PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: NÃO ACEITARAM JESUS

NÃO ACEITARAM JESUS


E Jesus não fez ali muitos milagres, porque eles não tinham fé (Mt 13, 58).

31 de julho de 2020 - Dia de Santo Inácio de Loyola

Jesus suscitou muita admiração. Mas, curioso, não foi aceito por todo mundo. A gente pode até identificar várias razões. Uns ficaram com inveja de sua popularidade; ou se sentiram ameaçados em suas posições de liderança. Outros perceberam que aceitá-lo seria mudar de vida, reconhecer o amor misericordioso de Deus em sua vida. No geral, podemos dizer, muita gente gostava de Jesus, o admirava, mas não foi capaz de dar o passo decisivo: crer em Jesus. 

Jesus voltou à sua terra – Nazaré - e estava pregando na sinagoga. No início, todos estavam admirados com sua palavra simples e forte. Aos poucos, a reação passou da admiração à revolta. Acharam que, sendo ele uma pessoa crescida naquela comunidade, não podia ter aquela sabedoria toda, nem fazer milagres como diziam que ele fazia. Julgaram, então, que Jesus estivesse exorbitando, arvorando-se a ser quem não era. “Você não é um profeta coisa nenhuma!”, alguém deve ter gritado lá do fundo da sinagoga. Num certo momento, Jesus lamentou-se: “Um profeta só não é bem estimado em sua própria pátria e em sua família”. Eles não tinham fé. Jesus nem pode fazer os milagres que sempre fazia nessas ocasiões. Essa visita à sinagoga de Nazaré, segundo o evangelho de São Lucas, terminou mal. Jesus foi expulso da Sinagoga. 

Afinal, não creram em Jesus, por quê? Aparentemente, porque conheciam a sua família. Só por isso? Começaram a dizer que ele era o filho do carpinteiro, que a mãe era dona Maria e os primos-irmãos dele eram Tiago, José, Simão e Judas. Não havia essa palavra ‘primo’ na linguagem deles; para eles primos, tios, sobrinhos eram ‘irmãos’. E as irmãs também moravam por ali, casadas com certeza. Primas, claro. Afinal, Jesus era uma pessoa conhecida, de uma família dali, gente da comunidade. E era isso que eles não engoliam. Não podiam admitir que Deus estivesse agindo por meio de uma pessoa assim de origem humilde, de um vilarejo sem importância... esse era o problema! Eles estavam contrários exatamente ao modo como Deus estava agindo, na dinâmica da encarnação. 

A encarnação é a modalidade pela qual Deus enviou o seu filho, Deus como ele, nascido na carne. Nascido na ‘carne’ quer dizer nascido na fraqueza humana. Como disse Paulo, “nascido de uma mulher”. O povo de Nazaré reagiu contra a encarnação. Não aceitaram uma manifestação de Deus assim tão próxima deles.

Guardando a mensagem

A encarnação do Verbo é a verdade que desnorteia, que escandaliza o povo de Nazaré; e pessoas de hoje, também. Essa reação não está muito longe de nós. Tem muita gente que espera Deus agindo apenas lá de cima, sem passar pela fraqueza de pessoas aqui da terra e da terra dos pobres. Jesus ressuscitado conferiu a missão aos seus apóstolos e os enviou como seus missionários. Comunicou-lhes o seu Espírito e deu-lhes o seu poder. Assim, sua Igreja continua o seu ministério. Os pastores da Igreja, em nome de Cristo, continuam o seu ministério de perdoar, de ensinar, de conduzir... Os líderes das comunidades, os nossos pastores e todos os servidores do povo de Deus, homens e mulheres, em nome do Senhor, continuam orientando, evangelizando, abençoando. A atitude do povo de Nazaré se repete. Somos conhecidos, conhecem nossos pais e nossos irmãos, sabem de nossa origem humana e periférica, na maioria. Só na fé podem acolher o ministério de Jesus Salvador que exercitamos. Só na fé podem acolher a palavra que pregamos, em nome do Senhor. Sem a fé, correm o risco de fechar as portas para a graça que nós comunicamos.

