PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: A MALDADE DE HERODES

A MALDADE DE HERODES


Herodes queria matar João, mas tinha medo do povo, que o considerava como profeta (Mt 14, 5)

01 de agosto de 2020.

Herodes, que mandara matar o profeta João Batista, ficou sabendo da fama de Jesus e ficou cheio de temores. Pensou logo “é João Batista que voltou, ressuscitou”. O evangelista Mateus aproveita para contar como foi a morte de João Batista e quem era esse mesquinho e violento governante. 

Herodes era rei na Galileia, a região onde Jesus morava. Tinha construído uma cidade para sua capital, à beira do Mar da Galileia. Era um monarca vassalo de Tibério César, imperador romano. Para agradá-lo, Herodes pôs o nome de sua capital de Tiberíades. Mantinha-se às custas de impostos arrancados da população da Galileia.

Era o tempo do profeta João Batista. E o Batista andou criticando o rei por suas maldades e por sua vida familiar escandalosa: estava vivendo com a mulher do seu irmão Felipe. 

Olhando direitinho o texto, dá pra gente identificar os sete pecados do rei Herodes. 

1. Ao ouvir falar de Jesus, imaginou que era João Batista que tivesse voltado. Ficou logo com medo.

2. João Batista bem que tinha razão. O rei devia dar exemplo, não viver maritalmente com a cunhada.

3. Ele mandou prender João Batista por causa das críticas que o profeta lhe fazia, publicamente. E queria mata-lo. Só não o fez logo, com medo da reação do povo. Mandou prender, amarrar, colocar na prisão o profeta inocente e desarmado.

4. Na festa do seu aniversário, no seu palácio, os convidados eram gente graúda que o sustentava no trono, gente que se beneficiava do seu governo.

5. Gostou da dança da mocinha, sua enteada, prometeu-lhe dar qualquer coisa que pedisse. Agiu com grande irresponsabilidade.

6. A mãe mandou a filha pedir a cabeça de João Batista em um prato. Ele ficou triste, mas não teve coragem de negar-se a atender o capricho da amante e voltar atrás diante dos convidados.

7. Mandou degolar João Batista na prisão, sem nenhum processo ou julgamento. 

Com a morte de João Batista, não morreu a esperança que ele suscitou com sua pregação e com o batismo de penitência no Rio Jordão. Jesus, visivelmente, tomou o seu lugar no imaginário do povo. Ele que andava pela Judeia, voltou para sua região, a Galileia, se estabeleceu em Cafarnaum e começou o seu trabalho missionário. Por isso, Herodes e seus apoiadores estavam de antenas ligadas.

Guardando a mensagem

Por que será que o evangelho conta essa história da morte de João Batista com tantos detalhes, realçando os graves defeitos do governante Herodes? Com certeza, para enaltecer a figura do profeta João e o vigor de sua pregação que convocava todos a se converterem, do pequeno ao grande; também para preparar o leitor para a perseguição que as autoridades de Jerusalém moveriam contra Jesus; e certamente para nos alertar sobre os maus governantes. 

Herodes queria matar João, mas tinha medo do povo, que o considerava como profeta (Mt 14, 5)

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
Lemos no evangelho, que quando soubeste desta morte cruel do teu primo João Batista, voltaste da Judeia para a Galileia, para a tua região, onde tinham ocorrido esses episódios tão tristes. Não te deixaste intimidar. Pelo contrário, foi a oportunidade para começares a tua missão publicamente, pregando o Reino de Deus. É como quem diz, caiu um profeta, levanta-se outro. Senhor, teu exemplo é um grande ensinamento para nós. Ajuda-nos a não nos deixarmos paralisar pelo medo ou pela omissão. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém. 

Vivendo a palavra

Que tal você começar a se preparar para a celebração da Missa do domingo, lendo o evangelho de amanhã: Mateus 14, 13-21. Nele, o evangelista nos conta a multiplicaçao dos pães. 

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

37 comentários:

  1. Jesus. Pô Amor A João Batista Expulsai os Herodes. que vaga nesse mundo. e Maria passa Na Frente.

    ResponderExcluir
  2. Amém padre João Carlos bom dia, ainda hoje muitos João Batista morrem inocentes.

