Lendo o evangelho de São Marcos, você vai ficar ainda mais perto de Jesus, conhecendo melhor suas histórias e seus ensinamentos. Ler o evangelho de Marcos, neste mês de setembro: você topa? 

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb



39 comentários:

  1. Vou me esforçar para conseguir ler o Evangelho de Marcos, quero muito de aproximar muito mais perto de Deus.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vou sim le o evangelhopara conheser melhor apalavra de deus amem

      Excluir
    2. SIM EU TOPO LER O EVANGELIO

      Excluir
  2. Que homem é esse?Veio para destruir nossas estrutura sócias esse Mocinho? Pensava os opositores Dele.Agora mais essa, perdemos nossas credibilidade com Deus; porque nosso povo virou a cabeça?O cara manda em tudo;tem autoridade nunca vista anteriormente,as palavras ditas têm lógico.Vixe,acho bonita sua inteligente:Vou confessar uma coisa queria ser igual,mas não consigo fazer nada pra agradar,pois já temos nossas leis;-rapaz estamos em um beco sem saída... Ameaçar uma estrutura sócial é tarefa que requer responsabilidade profissional, destemencia, desapego, autoestima.Hoje, diante das mesmas dificuldades enfrentadas por Cristo temos ampla possibilidades transformar.Que TOPAS?

    ResponderExcluir
  3. Bom dia padre sua bença,
    Aceito padre o desafio, vou ler o evangelho de Marcos, fique com Deus

    ResponderExcluir
  4. Anônimo1/9/20 06:25

    Bom dia padre. Desejo ler o Evangelho de Marcos neste mês da Bíblia. Que o Espírito Santo sopre sobre mim para eu ler e entender para praticar..

    ResponderExcluir
  5. Bom dia Padre. É uma ótima oportunidade para conhecer mais Jesus. Irei me esforçar para lê todo o evangelho sim. Que Deus nos proteja!

    ResponderExcluir
  6. Bom dia padre João Carlos sua bença mandei oração pra mim e minha família padre quero sim lê o a Evangelho de Marcos para tá mais perto de meu Deus amém 🙌🙌🙌🌹 tenha uma ótima semana meu nome é ornilda soares de areias Recife

    ResponderExcluir
  7. Bom dia. Sua bênção a toda minha família. Ler o evangelho de Marcos será um grande desafio e prazer

    ResponderExcluir
  8. Bom dia Pe.vou me esforçar e com a graça de Deus vou conseguir ler.

    ResponderExcluir
  9. Bom dia Pe João Carlos, o evangelho sempre atual para minha reflexão em uma época com tantos preconceitos. Vou fazer o propósito de ler,pois sei que é importante meditar a vida de Jesus.

    ResponderExcluir
  10. Desafio aceito e vou conseguir .
    Deus abençoe vc é sua família .

    ResponderExcluir
  11. Vou lê sim, estou me aproximando mais de Deus, e preciso desses ensinamentos que vcs padres, diáconos foram enviados para nós orientar. Deus te abençoe padre.

    ResponderExcluir
  12. Sim.Amo Jesus. Quero estar perto Dele cada vez mais! Rezo sempre por todos voces sacerdotes. Obrigada por continuarem a missao de Jesus. Deus os abencoe sempre!

    ResponderExcluir
  13. Sua bênção padre.Se Deus quiser vou sim cumprir a tarefa que o senhor nos propôs,que o Espírito Santo abra nossas mentes e nossos corações para acatar o que Jesus vem nós ensinar no evangelho de Marcos.

    ResponderExcluir
  14. Anônimo1/9/20 08:12

    Bom dia Padre João Carlos .
    Que o amor de DEUS e a chama da Fé e da esperança venham estar conosco, dando-nos força para enfrentar cada dia com amor e determinação as dificuldades da vida. JESUS é vencedor sobre todo mal. SENHOR, nós te pedimos, livra-nos de todo mal.
    Jesus vem me ajudar a entender o santo evangélico de São Marcos. Portanto, eu aceito o desafio. Vou ler o Evangelho de São Marcos . Que Deus abra nossas mentes e nossos corações para que possamos fazer tudo com muito amor e sabedoria.
    À padre João Carlos e toda equipe da AMA uma feliz terça feira...
    Ester de Campinas São Paulo.