E Jesus não fez ali muitos milagres, porque eles não tinham fé (Mt 13, 58).

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
Não foi fácil para os teus conterrâneos te acolherem como profeta e messias. É que eles estavam aguardando alguém que viesse de fora, dos círculos de poder, alguém que se mostrasse poderoso e superior. Mas, tu, de acordo com o teu Pai, vieste na humildade de um galileu daquela terra esquecida, com a sabedoria da convivência com o povo trabalhador e com a força da confiança em Deus. Tu, Deus verdadeiro, assumiste a condição humana e te expressaste na cultura do teu povo. Assim, nos ensinas a dar valor ao que somos e a valorizar os outros ao nosso redor. Agindo aasim, abrimos o caminho para te reconhecer agindo na Igreja e por meio dela, esta comunidade humana e frágil que carrega a grandeza de tua palavra e a força de tua graça redentora. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a palavra

E sendo hoje, o Dia de Santo Inácio de Loyola, fundador da Companhia de Jesus, os jesuítas, vou deixar uma linda oração de sua autoria, no final do texto da Meditação. Quem recebe a Meditação, diretamente, basta seguir o link. Quem me escuta no rádio, acesse www.padrejoaocarlos.com. Trata-se de uma breve e profunda oração de entrega a Deus. 

Tomai, Senhor, e recebei toda minha liberdade.
A minha memória também.
O meu entendimento e toda a minha vontade.
Tudo que eu tenho e possuo, vós me destes com amor.
Todos os dons que me destes, com gratidão vos devolvo.
Disponde deles, Senhor, segundo a vossa vontade.
Dai-me somente o vosso amor, vossa graça, isso me basta.
Nada mais quero pedir. Amém!

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

58 comentários:

  1. Jesus abençoe o povo que leva a sua palavra. Sua fortaleza e amor que são os padres. e todos ué anucia o evangelho

    ResponderExcluir
  2. Bom dia Padre João Carlos linda reflexão eu agradeço todos os dias por esse momento de oração!

    ResponderExcluir
  3. Bom dia! Que Deus nos abençoe, abençoe o nosso dia! Amém!!!

    ResponderExcluir
  4. Que o povo de Deus continue amando o sagrado e o divino Jesus Cristo e que nunca percamos a sua amizade. PAZ e BEM.

    ResponderExcluir
  5. Como sempre uma Bela Reflexão. Bom dia

    ResponderExcluir
  6. Bom dia Padre João Carlos, toda manhã recebo suas orações é como eu tenho paz. Jesus Cristo dai-me força, fé e esperança.

    ResponderExcluir
  7. Bom dia padre João Carlos, paz e bem.

    ResponderExcluir
  8. Reflexão riquíssima. Deus Abençoe sempre o Senhor.

    ResponderExcluir
  9. Bom Dia que o dia de hoje seja de muita paz.

    ResponderExcluir
  10. Bom dia!!

    Padre João Carlos riquíssima essa oração que o senhor Jesus Cristo cure o mundo inteiro desse vírus e tenha misericórdia de nós e do mundo inteiro.

    ResponderExcluir
  11. Bom dia Padre João Carlos que Deus te abençoe sempre com muita saúde paz e alegria .

    ResponderExcluir
  12. Bom dia padre João Paulo obrigado por todas manhã eu ter a palavra de Deus para mim fortalecer a minha vida mais dó que tudo mande oração pra mim e minha família meu nome é ornilda de areias Recife obrigado amém 🙌🙌

    ResponderExcluir
  13. Que em meio a tantas divergências político - Religiosa, JESUS nos dê sabedoria para aceitar e por fim separar o joio do trigo.
    É pela oração que seremos capazes de entender todo esse contexto ...

