PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: RELIGIÃO SEM CONVERSÃO

RELIGIÃO SEM CONVERSÃO


Jesus começou a censurar as cidades onde fora realizada a maior parte de seus milagres, porque não tinham se convertido (Mt 11, 20)


14 de julho de 2019.

Ganhar presente é uma coisa muito boa. Agora, mais importante do que o presente que a gente recebe é quem nos dá o presente, não é verdade? É decepcionante para alguém dar um presente e ver que quem o recebeu está interessado mesmo no que ganhou, não em quem lhe ofertou aquilo. É, tem muita gente interessada mais no presente do que no padrinho.

Hoje, em dia, fala-se muito de curas, de milagres. É verdade que Deus continua a ser bom e generoso para conosco, nos acudindo em nossas fraquezas e necessidades. Mas, será que as pessoas que recebem tantos favores de Deus voltam-se para ele de todo o coração, começam a andar na vida nova de sua graça, convertem-se de seus pecados? Você, o que acha? ... Será que muita gente está apenas se aproveitando de Deus e depois se esquecendo dele?

Olha o que temos no evangelho de hoje! Jesus mostrou-se decepcionado com as pessoas beneficiadas por seus milagres. Corazim e Betsaida eram pequenas cidades da Galileia. Cafarnaum era uma cidade um pouquinho maior, situada às margens do Mar da Galileia, onde Jesus morava. Nessas e em outras cidades, ele tinha feito muitas pregações e realizado muitos milagres. E ele estava ficando decepcionado com essas cidades. Tanta gente o procurava pedindo todo tipo de favor, e ele atendendo com tanta compaixão, manifestando o poder e o amor de Deus naqueles eventos extraordinários... Mas, àquela altura, ele já estava ficando irritado... onde estava a conversão daquele povo?

Ele mesmo comparou Corazim e Betsaida com duas grandes cidades pagãs, Tiro e Sidônia. Se nessas cidades pagãs tivessem acontecido aqueles milagres, estariam todos fazendo penitência, pedindo perdão a Deus. E o povo de Corazim e Betsaida continuava sua vidinha tranquila, sem dar sinais de conversão. E a própria Cafarnaum que já tinha visto todo tipo de milagres de Jesus - na sinagoga, na casa dele, na praça, no mar – e nem assim apresentava sinais de mudança. Aí ele fez outra comparação que certamente não agradou aos seus conterrâneos. Sodoma, a cidade que Deus destruíra com fogo por causa de sua maldade, teria se convertido se tivesse visto os seus milagres. No dia do juízo, as cidades pagãs e a própria Sodoma terão um tratamento mais brando do que aquela gente da Galileia, disse Jesus.

Era de se esperar que os milagres ajudassen o povo a se voltar para Deus, a se converter. Todo milagre é uma demonstração do amor de Deus que restaura a pessoa humana. Na história do paralítico, ficou claro que mais do que o milagre físico, Jesus veio comunicar o perdão dos nossos pecados. Ele salvou a adúltera que iria ser apedrejada, mas lhe disse: vá e não peque mais. A própria cura dos leprosos é uma amostra de como sua missão é nos purificar dos pecados. Jesus esperava, então, que essas pessoas alcançadas por gestos tão maravilhosos de Deus, passassem a caminhar na fé, voltassem-se para Deus, acolhessem o seu enviado.

Infelizmente, vê-se hoje uma corrida para a bênção, a cura e o milagre, com pouca ou nenhuma conversão, com pouca ou nenhuma adesão à sua Palavra, ao seu evangelho. Está na hora de escutarmos essa Palavra do Mestre: ‘Busquem em primeiro lugar o Reino de Deus e tudo o mais lhes será dado em acréscimo’.

Guardando a mensagem

Como acontece hoje, no tempo de Jesus, muita gente o procurava para alcançar a cura de suas doenças, a solução dos seus problemas. Mas, uma vez satisfeitos, esqueciam-se de Jesus e não mostravam nenhum interesse por seus ensinamentos. Jesus, apesar de tão bom e compassivo, ficou decepcionado com aquelas cidades onde ele tinha feito tantos milagres. Afirmou que, se cidades pagãs tivessem visto tantos milagres, teriam se convertido. E aproveitou para lembrar que, no dia do juízo, haverá uma cobrança muito maior para quem teve mais chances na evangelização. É, tem muita gente interessada mais no presente do que no padrinho.