    ResponderExcluir
  15. Bom dia Pe João Carlos, minha bença e da minha mãe, leio todos os dias as suas meditações, primeira coisa que faça antes de fazer minhas tarefas do dia, agradeço de coração.
    Que o senhor tenha um dia abençoado com muita saúde e Paz, obrigada por tudo. Grande abraço

    ResponderExcluir
  16. Amém padre João Carlos bom dia, topo sim , ler o evangelho de Marcos vai ser uma bênção na minha vida.

    ResponderExcluir
  17. Bom dia. Aceito o desafio. Peço a Deus que me ajude a não desanimar e não me esquecer de meus propósitos.

    ResponderExcluir
  18. Sim Padre, irei ler o evangelho de Marcos, q o Espírito Santo de Deus mim ilumine. Amém 🙏🙏

    ResponderExcluir
  19. Bom dia Padre João Carlos desafio aceito. Que o Espírito Santo me ilumine para que possa entender o Evangelho de S.Marcos Obrigada.

    ResponderExcluir
  20. Vou ler estou amando Marcos por conta das missas obrigada Padre Deus abençoe vcs sempre

    ResponderExcluir
  21. Bom dia padre João Carlos a sua benção. O Evangelho de hoje é belíssimo obrigada pelas palavras

    ResponderExcluir
  22. Sim vou reler.a Palavra é a Msg e sempre Nova.
    Muito obrigada por suas explicações.

    ResponderExcluir
  23. Sim aceito o desafio.Vou reler.
    As Msgs do Evangelho são sempre novas.

    ResponderExcluir
  24. Sim aceito o desafio. Vou ler

    ResponderExcluir
  25. Boa tarde padre João Carlos que o senhor tenha um começo de mês abençoado e iluminado.
    Que papai do céu te proteja 🙌😇🌟🌟🌹
    Meu pai grandioso, que foi programando entre as nações.
    Assim,o pai é santificando quando agimos de acordo com sua
    vontade em favor dos necessitados. Cumprimos sua vontade em e seu Reino vai acontecendo.
    Jesus é a revelação da vontade do pai.
    Entre que a Deus os mais,confia no Senhor e pratique o bem
    🙌👏🌹💕

    ResponderExcluir

  26. Entrega a Deus os malvado,confia no senhor e pratique o bem.👏🙌🌹💕


    ResponderExcluir
  27. Eu super aceito Evangelho de Marcos.Agradeço oportunidade

    ResponderExcluir
  28. Boa tarde.padre João carlos 👋"amém".

    ResponderExcluir
  29. Deus Onipresente e Eterno, eu LHE agradeço por mais um mês dedicado a bíblia. Todavia, me ensine ter os dons e os frutos do Espírito Santo. Me ensine ajustar a linguagem espiritual às realidades espirituais. Me ensine ser um homem espiritual. Me ensine ter bons e santos pensamentos. Me ensine pregar com autoridade. Me ensine expulsar o que não presta. Isso eu LHE peço pela intercessão de Jesus Cristo, VOSSO querido filho e meu amado SALVADOR. Amém.

    ResponderExcluir
  30. Amém. Unidos em oração

    ResponderExcluir
  31. Sim vamos lê todos os os 16 capítulos com a graça de Deus

    ResponderExcluir
  32. Boa Noite Padre João Carlos, estaremos unidos em Oração no Evangelho de São Marcos com as Forças de Jesus e suas palavras proclamadas para Nós vamos em frente neste desafio muito Bom para nos ajudar a Sempre perdoar para nos livrar de toda maldade e fraquezas.👍

    ResponderExcluir
  33. Boa noite Padre, eu topo sim irei lê e rezar, no meu cantinho de Oração, onde fica minha Bíblia e a vela. Obrigado Padre pelas meditações e pelo incentivo para lermos a palavra de Deus, que é palavra de vida eterna. Deus te abençoe e te proteja sempre.!!

    ResponderExcluir
  34. Padre João Carlos boa noite é muito bom lê o evangelho de São Marcos vou ler obrigado pela meditação para conhecer melhor a palavra de Deus sua bênção paz e bem

    ResponderExcluir
  35. Bom dia, Padre João Carlos e peço a sua bênção. Minha vida toda entrego ao Pai e ao seu querido filho amado e Salvador do mundo. Estarei presente nesse desafio de lê todos os 16 capítulos com a divina graça de Deus.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

O lava-pés: o amor de Jesus por nós.

28 de março de 2024   Quinta-feira da Semana Santa.     Ceia do Senhor.      Evangelho.    Jo 13,1-15 1Era antes da festa da Páscoa. Jesus s...

POSTAGENS MAIS VISTAS