    ResponderExcluir
  3. Bom dia padre João Carlos sua bença e muita saúde paz prá todos nós amém 🙌🙌🙌

    ResponderExcluir
  4. Bom dia .Que possamos cada vez seguir os ensinamentos de Jesus.

    ResponderExcluir
  5. Bom dia Padre João Carlos,sua benção. Obrigada pelos seus comentários todos os dias do evangelho de Jesus Cristo,que nos ajuda à entender os ensinamentos de Cristo.

    ResponderExcluir
  6. Que Deus ilumine a todos e salve a alma dos condenados de mente impuras🙌

    ResponderExcluir
  7. Bom dia abençoado é aquele que crê em Deus e luta por um mundo de paz , que Deus ilumine sempre nossa vida..padre João Carlos nos ajude a entender empreender os ensinamentos de jesus Cristo.. amém!!

    ResponderExcluir
  8. Bom e abençoado dia para nós! Que Deus nós guarde!🙏🏻

    ResponderExcluir
  9. Bom dia Pe. João Carlos.
    Que JESUS o bom pastor nos conduza pelos caminhos da verdade,do amor e da paz. Amém 🙏

    ResponderExcluir
  10. O evangelho é de uma complexidade tão grande:o interesse pessoal tenta silenciar um justo,a fidelidade de João Batista desmascara a sociedade egoísta que precura sempre satisfação pessoal.Seguindo os princípios cristã nós dias atuais ainda existem vários joaos que sem indentidade,perdem suas vindas... Porém hoje em alguns casos já podemos escolher qual lada ficaremos,sem perder a vida corrrendo os riscos da violência...Quantos morrendo por serem vítimas se um sistema... agora é necessário fazer os sistemas que prescreveu Jesus Cristo ocupar os lugares dezejados sabendo das injustiças não percamos nossa fé em defender a vida sem perder.

    ResponderExcluir
  11. Bom dia Pe João Carlos, sua benção e de minha mãe, saúde para todos nós, muito linda as mensagens, para entendemos melhor a vida de Nosso Senhor Jesus Cristo, aprendo e vou aprendendo cada dia mais, muito gratificante, que Deus lhe conceda o que for de melhor em sua vida Pe João Carlos, Amém

    ResponderExcluir
  12. Bom dia a/todos irmãos em Cristo esse evangélico vem de encontro com nossos dias que muitos estão morrendo por um vírus e a negligência política ainda continua em nossos dias

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia padre pesso oração pelo meu filho Cleiton bezerra que si encontra muito doente com uma trombose venosa nas pernas dele

      Excluir
  13. Bom dia! Sua bênção Padre João Carlos! Paz e bem!

    ResponderExcluir
  14. Bom dia. Como é difícil viver no meu a nossa sociedade que se assemelha a daquela época. Peço a Deus todo poderoso q nos guie e nos dê um coração puro p sabermos lidarmos com todas as situações. A tua bênção Padre.

    ResponderExcluir
  15. Oh Cristo livrai o mundo dos Herodes que ocupam o poder e massacram os humildes. E multiplicai a legião de João Batista que tanto caresse. Rogai por nós

    ResponderExcluir
  16. Bom dia Padre João Carlos.

    Que Deus nos proteja de toda maldade que existe neste mundo tão violento amém

    ResponderExcluir
  17. Que Deus lhe abençoe sempre padre João Carlos.

    ResponderExcluir
  18. Senhor tende a do nosso presidente. Proteja Senhor minha família e gratidão Senhor por tudo que tens feito por mim e meus filhos noras e netos. Amém

    ResponderExcluir
  19. A paz esteja com todos , que o amor de Cristo nos unem e molece tantos coração erodiades que há por todo mundo.

    ResponderExcluir
  20. Ótima orações para o dia a dia da vida cristã

    ResponderExcluir
  21. A paz esteja com todos , que o amor de Cristo nos unem e molece tantos coração erodiades que há por todo mundo.

    ResponderExcluir
  22. A paz esteja com todos , que o amor de Cristo nos unem e molece tantos coração erodiades que há por todo mundo.

