PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: UMA ESCOLA DE ORAÇÃO

UMA ESCOLA DE ORAÇÃO

Vocês devem rezar assim (Mt 6, 9)

18 de junho de 2020.


O tema de hoje, para nosso crescimento, é a Oração. O Pai Nosso é mais do que uma oração. É uma escola de oração. É como um discípulo ou uma discípula deve rezar, sempre. No Pai Nosso, podemos encontrar as quatro características da oração dos discípulos do Senhor.

A primeira característica é que é feita com INTIMIDADE e CONFIANÇA EM DEUS. Não se trata de uma audiência de um servo com seu patrão. Trata-se do diálogo amoroso entre pai e filho ou filha. Por isso, Jesus ensina a invocar a Deus como “pai”, “Pai Nosso”. Esse modo de falar com Deus era inteiramente novo na história do seu povo. Falar com Deus com intimidade e confiança. No sermão da montanha, Jesus chamou a atenção dos discípulos para não imitarem os fariseus, nem os pagãos. Em contraposição ao exibicionismo dos fariseus e mestres de lei, Jesus os orientou a proceder como um filho que conversa com seu pai ou sua mãe, a portas fechadas no seu quarto. Nunca imitar os pagãos nesse assunto da oração, recomendou Jesus. Eles recorrem à força de muitas palavras para serem ouvidos. O Pai já está sabendo de nossas necessidades antes que abramos a boca. INTIMIDADE E CONFIANÇA EM DEUS. É a primeira característica.

A segunda característica da oração cristã, sublinhada no Pai Nosso, é que ela busca, em primeiro lugar, A GLÓRIA DE DEUS. É quando a oração vira louvor, adoração. Os primeiros pedidos do Pai Nosso, no evangelho de São Mateus, referem-se a Deus, buscando a sua honra e a sua glória. “Santificado seja o vosso nome, venha a nós o vosso reino, seja feita a vossa vontade, assim na terra como no céu”. São três pedidos, todos dirigidos à glória de Deus: a santificação do seu nome, a vinda do seu Reino, a realização de sua vontade. Buscar, em primeiro lugar, a GLÓRIA DE DEUS. É a segunda característica.



A terceira característica da oração cristã é o pedido a Deus pelo NOSSO BEM temporal e espiritual. É o que nós precisamos para viver com dignidade e em santidade. No Pai Nosso, são quatro os pedidos em nosso favor. “O pão nosso de cada dia, nos dai hoje. Perdoai as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido. Não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do mal”. O pão de cada dia, o perdão dos pecados, a vitória sobre a tentação e a libertação do mal. O ‘pão de cada dia’ compreende o emprego, o trabalho, o alimento, a segurança... São as necessidades de nossa sobrevivência. Mas, nem só de pão vive o homem. Também precisamos do perdão dos pecados e da restauração da vida, a partir da conversão e do crescimento do homem novo. Igualmente, precisamos da vitória sobre a tentação e a libertação do mal. A BUSCA DO NOSSO BEM é a terceira característica.

A quarta característica da oração cristã é o COMPROMISSO. Nos três primeiros pedidos do Pai Nosso, desejando a glória de Deus, na verdade estamos nos comprometendo em santificar o seu nome, acolher o seu Reino, realizar a sua vontade. Nos quatro pedidos em nosso favor, não estamos delegando tudo a Deus, para ficar de braços cruzados esperando ele agir. Reconhecendo a mão de Deus em nossa vida, estamos nos comprometendo a ganhar o pão de cada dia com o nosso trabalho, a nos esforçar no caminho da conversão e do perdão aos nossos agressores, a fugir das ocasiões de pecado e a lutar contra o mal. A oração nos compromete. COMPROMISSO é a quarta característica.

Guardando a mensagem

Em nossa caminhada, somos hoje instruídos por Jesus sobre a Oração. Ele ensinou o Pai Nosso, uma verdadeira escola de oração. Nele, encontramos as quatro características da oração dos discípulos do Senhor: intimidade e confiança em Deus, busca de sua glória, busca do nosso bem, e o compromisso em realizar a sua vontade. 

Vocês devem rezar assim (Mt 6, 9)

Rezando a palavra

Rezemos como Jesus nos ensinou:

Pai nosso que estás nos céus,
santificado seja o Vosso nome.
Venha a nós o Vosso Reino.
Seja feita a Vossa vontade,
assim na terra como no Céu.
O pão nosso de cada dia nos dai hoje.
Perdoai as nossas ofensas
assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido.
E não nos deixeis cair em tentação,
mas livrai-nos do mal.
Amém.

