PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: COMPRENDER E PERSEVERAR

COMPRENDER E PERSEVERAR



A semente que caiu em boa terra é aquele que ouve a palavra e a compreende. Esse produz fruto (Mt 13, 23) 

12 de julho de 2020. 

Jesus estava falando ao povo que se reuniu à sua volta, à beira do mar da Galileia, perto de sua casa, em Cafarnaum. Ele sentou-se num barco e, sentado como faziam os mestres, contou-lhes a história da semente que foi semeada em vários terrenos. De agricultura, todo mundo ali entendia. Eram pessoas simples das aldeias e das pequenas cidades vizinhas. 

Jesus relacionou quatro terrenos: o caminho, o terreno pedregoso, o terreno de espinhos e a boa terra. Quatro é um número que indica totalidade. Todos os terrenos estão aí representados. A semente é a palavra de Deus, que vai sendo semeada por ele e pelos seus missionários. E a palavra é a como a chuva, diz o profeta Isaías. A chuva vem para irrigar e fazer o campo produzir. A palavra vem para produzir frutos na vida das pessoas e no mundo. 

A semente só deu certo na terra boa. E aquele povo ali conhecia bem esse assunto. Lutava com muita dificuldade para produzir o trigo, a cevada, a uva, a oliveira em suas terras. As terras melhores estavam nas mãos de grandes senhores. Para se conseguir uma boa colheita, aquela gente tinha que dar duro na terra: capinar, revolver o solo, semear, ter muito cuidado com as pragas e os ladrões. E muito mais. 

Jesus deu uma explicação sobre a história dos terrenos. Não deu certo no caminho porque os pássaros comeram as sementes. Os pássaros representam o maligno que rouba a palavra do coração de quem não a compreende. Não deu certo no terreno pedregoso. O sol que queimou a planta que tinha raízes superficiais representa o sofrimento e a perseguição que levam a pessoa a desistir da palavra. Não deu certo no terreno de espinhos. Os espinhos que sufocaram a planta representam as preocupações do mundo e o apego aos bens materiais que impedem que a palavra frutifique na vida da pessoa. 

Deu certo na terra boa. E por que deu certo na terra boa? Na história, já está a resposta. Primeiro, a pessoa compreendeu a palavra. Assim, o maligno não pode roubá-la, como no terreno da estrada. Segundo, a pessoa perseverou na palavra, não desistiu no meio do caminho, mesmo nas dificuldades. Sem raízes, a planta não resiste ao sol quente dos problemas e sofrimentos da vida. Terceiro, a pessoa deu à palavra a prioridade que ela merece. Não deixou que as preocupações e as tentações a sufocassem. Colocou Deus e o seu Reino em primeiro lugar. Assim, a colheita foi abundante. 

Guardando a mensagem 

Na história de Jesus, a semente é a palavra de Deus. Nós recebemos essa palavra como um terreno onde a boa semente é semeada. Podemos recebe-la como um caminho, quando não a compreendemos. Assim, o maligno rouba logo a palavra. Podemos recebe-la como um terreno pedregoso, quando a semente que brota não pode criar raízes. Na superficialidade, qualquer contrariedade, qualquer provação mata a plantinha. Podemos recebe-la, como um terreno de espinhos, onde a palavra vai concorrer com outros interesses e preocupações. No meio de espinhos, a plantinha fica mirrada, não cresce, acaba sufocada. Podemos recebe-la como uma terra boa. Terra boa é quando a gente prepara bem o terreno e não deixa o mato crescer e as pragas atacarem a nossa plantação. Isto quer dizer compreender, perseverar e dar-lhe o primeiro lugar em nossas vidas. 

A semente que caiu em boa terra é aquele que ouve a palavra e a compreende. Esse produz fruto (Mt 13, 23) 

Rezando a palavra  

Senhor Jesus, 
Agora ficou mais claro porque a tua santa palavra não tem produzido muitos frutos em nossa vida, frutos de conversão, de vida segundo o espírito, de fraternidade, de participação na Igreja. Senhor, com as luzes do teu Santo Espírito, ajuda-nos a compreender o que tu estás no dizendo e a perseverar em tua palavra, pela vivência e pela prática dela. Dá-nos que o Reino de Deus que a tua palavra anuncia esteja em primeiro lugar em nossa vida. Abençoa, Senhor, os ministros de tua palavra, os evangelizadores, os catequistas, os pregadores, os que anunciam o teu evangelho. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém. 

