PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: O DRAMA NÚMERO 01

O DRAMA NÚMERO 01



Coragem, filho, os teus pecados estão perdoados! (Mt 9,2)
02 de julho de 2020
Trouxeram-lhe um paralítico numa cama. Vendo a fé dos que conduziram o doente, Jesus perdoou-lhe os seus pecados. “Coragem, filho, os teus pecados estão perdoados!”. Isso foi motivo de escândalo para os mestres da Lei. Julgaram que Jesus estivesse blasfemando, ofendendo a Deus com aquela conversa. Para que soubessem que ele tinha poder para perdoar os pecados, Jesus curou também o paralítico. “Levanta-te, pega a tua cama e vai para a tua casa”. Foi um espanto só. Perdoou os pecados e curou da doença.
O evangelho está cheio de gente sofrida: doentes, cegos, paralíticos, leprosos, possessos... Jesus se aproxima dessas pessoas ou essas pessoas se aproximam dele. Jesus lhes dá atenção, toca nelas, as cura, as liberta... Isso tudo pode passar uma imagem equivocada da missão de Jesus. Ele não é um curandeiro. Não curou todos os cegos, nem todos os doentes, nem todos os leprosos. A mensagem que está sendo transmitida é que o encontro com Jesus, o enviado do Pai, resulta em transformação de vida, em mudança radical na própria existência, em libertação de todas as amarras e opressões.

A enfermidade, a cegueira, a lepra, a possessão apontam para um drama maior na vida das pessoas e da sociedade, o pecado. São Paulo resumiu bem essa percepção, quando disse: ‘o salário do pecado é a morte’. O pecado gera destruição, morte. Basta lembrar o caso de Adão e Eva, que é o símbolo do desastre que foi a humanidade dar as costas a Deus, rompendo a amizade com ele. Então, o sofrimento estampado no evangelho é uma indicação do pecado, o pecado como rompimento da aliança com Deus, por parte das pessoas e por parte de toda a comunidade de Israel.
A vinda de Jesus está explicada no próprio evangelho, em relação ao perdão dos pecados. O pai de João Batista, o sacerdote Zacarias, referiu-se à missão do Messias que viria trazer a salvação do povo pela “remissão dos seus pecados”. O próprio João Batista identificou e apontou Jesus como o “cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo”. O resultado da obra de Jesus, finalmente, é a salvação, o perdão dos pecados. E sua obra é a pregação, a morte de cruz e a ressurreição. No Sermão no dia de Pentecostes, tendo anunciado Jesus morto e ressuscitado, Pedro convocou o povo à conversão e indicou o batismo para o perdão dos seus pecados.
Nesta cena do paralítico deitado numa cama, aparece Jesus no exercício de sua missão. Ele veio para perdoar os nossos pecados. E fez isso, por sua morte expiatória na cruz. Ele nos reconciliou com o Pai, por meio de sua cruz. O perdão nos põe na comunhão amorosa com o Pai, por meio do Filho, no seu Espírito. E em comunhão também com os nossos irmãos.
Guardando a mensagem
A missão de Jesus está descrita, nos evangelhos, em relação ao perdão dos pecados. O pecado é o drama número um do povo de Deus, por sua infidelidade à aliança. É o drama número um também da humanidade, como consta na história de Adão e Eva. Jesus veio para nos reconciliar com o Pai e nos alcançou isso por sua morte e ressurreição. Os doentes e sofredores, tão numerosos nos evangelhos, apontam para a presença do pecado no mundo. O pecado gera sofrimento e morte. Jesus veio para nos comunicar a vida, o perdão de Deus. Curar os doentes, exorcizar os demônios, purificar os leprosos eram ações que prefiguravam a obra por excelência de Jesus em nosso meio: a salvação, a remissão dos pecados, a vida nova da graça. Não peçamos apenas a Jesus a cura dos nossos males físicos ou a solução dos nossos problemas. Ele veio a nós para muito mais. Peçamos-lhe, em primeiro lugar, a graça da conversão e o perdão dos nossos pecados. A obra dele, por excelência, é a salvação.
Coragem, filho, os teus pecados estão perdoados! (Mt 9,2)
Rezando a palavra
Senhor Jesus,
Quando curaste o paralítico, o mandaste ficar de pé, carregar o leito e ir para casa. Tu o devolveste perdoado e sadio à sua família. Essa é a graça de vivermos santa e sadiamente: fazermos alguma coisa para os outros, a começar pelos de nossa casa. A sogra de Simão que tu ajudaste a se levantar de sua febre pôs-se logo a serviço. Servir é o que dá sentido à vida do cristão com saúde no corpo e na alma. Rezamos, hoje, Senhor, pelos enfermos. Dá-lhes conversão, oportunidade para receberem o perdão dos seus pecados e saúde para estarem a serviço, em suas famílias e em suas comunidades. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.
Vivendo a palavra
Mostre interesse, particularmente hoje, por um enfermo ou por alguém que esteja em isolamento. Pergunte por sua saúde, mande uma mensagem ou telefone. Mostre interesse pelo seu bem. E o bem maior, você sabe, vai muito além da saúde física.
Às 11 horas de hoje, celebro a Santa Missa nas suas intenções. Acompanhe pelo youtube, pelo facebook ou pelo aplicativo Tempo de Paz. Para me encontrar nessas redes, digite Padre João Carlos.
Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

