PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: O EVANGELHO NÃO É REMENDO

O EVANGELHO NÃO É REMENDO



Ninguém põe remendo de pano novo em roupa velha (Mt 9, 16)
04 de julho de 2020

A reclamação era porque os seus discípulos não estavam jejuando. Os discípulos de João Batista jejuavam, porque não os seus? Reclamação de fariseu. E Jesus: “Ninguém põe um remendo de pano novo numa roupa velha”. Que roupa velha é essa? Que remendo de pano novo é esse?

Tudo que Jesus estava ensinando era como um pano novo. Sua presença era uma novidade sem precedentes. Seu Evangelho era a roupa nova. São Paulo falou clarinho numa carta: “Tirem essa roupa velha. Vistam-se do homem novo, que renasceu em Cristo”. A roupa velha é o homem velho, o ser humano segundo o pecado, a pessoa humana representada por Adão. Com Jesus, chegou o tempo do homem novo. Nele, qualquer um, qualquer uma que crer renasce, ressurge, é nova criatura. Na segunda carta aos Coríntios, o apóstolo Paulo ensinou: “Quem está em Cristo é nova criatura. Tudo novo. O que era antigo já passou”. Não é mais tempo de roupa velha. É tempo de revestir-se de Cristo, do homem novo, do ressuscitado.

Falando em roupa, vem logo à lembrança aquela história do cidadão que foi tirado da sala da festa porque não estava com a roupa apropriada. Que roupa seria essa? Ainda não tinha se revestido de Cristo. Não estava revestido do homem novo. Não tinha se convertido ao Evangelho do Senhor. Vejam que Evangelho quer dizer boa nova, quase dá pra dizer: roupa nova.

Claro, não dá para por remendo de pano novo em roupa velha. O Evangelho é esse pano novo. O evangelho é o próprio Jesus, nos diz claramente o evangelista João. Querer por remendo de pano novo em roupa velha, sabe o que é? É não entender a novidade do Evangelho que renova e restaura cada um e cada uma e toda a realidade humana. É usar o Evangelho como remendo no seu modo velho de viver. É claro que isso não dá certo.

Acolher Jesus e seu Evangelho é vestir-se com a roupa nova que o Pai da parábola do filho pródigo revestiu seu filho arrependido. Encontrar-se com Jesus, crer nele, aderir ao seu Evangelho é reencontrar a vida nova, a salvação, o perdão.

Guardando a mensagem

A novidade da presença de Jesus vai além de apenas repetir a prática do jejum da religião dos antigos. É mais do que ser muito religioso. E muito piedoso. Quem encontrou Jesus e o seu Evangelho encontrou a própria vida, na sua fonte, no seu dinamismo. É nova criatura. Não dá pra fazer deste pano novo apenas um remendo no seu modo velho de viver.

Ninguém põe remendo de pano novo em roupa velha (Mt 9, 16) 

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
Não queremos que a nossa vida cristã, nascida na fé e no batismo, seja apenas um remendo de pano novo numa roupa velha. A roupa velha é a nossa vida de pecado. Não, não. Quando recebemos o batismo, na água e no Espírito Santo, fomos revestidos da roupa nova, fomos revestidos de ti. Senhor Jesus, homem novo. Dá-nos a graça, Senhor, de viver cada dia a novidade de nossa comunhão contigo. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém. 

Vivendo a palavra

Amanhã é domingo, Dia do Senhor. Planeje, hoje, sua participação na Santa Missa e veja se consegue envolver mais alguém de sua família na celebração do domingo, mesmo que tenha que participar ainda pelas redes sociais. Roupa nova, não remendo!

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

16 comentários:

  1. O novo mundo homem revestiam-se do Espírito Santo agindo sobre nós e alguns chegam a perguntar você mudou muito?O que houve?Uma experiência Espíritual transforma vidas, somos destemidos encaramos os acontecimentos necessário e a visão futurista do mundos já não é mais a mesma prcupacão são substituídas por ações que no conduz a vida ajudante os hábito velhos de escravidão são descartados aqui jesus fala (roupas velhas, pois eram pessoas de intelecto pouco desenvolvido), diante da complexidade do evangelho e após praticar seus insinos somos pessoas diferentes humanas capaz de gerenciair nossas vidas e atrair novas criaturas para esse lindo processo evolutivo que se faz necessário, tanto como antes se fez.Comprenderse necessário práticar é fundamental vamos nessa sintonia frente as novas vestes.

    ResponderExcluir
  2. Bom dia padre João Carlos sua bença

    ResponderExcluir
  3. Bom dia padre João carlos. Peço sua benção para meus familiares. Deus abençoe o senhor padre. Sua benção.

