PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: O MUDO COMEÇOU A FALAR

O MUDO COMEÇOU A FALAR


Quando o demônio foi expulso, o mudo começou a falar (Mt 9, 33)
07 de julho de 2020



Você é um cidadão. Você é uma cidadã. Coisa muito boa, parabéns. Mas, é um cidadão que participa ou que apenas assiste o que está acontecendo? Olha que aqui vai uma grande diferença, não é verdade? Há cidadãos que acompanham o movimento da sociedade, formam sua opinião, discutem, dão palpite... de alguma forma, participam. E há cidadãos que estão por fora, estão à margem, não se sentem em condições de dar sua opinião. Estão mudos, silenciosos. Não participam. Você conhece pessoas assim?

Por que será que há pessoas assim, mudas, num país democrático e numa Igreja de comunidades? Talvez o país não seja tão democrático assim. E a Igreja não esteja assim tão comunitária. O fato é este e é grave: há pessoas deixadas à margem, sem efetiva participação, que não têm opinião para dar ou que apenas repetem a visão dos grupos econômicos detentores dos grandes veículos de comunicação.

Esse problema, com certeza, havia no tempo de Jesus. Gente calada, silenciada por uma educação autoritária ou por uma situação política repressora. Gente acostumada a viver à margem, desconsiderada, só contada para os impostos, mas sem nenhuma participação e envolvimento na vida do país. No evangelho de hoje, está dito que Jesus, vendo o seu povo, compadeceu-se dele, vendo, naquela gente cansada e abatida, ovelhas sem pastor. E por onde ele andasse – povoados, cidades, sinagogas – ensinava, pregava o evangelho do Reino e curava todo tipo de doença e enfermidade. As curas eram uma forma de concretização do efeito da pregação. A Palavra de Deus resgata a dignidade da pessoa, acorda a sua condição de filho de Deus, devolve sua condição de protagonista de sua própria história. Boa parte das doenças se alimenta do abatimento das pessoas, de sua permanente humilhação, de sua falta de horizonte. Jesus, com a força divina, anunciava o amor de Deus, libertando, curando, expulsando o mal da vida das pessoas.

E é aí que entra a história do homem mudo que apresentaram a Jesus. Como eles entendiam, estava mudo porque estava possuído por um demônio. Justo. Povo calado, silencioso, sem opinião sobre nada de importante só pode mesmo estar possuído por uma força maligna que o impede de se sentir e de se expressar como filho de Deus, como cidadão participante e informado, capaz de dizer sua palavra sobre o mundo. Quando o demônio foi expulso, ele começou a falar.

É isso que ocorre com a pregação do Evangelho, o amor de Deus comunicado pela presença de Jesus... os que estão à margem são chamados para o centro; aos que não estão enxergando, os cegos, é dada a luz da fé; os que estão possuídos pelo mal, pela doença, experimentam o poder libertador de Deus. O mudo começa a falar... o cidadão passivo começa a participar.

Guardando a mensagem

Apresentaram um mudo a Jesus. Quase sempre a doença era explicada pela dominação de um mau espírito. Jesus expulsou o demônio e o mudo começou a falar. Em nossa sociedade, há um grande número de cidadãos mudos, silenciosos, à margem dos processos sociais. A verdadeira evangelização liberta essas pessoas de sua mudez, fazendo delas cidadãos participantes na sociedade e na Igreja.

Quando o demônio foi expulso, o mudo começou a falar (Mt 9, 33)

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
Ficamos felizes quando percebemos que a pregação da Palavra de Deus está gerando cristãos conscientes, responsáveis e participativos na vida da Igreja. É assim que tu continuas curando os mudos, libertando-os das correntes da dominação do mal. Ficamos felizes quando percebemos que cidadãos antes passivos, desconsiderados, começam a ter sua opinião, a se sentir envolvidos e participantes nos processos. É assim que tu continuas curando os mudos, libertando-os das correntes da dominação do mal. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a palavra

Talvez hoje se apresente uma situação em que você precise emitir sua opinião. Faça um esforço para participar. Participando, a gente contribui, esclarece, aprende, forma opinião. A evangelização cura as pessoas de sua mudez.

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

18 comentários:

  1. Um!A sociedade exageradamente incrédula,selenciada,oprimida tende a tomar os pés pelas mãos sofrendo sidrome SPS ou depressão, todos nós estamos juntos e susetives aos mesmos sintomas e como curar doenças sem a presença científica? É coisa sobrenatural? Todos tememos a ditadura existente no meio social, lutar contra a você mesmo para menimisar algumas mazelas ou se tornar refém? Disciplina meninos detalhes tenhamos fé e bastante coraje pois todos consiguirà chegar onde for possível... Não ajudei você agora pratiquem os ensinamentos"Mestre tenho muito medo!", use todo que lhes ensinei e costrua um mundo icomum assim o Reino Encantado estará entre vós...

    ResponderExcluir
  2. Maravilha Deus abençoe a todos amém .

    ResponderExcluir
  3. É verdade .
    JESUS quer sempre nos curar de todos os males de nossas vidas , causados por nossos pecados . Temos que nos precaver e evitar a ocasião de pecar !