19 comentários:

  1. Quem segue as dicas dada por Jesus Cristo fica mais resistentes ao desafios existentes entre nós,quem de nós nunca sofreu de alguma infermidade; dores,frutações, desânimo... até mesmo o desgaste da própria vida que faz parte do processo natural sempre alguém expirado do Espírito de Luz nos dando palavras Santas de consolação e mudamos de ideia vendo o mundo por outro ângulo,viver o que Cristo sempre ensinou é um entrega plena, possibilita chegaar a ao mundo mais coerente com o real existência da vida.

    ResponderExcluir
  2. Senhor tem misericórdia de nós é do mundo inteiro.
    Perdoe os nossos pecados.

    ResponderExcluir
  3. Mensagens inspiradoras, viver em Cristo realmente muda totalmente o ângulo que temos da vida, temos que estar vigilantes e orantes. O Senhor se fará presente sempre nos curando de nossas enfermidades.

    ResponderExcluir
  4. Padre bom dia para você e toda a sua equipe da Ama essa associação só faz i bem a todos nos mesmos os não associados são beneficiados porque mandamos e ele recebem e agradecer todos os dia si sei dizer que só bênçãos rececibida com esssa palavra é explicação. Eu mesmo ja perdoei uma pessoa o meu marido aceitei ele continuar na nossa cada ele pediu por enquanto maus até hoje ele esta só que somos divorciado e tudo ele tem o quarto dele eu continuei no meu e estamos assim não temos intimidada nos ajuda precisa de um chá faço e janta tambem e assim ele não se mete o que eu faço e eu tambem nem aí então precisamos um outro para se ajudá não sei padre me dei uma explicação sobre isso .jacinta Maria de Fortaleza. 🙏👏👏👏

    ResponderExcluir
  5. Bom dia !!
    Padre João Carlos bom dia jesus Cristo perdoa os nossos pecados e que o senhor tenha misericórdia de nós e do mundo inteiro meu pai curai o mundo inteiro desse vírus.

    ResponderExcluir
  6. José Lúcio2/7/20 07:51

    Transformação => conversão => perdão => comunhão => salvação !

    ResponderExcluir
  7. Bom dia padre João Carlos sua bença ficou muito bem todas a manhã te a palavra de Deus mim a calma e mim faz saber a palavra de Deus obrigado padre amém 🙌

    ResponderExcluir
  8. SENHOR JESUS, venho, humildemente, te pedir perdão pelos meus pecados.

