PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: HORA DE PESCAR DE REDE

HORA DE PESCAR DE REDE


O Reino dos Céus é ainda como uma rede lançada ao mar e que apanha peixes de todo tipo (Mt 13, 47) 

26 de julho de 2020 - 17o. Domingo do Tempo Comum 


Você já pescou alguma vez? Mas, foi de anzol?! Ou já pescou de rede? Bom, você sabe há diversos tipos de rede de pescar: de arrasto, de emalhar, de cerco, de tarrafa.­­­­­.. No tempo de Jesus, na Palestina, havia muitas comunidades de pescadores ao redor do Mar da Galileia. Esse chamado Mar da Galileia era um grande lago de água doce. Pescava-se com uma rede muito longa que era arrastada para a margem por pescadores fortes, usando barcos. O barco tinha, em geral, 8 metros de comprimento e 2 de largura. 

No evangelho, aparecem povoados e cidades que estavam às margens do Lago da Galileia, portanto, terra de pescadores: Cafarnaum, Mágdala, Betsaida, entre outros. Os primeiros discípulos eram pescadores. Quando Jesus chamou Pedro e André, eles estavam pescando, lançando as redes. João e Tiago foram convidados para segui-lo quando estavam consertando as redes com seu pai e os empregados. 

Com as parábolas, Jesus transmitia sua mensagem sobre o Reino de Deus. Assim, as pessoas, mesmo as mais simples, iam adentrando no grande mistério do Reino, anunciado por ele. Jesus partia de comparações com coisas conhecidas, situações e acontecimentos do cotidiano, as profissões do seu povo: o agricultor plantando a semente, a dona de casa fazendo o pão, o pastor cuidando do rebanho, o comerciante comprando e vendendo, o viajante encontrando uma pessoa assaltada... Claro, que não deixaria de usar essa imagem do mar, da pesca, da rede. Ele disse: “O Reino dos Céus é ainda como uma rede lançada ao mar e que apanha peixes de todo tipo”. Essa atividade da pesca dá uma ideia da dinâmica do Reino de Deus. A comparação evoca várias imagens: os pescadores, a rede, o mar, os peixes. 

Os pescadores. A pescaria com rede é uma atividade de equipe, não é trabalho de um só. Lançar a rede ao mar e arrastá-la para a praia é um trabalho coletivo, comunitário, de muitas mãos. Você lembra aquele milagre dos peixes? Eles passaram a noite toda pescando e não conseguiram nada. Ao amanhecer, Jesus os mandou lançar a rede em certo ponto. E foi peixe à vontade, que quase a rede se rompeu. Precisou vir outro barco para ajudar a arrastar a rede para a praia. A evangelização (o anúncio do Reino) não é uma atividade solitária. É um trabalho de equipe, um serviço comunitário, de muitas mãos e muitos corações. 

A rede. A rede representa a atividade missionária da Igreja. É o instrumento de trabalho do pescador. A rede é formada por vários pontos unidos entre si, bem amarrados uns aos outros, dando a ideia de sistema. Depois da pescaria, eles precisavam lavar a rede e consertar os pontos rompidos... Com a chegada da era digital, o sentido simbólico de ‘rede’ ficou ainda mais forte. Basta pensar nas redes sociais ou na rede mundial de computadores, a internet. A Igreja realiza a sua missão evangelizadora com instrumentos parecidos com a rede, todos integrados em verdadeiros sistemas: a educação, a catequese, a liturgia, a comunicação, o serviço da caridade, a pastoral de conjunto. São as redes da Igreja. 

O mar. Você sabe que o mar, para o povo bíblico, é uma representação do mundo, com seus riscos e perigos. O povo hebreu era basicamente formado de agricultores e pecuaristas. Não tinha intimidade com o mar. O mar revolto é a imagem da crise, dos problemas, da perseguição que o mundo move contra o povo de Deus. O mar é o mundo.

Os peixes. A rede pega todo tipo de peixe. É verdade que depois (no fim da pescaria), serão separados peixes bons e peixes ruins. Mas, não durante a pescaria. A salvação é para todos. O evangelho precisa ser proclamado a todas as nações. É a missão universal da Igreja: levar o evangelho a toda criatura. Os peixes são as pessoas. Por isso, Jesus disse aos primeiros discípulos: “Farei de vocês pescadores de gente”. 