    ResponderExcluir
  4. Que deixemos de ser mudos e sejamos a própria palavra de Deus que os libertará das opressões e do medo.

    ResponderExcluir
  5. Bom dia padre joao Carlos jacinta maria, e desse jeito mesmo as vezes tambem e timidez expressar no momento aí falar mais e um leitura ótima da questionar socialmente.🙏👏👏👏👏

    ResponderExcluir
  6. Muito boa homilia, sempre com músicas ou inos apropriado.

    ResponderExcluir
  7. Anônimo7/7/20 08:02

    Bom dia Padre João Carlos. Que o Poderoso Deus abençoe o seu dia e lhe dê a paz e a felicidade na sua caminhada missionária que faz tanto bem para toda humanidade.
    Querido DEUS, gratidão por este dia.
    SENHOR, revigore as minhas forças perante as provações. Prepare o meu caminho com a sua luz. Conduza meus passos sob a sua vontade. Livra-me de todo mal.
    Que este dia seja muito abençoado e iluminado com a luz do Espirito Santo, para padre João Carlos e toda equipe da AMA.
    Ester de Campinas São Paulo.

    ResponderExcluir
  8. Bom dia
    Padre João Carlos senhor renova as minhas forças guia meus passos
    E livrai a mim e toda minha família das coisas ruins nós abençoa meu pai Rosineide de Petrolina-pe.

    ResponderExcluir
  9. BOM DIA Padre João Carlos, que o nosso Deus todo poderoso nos ilumine hoje e sempre amém.

    ResponderExcluir
  10. Bom dia Pe João Carlos e equipe evangelizadora. Senhor Deus em nome de vosso divino Filho Jesus Cristo tende misericórdia de nosso presidente dá-lhe saúde e força. Senhor protegei minha família dando saúde e iluminando o caminho de cde meus filhos e netos

    ResponderExcluir
  11. Padre João Carlos bom dia que o senhor tenha um dia abençoado e iluminado que a virgem Santíssima te proteja 🙌😇🌟🌟🌹
    Essa pandemia mundial que afetou o mundo.
    Muitas pessoas não levou a sério, muitas morreram, porque não estava nem aí, pensando que os mais atingindo seria os idosos e crianças .
    Veja o que aconteceu foi os que mais morreram e os que cuidaram dos doentes.
    Veio o isolamento social para ficar em casa.
    Eu confesso não gostei , mais foi preciso para o meu bem e com quem convivo.
    Afetou vários setor da economia, desemprego, empresa faliram, muitas pessoas estressada eu fui uma delas, conflitos famíliares, gente Franco suissida.
    Agora afrouxaram o isolamento social, muitos não aprendeu continua fazendo o que faziam antes.
    Esse vírus ainda não tem cura só com uma vacina que ainda não existe.
    São pessoas que não tem amor a seu próximo e sim.
    Busque o senhor, Ele trabalha, Ele age em nossas vidas, transformando toda situação
    que parece está perdida.
    Lembre de Deus em tudo, confia nele e o mais Ele fará amém 🙌🌹💕👏💞

    ResponderExcluir
  12. BOM DIA!!! querido padre João Carlos, obrigada pela meditação que todos os dias recebemos por aqui,transformando e fortalecendo nossa FE em DEUS. fique com nossas preces sempre. sua bênção.

    ResponderExcluir
  13. Que sejamos cidadãos participativos, rompendo com a pressão econômica, política e ideológica dos sistemas vigentes. Que o evangelho seja luz para anunciarmos a boa nova do reino de Deus.

    ResponderExcluir
  14. Que Deus salve o mundo dessa pandemia. Amem.

    ResponderExcluir
  15. Meu Senhor e meu Deus, eu LHE agradeço por todos os padres e freiras da VOSSA IGREJA. Entretanto, me conceda a graça de fazer a VOSSA vontade. Me conceda a graça de evitar a idolatria. Me conceda a graça da minha purificação. Me conceda a graça de expulsar o que não presta. Me conceda a graça de ensinar com sabedoria e fé. Me conceda a graça da saúde física e espiritual. Me conceda a graça de ser VOSSO discípulo missionário. Me conceda a graça de rezar pelas vocações sacerdotais e religiosas. Isso eu LHE peço pela intercessão de Jesus Cristo, VOSSO querido filho e meu amado SALVADOR. Amém.

    ResponderExcluir
  16. Meu senho e Meu Deus daí me sabedoria ânimo coragem para anuncia

    ResponderExcluir
  17. Bom dia! Amo ouvir o Pe João.
    Será que alguém pode me informar o título dessa Música final, para eu procurar? Eu não encontrei no Spotify. Não sei ao certo o título...

    ResponderExcluir
  18. Chegou a Colectânea de Orações à Jesus 20 orações mais uma história de moral: contém orações em portugues, italiano, ingles, espanhol, frances e alemao. Todas inéditas:
    https://innerdivineconexion.blogspot.com/2021/04/colectanea-de-oracoes-jesus.html

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Você também é discípulo(a) dele?

   29 de março de 2024    Sexta-feira da Paixão do Senhor.      Evangelho.   Jo 18,1–19,42 (Confira o texto no final da Meditação)   Medita...

POSTAGENS MAIS VISTAS