PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: O REINO ESTÁ BEM PERTINHO

O REINO ESTÁ BEM PERTINHO

No caminho, vocês anunciem: O Reino dos céus está próximo (Mt 10, 5)
08 de julho de 2020

Jesus chamou os doze, deu-lhes poder sobre a doença e sobre o mal e os enviou em missão. Entre outras coisas, recomendou que avisassem ao povo que o Reino estava próximo. O evangelista Mateus, por escrever seu evangelho entre comunidades formadas por judeus, evita dizer o nome “Deus”, substituindo-o por “céus”. Reino dos céus. Doze é uma representação do povo de Deus e de sua organização, de sua liderança. O povo do Antigo Testamento era o povo das doze tribos, dos doze patriarcas. A escolha e o envio de doze líderes mostra a intenção de Jesus: ele está construindo um novo momento do povo de Deus, o povo que estará unido a Deus pela nova e eterna aliança.

Jesus dá várias instruções aos doze. De uma forma ativa, eles se associam à missão de Jesus. E a missão de Jesus está descrita um pouco antes, no final do capítulo 9: Jesus vendo as multidões, se compadeceu delas e as ensinava, pregando o Reino de Deus e curando as suas enfermidades. Compadecia-se de sua situação e lhes anunciava o Reino de Deus que chegou com ele para liberdade e salvação de todos. Eles deviam anunciar que o Reino estava próximo, isto é, aproximou-se, chegou para eles. O Reino é Deus nos salvando em Cristo. Assim, os apóstolos pelo caminho devem avisar ao povo essa novidade, com palavras, mas também com gestos e ações onde se reconheça que Deus está agindo em favor do seu povo necessitado. O Reino é Deus nos libertando. É isso que está sinalizado nas curas de enfermidades e expulsões de espíritos impuros.

Meditando o evangelho, nos damos conta do amor de Deus que vem nos encontrar, da presença de Jesus que continua nos buscando e nos encontrando nos caminho de nossa vida e de nossa história. Nossa tarefa é também avisar a todos que o Reino do amor de Deus chegou, vencendo o ódio, a dor, o pecado. Esse é a boa nova, o evangelho a ser anunciado; a grande novidade a ser comunicada.

Guardando a mensagem

A missão de Jesus é anunciar o Reino de Deus. O Reino de Deus é o próprio Jesus entre nós, nos libertando. Ele anuncia o Reino com a pregação, mas também o concretiza com ações pelas quais as pessoas estão sendo resgatadas da doença, da exclusão, da dominação do mal, do pecado. Escolhendo e enviando doze em missão, Jesus está visivelmente construindo um novo momento de organização do povo eleito em aliança com Deus. A missão dos doze, como a de Jesus, é anunciar a proximidade do Reino. O Reino, por meio de Jesus, se aproximou de nós, está bem pertinho, agora é só a gente abrir as portas para acolhê-lo; as portas do coração, de nossa vida familiar, de nossa vida em sociedade.

No caminho, vocês anunciem: O Reino dos céus está próximo (Mt 10, 5)

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
Mandaste os doze anunciar ao povo, pelo caminho, que “o Reino de Deus está próximo”, que o céu se aproximou para resgatar e sarar toda ferida. A nós que vivemos imersos em um mundo materialista, esta palavra nos consola: Deus não nos esqueceu, ele vem ao nosso encontro, com o seu Reino. Concede-nos, Senhor, que não percamos o horizonte da vida eterna, mesmo carregando os fardos de nossa existência, às voltas com as tarefas de cada dia. Que no corre-corre de nossa vida, permaneça sempre no nosso coração esse sentido do teu Reino, reino de amor e justiça que começa aqui, mas só se realiza plenamente na eternidade. Dá-nos, Senhor, viver lembrados e embalados por essa verdade do teu amor: O Reino está próximo, está pertinho de cada um. É só abrir a porta do coração e deixar-te entrar. Tu anuncias o Reino, tu fazes o Reino de Deus acontecer entre nós com tua palavra e teu poder restaurador. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a palavra

Repita várias vezes, durante o dia de hoje, aquela palavrinha do Pai Nosso: “Venha a nós o vosso Reino”.

Amanhã, quinta-feira eucarística, presido a Santa Missa às 11 horas, com transmissão pelas redes sociais. Vou rezar especialmente por você que me acompanha, diariamente, na Meditação.

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

19 comentários:

  1. Que notícia maravilhosa! No novidade na sociedade,sim agora seremos novos, como assim? Houve um decreto anuciada pelo Mestre:Nossos sentimentos deverão ser inovados não só o amor basta!O que é o amor em uma sociedade marcada por indiferença? Esse sentimento nobre amigos transforma qualquer situação, pois chega na alma...foi o que Jesus misturou com palavras e gesto...atraiu multidões até seus inimigos ficavam por perto:Judas entre outras pessoas,ele manteve inabalável confiança em você tudo será diferente daqui para frente!!!Viva e divulguem é um processo lento,naticias boas sempre demora a ser preliferada,e assim devemos fazer de forma discreta sensibilisando a todos ensinamento do mestre.