Guardando a mensagem 

Jesus comparou o Reino de Deus com a rede lançada ao mar, que apanha todo tipo de peixe. Todo mundo ali, ao redor do Mar da Galileia, podia entender facilmente essa parábola. A obra de Deus é realizada de maneira comunitária, eclesial, como os pescadores que trabalham juntos na pescaria com rede. O trabalho missionário da Igreja que anuncia o Reino é como uma rede, com instrumentos bem organizados em sistemas. Assim, a Igreja atua com suas redes na educação, no serviço aos pobres, na comunicação, no ensino da fé, na vivência da fé em comunidades. A obra de Deus, por meio de Jesus, foi nos libertar do poder do mal: é o que está representado no mar. E a missão é universal: levar a boa notícia do Reino a toda a criatura. É a rede que pega todo tipo de peixe. 

O Reino dos Céus é ainda como uma rede lançada ao mar e que apanha peixes de todo tipo (Mt 13, 47) 

Rezando a palavra

Senhor Jesus, 
Pedro e André, Tiago e João eram pescadores do Mar. Tornaram-se pescadores do Reino, pela graça do teu chamado. Mas, o grande pescador és tu mesmo, embora tua profissão fosse carpinteiro. Naquela noite, Pedro e seus companheiros voltaram de mãos abanando. Mas, tu, divino pescador, orientaste onde pescar direito. E encheram a barca de tanto peixe. Seguindo tua Palavra, realizaremos a missão de uma maneira prodigiosa, como aquela pescaria milagrosa. Sendo hoje o Dia dos Avós, pela lembrança dos teus avós maternos Joaquim e Ana, queremos te pedir por eles, pelo descanso eterno dos que já partiram e pela saúde e pela felicidade dos que, entre nós, são pescadores experientes no grande mutirão de pesca de rede, em tua Igreja. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém. 

Vivendo a palavra

Faça a si mesmo, hoje, uma pergunta: Na grande pescaria de rede que Jesus nos deixou como missão, em quê a Igreja pode contar comigo?

Celebro a Santa Missa, hoje, pela Rádio Tempo de Paz, às 17 horas. Estou já lhe enviando o link pra você, se desejar, baixar o aplicativo e participar com a gente. 

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

19 comentários:

  1. Amém Padre João! Bom dia 🌹
    Permita o Divino Pescador, que eu, minha familia e todos que confiam no Senhor Jesus Cristo, sermos contados como peixes bons! Anseio por isto! Obrigada mais uma vez pela beleza de suas explicações que tornam tão simples o entendimento do Evangelho ! Deus o abençoe imensamente !

    ResponderExcluir
  2. Bom dia padre João Carlos sua bença meu nome é ornilda soares de areias li pesso oração.pra.mim e.todas minha família tenham um.bom final de semana um bom domingo para o senhor é sua família amém 🙌🙌🙌🙌🙌

    ResponderExcluir
  3. Bom dia Pe.joão Carlos.
    Obrigada pela forma didática de anunciar o evangelho . Que Deus o abençoe.

    ResponderExcluir
  4. Sua benção padre, obrigada por uma homilia tão reflexiva .
    Bom dia e uma excelente semana.

    ResponderExcluir
  5. Bom dia Padre João Carlos paz e bem obrigada pela linda meditação de hj Deus o abençõe sempre.

    ResponderExcluir
  6. Bom dia padre João Carlos minha benção quero agradecer ao senhor pelas suas homilias e reflexões eu me chamo Antônio eridan sou casada com José Alves de Lima e moramos aqui em Fortaleza Ceará evidenciamos muito seu programa é dele que nós tira todas as nossas dúvidas muito obrigado viu por entrar na minha casa sempre ore pela minha família...

    ResponderExcluir
  7. Bom dia padre João Carlos, meu nome é José Ismá Sousa, peço orações para a minha esposa luciana aparecida faria Sousa, que se encontra internada com o covid-19.