    Bom dia Padre João Carlos e que essa quinta-feira seja, para nós mortais, de muita alegria, saúde, paz em nossos corações e que nos mostra o caminha da salvação.

    ResponderExcluir
  9. Bom dia !Padre João Carlos meu filho usa droga e eu tenho fé que ele vai ser curado pelo poder de Deus Ore por ele pra ele te nojo da droga e segui a Deus. O nome dele é: Dallisson Feitosa da Silva nascido 04\02\1981

    ResponderExcluir
  10. Senhor tenha misericórdia de meus filhos e minha nora. Senhor proteja e dê sabedoria ao nosso presidente para q nosso país cresça e todos tenham casa e empregos dignos. Amém

    ResponderExcluir
  11. Bom dia padre João Carlos que o senhor tenha um ótimo dia que papai do céu te abençoe e te ilumine e nossa senhora auxiliadora envolve o senhor no seu caminho 🙌😇🌟🌟🌹
    Deus, com todo amor do meu coração dar me, a entrega me em tuas mãos, és para mim uma necessidade de amor com infinita confiança, porque és meu pai.
    Sei que às vezes faço coisas que não te agrado a vós, mais me perdoar.
    Que eu perdoei os meus irmãos para alegria do meu coração.
    Cuide de sua família,goste deles, cuidado com as palavras, esqueça um pouco os defeitos, eu sei que não é fácil.
    É o melhor caminho para uma boa vida
    🙌👏🌹💕

    ResponderExcluir
  12. Jesus, perdoa os meus pecados, dá-me um coração novo cheio de amor.
    Gratidão por tudo Jesus.

    ResponderExcluir
  13. Anônimo2/7/20 11:21

    Bom dia Padre João Carlos. Desejo que Deus esteja sempre presente em sua vida evangelizadora.
    Senhor Jesus, daí-me a graça da conversão e o perdão dos meus pecados.
    SENHOR, tende misericórdia de nós e dá -nos a tua PAZ.
    Bom dia para padre João Carlos e toda equipe da AMA.
    Ester de Campinas São Paulo.

    ResponderExcluir
  14. Senhor Deus dos exércitos, eu LHE agradeço por todos os profetas. Entretanto, me ensine vencer o sofrimento. Me ensine fugir do pecado. Me ensine perdoar com sinceridade. Me ensine ter bons e santos pensamentos. Me ensine servir os enfermos. Me ensine glorificá-Lo com amor. Isso eu LHE peço pela intercessão de Jesus Cristo, VOSSO querido filho e meu amado REDENTOR. Amém.

    ResponderExcluir
  15. AMÉM🙏
    "AMOOO"A MEDITAÇÃO"FICO COM O MEU CORAÇÃO CALMO TRANQUILO.
    MUITOOO OBGDA, PE.JOÃO CARLOS. QUE DEUS NOSSA SENHORA AUXILIADORA, SÃO JOÃO BOSCO.O ABENÇOE GRANDEMENTE, COM MUITAAA SAÚDE, E O LIVRE DE TODO MAL🙏
    GRATIDÃO

    ResponderExcluir
  16. Amo receber essas meditações diárias senhor tende misericórdia de nós e do Mundo inteiro, E perdão pelos meus pecados.

    ResponderExcluir
  17. Bom dia padre! Eu gostaria de receber as suas mensagens diarias. Meu wats 11 998640685. Obrigada

    ResponderExcluir
  18. Bom dia! Gosto muito dos seus comentários e suas mensagens diárias.minha amiga quem me envia.Gostaria de receber também. (21)975734071

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Você também é discípulo(a) dele?

   29 de março de 2024    Sexta-feira da Paixão do Senhor.      Evangelho.   Jo 18,1–19,42 (Confira o texto no final da Meditação)   Medita...

POSTAGENS MAIS VISTAS