    ResponderExcluir
  2. Bom dia Padre, obrigado pelas meditações tão rica, eu abro a porta do meu coração, prá receber tua palavra Senhor, e levar aos meus irmãos, dizer que Jesus está perto, só precisamos estar atentos. Jesus e Nossa Senhora do Carmo abençoem sua Missão Padre João Carlos.🙌🙌

    ResponderExcluir
  3. Glória à vós Senhor Venha a nós o vosso Reino. As suas reflexões nos fortalesse cada vez mais a nossa fé, abrimos o coração para nosso Senhor Jesus Cristo.

    ResponderExcluir
  4. "Venha a nós o vosso Reino”. Bom dia, padre João Carlos

    ResponderExcluir
  5. Bom dia padre João Carlos que papai do céu te conceda um ótimo dia abençoado e iluminado que a virgem Santíssima te proteja 🙌😇🌟🌟🌹
    Pai amoroso,tu sabes que somos assustados pela mudança mas tu
    não nos deixaste para enfrentar a mudanças sozinhos tu nos deste um ajudador.
    Senhor Jesus,tu me convidaste a
    confiar em ti para obter salvação e suprimento de todas as necessidades da minha vida.
    Resgatar guando procurar maneira mais complicada para concertar minha culpa, minha vergonha, minha irá ou dor.
    Ajuda me a ter fé somente em ti.
    Venha a nós o vosso reino.
    🙌👏🌹💕

    ResponderExcluir
  6. Bom dia padre João Carlos peço oração por mim e toda minha família e que Deus tenha misericórdia de nós e do mundo inteiro que o senhor Jesus curai o mundo inteiro desse vírus venha a nós o vosso reino Maria Rosineide de Petrolina-pe.

    ResponderExcluir
  7. Amém padre João Carlos bom dia obrigada pelas suas palavras tão lindas.

    ResponderExcluir
  8. Anônimo8/7/20 09:11

    Bom dia Padre João Carlos. Agradeço pela linda mensagem que nos transmite a MEDITAÇÃO E a linda reflexão diária...
    No caminho, vocês anunciem: O Reino dos Céus está próximo (Mt 10, 5 )
    Com a angústia que estamos enfrentando nesta pandemia avassaladora, fica dificio abrir a porta do coração; mas, tu Senhor, anuncias o Reino, tu fazes o Reino de Deus acontecer entre nós com tua palavra e teu poder restaurador.
    "Venha a nós o vosso Reino"
    Peço oração por mim e meus familiares e pelo mundo inteiro que precisa de oração... Sua bênção!!!
    Ester de Campinas São Paulo.

    ResponderExcluir
  9. Bom dia Pe João Carlos e equipe missionária. Senhor Deus Pai protejei nosso presidente dando-lhe saúde e paz e protejei minha família. Amém

    ResponderExcluir
  10. Senhor Jesus protejei minha família e todos os q me cercam. Amém

    ResponderExcluir
  11. Bom dia Padre João Carlos que Deus nos cubra com seu manto sagrado.

    Senhor Jesus ilumine o meu caminho para que eu não perca o horizonte da vida eterna amém.

    ResponderExcluir
  12. Padre João Carlos,louvado seja mais este dia, que DEUS o proteja e sempre guie seus passos em sua missão com saúde e paz. nossas orações pelo sr. e sua família, GRATIDÃO. sua bênção.

    ResponderExcluir
  13. Padre João Carlos peço a sua benção e desejo uma abençoada noite a todos que colabora para que possamos ter diáriamente em nossas casas a meditação da palavra de Deus sou muito grato por ser seu seguidor porque cada dia aprendo mais sobre os ensinamentos de Deus , que sejamos firmes e confiantes como os 12 discípulos porque pelo nosso batismo somos também enviado para pregar o evangelho a todos ajude-nos senhor Jesus Cristo a ser seus verdadeiros discípulos assim seja

    ResponderExcluir
  14. Ó Deus poderoso e fiel, eu LHE agradeço por ser cristão. Contudo, me ensine evitar todo tipo de pecado. Me ensine lutar pela justiça. Me ensine amar da melhor forma possível. Me ensine procurá-Lo com sinceridade. Me ensine expulsar os espíritos maus e curar todo tipo de doença e enfermidade. Me ensine obedecê-Lo com humildade. Me ensine anunciar que: O Reino dos Céus está próximo. Isso eu LHE peço pela intercessão de Jesus Cristo, VOSSO querido filho e meu amado REDENTOR. Amém

    ResponderExcluir
  15. Anônimo8/7/20 22:56

    Amém gostei da mensagem,fique com Deus

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

O lava-pés: o amor de Jesus por nós.

28 de março de 2024   Quinta-feira da Semana Santa.     Ceia do Senhor.      Evangelho.    Jo 13,1-15 1Era antes da festa da Páscoa. Jesus s...

POSTAGENS MAIS VISTAS