    ResponderExcluir
  8. O evangelho ensina com bastante convicção importância que devemos ter quando estamos em uma atividade: existem várias formas de pescaria, tentem de toda forma se dê certo reconstruir é essencial,todas as tentativas são validas deixemos de ser seletivos no precesso de construção de ideal, pois a única certeza é que o objetivo será alcançado depois virá outras etapas, Mestre tá difícil deixemos de comodismo se reconstituam.Vamos pôr em prática o que vocês já sabem de uma forma diferente? "Joguem a rede para o outro lado", dica em um grupo existirá um líder ele vai nos dar alguma dicas baseado nas esperimentos anteriores.No processo comunitário também de olho na evangelho encontramos que resposta atualizadas.

    ResponderExcluir
  9. Bom dia Padre João Carlos. Neste dia eu te desejo o bem, o amor e a paz.
    SENHOR, Conheceis as dificuldades pelas quais passamos no nosso dia-a-dia; ajudai-nos a superar todos os nossos problemas para que, felizes, possamos ser verdadeiras testemunhas de vosso Santo Amor no mundo. Que possamos ser Paz em meio às batalhas da vida..
    Que a graça de Deus nos acompanhe em todos os momentos deste domingo.
    Ester de Campinas São Paulo.

    ResponderExcluir
  10. José dos Santos Silva Filho26/7/20 09:24

    O Evangelho é rico e maravilhoso, esse ensinamento,através de parábolas, proferida pelo nosso Pai nos ensina o quanto é grandioso as palavras do nosso Pai, ensinando-nos a verdade que um cristão precisa aprender.

    ResponderExcluir
  11. Sonia. Bom domingo a todos. Que as palavras do Senhor através do querido Pe João Carlos preencha o coração de todos nós. Deus é grande, supremo Rei. Amém.

    ResponderExcluir
  12. Bom dia padre João Carlos um domingo abençoado e iluminado que papai do céu te proteja.
    🙌😇🌟🌟🌹
    Agradeço, meu Deus, pela variedade de peixes que pesca.
    Cada momento é novo e cada evento me testa para que eu encontre,o senhor em todos os seus disfarces.
    Oriente me para seguir a missa da tua palavra.
    São Joaquim e Santa Ana
    País de Nossa senhora
    Avós do Senhor Jesus
    Rogai por todos os avôs e avós.
    🙌👏🌹💕

    ResponderExcluir
  13. Bom dia PE João Carlos, minha benção e a minha mãe, muito linda as suas palavras, leio todos os dias, mim sinto muito bem, peço em suas orações pela minha mãe, que tem 95 anos, precisando fazer uma cirurgia da visão, obrigada por tudo, tenha uma excelente semana muita Paz e bença para o senhor, abraço

    ResponderExcluir
  14. Elizete Thomaz que o senhor derrame bençãos sobre todas as famílias obrigada por essas palavras lindas.um domingo abençoado amém 🙏🙏

    ResponderExcluir
  15. Deus de bondade infinita, eu LHE agradeço por todos os avós. Entretanto, me ajude ter bons sonhos e bons dons. Me ajude fazer bons e santos pedidos. Me ajude servi-Lo e amá-Lo com um oração compreensivo, capaz de discernir entre o bem e o mal. Me ajude ter sabedoria para praticar a justiça. Me ajude ter um coração sábio e inteligente. Me ajude ser conforme a imagem do meu SALVADOR. Me ajude ser justo. Me ajude glorificá-Lo. Me ajude ser VOSSO discípulo missionário. Me ajude tê-Lo como o principal tesoura da minha vida. Isso eu LHE peço pela intercessão de Jesus Cristo, VOSSO querido filho e meu amado REDENTOR. Amém.

    ResponderExcluir
  16. Senhor Deus tende misericórdia do Brasil e do mundo. Amém

    ResponderExcluir
  17. Senhor Jesus livar nos deste mal amém

    ResponderExcluir
  18. Maria de Jesus só agora consegui ler com mais calma sua reflexão é muito sabia e de fácil entendimento eu sempre procuro ser uma pescadora é dificil sempre passo p as pessoa o que aprendo aquela semente q cai em terra boa tenho levado pessoas p igreja em casa tambem sempre galando de Deus faço parte da liturgia em Jesus sou muito feliz

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Você também é discípulo(a) dele?

   29 de março de 2024    Sexta-feira da Paixão do Senhor.      Evangelho.   Jo 18,1–19,42 (Confira o texto no final da Meditação)   Medita...

POSTAGENS MAIS VISTAS