Jesus começou a censurar as cidades onde fora realizada a maior parte de seus milagres, porque não tinham se convertido. (Mt 11, 20)

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
Dá-nos a graça de nos deixarmos guiar pelo amor, não pelo interesse. Na lógica do amor, nós te buscamos porque nos sentimos amados e queremos te amar e viver no teu amor. Na lógica do interesse, alguém te busca para conseguir uma graça ou proteção e te esquece logo que alcança seu objetivo. Sabemos, Senhor, que antes que venhamos bater à tua porta, tu já bateste à nossa, aguardando que a abramos para cear conosco, como está escrito no Livro do Apocalipse. E sendo hoje o dia de São Camilo de Lelis, patrono dos enfermos, dos hospitais e dos profissionais da saúde, nós pedindo sobre eles a tua bênção e a tua proteção.  Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a palavra

Essa palavra de hoje merece um bom exame de consciência de sua parte. Pare uns minutinhos, assim que puder, e, em oração, se pergunte: O que o Senhor está me dizendo hoje?

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

21 comentários:

  1. É verdade Padre João! Quando recebemos os milagres ficamos imensamente felizes! Não poderia ser diferente! Mas adesão e um compromisso sério com a Palavra e o Reino de Deus parece estar muito distante ainda! Louvar a Deus por tudo que recebemos Dele é uma necessidade,mas precisamos mudar nossas atitudes! Como sua linda música diz "firma nossa fé, nossa esperança..." ! Que o Senhor Jesus ajude nossas famílias a compreenderem e viverem suas santas palavras: "Sem mim nada podeis fazer"! Obrigada Padre João!Que São Camilo de Lellis interceda por todos os enfermos e suas enfermidades!

    ResponderExcluir
  2. Os miligres realizados pelas palavras Santas que Jesus pregava eram confundindas como uma espécie de presente em qua algumas vezes as pessoas só esperava a recompensa e não se inttregava ao modelo de Vida Cristã, isso por sua vez perpétua até hoje a traca o Deus do comércio, Cristo em momento nenhum prometeu milagre através das seus conselhos tocava na alma das pessoas e a fé era quem salvava,o amor a integração ao novo mundo...Ao contrário não havia "milgre de transformação",muitos mudaram de vida aderindo ao movimento libertador pregado pelo jovem Galileu, outros até hoje interessa-se apenas pelo presente.Que Cristão nós somos o do presente o presente?A mudança de mentalidade possibilitará chegar onde quiser dependendo do exercício continua e dá escolha..

    ResponderExcluir
  3. Bom dia padre João Carlos sempre lembrando do meu pai recebendo o que pesso ou não meu Jesus sempre nó meu coração. mande oração pra mim e minha família tenham um bom dia padre muita saúde para senhor 🙌 e sua família a paz do senhor

    ResponderExcluir
  4. o senhor e o meu padre do meu coração uma vez eu vi o senhor na festa de nossa senhora da Conceição fequei escutando o senhor canta cheguei a chorar de tanta felicidade em ver o senhor canta queria chegar mais perto mais não consegui quando o senhor começar a cantar no rádio eu boto bem alto gostaria de escuta sua bença o rápido como escuto o senhor falar o nome das pessoas padre como fasso e ser a sociada pela ama meu nome ornilda soares de areias.Recife

    ResponderExcluir
  5. Eu agradeço a Deus por tudo que tem feito por mim e minha família agradeço a noite e o dia que ele me dá o filho dele Jesus cristo me ensina todo
    Momento a sabedoria dosseus ensinamentos passo por muita aprovação mas jamais esqueço do meu Deus