    ResponderExcluir
  14. Jacinta Fortaleza,bom dia padre Joao Carlos sua bênçãos e muito gratificante para nos recebemos todoas os dias essa palavra explicada parece que estamos na presença e assim que sinto Jesus não foi bem aceito e assim somos nos que falamos e dizemos mais as pessoas so sao aquilo que querem ser e acreditar vamos fazer nossa parte Deus nos assim. 🙏🙏🙏🙏🏜🌻👏👏👏👏

    ResponderExcluir
  15. Jesus Cristo, consola teu povo. Amém!

    ResponderExcluir
  16. Bom dia Padre João Carlos as tuas reflexão nós ajuda a crescer na fé desse nosso Jesus Cristo viveu por e se entregou na cruz por nós que eu tenha a força de ser um pouquinho de Jesus na vida do meu irmão paz e bem

    ResponderExcluir
  17. Bom dia Padre, Deus continue abençoando sua vida. Quero agradecer uma benção, uma graça alcançada pelo meu irmão q em 7 dias venceu a covid, está curado em nome de Jesus. Obrigada pela sua meditação. Amém

    ResponderExcluir
  18. Que todas as bênçãos derrame sobre você padre Joao Carlos,gratidão, pelas palavras do evangelho narrado pelo senhor! Tudo que ele faz próspera (salmo 1:3)

    ResponderExcluir
  19. Amém padre João Carlos bom dia, obrigada pelas suas palavras tão lindas.

    ResponderExcluir
  20. Bom dia Padre João Carlos, que Deus continue lhe abençoando em sua missão evangelizadora ,conheci suas reflexões por uma pessoa que não conheço ela mora em outra Cidade ,um dia ela não me enviou a sua reflexão, então resolvi ligar para ela e ela me disse que ela recebia de uma freira que enviava pra ela ,daí então que fui em busca pelo seu contato e foi a busca mais rica para minha vida religiosa , muito obrigada ,aprendo muito com suas reflexões 👏👏👏👏👏Moro em uma Cidadezinha do interior da Bahia com o nome de Candeal 🤝🙏

    ResponderExcluir
  21. Bom dia Padre João Carlos, Deus te abençoe sempre, e muito obrigado pelas meditações, envio para meus contatos, às pessoas estão amado.Senhor eu creio mais aumenta minha fé.

    ResponderExcluir
  22. Belíssima música, Tudo que Jesus deixou vai sempre... existir.

    ResponderExcluir
  23. Obrigado Padre pela Belíssima Oração, que Jesus e a virgem Maria abençoem sua vida, às reflexões do Sr São muito RICAS, às pessoas que eu envio a meditação sempree fala do jeito que o Sr explicar, que fica fácil de entender.🙏🙏🙇‍♀️👏👏👏👏👏

    ResponderExcluir
  24. Bom dia Padre João Carlos. Tudo é possível para quem tem fé Mc 9, 23.
    Sem fé, não se alcança o favor de Deus. A fé nos liga a Jesus no amor, na confiança e na realização da vontade de Deus. SENHOR, ajuda-me a viver sempre unida a ti pela fé.
    Senhor, ilumina os caminhos de Padre João Carlos, guie seus passos e proteja-o de todo mal...
    Bom dia a todos.
    Ester de Campinas São Paulo.

    ResponderExcluir
  25. Bom.dia Padre João Carlos .... conseguimos tudo atraves de nossa fé ? Por favor reze para meu marido ter a graça da cura do covid

    ResponderExcluir
  26. "Tudo que Jesus deixou vai sempre existir". Linda música de Roberto Carlos.