Vivendo a palavra

A dica de hoje está evidente: rezar o PAI NOSSO, bem rezado. Eu sei, eu sei que você já reza bem. Mas, pode rezá-lo ainda melhor. Reze com atenção ao que está dizendo. Reze deixando espaço para o Espírito Santo rezar em você. 

Nesta quinta, um dia eucarístico, celebro a Santa Missa às 11 horas, com transmissão pelas redes sociais. Mande a sua intenção.

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

26 comentários:

  1. BOM DIA, PE. JOÃO CARLOS
    AMOOO A MEDITAÇÃO. É UMA MARARILHA PARA ACALMAR NOSSOS CORAÇÕES. COMPARTILHO PARA FAMHIARES, AMIGOS E AMIGAS E TODOS DO MEU CONTATO. TODOS O AGRADECEM. QUE DEUS O DE MUITAAA SAÚDE, E O LIVRE DE TODO MAL. AMÉM 🙏
    GRATIDÃO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, Padre João Carlos, Deeus lhe cubra de bençãos. Obrigada pelas lindas esplicões do Santo Evangelho.

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  2. Bom dia! Padre João Carlos,
    Sou Cristina Maria Da Silva
    Tenho 20 anos
    Moro No Engenho Tabatinga
    Município de Ipojuca
    Gosto Das Orações, Todos Os dias Acompanho As Meditação, peço oração para mim arrumar um emprego, para fazer uma faculdade de enfermagem, para ter minha casa própria, ter minha independência, peço oração para meus pais,e toda minha família...
    Amém

    ResponderExcluir
  3. Bom dia! Padre João Carlos, sou de Recife. Gosto muito de meditar com Deus. Acompanho sempre as meditações. Peço orações para as pessoas vítimas de covid e outros males.... peço orações para proteção de todos nós. Amém

    ResponderExcluir
  4. Iolanda Sotonyi18/6/20 00:51

    Bom dia, padre João. Peço orações para que os policiais sejam menos violentos e tenham compaixão no coração para não maltratar em tantos que eles covardemente espancam e até matam. Que Deus lhes dê a conversão.

    ResponderExcluir
  5. A proposta de oração segundo o Evangelho é de inteira confiança, intrega total entre o homem e Deus, falar na intimidade sem medo,expressar suas necessidades sem muito arrudei, é excelente caminho.Nesse momento o diálogo sincero construiremos os quatro pilares de um homem santo; o pão,a libertação,o compromisso e a busca incessante do bem,assim o reino de Deus estará implantado aqui na terra como no céu.Jesus sempre teve muita conversa para mostrar o melhor caminho de uma vida plena.

    ResponderExcluir
  6. Padre João Carlos, coloque na celebração Eucarística a vida da Evanize, ela é uma pessoa incrível, está precisando de orações para conduzir o grupo que coordena. Entrego a Deus Pai, Ele saberá conduzi-la. Peço oração também pela minha família, e por todos os sacerdotes, incluindo o senhor! Que Deus seja louvado.

    ResponderExcluir
  7. Oração pela família Oliveira e Rezende

    ResponderExcluir
  8. Bom dia, acompanho a meditaçao da palavra e me sinto bem.obrigada por nos evangeluzar

    ResponderExcluir
  9. Gostaria de pedir pela intenção de meu esposo, falecido, Antônio de Oliveira Araújo.

    ResponderExcluir
  10. Bom dia padre João Carlos, peço oração para voltar a crer no Espírito Santo, pois ele tem deixado muito a desejar. Não consigo maus crer que EU e me ouve com as coisas trustes que vem me acontecendo. Quanto maus rezo e peço mais ele me entristece. Por favor ajuda- me.