Vivendo a palavra 

Escolha um momento no seu dia para ler o evangelho de hoje, na sua Bíblia: Mt 13, 1-23. 

Lembre de fazer da Santa Missa o centro do seu domingo. Não sendo ainda possível participar presencialmente, faço-pelo rádio, pela televisão ou pelas redes sociais. Na Rádio Tempo de Paz, eu celebro às 17 horas de hoje. É só baixar o aplicativo no seu celular. 

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb  

Contato: 81 9964-4899 (whatsapp)

39 comentários:

  1. Respostas
    1. Bom dia padre João Carlos fico grata por receber todos os dias as palavras do santo evangelho
      Sou muito grata Que Deus derrame chuvas de bênçãos em sua vida
      Muito obrigado
      Gratidão

      Excluir
    2. Padre sou uma jovem muito ansiosa sou casada a quase 6 anos e estou tentando engravidar desde de quando casei mas não consigo
      Sofro muito e fico muito angustiada quando penso nisso.
      As vezes fico pensando e mim pergunto senhor por que não consigo engravidar o que foi que fiz de errado por que não mim dar um filho
      Logo mim bate um medo uma angústia

      Excluir
  2. Padre João Carlos, obrigada por este Santo Evangelho, tão maravilhosamente bem explicado, como sempre. DEUS abençoe o domingo do sr. e de seus familiares, por favor se cuide, nós aqui em casa cuidamos de vocês com nossas preces sempre.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É muito edificante ouvir a palavra de Deus e eu entendo que a semente somos nós

      Excluir
    2. A Palavra de Deus sempre mostra a verdade. Quando temos fé, procuramos seguir sua Palavra.

      Excluir
  3. Bom dia padre João Carlos que Deus abençoe a todos que a semente Boa se espalhe no mundo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém 🙏 Deus seja louvado todos os Dias por minha língua
      E que sejamos perseverantes semeadores de Cristo 🙏

      Excluir
    2. E que Deus seja louvado por sua vida padre

      Excluir
    3. Amém, muito boa a meditação

      Excluir
  4. Amém Jesus!! Bom dia padre e sua benção

    ResponderExcluir
  5. Amém padre João Carlos bom dia , obrigada pelas suas palavras tão lindas. Deus lhe abençoe

    ResponderExcluir
  6. Bom dia Padre João Carlos. Que hoje seja um dia abençoado repleto das melhores bênçãos de Deus e guiado por seu amor infinito...
    SENHOR, que eu possa viver a tua palavra com dignidade, seriedade, perseverança e muito amor. Que a tua palavra, Senhor, Senhor Jesus, esteja em primeiro lugar em nossa vida. Abençoa, Senhor, os ministros da tua palavra, os evangelizadores como padre João Carlos,os catequistas, os que anunciam o teu Santo Evangelho.
    Senhor eu confio em vós.
    A Padre João Carlos e toda equipe da AMA, desejo que Deus lhes conceda um ótimo domingo e repleto de muita saúde e muita paz.
    Ester de Campinas São Paulo.

    ResponderExcluir
  7. José Lúcio12/7/20 09:22

    Procuremos ser sementes que busquem o caminho fértil a fim de gerar frutos espiritualmente saudáveis, através de palavras transformadoras e sobretudo em ações concretas.

    ResponderExcluir
  8. Bom dia Padre,Deus abençoe 🙏🙏😇😇

    ResponderExcluir
  9. Bom dia padre João Carlos que o senhor tenha um ótimo domingo abençoado e iluminado, que papai do céu te proteja.
    🙌😇🌟🌟🌹
    Senhor Jesus, que eu ouça tuas palavras e a entenda, para minhas perguntas.
    Que eu me tranquilize e ouça tuas respostas e soluções para minhas perguntas e meus problemas.
    Quero encher meu dia de ti,em vez de enche lo de ansiedade quanto ao futuro, alimenta minha fé com a tua graça.
    🙌👏🌹💕

    ResponderExcluir
  10. Bom dia Padre, Deus abençoe o sr.e sua família. Obrigado por pregar o evangelho pra nossas famílias.