    Bom dia Padre João Carlos e que Deus esteja presente em nossas vidas hoje e sempre amém

    ResponderExcluir
  27. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Pe João Carlos Deus te abençoe e guarde. Amém

      Excluir
    2. Bom dia padre belíssima oração, Deus te abençoe

      Excluir
  28. Deus abençoe todos nó mundo inteiro dessa pandemia que essa doença é só Deus pra salvar seu povo

    ResponderExcluir
  29. Bom dia Pe João Carlos. Deus o abençoe e guarde. Amém

    ResponderExcluir
  30. Abençoado dia padre João Carlos, graças damos a DEUS todos os dias pelo dom da vida do sr. e estar sempre presente nos abençoando e nos confortando com suas reflexões. GRATIDÃO, e nossas preces sempre.

    ResponderExcluir
  31. Amei o evangélico de hoje que Deus conceda muitos anos de vida ao nosso pregador joão Carlos

    ResponderExcluir
  32. Peço oração para o meu filho que tinha sido mandado embora do trabalho injustamente é está voltando para um trabalho temporário e sei que Deus não faz nada pela metade,eu creio no DEUS VIVO.PELOS meus outros filhos Felipe e Johnatan,pelo meu filho emprestado Rykelme é pelos pais dele Risoneide e Rogolfo meus vizinhos que necessitam de muitas orações. Por mim que quero trabalhar com quentinhas e também alimentar quem tem fome,este é o meu projeto é sei que DEUS é comigo.

    ResponderExcluir
  33. Que o Bom Deus te abençoe padre João Carlos,pela tua perseverança,em anunciar a Palavra,com tanta sabedoria e discernimento, encarnando- nos dias de hj..Sou Luci de Araçatuba.

    ResponderExcluir
  34. Se o ser humano tivesse fé não
    Estava mos passando por este viros

    ResponderExcluir
  35. Bom dia Padre João Carlos! Muito mesmo alegra amanhecer ouvindo essas meditações e peço sua intercessão junto a Jesus por problemas que mto me afligem e tb pela saúde da minha filha.Rogo-vos ainda, as bênçãos de Deus sobre o meu lar, sobretudo pela Harmonia e Paz entre os que nele vivem.Continue realizando esse trabalho que tão nos traz tanto conforto e esperança ao coração.

    ResponderExcluir
  36. Bom dia padre João Carlos,Obrigada por enviar todos os dias os ensinamentos da palavra de Deus, que o Espirito Santo lhe ilumine sempre , lhe dê vida longa, saúde e perseverança

    ResponderExcluir
  37. Agradeço pelas palavras de fé que me ajuda diariamente 🙏🏻

    ResponderExcluir
  38. Bom dia Pe João Carlos e sua Equipe,
    Obrigada por nos proporcionar momentos tão profundos para o nosso amparo e desenvolvimento. Deus abençõe cada um de vocês. Amém!

    ResponderExcluir
  39. BOM DIA PADRE JOÃO CARLOS:SOU MARIA DA GLORIA FERREIRA SANTOS DUMONT MG SIGO COM MUITA FÉ SUA MEDItacão ;LINDA A ORAÇÃO FINAL.DEUS ABENÇOE ABUNDÂNTIMENTE SUA VIDA ;SEU MINISTÉRIO COM A LUZ ESPIRITO SANTO.!!!! SUA BÉNÇÃO.

    ResponderExcluir
  40. Bom dia padre. Deus seja louvado. Amém.

    ResponderExcluir
  41. Bom dia padre João Carlos que o senhor tenha uma sexta feira abençoada e iluminada e protegido pelo manto sagrado de nossa senhora auxiliadora meu bom pastor 🙌😇🌟🌟🌹
    Senhor Jesus, abastece nossa alma com amor e muita fé.
    Faze me caminhar pelo caminho da tua paz.
    Senhor, fazei com que compreendemos o mistério da tua alegria,da tua glória e da tua cruz, pelo amor gratuito pelo ser humano.
    Tu és tudo de que preciso,deixa me descansar na graça do teu amor sobre minha vida a cada dia acolhe me.
    Fé sempre.🙋🌹👏💕🐑

    ResponderExcluir
  42. Bom dia padre João Carlos, diante da palavra de Deus de hoje, so quero pedir fé,que Jesus alimente minha pequenina fé! Amem!