    ResponderExcluir
  23. Bom dia Padre João Carlos, as palavras de hoje como explicou nos ensina que mesmo quando perdemos alguma coisa de grande valor, precisamos estar com o Senhor Jesus e em oração constante e o Senhor cheio de compaixão e misericórdia age em nossa vida e faz novas outras coisas. Vida nova e alegria com Jesus, José e Maria.

    ResponderExcluir
  24. Anônimo1/8/20 09:50

    Bom dia Padre João Carlos . Desejo que tudo de bom aconteça na sua vida hoje.
    Obrigado pela MEDITAÇÃO e reflexão do Evangelho de hoje.
    SenhorJesus, Teu exemplo é um grande ensinamento para nós. Ajuda-nos a não nos deixarmos paralisar pelo medo ou pela omissão. Que possamos com fé seguir os ensinamentos de Jesus. Que Deus nos livre das maldades de Herodes.
    Padre João Carlos, que seu que Deus final de semana seja muito feliz, repleto de paz e que você tenha sempre JESUS em seu coração. Que DEUS lhe abençoe em todos os momentos de sua vida...
    Que toda equipe da AMA tenha um final de semana muito feliz repleto das melhores bênçãos de Deus.
    Ester de Campinas São Paulo.

    ResponderExcluir
  25. Bom dia Padre, sua bênção,é para ñ ficar feio para Herodes diante dos grandes, ele preferiu matar um inocente e ele sabia disso, quantas pessoas assim temos nesse mundo que para se brnefiar faz qualquer coisa...

    Pedimos à Deus pela fraqueza humana....
    Muito obrigado Padre, aprendo a cada dia com a sua reflexão......

    ResponderExcluir
  26. Bom dia padre João Carlos que o senhor tenha um excelente final de semana abençoado e iluminado que todas as bençãos caía sobre o senhor e proteção 🙌😇🌟🌟🌹
    O medo nos joga numa prisão e tranca a porta.
    E sim a fé, e não o medo.
    Senhor Jesus, foi a primeira reação que tivesse diante das ameaças.
    Senhor Jesus, Tú está esperando que nós esteja disposto a manda o mundo e a dizer sim, que não deixamos de agir diante da injustiça, violência dos nossos irmãos desfavorecidos de direitos.
    Jesus pergunta porque vocês estão com tanto medo.
    Eu vou te ama para sempre.
    Senhor Jesus, acolhe me sabe bem o que está acontecendo no fundo do meu coração 🙋🌹🐑💕

    ResponderExcluir
  27. Boa tarde,às reflexões da Bíblia sào muito atuais.A palavra de Deus não sai de moda.Sou grata por vivenciar.

    ResponderExcluir
  28. Senhor me acolha em seus braços e TDS os meus familiares e o mundo inteiro e que sejamos como João Batista! Amém!

    ResponderExcluir
  29. Que Jesus nos ajude hoje é sempre a lutar por tudo aquilo que vai de encontro a vida humano como: a violência, a criminalidade, a prostituição, a corrupção e tudo que impede do Reino ser vivido agora entre todos, com igualdade e respeito a todos.

    ResponderExcluir
  30. É muito bom ler suas explicaçoës.é uma paz.

    ResponderExcluir
  31. Deus da vida, eu LHE agradeço pela integridade e santidade de são João Batista. Contudo, me ajude profetizar com sabedoria e humildade. Me ajude na minha conversão. Me ajude sofrer com paciência, por amor ao meu SALVADOR. Me ajude obedecê-Lo. Me ajude fugir do pecado. Isso eu LHE peço pela intercessão de Jesus Cristo, VOSSO querido filho e meu amado REDENTOR. Amém.

    ResponderExcluir
  32. Bom dia. Quero receber as mensagem...

    ResponderExcluir
  33. Estou amando as homilias do Padre João Carlos, elas tocam profundamente em nosso coração.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

O lava-pés: o amor de Jesus por nós.

28 de março de 2024   Quinta-feira da Semana Santa.     Ceia do Senhor.      Evangelho.    Jo 13,1-15 1Era antes da festa da Páscoa. Jesus s...

POSTAGENS MAIS VISTAS