    ResponderExcluir
  6. Palavras de salvação glória a vós senhor!! Amém

    ResponderExcluir
  7. Jacinta Maria bom dia padre sua bênçãos para mim e família e todos que hoje precisa dessa palavras de em nossas vidas eu sou grata demais a Deus por tudo que ele faz na vida e procuro sempre falar e fazer o bem sem saber a quem ajudo e falo de Deus muito as pessoas cada um fizesse uma parte o mundo seria outro Deus te abençoe ilumine proteja te cubra de bênçãos de saúde. 🙏👏👏👏👏👏💐

    ResponderExcluir
  8. Bom dia padre João Carlos que o senhor tenha um dia abençoado e iluminado que papai do céu te proteja 🙌😇🌟🌟🌹
    O meu Deus é tudo para mim,Ele
    Conhece no íntimo do meu coração.
    Ele é meu papai amoroso e bondoso.
    Ele é que faz o meu caminho,as vezes quero uma coisa coisa na minha vida, Ele me mostra que não é o que eu quero, uns tempo atrás falei que não queria mais aquilo para minha vida, mais as vezes não é o que eu quero é sua vontade, desafiei Ele pensando que Ele não ia realizar, Ele mostrou que Ele tudo é capaz .
    Meu amigo e confidente,ti amo , amor de filha e pai🙌👏🌹💕

    ResponderExcluir
  9. Bom dia padre João Carlos a sua benção obrigada pela palavra

    ResponderExcluir
  10. Bom dia Padre João Carlos. Paz e amor na sua vida...
    Obrigado SENHOR , por estar a meu lado em todos os momentos da minha vida, e sempre que recebo a Linda MEDIAÇÃO e reflexão. Estou pronta, Senhor, para receber tua palavra abençoada.
    Senhor Jesus, dá-nos a graça de nós deixarmos guiar polo amor, não pelo interesse. Nos te buscamos porque nos sentimos amados e queremos te amar e viver no teu Amor. Que São Camilo de Lellis interceda por todos os enfermos e profissionais de saúde à eles pedimos as bênçãos e proteção de São Camilo. Que Deus abençoe e proteja Padre João Carlos e toda equipe da AMA e os livre de toda maldade...Ester de Campinas São Paulo.

    ResponderExcluir
  11. Padre João Carlos bom dia, DEUS Nossa Senhora de Fátima e Santa Filomena protejam e abençoem a vida do sr. e de seus familiares. Estamos sempre em orações por sua missão, e por todos dai. Gratidão pelo sr. ser esta presença amiga em nossa vida. sua bênção.

    ResponderExcluir
  12. Amém padre João Carlos

    ResponderExcluir
  13. Senhor Jesus eu acredito na ressurreição mas aumentai a minha fé

    Bom dia Padre João Carlos que a proteção de Deus esteja conosco

    ResponderExcluir
  14. Obrigado padre João Carlos pela mensagem de hoje

    ResponderExcluir
  15. Aproveitemos as chances de evangelização - a exemplo das mensagens diárias de Pe. João Carlos - com adesão à Palavra e respectiva conversão espiritual. Não podemos nem devemos decepcionar o Mestre.

    ResponderExcluir
  16. Feliz o homem que ouve a palavra de Deus e a põe em prática. A ele Glória e louvor.

    ResponderExcluir
  17. Raimunda Helena14/7/20 20:25

    Que mensagem linda! Muito obrigada, Pe. João Carlos! Deus o abençoe!

    ResponderExcluir
  18. Eterno Pai, eu LHE agradeço por todas as famílias. No entanto, me ensine viver com calma e sem medo. Me ensine confiar na VOSSA proteção. Me ensine obedecê-Lo com amor. Me ensine fazer penitência e seguir o caminho da conversão. Isso eu LHE peço pela intercessão de Jesus Cristo, VOSSO querido filho e meu amado REDENTOR. Amém.

    ResponderExcluir
  19. Hélder Carvalho - Bom dia Padre Carlos, obrigado pelas suas palavras, desperta-nos sempre dos ensinamentos da Palavra, que realmente esquecemos após recebemos algo ou alguma coisa.
    Obrigado

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Você também é discípulo(a) dele?

   29 de março de 2024    Sexta-feira da Paixão do Senhor.      Evangelho.   Jo 18,1–19,42 (Confira o texto no final da Meditação)   Medita...

POSTAGENS MAIS VISTAS