    ResponderExcluir
  11. Bom dia. Lindo a pregação do padre João Carlos. A filha do meu esposo envia tds os dias pra mim.

    ResponderExcluir
  12. Cada evangelho lindo uma descoberta ao NOVO, parábola foi umas duas enumeras pedagogia aplicada naquela época, tão calado era o povo que viviam opeimido eles só ouviam atentamente: Sementes é uma órgão reprodutor procrido por vergetais que eles conheciam seus segredos e mistério por experiência de um ando trabalho que a mais Nobre profissão agrucutor.Diferentes tipos de terrenos que hoje podem ser trabalhados e férteis com a sabedoria até em pedras podemos adubalos, construir canteiros,hortas a partir de técnica avançadas, porém com os humanos frágeis também não é diferente quanto mais difícil for,mais serão produtivos o caminho é o mesmo acompanhamento, paciência e foco..Na busca de um solo produtivo deixa muita gente fora do projeto que Jesus Cristo iniciou agora é necessário aprender administrar o lado Espíritual através de metodologia mais atuais.

    ResponderExcluir
  13. Padre João Carlos bom dia peço aJesus e Maria Santisma Virgem do Carmo nos abençoe, padre Joao Carlos eu estou doente peço que o senhor rese pela à minha recuperação para eu poder resar melhor e melhor servír à Deus.

    ResponderExcluir
  14. Tenho acompanhado seu trabalho Padre JOÃO CARLOS: prático, objetivo, simples, edificante e transformador. Assim é o Reino de Deus. Aleluia, louvado seja o nosso Amado Cristo Jesus.

    ResponderExcluir
  15. Obrigada padre por tanto zelo !

    ResponderExcluir
  16. Senhor, eu LHE agradeço por mais um domingo. Contudo, me ajude fazer a VOSSA vontade. Me ajude vencer o sofrimento e a perseguição. Me ajude ser um bom filho. Me ajude fugir da vaidade e de todo tipo de pecado. Me ajude um dia, participar da liberdade e da glória celeste. Me ajude produzir frutos de amor, justiça, fraternidade, solidariedade, perdão e misericórdia. Me ajude ter um coração sensível e compreensivo, para ouvir a VOSSA palavra: aprendê-La, vivê-La e ensiná-La com amor e sabedoria. Me ajude convertendo e curando o VOSSO povo. Isso eu LHE peço pela intercessão de Jesus Cristo, VOSSO querido filho e meu amado redentor. Amém.

    ResponderExcluir
  17. Bom dia Padre João Carlos, obrigado pelas meditações, foi linda a Missa, gosto do jeito que o Sr faz a HOMILIA, Deus abençoe sempre o Sr.🙌🙌 Peço que eu esteja sempre com o coração aberto para entender a palavra de Deus.🙌🙌

    ResponderExcluir
  18. Glória a Vós Senhor amém! Linda reflexão Padre João Carlos peço sua benção Pra mim e toda minha família

    ResponderExcluir
  19. Bom dia Padre João CarlosObrigada por esta maravilhosa mensagem, que Deus abençoe a sua vida e de toda a sua equipe, suas mensagens nos edificam

    ResponderExcluir
  20. Bom dia padre João Carlos. Palavras de Deus e luz para o meu caminho e amor para minha vida amém 🙏🙌

    ResponderExcluir
  21. Bom dia Pe.João Carlos.muito gratificante sua explicação agora é so colocá-la em prática Deus o abençoe e proteja todos os dias de sua vida

    ResponderExcluir
  22. Bom dia padre João Carlos muito obrigado por essa palavra linda Deus te abençoe padre amém

    ResponderExcluir
  23. Bom dia padre João. Desde que recebi a meditação tem sido uma catequese especial na minha casa. Minha filha disse que agora sim entende melhor a Palavra. E todos os dias ouvimos juntas a meditação . Somos muito agraciadas w agradecidaas desde o dua que o Pe. João Norberto começou a nos mandar a meditação . Muito obrigada por fazer parte de nossas vidas e nos fazer compreender melhor a Palavra de Deus e colocá-la em prática. Um abraço.