    ResponderExcluir
  4. Anônimo4/7/20 08:08

    Bom dia Padre João Carlos. Que o Todo Poderoso te cubra de muitas graças e te conceda muita saúde e muita paz...
    Senhor Jesus, dá-nos a graça, de viver cada dia a novidade de nossa comunhão contigo. Ensina-nos, Senhor, a amar a Santa PALAVRA de Deus através do Santo Evangelho. Senhor, a tua graça nos sustenta. Que a fé nos ilumine e a esperança seja nossa companheira.
    Que o nosso Deus de bondade abençoe o nosso final de semana...
    Ester de Campinas São Paulo.

    ResponderExcluir
  5. Bom dia padre João Carlos sua benção quero pedir ao nosso senhor Jesus Cristo que cure o mundo inteiro desse vírus e que ele tenha misericórdia de nós e do mundo inteiro Rosineide de Petrolina-pe.

    ResponderExcluir
  6. 🙏Bom dia!Meu nome é Milton, moro no bairro Dirceu 2 em Teresina -Piauí. Sobre à reflexão do Evangelho:vejo que a roupa velha é o coração Velho que não consegue absolver a Boa Nova que é a mensagem de Jesus Cristo. Para entender a Boa Nova é preciso coração renovado no Amor de Cristo no Amor, na fé, na humildade ,então só assim conseguiremos entender a Boa Nova de Jesus Cristo. Amém! Bom dia Padre .Deus lhe Abençoe.

    ResponderExcluir
  7. Senhor tende misericórdia de meus filhos e do PR. Daí a todos lucidez e sabedoria. Senhor eu creio em ti mais aumentai minha fé. Amém

    ResponderExcluir
  8. Obrigada padre por mais uma palavra de força em Cristo Jesus. Deus lhe abençoe.

    ResponderExcluir
  9. Bom dia padre João Carlos que o senhor tenha um final de semana abençoado e iluminado que Jesus esteja sempre te protegendo e te orientando para o senhor conduzir suas ovelhas no caminho da santidade.
    Senhor Jesus,tu és tudo para mim, transformar o meu coração e minha vida.
    Sacia minha fome de amor,paz e
    felicidade.
    O meu coração com teu fogo divino, ensina me atrilhar o caminho da santidade na palavra, oração e caridade.
    Senhor Jesus, teu amor nunca cessa ou desiste. Acolhe me.
    🙌🌹💕👏😇🌟🌟🌟💞

    ResponderExcluir
  10. SENHO JESUS tende misericordia de mim e dos meus filhos, derrama sobre nós a sua benção e nos dai a lucidez e sabedoria.
    Eu acredito na ressureição mas, almentai a minha fé.

    Bom dia Padre João Carlos que Deus nos abençoe eternamente.

    ResponderExcluir
  11. Bom dia Padre João Carlos, obrigado pelas meditações, Deus continue abençoando sua MISSÃO. Ajuda-me Senhor, eu te seguir firme na Missão. sua benção Padre.🙌🙌

    ResponderExcluir
  12. Bom dia Padre João Carlos suas palavras são como bálsamos ainda mais nesse tempo de pandemia que temos muito tempo para refletirmos sobre o Evangelho. Aqui na minha cidade em Barra do Piraí interior do Estado do Rio de janeiro temos um grupo de oração que todos os dias nos reunimos pelo Whatsapp de 16:00 às 17:00 hs .

    ResponderExcluir
  13. AMÉM 🙏
    PE.JOÃO CARLOS,"AMOOO"A MEDITAÇÃO.ACALMA MEU CORAÇÃO.QUANDO TERMINO DE LER, E OUVIR, COMPARTILHO PARA FAMILHARES,AMIGAS,AMIGOS E TODOS DO MEU CONTATO.
    BOM FINAL DE SEMANA, COM MUITASSS BENÇÃO. E PARA TODA SUA FAMÍLIA TBM PADRE🙏
    GRATIDÃO

    ResponderExcluir
  14. Ó Deus, autor da paz e da caridade, eu LHE agradeço por mais uma semana que passou. Todavia, me conceda a graça da VOSSA proteção. Me conceda a graça de ser VOSSO discípulo missionário. Me conceda a graça de fazer bons e santos jejuns. Me conceda a graça da minha conversão. Me conceda a graça de ser virtuoso. Isso eu LHE peço pela intercessão de Jesus Cristo, VOSSO querido filho e meu amado REDENTOR. Amém.

    ResponderExcluir
  15. Padre João Carlos gratidão por todos os dias direcionar minha vida através do Santo Evangelho, que o sr. nos envia. tenha um fim de semana repleto do Santo Espírito de DEUS. fique com nossas orações por aqui. sua bênção.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

O lava-pés: o amor de Jesus por nós.

28 de março de 2024   Quinta-feira da Semana Santa.     Ceia do Senhor.      Evangelho.    Jo 13,1-15 1Era antes da festa da Páscoa. Jesus s...

POSTAGENS MAIS VISTAS