    ResponderExcluir
  11. Bom dia padre João Carlos sua bença sou do Recife gosto muito de Rezar e saber cada vez mais gostaria de orações para mim e minha família

    ResponderExcluir
  12. Bom dia, padre João Carlos! É muito importante a parte "Vivendo a Palavra"! Abraço fraterno!
    Marly Gondim

    ResponderExcluir
  13. Bom dia padre João Carlos que o senhor tenha uma ótimo dia abençoado e iluminado
    Nossa senhora auxiliadora envolve o senhor no seu caminho 🙌😇🌟🌟🌹💞
    Deus de grandiosa beleza, fortaleçam me para que eu jamais dúvide que minha fé e confiança no senhor, sempre cuidará de mim.
    Ajude me a fazer minhas as sua qualidades.
    A trilhar o caminho da santidade na palavra, oração e caridade.
    Me livrar de todos os pesos dos
    fardos.🙌😍🌹💕

    ResponderExcluir
  14. Bom dia padre João, sou de Betim mg , peço oração ao meu Jesus que livre minha família e meus amigos de todo mal ;ao descanso de meu pai falecido em março; fiz uma cirurgia no mês de janeiro graças a Deus estou recuperando bem, peço a Deus que esse mal não volte a me atormentar."CURA ME SENHOR,NA SUAS ÁGUAS..."

    ResponderExcluir
  15. Padre João Carlos, bom dia sua benção.Sou sócia a alguns anos e só tenho a agradecer por a Deus por fazer parte dessa família abençoada que e a AMA. Peço que o Senhor coloque meu filho Anderson em pois ele está ainda sendo fazendo tratamento do Covid 19.Ele está com outros problemas de saúde delicado

    ResponderExcluir
  16. Bom dia Padre João Carlos. Tenha um lindo e abençoado dia, com muita saúde e muita paz.
    O Pai Nosso é uma escola de oração.
    Vamos rezar o Pai Nosso com atenção e que o Espirito Santo de DEUS reze conosco, para que possamos realizar a vontade de Deus nosso pai misericordioso...
    SENHOR JESUS, te peço que abençoe a quinta-feira de Padre João Carlos e toda equipe da AMA. Bom dia a todos.
    Ester de Campinas São Paulo.

    ResponderExcluir
  17. Senhor tende misericórdia do Brasil. Guardai e protejei nosso presidente. Guardai a protejei minha Família 👪 Amorim

    ResponderExcluir
  18. Bom dia Padre
    Peço oração pela minha família e familiares abrindo portas e portões sobre a vida deles para que rege a vontade do senhor
    Deus sabe de tudo pela pandemia e é com a força da oração que venceremos todos os nossos inimigos 👨‍👩‍👧‍👦👨‍👩‍👧💃🚶‍♂️👨‍👧🙏♥️🙏🙌🛐🙌💪

    ResponderExcluir
  19. Bom dia para todos. Padre, Peço oração na intenção de exterminar este virus que assola nosso planeta. Peço oração de proteção para meu Filho e neto, que Nosso Senhor Jesus Cristo e nossa mãe Maria Santíssima, cubram meu filho Pedro Henrique Brandão dos Santos e meu neto, Luige Guilherme Brito Brandão para q essa doença não chegue até eles. Peço a Deus e a Virgem Santíssima q restabeleça a minha saúde., que cure toda nossa humanidade deste virus tão mortal. Ao senhor... Toda honra e toda glória.

    ResponderExcluir
  20. Bom Dia Padre, sou da Paroquia São Judas Tadeu, de Santa Rosa de Viterbo -SP

    ResponderExcluir
  21. Boa tarde padre, sua benção peço oração pra minha filha pra curar a ansiedade e pro pai dela que está ficando sem rumo na vida que o senhor lhe dê discernimento.

    ResponderExcluir
  22. Meu Deus ensina-me a rezar o pai nosso e a compreender o significado e por em prática e também pela família e o meu relacionamento.

    ResponderExcluir
  23. Ó Deus de poder e misericórdia, eu LHE agradeço por todos os prodígios que foram feitos na vida do VOSSO povo. No entanto, me ajude viver o meu profetismo batismal. Me ajude viver e ensinar a VOSSA santa palavra. Me ajude trabalhar pela conversão dos pecadores. Me ajude ficar repleto do Espírito Santo. Me ajude fazer boas obras. Me ajude ser VOSSO discípulo missionário. Me ajude orar com fé e confiança. Me ajude perdoar com sinceridade. Isso eu LHE peço pela intercessão de Jesus Cristo, VOSSO querido filho e meu amado SALVADOR. Amém.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

O lava-pés: o amor de Jesus por nós.

28 de março de 2024   Quinta-feira da Semana Santa.     Ceia do Senhor.      Evangelho.    Jo 13,1-15 1Era antes da festa da Páscoa. Jesus s...

POSTAGENS MAIS VISTAS