    ResponderExcluir
  24. Bom dia padre, a paz esteja Contigo. Esse ano q iniciei a acompanhar suas meditações, não conhecia, todos os dias eu a ouço e leio a palavra em minha agenda espiritual, fazendo minhas anotações. Está fazendo diferença em minha vida como pessoa e mãe, pois também repasso p meus filhos e esposo. Muito obrigada. Deus te abençoe

    ResponderExcluir
  25. Bom dia padre João Carlos obrigada pela reflexão lindíssima do Evangelho

    ResponderExcluir
  26. Bom dia padre. Muito obrigada pela força espiritual que nos transmite todos os dias através da palavra de Deus.

    ResponderExcluir
  27. Bom dia padre...Obrigada por acalma meu coração ..e aliviar minha alma ..com essas palavras abençoada por deus....q deus abençoe sempre..

    ResponderExcluir
  28. Bom dia, Sexta feira, 16ª Semana do Tempo Comum, São Charbel.
    Evangelho do dia
    (Mt 13,18-23)
    Reflexão:
    Hoje o Evangelista Mateus nos orienta com mais uma parábola do Reino, esplicando que Jesus é o semeador, nossos corações os terrenos os solos e as nossas vidas são as sementes.
    Sabemos que todas as árvores dependem de cuidados para brotar, formar, crescer e produzir frutos.
    Estes cuidados são nada mais que, viver constantemente o Amor de DEUS em tudo, isto é, valorizando a Palavra, o irmão, obedecendo os Seus mandamentos, valorizando Seus Sacramentos, vivendo a humildade e fazendo nosso melhor ao próximo, posso afirmar que como Cristãos se testemunhamos nossa fé e nos atentamos para estes cuidados, nossos corações sempre serão uma terra boa, florescerão e sempre iremos exalar o perfume de DEUS nos nossos frutos aqui em vida e ainda levaremos esta fragrância até alcançarmos o objetivo principal, o paraíso,.

    ResponderExcluir
  29. Sou Lourdes a palavra de Jesus tem feito algo muito bom na minha vida pq hoje não consigo mais viver sem lê a Bíblia especialmente o Evangelho do Dia portanto acredito que isso significa uma mudança da minha vida tenho procurando entender melhor e quando se trata de parabula eu acho mais difícil de entender aí eu tenho o padre João Carlos pra me socorrer e explicar bem direitinho portanto entendo o que Jesus nos quer ensinar, tenho procurado seguir os caminhos de Jesus apesar de pecadora não sou perfeito tenho meus momentos de fraqueza, mesmo assim me sinto muito amada por Jesus obrigada padre João Carlos pela Meditação da Palavra no meu dia a dia 🙏🙏🙏💜💙

    ResponderExcluir
  30. Ô padre como é bom bebe um pouco de sua sabedoria todos os dias.

    ResponderExcluir
  31. Bom dia padre Joao Carlos que Jesus e Maria Santisma lhe abençoe e que a palavra de Deus encontre em meu coração um terreno fértil onde possa crescer florescer e dar bons e muitos frutos.Muito obrigado pela sua reflexão do santo evangelho neste dia que nos faz entender melhor a palavra de Deus e o que ele espera de nós. Meu bom Jesus com a vossa santa graça me ajuda a ouvir a vossa palavta e à por em prática. Eu creio maís almentai a minha fé. SOCORRO MARTINS

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

O lava-pés: o amor de Jesus por nós.

28 de março de 2024   Quinta-feira da Semana Santa.     Ceia do Senhor.      Evangelho.    Jo 13,1-15 1Era antes da festa da Páscoa. Jesus s...

POSTAGENS MAIS VISTAS