    ResponderExcluir
  43. Bom dia Pe João Carlos, minha benção, agradeço todos os dias por essas lindas meditações, mim sinto forte e segura para o dia, obrigada. Que Deus o abençoe.

    ResponderExcluir
  44. Bom dia.
    Li todo texto.
    JESUS na sinagoga foi expulso porque realmente aquele povo não tinha fe e muito menos aceitarem as palavras de JESUS de uma sabedoria de DEUS não acreditavam nele por ser de familia humilde.
    Embora, JESUS,foi concebido pelo ESPIRITO SANTO DE DEUS!

    ResponderExcluir
  45. Todos os dias rezo com o senhor o Evangelho e hoje rezo na cama estou isolada porque contraí o vírus do covid19 mas estou confiante de que as graças de Deus se derrame em minha saúde e eu supere este vírus. Continuemos em oração.peço ao senhor orações

    ResponderExcluir
  46. Ele jesus saiu de uma família abençoada por fazer parte do povo comprometido com a vida, Maria mulher temente de origem extremamente simples instruiu em jesus Cristo a vontade de Deus.Isso a sociedade não aceita.Como pode alguém sem"Pretigio social"pode ter gerado sábio?O mistério pertence aos comprometidos,ela foi modelo e exemplo que agradou ao projeto de Deus para surpresa da humanidade.

    ResponderExcluir
  47. Obrigado padre pela lindas todos a deicho de ovir mesmos sendo de manhar
    Obrigado Deus por Mais mes de pasamos juntos

    ResponderExcluir
  48. Bom dia Padre sua bênção, obrigado por todos os dias mais e mais aprender com sua meditação,é que linda oração aqui no final, Deus abençoe pelo dom que possuis...

    ResponderExcluir
  49. Senhor dainos o vosso amor e sua graça me basta,!

    ResponderExcluir
  50. Obrigada padre Deus o abençoe hoje e sempre

    ResponderExcluir
  51. Padre João Carlos, como é bom ouvira mensagem do dia, me traz muita paz, num momento tão difícil que o mundo está passando. Deus o abençõe todos os dias. AMÉM.

    ResponderExcluir
  52. Deus da vida, eu LHE agradeço por todos os milagres que foram feitos na vida do vosso POVO. Todavia, me conceda a graça de evangelizar com sabedoria e amor. Me conceda a graça de adorá-Lo com sinceridade. Me conceda a graça da minha conversão. Me conceda a graça de viver segundo a VOSSA lei, fazendo sempre boas obras. Me conceda a graça de viver o meu profetismo batismal. Me conceda a graça de ter mais fé e confiança no meu REDENTOR. Isso eu LHE peço pela intercessão de Jesus Cristo, VOSSO querido filho e meu amado SALVADOR. Amém.

    ResponderExcluir
  53. Padre João Carlos, uma linda reflexão, amém

    ResponderExcluir
  54. Bom dia !!!

    Padre João,

    Gostaria primeiro de Lhe agradecer pelo Áudio do Evangelho com a Reflexão, envio para diversas pessoas , mas recebo de uma amiga , as vezes demorada me enviar , poderia me enviar por gentileza, (092) 99360-0583 , Amanhã Celebramos o Dia Do Sacerdote, Deus lhe abençoe e lhe proteja de todos os males e perigos visíveis e invisíveis, Um grande e fraterno abraço!!!!

    ResponderExcluir
  55. Obrigada Padre, por poder aprender com suas meditações. Jesus te abençoe.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

O lava-pés: o amor de Jesus por nós.

28 de março de 2024   Quinta-feira da Semana Santa.     Ceia do Senhor.      Evangelho.    Jo 13,1-15 1Era antes da festa da Páscoa. Jesus s...

POSTAGENS MAIS VISTAS